ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00755</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Síntese</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bárbara Henn Bitencourt (Bárbara); Rosângela Florczak de Oliveira (ESPM); Ana Luísa Ribeiro Martins (ESPM); Pietro Meinhart de Oliveira (ESPM); Victoria Bernardo Thomaz Velho (ESPM); Cristine Nunes Pedroso (ESPM)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Intenso, inovador e desafiador. Com essas três palavras, é possível definir o cenário social atual. Essa sociedade em que vivemos, na qual as crises são reveladas dia após dia, trazendo à tona a falta de preparo dos indivíduos envolvidos para lidarem com elas e, juntamente, a verdade sobre as comunicações atuais que atingem organizações do primeiro, segundo terceiro setor. Seguindo essa ideia, os alunos de Jornalismo da ESPM-Sul, na cadeira de Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa, orientados pela professora Rosângela Florczak, foram desafiados a criar/simular uma agência de comunicação corporativa com um objetivo principal: atender a um cliente real, identificando os problemas comunicacionais e apresentando soluções cabíveis para superar as grandes necessidades da organização de forma integrada. Intitulada como Síntese, a agência foi composta por cinco integrantes, que foram divididos nos seguintes cargos: Diretora de Operações, Diretores de criação, Diretora de Estratégia e Diretora de Atendimento. Cada aluno era responsável por alguma área e atividade com o cliente, mas todos com o mesmo propósito: organizar a comunicação da instituição de modo qualificado, oferecendo serviços como Assessoria de Imprensa, planejamento de conteúdo estratégico e organização de eventos. A Casa do Menino Jesus de Praga, localizada em Porto Alegre, foi o cliente escolhido para o primeiro trabalho da agência. Como uma organização de terceiro setor, a Casa é uma instituição filantrópica, ecumênica, fundada em janeiro de 1984, pelo jornalista e radialista Fábio Rocco, a partir da necessidade de abrigar crianças com deficiência e impactar positivamente a sociedade. A Casa iniciou com o projeto de ser um lugar para as crianças passarem o dia e terem momentos de lazer. Entretanto, com a necessidade que elas apresentavam, e de acordo com o que a instituição poderia oferecer, a Casa virou um lar que atualmente abriga 33 crianças, de 0 a 15 anos, com patologias físicas, motoras e psicológicas. Atualmente, a Casa do Menino Jesus de Praga se mantém apenas com doações, tudo o que envolve custos, funcionários, objetos pessoais e até mesmo alimentação, costuma ser doado ou fornecido por voluntários. No primeiro encontro da agência Síntese com a Casa, foi realizado o diagnóstico, quando a Coordenadora de Comunicação da Casa, Carolina Monteiro Volpatto, apresentou a instituição e suas principais necessidades. Dentre elas, destacou a quantidade de funcionários que eram necessários para atender aos acolhidos 24 horas por dia. A Casa possui 73 funcionários e, em média, 120 voluntários ativos. Um dos principais problemas é a localização da sede nova. Inaugurada no dia 9 de março de 2018, a Casa não possui sinalização que indique o local onde ela se encontra atrapalhando no processo de voluntariado, auxílios e doações. Entretanto, a comunicação externa recebe auxílio de agências de comunicação, como GMT de vídeos, que produz o conteúdo audiovisual da casa, promovendo campanhas e incentivando possíveis doadores. Além disso, a Casa possui mídias sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, e compartilha os melhores momentos, os ganhos e as evoluções por lá. Já no ambiente interno, a comunicação não é efetiva. Nessa área, foram encontrados diversos pontos a melhorar, começando pela interação dos funcionários que passam a maior parte do tempo na Casa. Em 2014, o Ministério Público realizou uma doação de uma sala inteira para a convivência dos funcionários. A sala foi intitulada como Sala de Compressão, o que não teve uma boa recepção por eles. Outros principais problemas que foram encontrados foram a falta de motivação dos voluntários, murais pequenos e em pouca quantidade para informar sobre os acontecimentos e eventos que acontecem e envolvem a Casa, Salão de Festas inacabado e falta de pesquisa interna. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Voltolini (Senac, 2003), as ONGS são instituições do Terceiro Setor organizacional que começaram a emergir nos anos 1990. Criadas para prestar serviços ao público em áreas como as de saúde, educação, cultura, direitos civis, moradia, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento de pessoas, as ONGS são um desafio para a comunicação, já que não possuem fins lucrativos, tornando-se complexas na hora de administrar, planejar e comunicar. Contudo, uma das principais necessidades de serviços sociais atualmente é a falta de planejamento de comunicação para este setor, o que resulta em falhas na parte interna e externa da ONG. O Brasil, atualmente, possui em média 820 mil ONGS existentes, de acordo com o IPEA  Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, o que comprova um crescimento significativo ao setor, trazendo à tona as necessidades e os desafios que as ONGS enfrentam. