ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00800</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;RAINBOWHOST: INSERINDO DIVERSIDADE NA TI. UM CASE REDEHOST</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Julius Almeida Breyer (Centro Universitário Ritter dos Reis); Tânia Silva de Almeida (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper relata a construção do Guia de Política de Diversidade da Redehost, elaborado para a disciplina de Planejamento em Relações Públicas IV, ministrada pela professora Tânia Almeida, em 2018/2. A RedeHost - empresa na qual o autor deste paper estagiava à época - nasceu em 2002 na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, a RedeHost está entre as maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, sendo reconhecida e premiada pela Great Place to Work (GPTW). Originalmente a RedeHost tinha como foco a criação de sites para empresas em uma época que a internet dava seus passos iniciais para a ascensão que testemunhamos hoje. A empresa manifesta como valores que  você é: Livre para ser, pensar, se expressar e agir; Com responsabilidade consigo mesmo, com as suas ações e com os seus colegas; Para manter boas relações sempre, entre colegas e com clientes; Pois é através de um ambiente acolhedor e descontraído que é possível inovar aprendendo, orientados a objetivos e resultados . Atualmente, a empresa possui cerca de 60 funcionários e busca criar um ambiente aberto à diversidade, valorizando a figura feminina e não tolerando discriminação com relação a integrantes da comunidade LGBT que também integram seu quadro funcional. Cabe levar em conta o ambiente externo à empresa e que justifica a iniciativa relatada neste paper. Vivemos num país que possui a 5ª maior população do mundo onde estima-se que 10% são de pessoas LGBT. Segundo dados do IBGE (2018), tem 51,6% de mulheres. Já negros (autodeclarados) somam 8,2%. Com isso, é preciso observar que, hoje, aproximadamente 90,1% dos cargos de gerência em empresas são ocupados por pessoas brancas e 63% por homens. Diante desse cenário, o fato da empresa pautar o tema da diversidade internamente é importante e impacta diferentes frentes de trabalho. Desde 2017, através de ações internas, a empresa foi bastante ativa ao dar seus primeiros passos para estar mais inserida na temática e tornar a diversidade como um pilar essencial na sua cultura. Foram realizadas duas palestras com os temas  Detalhes do Machismo e  Detalhes da Homofobia , com a finalidade de trazer o debate para o ambiente organizacional, além de diversas ações de mídia social sobre o tema e a decisão de tornar a diversidade uma pauta importante no processo seletivo da empresa. Neste contexto, percebeu-se uma oportunidade para dar prosseguimento a estas iniciativas a partir da criação do Guia de Política de Diversidade da Redehost, no segundo semestre de 2018. A iniciativa representou mais um passo no processo de sensibilização de colaboradores e gestores, no intuito de incentivar a discussão sobre o tema diversidade, bem como a estruturação e documentação de ações realizadas e propostas para o futuro dentro dessa temática. Afinal, a diversidade, neste sentido, é estratégia-chave para uma mudança cultural que permitirá aos funcionários expressarem seus pensamentos, sentindo-se integrados à empresa. Segundo Susana Gib Azevedo (2012), trabalhar a diversidade é importante, pois  saber lidar com as diferenças torna a pessoa valorizada, respeitada e competente em suas relações com os outros. (p. 47) O objetivo principal do projeto foi contribuir para o processo de implantação de uma política afirmativa de diversidade na empresa, iniciada em 2017, mas ainda em construção. A empresa legitimou a iniciativa do Guia por acreditar que deva começar de dentro para fora, posicionando-se de maneira mais assertiva sobre o tema. Este fator foi determinante para a metodologia de elaboração do Guia que buscou tornar o trabalho um processo orgânico e genuíno no sentido de implicar os colaboradores e gestores nas discussões. Assim, nasceu o Guia de Política de Diversidade da Redehost. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As palestras realizadas em 2017 geraram debates e reflexões não apenas no âmbito destas atividades, como também noutras situações do dia a dia da empresa. Sentiu-se, então, a necessidade de materializar os conteúdos relacionados à diversidade, facilitando o acesso a eles, independente de eventos provocados pela gestão. Assim, nasceu a ideia de criar o Guia de Política de Diversidade da Redehost. A metodologia aplicada para a construção do Guia, foi a dinâmica conhecida como World Café, criada por Juanita Brown e David Isaacs. A dinâmica consiste na divisão de grupos com um número igual ou semelhante de integrantes, que escolhem a pessoa que será o líder (também chamado de anfitrião); uma questão é lançada e os grupos precisam responder ao problema com soluções que devem ser registradas numa cartolina. Assim que respondem a pergunta, os participantes trocam de grupo, exceto o anfitrião que permanece para contar aos novos integrantes de seu grupo o que foi anotado na rodada anterior. Essa troca permite que todos possam contribuir para cada problema/questão, em rodadas com períodos previamente estipulados pelo coordenador dos trabalhos. Ao final, cada líder (anfitrião) apresenta os resultados obtidos e o grande grupo conversa sobre a temática geral. As dinâmicas de world café da RedeHost foram realizadas no dia 23 de outubro de 2018, nos turnos da manhã e tarde, a fim que facilitar a participação dos colaboradores durante o período de trabalho. Os participantes foram divididos em dois grupos de 15 pessoas cada. Um grupo