ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00788</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ACRIDAS - construindo futuros</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gilyard Matheus dos Santos Farias (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ); Cicero Antônio Lira da Silva (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ACRIDAS - Associação Cristã De Assistência Social é uma Organização da Sociedade Civil, com a missão de promover e garantir os direitos de crianças e adolescentes em estado de risco e vulnerabilidade social, garantindo que esses tenham uma vida em família e em condições dignas. A instituição foi fundada em agosto de 1984, no bairro Bacacheri, em Curitiba, quando os empresários Gunther e Ursula Algayer realização a doação do terreno de 30 mil m² para a Igreja de Cristianismo Decidido, que realizava ações sociais de atendimento a crianças em situação de risco na região. O objetivo principal da instituição é garantir que a criança ou o jovem sejam reintegrados ao convívio familiar, seja a família biológica, ou através de adoção. Estima-se que mais de 2000 crianças já tenham passado pela instituição. Instituições como a Acridas, de terceiro setor, são dependentes do engajamento de seu público com sua causa social e atentas às necessidades de outros. Essas organizações não tem fins lucrativos, então dependem de doações e parcerias, sejam essas do Estado, de empresas ou pessoas físicas. Desse modo, percebe-se a necessidade dessas organizações em mobilizar a sociedade em prol da participação em causas sociais, programas de voluntariados e em doações, por isso a necessidade de estabelecer esse relacionamento com os públicos que permeiam essas instituições. O vídeo institucional produzido visa levar ao público o conhecimento sobre a organização e sua atuação dentro da sociedade, trabalhando por meio da comunicação humanizada dentro das Relações Públicas Comunitária, que segundo Kunsch (2007, p; 107) é  um trabalho comprometido com os interesses dos segmentos sociais organizados ou com o interesse público . Os vídeos institucionais favorecem o uso das informações de maneira mais atraente e de linguagem simples, dando ênfase e credibilidade aos objetivos das organizações, pois,  a apropriação dos modelos de produção editorial tradicional pelos da moderna multimídia permite criar uma comunicação ágil e interessante aos olhos dos públicos (KUNSCH, 2003, p. 169). Esse tipo de vídeo é uma ferramenta importante para o RP justamente porque seu objetivo é  mostrar a empresa (histórico, ramo de atividade, principais produtos, estrutura física e organizacional, tecnologia, missão e visão da empresa, relações sociais e com o meio ambiente) (XAVIER, 2004, p. 76). Entre os diversos instrumentos o relações públicas pode utilizar, classifica-se a atividade como oral, escrita, audiovisual e aproximativa, tendo cada uma delas a sua funcionalidade. Já a audiovisual tem a abrangência maior  pela eficácia de suas características peculiares de comunicação, constituem excelentes meios de conscientização, por meio de projeções e posteriores debates para suscitar questionamentos, análises e avaliações (KUNSCH, 1984, p.12). "No trabalho de parceria entre o público e o privado, a área de relações públicas poderá desempenhar um importante papel. Por meio ou junto do terceiro setor, ela poderá promover mediações entre o Estado e a iniciativa privada repensando-se o conteúdo, as formas, as estratégias, os instrumentos, os meios e as linguagens das ações comunicativas com os mais diferentes grupos envolvidos, a opinião pública e a sociedade." (KUNSCH, W. 2007, p.177) Kunsch (2003) defende a atuação do profissional de Relações Públicas no terceiro setor, buscando e mediando parcerias com instituições públicas e privadas, mas sobretudo em exercer o papel de influenciador repensando conteúdo, as formas, as estratégias, os instrumentos, os meios e as linguagens das ações comunitárias com os mais diferentes públicos envolvidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para obter um panorama de caráter preciso sobre a organização foi realizada uma auditoria de imagem da ACRIDAS, a fim de  identificar oportunidades de divulgação, bem como avaliar a presença qualificada da empresa nos veículos que estão contribuindo para moldar a imagem pública da organização. (BUENO, 2003, p.95). Nesse processo, foram identificadas as necessidades de mostrar ao público o modo de operação da instituição, bem como sua relevância na sociedade e sua efetividade e seriedade na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Com o objetivo de obter maior conhecimento sobre a organização, seu funcionamento e posicionamento, foi realizada uma entrevista em profundidade. Gil (2008) ressalta a importância dessa ferramenta para conseguir informações precisas sobre o comportamento humano e suas consequências, além de estar diretamente alinhado ao cumprimento dos objetivos de pesquisa. Essa metodologia foi aplicada com a responsável pelo setor de marketing e captação de recursos da ACRIDAS, Angela Paula. Desse modo, puderam ser estabelecidas diretrizes que serviram para nortear a pré-produção e roteirização do produto final. Buscando estabelecer uma linguagem única e condizente com a identidade da organização, foi realizada uma análise de conteúdo nos materiais, online e offline produzidos pela organização, principalmente seus produtos audiovisuais anteriores. Segundo Câmara (2012), esse método é essencial para compreender o posicionamento da organização e identificar o modo como a comunicação tem se apresentado