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, existem duas principais e semelhantes ao trabalho que a Casa do Menino Jesus de Praga oferece: a Kinder Centro de Integração da Criança Especial e o Instituto do Câncer Infantil. Ambas as ONGS possuem uma comunicação efetiva e modelo para a Casa do Menino Jesus de Praga. Segundo Kopplin e Ferraretto (Summus, 2009) os objetivos e atividades de uma ONG, dependendo de seu caráter, área e tempo de atuação, podem ser desconhecidos dos profissionais de imprensa e da sociedade em geral. Dessa maneira, é de extrema importância produzir e manter um bom material na forma de press kit, com um histórico da organização, atividades, objetivos, indicações e afins. Além disso, a imagem da organização é uma das peças fundamentais para a promoção da ONG diante à sociedade. O processo de construção da credibilidade de uma organização não governamental deve ser realizado por assessores que desenvolvem seu trabalho de acordo com critérios jornalísticos, preservando a verdade, a história e gerando discussões em possíveis voluntários, meios de comunicação e até mesmo aos próprios funcionários da instituição filantrópica. Contudo, é importante observar as diferenças entre uma agência de Comunicação Corporativa que presta serviços de Assessoria de Imprensa à uma Agência de publicidade. Chinem, Rivaldo (Summus, 2003) afirma que apesar de ambas realizarem a comunicação institucional, promocional ou publicitária e usarem de duas ferramentas que andam lado a lado, marketing e comunicação, uma agência de publicidade deve pagar pela promoção do seu cliente, quando uma Assessoria de Imprensa deve despertar o interesse do leitor e do jornalista responsável pela publicação da nota do acontecimento. Isso quer dizer que o papel do jornalismo dentro da Assessoria de Imprensa e da Comunicação Corporativa é de altíssima relevância para desenvolver a imagem e a reputação de uma ONG dentro de um setor organizacional e até mesmo do mercado. Um dos principais objetivos da Casa do Menino Jesus de Praga, era buscar o seu espaço na mídia e instituir a sua imagem, provocar e apresentar o verdadeiro trabalho realizado dentro da instituição. A Síntese, por sua vez, iniciou o projeto identificando as necessidades primordiais para, em seguida, dar continuidade a planos de comunicação, eventos envolvendo as crianças, eventos para arrecadação de dinheiro e sinalizações para a Casa ser reconhecida online e offline, e assim atingir todos os públicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O atendimento da Síntese se iniciou em abril de 2018 e seguiu até junho do mesmo ano, encerrando-se com uma apresentação para Carolina Volpatto. O trabalho foi realizado em seis etapas: 1. Identificação das características do ambiente interno e externo da organização; 2. Análise do ambiente setorial; 3. Identificação do posicionamento institucional; 4. Metas e objetivos; 5. Plano de ação; 6. Resultados. A etapa de identificação das características do ambiente interno e externo da ONG foi de extrema importância para os próximos passos do projeto, já que foi o momento inicial para encontrar as falhas comunicacionais em cada ambiente. As metas foram traçadas de acordo com as necessidades da Casa. Por isso, foram elencados quatro objetivos que abrangessem todos os aspectos comunicacionais desfalcados na instituição, são elas: 1. Ter, pelo menos, 1 release sobre eventos internos a cada dois meses publicados até o final de 2018; 2. Fazer 1 parceria com empresas que acreditem na causa social para promover o trabalho da casa até o final de 2018; 3. Fazer 1 evento semestral que gere renda ou doações para o público externo; 4. Fazer uma ação que engaje o público interno. O primeiro objetivo concluído foi o Bazar Solidário, realizado no Maze Lounge, no dia 23 de junho de 2018, que resultou em torno de R$300 reais. Para o evento, influenciadores foram convidados, por meio de um press kit, para serem os embaixadores e auxiliarem no dia. Um evento no Facebook foi criado para a divulgação, no qual eram postados todos os dias, durante uma semana, vídeo dos influenciadores convidando a todos e informando recados importantes. O bazar solidário também recebeu um espaço na Coletiva.Net para divulgação do projeto, da agência e da causa. Para os embaixadores foi realizado, também, um manual com dicas, informações sobre a Casa e as instruções do evento. Além disso, o manual foi uma maneira prática de organizar a relação dos influenciadores com a Casa. Nele constavam termos apropriados, maneira de se comportar e o posicionamento institucional. Para alinhar a comunicação dentro e fora da organização, foi realizada uma política de Comunicação com o objetivo de unificar toda a produção de materiais. A política foi dividida em nove partes, sendo elas: Públicos estratégicos, comunicação interna, canais de relacionamento, relacionamento com a mídia, mídias sociais, estratégia para eventos, imagem institucional e identidade visual. Para realizar o Guide Redes Sociais, a agência teve como foco o objetivo no alinhamento e unificação dos canais de mídias sociais. O bom uso das mídias sociais pela Coordenadora de Comunicação foi levado em conta na hora de produzir o material, já que o Guide tinha a responsabilidade de padronizar e qualificar o conteúdo para ter mais engajamento. Pensando em como integrar os funcionários e voluntários da Casa, foi produzido uma newsletter interna que tinha como finalidade gerar orgulho nas pessoas que fazem da Casa do Menino Jesus de Praga existir. Nesse newsletter, que seria enviada por WhastApp como uma forma de praticidade, teriam informações sobre o dia a dia, sobre os projetos que a Casa estivesse envolvida, sobre o funcionário do mês e as reuniões semanais. Pensando ainda em estimular os funcionários de todas as áreas da Casa, o Projeto Reconhecer foi produzido para que as histórias dos colaboradores fossem conhecidas dentro da instituição. Dessa maneira, todos se sentiriam acolhidos e dispostos a melhorar o seu desempenho dentro da equipe. O projeto final foi pensado especialmente para as crianças da Casa do Menino Jesus de Praga. Uma Noite No Cinema, em parceria com a GNC Cinemas, tinha como propósito levar as crianças à estreia de um filme infantil. Os projetos foram entregues impressos, assim como releases prontos e modelos de convite para embaixadores para cumprir com o objetivo principal do trabalho: facilitar e organizar a comunicação de um trabalho tão relevante para a sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>