ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00730</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Bureau de RP e o foco na RP comunitária: valorizando a comunicação humanizada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gustavo Pedroso de Brito (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina Franco (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina de Miranda Pineli Alves (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Bureau de RP, laboratório de aprendizagem do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atua desde 2015 em contra-turno escolar, atendendo demandas reais de comunicação. Semestralmente, são selecionados alunos do curso e de áreas afins, como publicidade, jornalismo e design, para desenvolverem trabalhos para o próprio curso, como os eventos, para a universidade e para clientes externos. O principal objetivo do Bureau é proporcionar ao estudante a prática das relações públicas, atuando, preferencialmente, nas relações públicas comunitárias. Em 2018, dois projetos foram fundamentais para o Bureau: Programa Lampedusa e posicionamento institucional para o coral Vozes de Angola. O Programa Lampedusa teve seu início como Projeto Haiti, que eram aulas de português para os imigrantes haitianos. A parceria aconteceu com o Núcleo de Línguas da PUCPR, o qual era responsável pelas aulas. O Bureau de RP fez o evento de entrega dos certificados, que, além de uma cerimônia, foi um momento de cidadania. Após esse evento, surgiu o Programa Lampedusa, do qual o Bureau está participando desde o começo. O número de imigrantes atendidos aumentou e nossa participação se tornou importante para o processo. O Vozes de Angola foi um projeto intercursos da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. O coral é formado por imigrantes angolanos, deficientes visuais. O Bureau de RP ficou responsável pela produção de fotos e um vídeo em formato de Storytelling, a fim de mostrar a história do grupo. RP comunitária é uma das áreas das Relações Públicas, e o Bureau segue o propósito de desenvolver as competências necessárias para um bom profissional de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No ano de 2017, o Bureau de RP deu início aos trabalhos por projetos, cada equipe é responsável pelo planejamento, produção, execução e produção de conteúdo, fazendo com que o estudante desenvolva várias competências. Essa mudança se deu com o objetivo de um maior comprometimento do estudante com o projeto, além de desenvolver mais competências. "A competência é a possibilidade, para um indivíduo, de mobilizar de maneira interiorizada um conjunto integrado de recursos em vista de resolver uma família de situações-problema" (ROEGIERS 2000, apud SCALLON, 2015, p. 143). A metodologia é desenvolvida por fases, sendo elas o pré-projeto, o desenvolvimento e o pós-projeto. Para que os projetos sejam desenvolvidos, o Bureau de RP realiza uma entrevista em profundidade para alinhamento do briefing. "A entrevista em profundidade é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer" (DUARTE, 2006, P. 62). No Bureau a entrevista ocorre na própria agência. Os alunos, juntamente com um professor, entrevistam o cliente para conhecer a demanda e entender quais são as ideias e sugestões que ele tem. No caso do Vozes de Angola, a entrevista foi feita com a produtora do grupo, e o Lampedusa foi com a professora de língua portuguesa do PUC Idiomas, de onde surgiu o projeto. Para os eventos do próprio curso, a coordenadora passa a demanda e a equipe responsável faz uma análise de conteúdo do que foi feito nos eventos anteriores. Todo semestre acontece o Fala Egresso, evento que traz egressos para contar a experiência no mercado, e no final do ano, o Destaque RP, com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, e premiação desses trabalhos. A análise do material das edições anteriores é fundamental para uma nova identidade, além de entender a história do curso. Em 2018, o Fala Egresso comemorou cinco anos da sua primeira edição, e, para isso, foi desenvolvida uma nova marca e um selo comemorativo. Para a criação do logotipo, foram feitas análises sobre o histórico do evento para que fosse redefinida da melhor forma possível. Quando o Vozes de Angola surgiu para o Bureau, foi realizada uma reunião com os outros cursos da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A princípio, eles trabalhariam apenas com o curso de Música, mas as necessidades de comunicação eram muitas e o grupo passou a ser atendido pelos laboratórios dos cursos de Comunicação. Nossa função era desenvolver a imagem institucional, então foi desenvolvida uma sessão de fotos e um vídeo em formato de storytelling. Esse formato foi escolhido para emocionar o espectador do vídeo, pois foi um material produzido para usar com os parceiros do grupo. Cada integrante contou a sua história em Angola, no Brasil e no grupo. "Como não há narrativa que não seja seleção