INSCRIÇÃO: 00766
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Projeto Outro: histórias de quem defende direitos humanos no Brasil
 
AUTORES: Camila Ferreira de Oliveira (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Jéssica Mentz da Silva Teles (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Ângela Ravazzolo (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING); Bruno Gonzales Pedrotti (ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Desenvolver uma empresa jornalística com direito a plano de negócios, bem como desenvolver seu produto ou serviço, durante o último ano da graduação. Este desafio fez parte da disciplina Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ), realizada durante o 7º e 8º semestre do curso de jornalismo da ESPM-Sul, em Porto Alegre, apoiado pelas disciplinas de Gestão, Inovação e Empreendedorismo e Planejamento de Marketing e Comunicação, em um programa interdisciplinar. Uma vez que o trabalho foi proposto para futuros jornalistas, tornou-se imprescindível ao grupo resgatar os compromissos da profissão e do próprio Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ, 2007), tendo como base o artigo sexto, que cita o dever de defender os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e defender os direitos do cidadão, para assim contribuir na promoção das garantias individuais e coletivas. Ademais, frente ao cenário de que o Brasil é um dos países das Américas que mais mata defensores de direitos humanos, conforme dados da Anistia Internacional, em relatório da situação dos Direitos Humanos no Mundo (2018), e que no ano de 2017 houve 142.665 atendimentos de denúncias de violações de direitos humanos no Brasil, conforme dados do relatório anual do Disque Direitos Humanos (2017), os três estudantes integrantes do grupo optaram por utilizar as ferramentas do jornalismo como uma forma de promover e educar para os direitos humanos. Sendo assim, desenvolveram o trabalho, após mapear os interesses de cada um, e decidiram criar a empresa Anti, um negócio de impacto social voltado à educação para os direitos humanos. Além dos dados relativos à situação dos direitos humanos no Brasil, também chamou a atenção do grupo a distorção com relação ao papel dos direitos humanos e de seus defensores. Conforme a pesquisa Human Rights in 2018 - Global Advisor, realizada pela Ipsos (2018), seis em cada dez brasileiros acreditam que os direitos humanos beneficiam criminosos e terroristas e ainda, conforme dados do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), do antigo Ministério dos Direitos Humanos (2018) [atual Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos], há 665 pessoas incluídas no programa em todo o Brasil, considerando tanto casos de pessoas já incluídas no programa quanto aquelas cujos casos estão em análise ou em triagem. Levando em consideração todos esses dados e as pesquisas de mercado realizadas, o produto desenvolvido como primeiro projeto da empresa Anti surge como uma tentativa de resposta a este cenário de desconhecimento e distorção sobre o que papel de um defensor de direitos humanos. Chamada de Outro, a iniciativa utiliza o jornalismo como ferramenta para contar a história de pessoas que defendem os direitos humanos no Brasil. Essas histórias foram publicadas em uma plataforma digital interativa, desenvolvida exclusivamente para o projeto, que permite ao público segmentar os resultados de acordo com os estados do Brasil e pelas frentes de atuação dos defensores, como direitos indígenas, LGBTI+, negros e negras, crianças e adolescentes, entre outros. O público não só tem acesso a informações confiáveis e precisas para aprofundar seu estudo em direitos humanos, como também é incentivado a buscar histórias de outros defensores para indicar ao projeto ou produzir e enviar os próprios perfis.