ao público de interesse. Como ferramenta de Relações Públicas na construção de imagem e estreitamento de laços com os stakeholders, o vídeo institucional utiliza de uma linguagem mais simples e atraente, dando síntese aos objetivos da instituição, e ainda segundo Kunsch (2003, p. 169)  a apropriação dos modelos de produção editorial tradicional pelos da moderna multimídia permite criar uma comunicação ágil e interessante aos olhos dos públicos . O vídeo acabou sendo uma ferramenta importante na consolidação da identidade e reputação, fortalecendo e transparecendo o que a instituição é no dia a dia e chamando a atenção da sociedade para sua atuação séria e baseada em uma sólida missão e valores. Para realização do vídeo institucional da organização foi utilizada, principalmente, a técnica do Storytelling, por sua conexão em questão de narrativa, audiovisual e histórias. Domingos (2008, on-line, apud Almeida e Tavares, 2016, p. 7) define o storytelling como  uma tentativa de humanização do espaço de interação , ressaltando a sUa capacidade de influenciar, encangar, resgatar acontecimentos e abrir espaço para planejamento futuro. Salmon (2007) ressalta o poder do storytelling como poderosa e estratégica ferramenta de expressão das organizações, carregando grande carga emocional e persuasiva. Essa ferramenta foi utilizada ao abordar a história de Jeremias das Chagas, que quando criança, foi retirado de sua família por decisão judicial, e permaneceu sob cuidados da ACRIDAS até aos 18 anos, abordando o cuidado com a sua educação, moradia e adaptação na instituição e como esse apoio contínuo na sua formação e desenvolvimento pessoal, ressaltando que após deixar a instituição, conseguiu ingressar e concluir sua formação superior em Direito, mostrando que existem diversas histórias como a dele nas mais de 2000 crianças que já passaram pela instituição, sempre abordando a necessidade da participação da sociedade na manutenção da organização, que depende de voluntários e doações para continuar operando suas atividades. Todo esse contexto de cuidado com as crianças, da continuidade da vida em família, da formação do indivíduo, e das necessidades da ACRIDAS estão presentes no vídeo, buscando serem apresentados de forma lúdica e interessante, envolvendo o telespectador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo institucional foi desenvolvido dentro da disciplina Produção Audiovisual em Relações Públicas, que aborda a importância da linguagem e da produção audiovisual na comunicação organizacional. Trabalhando técnicas de captação de som, imagem, e edição. Além de abordar detalhadamente o processo de criação, pesquisa, produção e roteirização de vídeos corporativos. Trabalhando também o uso do vídeo na integração, treinamento e motivação de públicos. A importância do vídeo corporativo e a imagem da organização, além das etapas de pré-produção e pós-produção de vídeos para televisão e Internet. A disciplina está inserida dentro do contexto de metodologias ativas, que podem ser definidas como estratégias de ensino que focam o processo de ensino no aluno, buscando o desenvolvimento de práticas que os envolvam e que sejam capazes de engajá-los em atividades práticas, desempenhando o protagonismo no processo de aprendizagem (MORAN, 2015; PINTO et al., 2013). Ao iniciar o processo de pré-produção do vídeo institucional, o aluno já passou por todos os processos de produção de um produto audiovisual dentro da disciplina mais de uma vez. Nessa etapa, ocorre a escolha de possíveis cliente, iniciando as primeiras pesquisas sobre o mesmo, esboçando um mini roteiro com ideias de produtos finais de acordo com a necessidade identificada. É necessário então o contato com cliente, explicando o processo da disciplina e a idealização do projeto, verificando se existe abertura para realização do mesmo. Desenvolvido o roteiro detalhado do vídeo, é marcada a gravação, tendo todos os materiais necessários disponibilizados pela universidade, como câmera, tripé, microfones e estabilizadores, além de todo suporte necessário para utilização dos mesmos. Após filmado, o vídeo passa pelo processo de pós-produção na ilha de edição, nesse momento, é realizado todos as edições, cortes, ajustes de som e de cor, bem como aplicação de filtros, inserção de trilha sonora, lettering, GCs e demais efeitos que desejam ser acrescentados ao produto final. Ao final da disciplina os alunos desenvolvem noções e competências em produções audiovisuais, como conhecer técnicas de pesquisa, produção e finalização de audiovisuais, sendo capaz de analisar reflexivamente a produção audiovisual e linguagens, bem como reconhecer etapas do processo de trabalho em equipe numa produção audiovisual, identificar as tendências da linguagem audiovisual e desenvolver pensamento crítico quanto ao audiovisual. O vídeo institucional desenvolvido, intitulado como "ACRIDAS - Construindo Futuros", conta com recursos de Storytelling, possui 04:21 minutos, em formato FullHD (1920X1080 px), aborda o contexto do trabalho desenvolvido pela ACRIDAS em seus mais de 30 anos de existência na defesa de crianças e adolescentes, ao mesmo que se baseia na história de vida de uma pessoa que, quando criança, esteve aos cuidados da instituição e o seu desenvolvimento humano como adulto. Para a realização da gravação, foi utilizada a câmera filmadora Sony NX30, um tripé e microfone de Lapela Sony Uwp-D11. Para a edição do material, bem como lettering e demais efeitos visuais foram utilizados os softwares Adobe Premiere e Adobe After Effects. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>