de fatos vividos por personagens em um determinado tempo e espaço, o ato de narrar é inevitavelmente um ato de deslocamento e de negociações entre a consciência e a inconsciência, gerando significadas formas de ser e estar do mundo" (DOMINGOS, 2009, p.8). Para o Projeto Lampedusa e outros eventos do curso, usamos o planejamento de eventos visando atingir objetivos pré-estabelecidos. "Para ter os objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça um criterioso planejamento, que envolve: objetivos, públicos, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle, avaliação e orçamento" (CESCA, 2008, p.49). É através desse encontro de pessoas, no qual o evento é utilizado como um fator estratégico e uma ferramenta de comunicação e marketing para aproximar a Instituição e também fortalecer sua imagem e posicionamento para com seus públicos de interesse.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Bureau trabalha com apoio a eventos, projetos para o curso e a universidade, e projetos com foco em RP Comunitária, a essência do Bureau. Os projetos como apoio de planejamento, foto e vídeo foram o 4º Encontro Open Innovation, um evento com o cunho sustentável e de inovação; o 14º Colóquio de Moda; 3ª Edição Festival Express PUCPR, evento na Universidade para disseminar a arte urbana. Para o curso, o Bureau realizou duas edições do Fala Egresso. O Fala Egresso tem como objetivo dar visibilidade e mostrar experiências de egressos para os atuais estudantes do curso. O segundo teve a mudança do logotipo do Fala Egresso, para trazer modernidade e personalidade, além da criação de um selo comemorativo para os 5 anos. O PuzzleRoom é uma dinâmica baseada em jogos de empresas, realizada para alunos do ensino médio com o intuito de apresentar o curso com um jogo sobre gerenciamento de crise. O Destaque RP é a celebração para premiar os melhores TCCs. A edição de 2018 recebeu duas apresentações culturais sendo uma delas o Coral Vozes de Angola, com o lançamento do vídeo do grupo. A premiação entregue por egressas vencedoras da edição anterior, trazendo ainda mais significado para o momento. Os projetos de RP Comunitária foram: apoio ao Ecomun - Comunidade do Atuba (Pinhais-PR), uma ONG que reúne voluntários e representantes da sociedade civil organizada. Foram desenvolvidos materiais gráficos e auxílio para os eventos da comunidade e tinha como objetivo dar mais visibilidade às ações da ECOMUN e buscar a participação da população da região nos projetos. O Programa Lampedusa começou como Projeto Haiti. A professora de língua portuguesa do núcleo de línguas da instituição procurou o Bureau para um evento e, após algumas reuniões, foi verificado que os imigrantes haitianos que faziam o curso precisavam de duas coisas: um documento que comprovasse sua frequência, e a valorização da sua história e de sua jornada para chegar ao Brasil. O Bureau planejou um evento para entrega dos certificados para os imigrantes, desenvolveu a arte, e ficou responsável pelo cerimonial e registro de fotos e vídeo. A partir desse evento, o Bureau foi convidado para organizar o lançamento do Programa Lampedusa, surgido em meados de 2018. Representantes de outras universidades, ONGs, poder público e os mais interessados, os refugiados, compareceram ao encontro promovido pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR. O Bureau apoiou o lançamento do Programa e organizou a cerimônia para entrega dos certificados e carteirinhas da universidade para os refugiados: 38 imigrantes e refugiados do Haiti, Cuba, Peru, Jordânia, Venezuela, Senegal e Síria receberam o documento. O Vozes de Angola, um coral formado por angolanos deficientes visuais que vieram para o Brasil em busca de uma nova vida, procurou o curso de Música para uma parceria para formação vocal. Toda a Escola de Comunicação e Artes acolheu o coral para um trabalho intercursos. O Bureau ficou responsável pela produção de material voltado para a formação da imagem do grupo. Foram desenvolvidas as seguintes ações: fotos: O coral não tinha fotos para trabalhar em materiais institucionais; vídeo: O Bureau produziu um vídeo em formato storytelling em que os participantes contam sobre a vinda deles para o Brasil, a relação com o país de origem e a relação com os companheiros do coral. O objetivo era criar um material para que os parceiros, atuais e/ou futuros, conheçam a história do grupo; assessoria: foi realizado para a produtora do grupo para trabalhar a imagem do Vozes de Angola nas redes sociais. O objetivo era capacitar a produtora para que ela impulsionasse a visibilidade do grupo nas redes. Alunos e professores trabalharam em conjunto com os demais laboratórios de aprendizagem da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR. O lançamento do vídeo foi feito no evento Destaque RP. O Vozes de Angola passou a usar as fotos e o vídeo em materiais gráficos, reuniões e redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>