 
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do produto se deu em duas etapas, sendo uma a cada semestre de 2018. A primeira, mais de pesquisa e teoria, englobou as disciplinas de PGJ I, Planejamento de Marketing e Comunicação e Gestão, Inovação e Empreendedorismo. A segunda deu-se de forma prática com a elaboração do Projeto Outro, na disciplina de PGJ II.਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 倀䜀䨀 䤀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 渀漀瘀漀猀 渀攀最挀椀漀猀 渀愀 爀攀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 攀洀戀愀猀愀爀 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀樀甀搀漀甀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 爀攀猀最愀琀愀爀 漀猀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 渀漀瘀愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 漀 最爀甀瀀漀 愀 琀漀洀愀爀 搀攀挀椀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 爀攀猀最愀琀愀爀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀Ⰰ 吀嘀 攀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 ⠀㈀ ㄀㌀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀⤀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀砀椀猀琀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀  挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀漀 挀漀洀 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀 琀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 愀 搀攀昀攀猀愀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 猀攀洀 漀 焀甀愀氀 渀漀  瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ Simultaneamente à pesquisa teórica, na disciplina de Planejamento de Marketing e Comunicação, os alunos buscaram possíveis clientes e concorrentes da empresa, formas de financiamento, fatores externos que favoreciam ou dificultavam a criação da empresa, assim como demais pontos relevantes ao plano de negócios. Na disciplina de Gestão, Inovação e Empreendedorismo foi desenvolvido o organograma da empresa, plano de investimentos e análise de viabilidade.਀䘀爀攀渀琀攀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀Ⰰ 渀漀 倀䜀䨀 䤀䤀 搀攀甀ⴀ猀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 伀甀琀爀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 䄀渀琀椀⸀ 䌀漀洀漀 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀 搀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ O desenvolvimento dos perfis ocorreu a partir de pesquisa prévia de fontes com as quais se entrou em contato e negociou entrevistas em profundidade. No entanto, nem todas as entrevistas feitas estão disponíveis no projeto, pois diversas fontes se dispuseram a conversar e compartilhar suas histórias mas, em virtude da instabilidade política de véspera de eleições e dos constantes ataques e ameaças, concluiu-se que era necessário preservar suas identidades e histórias.਀匀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀猀猀攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀爀椀愀 挀漀氀漀挀ⴀ氀愀猀 攀洀 爀椀猀挀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀Ⰰ 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 瘀椀漀氀愀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀椀愀ⴀ猀攀 洀愀渀琀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Neste mesmo sentido, as considerações de Adélia Fernandes, no artigo Jornalismo, cidadania e direitos humanos: uma relação reflexiva no espaço público para o Intercom (2002), de que a visibilidade que o jornalismo dá aos direitos humanos auxilia que as demandas alcancem um público maior e angariem para a causa novos e maiores apoios foram fundamentais aos alunos, pois vai ao encontro do objetivo do projeto. Assim como por meio da obra de autores como Ramonet, em artigo do livro Mídia, poder e Contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação (2013, p.70, Editora Boitempo), os alunos reforçam a necessidade do bom jornalismo para o funcionamento da democracia, visto que “sem ele, há segredos demais, há coisas demasiadamente desconhecidas, incentivando quem se beneficia de operações ocultas à mantê-las”.਀䌀漀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀昀攀渀搀攀爀愀洀 焀甀攀 栀 攀猀瀀愀漀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 匀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀爀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 愀洀攀愀ⴀ氀漀猀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀椀氀攀渀挀椀愀爀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 猀甀愀猀 氀甀琀愀猀Ⰰ 漀 伀甀琀爀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 猀攀最甀爀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀猀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 漀猀 愀琀愀焀甀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 伀甀琀爀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀攀爀攀洀 戀甀猀挀愀搀漀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀 漀甀琀爀愀猀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䴀愀瀀愀 搀漀 䄀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 ⠀眀眀眀⸀洀愀瀀愀搀漀愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀⸀漀爀最⤀ 攀 漀 儀甀攀攀爀椀渀最 吀栀攀 䴀愀瀀 ⠀眀眀眀⸀焀甀攀攀爀椀渀最琀栀攀洀愀瀀⸀挀漀洀⤀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀愀洀 焀甀攀 渀漀 栀愀瘀椀愀 渀攀渀栀甀洀 洀漀搀攀氀漀 愀 猀攀爀 爀攀瀀氀椀挀愀搀漀⸀ 䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀渀琀漀 愀 挀漀搀椀昀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 倀䠀倀Ⰰ 䌀匀匀 攀 䨀愀瘀愀匀挀爀椀瀀琀⸀  Ao navegar pelo Outro, o usuário visualiza a apresentação do projeto e, em seguida, é convidado a ler os perfis. Isso acontece de duas formas, tanto pelo botão “conheça aleatoriamente”, que encaminha para qualquer perfil do site, quanto pela guia dos perfis, que conta com um mosaico com fotos, nomes, regiões e áreas de atuação de todos os defensores mapeados, bem como filtros no qual o usuário pode chegar a um banco de perfis sugeridos de acordo com suas preferências. ਀䌀愀搀愀 瀀攀爀昀椀氀 琀攀洀 愀猀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀  昀攀椀琀漀 瀀漀爀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀Ⰰ 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 猀甀愀 挀愀爀最愀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 瀀愀搀爀攀猀 猀漀 猀攀最甀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 爀攀瀀氀攀琀愀 搀攀 栀礀瀀攀爀氀椀渀欀猀Ⰰ 攀 甀洀 戀氀漀挀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀愀搀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀昀椀氀 栀 戀漀琀攀猀 焀甀攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 漀甀 瘀漀氀琀愀洀 瀀愀爀愀 愀 瀀最椀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀⸀  Em seguida aos perfis, os leitores podem conhecer as pessoas que colaboram com o site, sendo que, ao clicar nas fotos dos colaboradores, é possível encontrar uma biografia e os perfis produzidos por cada um. Na última seção do site é possível entrar em contato com a equipe e colaborar com o projeto. A ideia do Outro, desde sua criação, é formar uma rede de colaboradores e ter cada vez mais pessoas mapeadas. Para isso, os alunos disponibilizaram um formulário no qual as pessoas podem se voluntariar a escrever textos ou sugerir defensores a serem entrevistados e perfilados pelo projeto. ਀倀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀昀椀渀椀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀爀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀漀甀 琀攀爀洀漀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀爀 攀 搀愀爀 甀渀椀搀愀搀攀 猀 氀甀琀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 搀攀昀攀渀猀漀爀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 攀洀瀀爀攀最愀爀 愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 䌀漀洀椀琀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䐀攀昀攀渀猀漀爀愀猀 攀 䐀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀⸀ 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀 瀀爀漀琀攀漀 攀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀 ㄀㌀ 爀攀愀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 渀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀㨀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀琀爀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀洀 琀攀琀漀Ⰰ 䰀䜀䈀吀䤀⬀Ⰰ 愀洀戀椀攀渀琀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀愀猀 爀甀爀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 瀀漀瘀漀猀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 渀攀最爀漀猀 攀 渀攀最爀愀猀Ⰰ 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 攀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀  Em virtude de os estudantes atuarem em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e se proporem a realizar um mapeamento com histórias de diferentes regiões do Brasil, parte das entrevistas em profundidade foram feitas por meio de vídeo-chamadas, utilizando ferramentas como Skype, FaceTime e Google Hangout. No que diz respeito aos entrevistados de Porto Alegre, as entrevistas foram feitas pessoalmente. ਀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀氀攀 猀甀爀最椀甀 攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 瀀愀猀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 焀甀攀 搀椀猀琀漀爀挀攀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀 愀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀氀漀挀ⴀ氀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 愀最攀渀搀愀 搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 漀甀瘀椀爀 漀 焀甀攀 漀猀 搀攀昀攀渀猀漀爀攀猀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 琀洀 愀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 攀 琀漀爀渀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀  甀洀 瀀愀猀猀漀 漀甀猀愀搀漀 攀 挀栀攀椀漀 搀攀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀 挀攀爀琀攀稀愀 搀攀 焀甀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀洀瀀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 洀漀琀椀瘀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 搀愀爀攀洀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀漀 伀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 渀愀 最爀愀搀甀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