ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00762</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Novelo de lã: a produção de um esquete como elementos de suspense</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Amaral de Oliveira (Universidade Federal de Santa Maria); Keithy Xavier de Oliveira (Universidade Federal de Santa Maria); Italo Renan Rodrigues de Paula (Universidade Federal de Santa Maria); Luciano Mattana (Universidade Federal de Santa Maria)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo do segundo semestre de 2018, os e as estudantes da disciplina de Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda realizaram uma série de tarefas com o objetivo de exercitar os princípios da produção audiovisual. Entre as atividades propostas pelo professor Dr. Luciano Mattana, estava a produção de um curta-metragem que trabalhasse com os estágios da Jornada do Herói, conceito apresentado pelo autor Christopher Vogler com base nos estudos do mitologista Joseph Campbell. O curta-metragem Novelo de Lã, produzido por uma das equipes formadas a partir da turma de estudantes da disciplina citada anteriormente, trata-se de um esquete que mescla os gêneros suspense e comédia, possuindo 1 minuto e 22 segundos de duração e formato de tela 21:9. No esquete, uma estudante de Publicidade e Propaganda sai do estágio no laboratório FACOS Agência e depara-se com um novelo de lã desenrolado e um post-it onde se lê  siga-me . Após hesitar por um momento, a menina resolve seguir o novelo de lã prédio adentro até chegar na outra ponta, que encontra-se dentro de um armário no segundo andar. Abrindo o armário e puxando o fio, a estudante descobre outro post-it, no qual está escrita a mensagem  tá com feijão no dente . Todo o curta tem uma carga dramática de suspense, com trilha e paleta de cores que colaboram para este efeito, até o momento em que se descobre o último post-it e a expectativa do público é quebrada, tornando a produção humorada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um esquete, segundo D OLIVEIRA & VERGUEIRO (2011), consiste em uma pequena peça ou cena cômica, geralmente com menos de dez minutos de duração. Para a produção do efeito de humor, utilizou-se os conceitos de setup e punch, vindouros do universo da stand-up comedy. Para LINS (2009) e CARTER (1989), o setup consiste na preparação do público para o que irá acontecer, é o momento em que são mostrados os elementos que servirão de base para o entendimento do punch. O punch é o  desfecho da piada, o momento da quebra, da distorção cômica, em que a expectativa criada no setup é rompida. Um não funciona sem o outro e, portanto, os dois são igualmente importantes para o humor. No caso da produção desse curta, o setup é toda a jornada de suspense da menina até o último post-it, e o punch é o momento em que lemos o conteúdo dele e quebramos a expectativa de nos depararmos com algo assustador. Suspense, para LODGE (2017), pode ser descrito como o efeito provocado pelas narrativas que acabam por prender a atenção do público, de forma a fazer-lhe perguntar-se  quem foi? e  o que vai acontecer agora? . Ainda segundo o autor, as narrativas de suspense  são concebidas de forma a pôr o herói ou a heroína em diversas situações de perigo extremo, uma atrás da outra, o que leva o leitor a compartilhar os medos do herói e a ficar ansioso em relação ao desfecho (LODGE, 2017, p. 24). Independente do meio e do gênero, todas as histórias compartilham uma mesma forma básica universal. Segundo VOGLER (2016),  todas as histórias consistem em alguns elementos estruturais comuns, encontrados universalmente em mitos, contos de fadas, sonhos e filmes . Pode-se ilustrar essa afirmação tomando como exemplo a comparação entre a jornada da personagem Luke Skywalker na saga Star Wars e a do bruxinho Harry Potter na franquia homônima. Apesar de pertencentes a universos ficcionais completamente diferentes, a jornada de cada uma dessas personagens desenvolve-se de acordo com um padrão subjacente inerente a qualquer história: um herói ou uma heroína (Luke/Harry) abandona o conforto da vida cotidiana (propriedade rural dos tios/casa dos tios) e parte em uma jornada cheia de desafios (resgate da Princesa Leia/tornar-se um bruxo) para, no final, retornar transformado (herói condecorado/bruxo formado). Baseado no conceito da Jornada do Herói, modelo narrativo estruturado por Joseph Campbell em O herói de mil faces, VOGLER (2016) apresenta a divisão da história em doze estágios reconhecíveis em qualquer narrativa: 1) Mundo Comum; 2) Chamado à Aventura; 3) Recusa do chamado; 4) Encontro com o Mentor; 5) Travessia do Primeiro Limiar; 6) Testes, Aliados e Inimigos; 7) Aproximação da Caverna Oculta; 8) Provação; 9) Recompensa; 10) Caminho de Volta; 11) Ressureição; 12) Retorno com o Elixir. Apesar de canônicos, nem toda história, necessariamente, perpassa por cada um dos doze estágios, podendo esses serem suprimidos, condensados e embaralhados no tempo dramático da forma que o autor ou a autora preferir. No curta-metragem Novelo de Lã, narramos a história de uma estudante de Publicidade e Propaganda saindo do estágio na FACOS Agência (Mundo Comum) e deparando-se com um misterioso novelo de lã desenrolado com um post-it no qual vemos escrita a ordem  Siga-me (Chamado à Aventura). Desconfiada, a protagonista resolve ignorar a brincadeira e ir embora (Recusa ao Chamado). Porém, a curiosidade fala mais alto, e a estudante resolve enfim seguir o fio de lã prédio adentro (Travessia do Primeiro Limiar), até descobrir que a outra ponta do novelo encontra-se escondida dentro de um armário na sala do Diretório Acadêmico da Comunicação (Aproximação da Caverna Oculta). Ao puxar o fio, encontra um segundo post-it avisando-a que está com um feijão no dente (Recompensa). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente, realizou-se um brainstorming entre os integrantes da equipe produtora com o objetivo de conceber uma ideia para a produção do trabalho. A equipe optou por desenvolver uma proposta que consistia em trabalhar com a estética de suspense e mistério e um novelo de lã. Após discussões, o conceito foi aprimorado e optou-se, então, por trazer o humor para a narrativa. As principais referências para o curta-metragem foram os longas-metragens Invocação do Mal e Invocação do Mal 2 por sua atmosfera de suspense e mistério e pela paleta de cores sombria. Para compor a trilha sonora do trabalho, utilizou-se a faixa Old Man Bill, composta por Joseph Bishara para a trilha do longa Invocação do Mal 2. O curta-metragem foi gravado inteiramente nas localidades do prédio 21, no campus da UFSM. O elenco do curta-metragem é formado por uma única atriz, a acadêmica de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda Keithy Oliveira. O material utilizado para a captação das imagens consistiu em uma câmera DSRL da marca Nikon, modelo 5300; uma lente 35mm da marca Nikon; um tripé da marca Weifeng, modelo WT-3750. A pós-produção e a edição do curta-metragem foram realizadas no software Adobe Premiere CC 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>