INSCRIÇÃO: 00779
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP07
 
TÍTULO: Comunicação Dirigida: produção de conteúdo para revista impressa
 
AUTORES: Izabeli Santos Faustini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Lia Maira Mikollaiow Flauzino (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); André Schlemmer (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O objeto de estudo dessa pesquisa é a Revista de RP em Foco Impressa, realizada pelos alunos do 5o período de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientado pelos professores Carolina de Miranda Pineli Alves e André Schlemmer, de maneira interdisciplinas entre as disciplinas Comunicação Dirigida I e Planejamento Gráfico II. A revista empresa teve origem no ano de 2013, com uma tiragem 500 revistas e tem continuidade até os dias de hoje, no entanto, em 2018, passou por uma reformulação da identidade da marca e diagramação, resultando na revista atual.
 
INTRODUÇÃO
Para nortear a produção dos editoriais da revista foram utilizadas técnicas de comunicação embasadas em autores, como JAKOBSON que aborda a linguística e comunicação e KUNSCH que ressalta a importância do planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada e a Comunicação organizacional como linguagem, gestão e perspectivas. Essas estratégias podem ser definidas por meio da análise do público para compreender seu perfil e a partir disso, definir os temas de maior relevância e inovação no cenário da comunicação, deixando claro o alinhamento dessas escolhas ao objetivo do trabalho.਀倀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䐀椀爀椀最椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 攀 猀攀最洀攀渀琀愀搀愀 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀猀攀樀愀搀漀猀Ⰰ 甀猀甀昀爀甀椀渀搀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀Ⰰ 瘀攀挀甀氀漀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀椀爀攀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 最攀爀愀爀 洀愀椀漀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 攀氀椀洀椀渀愀渀搀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀甀搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀  Por outro lado, além da comunicação dirigida também se fez necessário durante o desenvolvimento do produto digital, entender noções básicas do software de diagramação Adobe InDesign, pois é por meio dessa ferramenta que a revista é constituída lauda a lauda, permitindo inserir elementos interativos e principalmente montar a composição visual. Dessa forma, para enriquecer o conteúdo gráfico, foi preciso pensar em um layout com elementos adequados, como formas, texturas, valores, cores, imagens, gráficos e fontes tipográficas, além de técnicas para elaborar a composição visual, como brainstorming, painel semântico, esboços de hierarquia informacional e teste de harmonização das cores. ਀䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 洀愀椀猀 攀昀攀琀椀瘀愀 攀 栀愀爀洀渀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 戀漀渀攀挀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 攀猀戀漀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀攀椀琀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀⸀ 䄀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 攀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀洀 瀀愀椀渀攀氀 猀攀洀渀琀椀挀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀⸀
 
OBJETIVO
A revista RP em Foco Digital é uma revista laboratório desenvolvida nas disciplinas de Comunicação Dirigida I e Planejamento Gráfico II, por estudantes do 5º período do curso de Relações Públicas, da Escola de Comunicação e Artes, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Seu público-alvo são os estudantes da Escola de Comunicação e Artes, bem como, alunos da instituição, professores e profissionais do ramo de Relações Públicas e das comunicações sociais e o Conselho de Relações Públicas. Para a construção desse projeto foram desenvolvidas duas revistas em 2018 e publicadas no portal do curso de Relações Públicas da PUCPR. ਀一愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 倀椀渀攀氀椀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 琀攀洀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀㨀 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 䤀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 倀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 䄀琀甀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 䔀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 䌀愀猀攀 搀攀 匀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 倀唀䌀倀刀 攀 䔀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ Durante o desenvolvimento do conteúdo dos editoriais da revista, foi levada em consideração a credibilidade das informações e principalmente a forma da escrita voltada para o meio digital constituído em sua maioria por jovens. Além disso, foi notado pelos estudantes o desafio em encontrar temas relevantes e atemporais, para manter a revista com informações recentes e que dessa maneira possam atrair o interesse do público.਀伀甀琀爀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀洀 甀洀愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 氀攀爀 攀洀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀搀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀漀渀猀攀挀愀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀㄀⤀ 愀 ᰀ栠椀攀爀愀爀焀甀椀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 渀甀洀愀 漀爀搀攀洀 搀攀 猀攀焀甀渀挀椀愀 焀甀攀 挀漀渀搀甀稀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀挀愀椀猀 搀攀 愀琀攀渀漀 攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀ⴀ氀漀猀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 椀爀 愀氀洀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 攀 戀甀猀挀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 攀 爀攀昀漀爀愀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀  搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Como característica da revista digital, é possível criar hiperlinks, QR Codes e vídeos, para favorecer uma leitura mais dinâmica e fluida. Para a composição desses elementos é preciso alinhar a linguagem digital ao conteúdo que está sendo comunicado. ਀一攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀氀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䐀椀爀椀最椀搀愀 攀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 氀椀渀最甀猀琀椀挀漀⸀ 䄀瀀猀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀最愀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 攀琀愀瀀愀猀⸀  Para a produção da revista, foi preciso compreender na parte linguística a informação que seria comunicada, buscando por meio de fontes confiáveis a relevância dos fatos. Já na parte visual foi necessário conhecer e manusear o software de diagramação Adobe InDesign, para que as etapas do processo de construção da composição visual pudesse ser concluído. Esse processo pode ser definido nas seguintes etapas: Esboço do Layout - para discutir a ideia de como representar a informação na revista (textual x visual) e após isso a orientação e aprovação; A arte-final - condiz com a produção e finalização em programa gráfico de computador Adobe Indesign. ਀嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀漀 攀猀戀漀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瘀攀琀漀爀攀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 焀甀攀 攀氀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀渀挀漀爀愀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀琀愀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