reuniu-se às 10h e outro às 14h. Ao chegar, os participantes foram apresentados a proposta de atividade e quais seriam os resultados dessas informações. Logo após, divididos em três grupos, elegeram seus respectivos líderes (anfitriões). A dinâmica de world café teve duas etapas: uma primeira envolvendo três perguntas,e uma segunda com mais três questões para discussão. A primeira rodada da dinâmica envolveu as seguintes perguntas:  O que é diversidade? ;  O que EU posso fazer para ajudar a empresa nessas ações? ;  O que a empresa pode fazer para fomentar o debate sobre diversidade? . Já, na segunda rodada, com os membros dos grupos misturados entre si, foi realizada nova eleição de líderes e feitas as seguintes perguntas:  Como inserir mais LGBTs e tornar o ambiente seguro para eles? ;  Como inserir mais pessoas negras e tornar o ambiente seguro para eles? ;  Como inserir mais mulheres e tornar o ambiente seguro para elas? Cada dinâmica de world café teve a duração de duas horas, tendo aproximadamente 15 minutos para cada uma das rodadas e 30 minutos finais para apresentação dos resultados. O objetivo da dinâmica foi, justamente, tornar a atividade e os resultados o mais plural possível. Após estas rodadas de discussão, todos os resultados da dinâmica foram apresentados. A coleta dos resultados gerou uma tabela com todas as frases criadas na construção dos grupos após a apresentação. Ao final da dinâmica, foi realizada uma avaliação com três itens:  que pena (para aspectos negativos),  que bom (para aspectos positivos) e  que tal? (para sugestões). As frases compostas nessa atividade subsidiaram a produção do Guia e se somaram aos demais conteúdos pesquisados em fontes secundárias. A produção foi feita inicialmente em forma de texto e transformada em apresentação. Com isso, foi possível mapear ações para a promoção de diversidade, apresentadas e formalizadas para a empresa através do Guia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do Guia implicou duas etapas. Uma primeira foi a realização da dinâmica do world café com a finalidade de envolver colaboradores e gestores na discussão sobre diversidade e, sobretudo, na definição de ações práticas que tornassem a política um exercício diário da empresa. Dos registros feitos nas discussões dos grupos, extraíram-se os elementos que configuram a Política de Diversidade RedeHost, ou seja, colaboradores e gestores elaboraram o texto da Política por intermédio da reflexão e debate. Este texto integra o Guia, cujos trechos e expomos a seguir:  Com isso, a RedeHost se compromete a investir em promover a igualdade, visando trabalhar a diversidade através de ações concretas. Assim, as ações estratégicas para a promoção da inclusão de pessoas LGBTs, melhores e pessoas negras na empresa, são: Mostrar a valorização da diversidade no processo seletivo, selecionando pessoas alinhadas com esses valores Criar oportunidades específicas para as minorias no processo seletivo Detalhar no onboarding as práticas de respeito, liberdade de expressão e pluralidade da empresa (...) Ações nas redes sociais abordando a temática, inserindo os funcionários Se aproximar da comunidade e dos movimentos sociais apoiando eventos e fazendo parcerias Disponibilizar e divulgar os materiais de palestras realizadas internamente(...) Apoiar eventos e meetups que tenham o protagonismo da diversidade Criar uma política contra assédio, visível para todas e garantir sua eficácia(...) Parceria com universidades, apresentando igualdade de desenvolvimento profissional A segunda etapa do processo de elaboração do Guia envolveu o mapeamento de temáticas sobre diversidade, termos técnicos, gírias usadas pela comunidade LGBT+ e fontes de consulta online que pudessem também ser acessadas pelos colaboradores. Vale frisar que decidiu-se pela produção de uma versão digital do Guia em virtude da empresa, durante o processo de trabalho, ter informado o autor deste paper, que não haveria recursos para impressão do material. Assim, o autor optou por inserir então links que pudessem complementar conteúdos e otimizar o acesso dos colaboradores e gestores a dados de seu interesse. A linguagem empregada buscou ser clara, objetiva e num tom leve, descontraído. O material foi construído de maneira didática e informativa, para que todos tenham acesso e possam utilizá-lo ao criar ações dentro da empresa. Como forma de torná-lo atrativo, cada bloco de texto é intercalado por depoimentos de colaboradores sobre o tema da diversidade como poderão ver na apresentação anexa ao paper. O objetivo do Guia de Política de Diversidade da Redehost é engajar o público interno sobre o tema e fazer com que, de maneira colaborativa, pensem noutras estratégias para tornar a empresa uma referência no assunto. Com a contribuição das Relações Públicas, Kunsch (2003) entende que a comunicação interna se torna um aspecto motivador e agregador para a organização. Segundo Kunsch (2003), o gerenciamento da comunicação pelo Relações Públicas não se deve convergir com o marketing, apesar de poderem trabalhar juntos, mas o Relações Públicas precisa pensar em uma comunicação integrada, contemplando sempre todos os públicos, o que pode, no fim das contas, retornar positivamente como marketing para a empresa. Dessa forma, a construção do Guia, além de documentar ações realizadas, afirma o compromisso da empresa em se engajar cada dia mais com o tema. A construção coletiva, que se inicia internamente, traz qualidade e bem-estar para os colaboradores, o que pode, futuramente, transformar-se em ações externas de ajuda para a luta de movimentos sociais e a conquista de direitos civis para minorias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>