ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00806</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;ClubAgro: O campo na palma da mão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Priscila Pollon Galina (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Renatha M Giordani (Universidade Estadual do Centro Oeste); Paula Cabrera Claro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Renata Caleffi (Universidade Estadual do Centro Oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ClubAgro é um aplicativo de notícias para smartphones voltado ao agronegócio de Guarapuava e região. O objetivo é que o produtor rural encontre, de forma rápida e ágil, todas as notícias que o interessam. A união da tecnologia e informação facilitam o dia a dia do público alvo, já que todos os assuntos relacionados a agricultura, agropecuária, clima e mercado estão no mesmo lugar. A ideia é que a comunicação contribua para a vida rural, e por isso a missão foi inovar nesse nicho de mercado, trazendo a tecnologia e a notícia para o produtor rural. O produto foi desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Jornalismo pelas acadêmicas Paula Claro, Priscila Pollon e Renatha Giordani, sob orientação da professora Renata Caleffi. Uma pesquisa organizada pelo Sebrae (2017), denominada  Tecnologia da Informação no Agronegócio , mostra que aproximadamente 96% dos produtores rurais brasileiros utilizam o smartphone. O app foi pensado para atingir inicialmente o município de Guarapuava, que é uma potência agrícola do Paraná, categorizada como um polo do agronegócio. O percentual de área territorial com plantação da cidade é quatro vezes maior que o percentual nacional (dados: 2010). Vê-se a possibilidade de crescimento, pois a região é predominantemente agrária. Muitas famílias vivem do trabalho rural e também há grandes produtores (como o rei da Soja). Sendo assim, uma região propícia para a pesquisa e desenvolvimento rural e, também, para o consumo de notícias vinculadas ao agronegócio. Em relação às novas tendências, o ClubAgro parte da premissa de uso da tecnologia a favor do agronegócio, o fortalecimento e o crescimento da produção rural na região. Fatores-chave para o sucesso da empresa: inovação; pouca concorrência regional. Ele supre com uma problemática, um desejo do consumidor de se manter atualizado e fazer parte de um espaço. Em tempos de fake News, ter a credibilidade de jornalistas apurando e informando é de grande importância social. O App possui em sua essência a mão de obra qualificada e o uso da tecnologia como auxiliar ao desenvolvimento. O público alvo tem alta capacidade financeira e preza por bens latentes além de serem consumidores assíduos de noticiários, serviços e produtos do meio rural. O ClubAgro surge como uma alternativa à grande mídia e atende, para além do consumidor, empresários do ramo que buscam novas formas de ampliação e divulgação de seus serviços e negócios. Utilizando tecnologia aliada à segmentação. Pensando nisso, ClubAgro apresenta-se como um nicho de mercado para o ramo das cervejarias artesanais - já que Guarapuava é o único lugar do Brasil com o ciclo completo da produção de cervejas -. A usabilidade torna-se importante para a execução de um jornalismo rural digital. A área da Comunicação utiliza da usabilidade em plataformas digitais para criar um design gráfico que facilite a compreensão do leitor. Segundo Ana Elisa Ribeiro no livro Navegar lendo, ler navegando-: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais de 2008 os  Sites que irritam, confundem ou distraem precisam de estudos de usabilidade. O usuário que acessa um site precisa fazer isso fácil e rapidamente para cumprir suas tarefas . Segundo a autora, o ambiente digital permite um feedback quase instantâneo do usuário em relação ao produto, o que não era possível nos jornais impressos. De acordo com a autora, os parâmetros que tornam um sistema melhor ou pior para ler, são: Facilidade de aprendizado  quão rápido o usuário aprende a trabalhar com as ferramentas do sistema; Eficiência de uso  depois que aprendeu a usar as ferramentas, quão rápido o usuário conclui as tarefas; Memorização  o usuário deve aprender a usar o sistema e, quando for utilizá-lo novamente, deve ter facilidade em se lembrar de como interagir com ferramentas e tarefas; Frequência e gravidade dos erros  quão frequentes e graves são os erros cometidos pelo usuário e como ele faz para recuperar a tarefa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Canavilhas (2013) o futuro do jornalismo pode estar na palma da mão. O surgimento de outros meios de comunicação significou o avanço e aprimoramento do anterior, assim aconteceu com rádio, televisão, internet e, hoje, as redes sociais e o celular. Estas inovações tecnológicas - e mercadológicas - ressignificar o fazer comunicação. Foi pensando nisso, que o presente projeto foi idealizado e posto em prática, na busca por transformar o conceito de jornalismo rural e trazer para a mundo agrário a tecnologia já tanto utilizada em outras segmentações. Umas das características da comunicação rural é a interligação dos diversos setores econômicos com os veículos jornalísticos. E pensar nessa comunicação atualmente, com a ampliação das redes de cobertura de internet e a facilitação no uso de smartphones é fundamental. A ampla utilização de ferramentas e aplicativos está em crescimento, principalmente relacionados à melhoria e otimização de processos no agronegócio, que inclui as previsões para ciclo de colheitas, monitoramento da plantação, etc. Mas ainda não há nesse mercado tão importante para a cidade e região, algo direcionado à produção de notícias. Por isso a equipe é composta por profissionais do ramo da comunicação, cuja habilidades se complementam em áreas diferentes de conhecimento. Sendo elas, um grupo especializado em: Marketing, Vendas, Jornalismo, Publicidade, Empreendedorismo, Administração, Finanças, Design e Pesquisa. O ClubAgro tem como fonte de recursos a publicidade através de banners no aplicativo, matérias jornalísticas-publicitárias pagas, coberturas especiais, parcerias e assinaturas. Segundo projeção, o investimento inicial da empresa é de R$ 100 mil em torno de custo mensal R$ 14 mil. A receita para pagamento será colhida através de fontes de recursos, de acordo com a pesquisa, mensalmente anunciantes e matérias pagas já liquidam com os custos mensais.O produto não possui concorrência, tem um mercado em ascensão, parceiros na região e fora dela. São diversos serviços oferecidos em uma plataforma centralizada e com capacidade de expansão para outra área como o de magazines. O ClubAgro é o que atualmente tem de mais moderno em comunicação para o campo, usando o princípio da usabilidade para se adaptar a este público cada dia mais conectado e carente de informação com credibilidade. A função primordial do projeto é inovar no jornalismo, construindo um aplicativo de divulgação de notícias atual e de fácil utilização, que contêm as pautas mais visadas pela comunidade rural e curiosos do tema. O ClubAgro, é um aplicativo para além dos muros da universidade que visa ligar a comunidade às tecnologias vigentes. Entendendo que, a informação é consumida com rapidez, qualidade e preocupação social. Com a segurança e credibilidade que o consumidor busca todos os dias na internet e em outros meios de comunicação. José Benedito Pinho no artigo Mídia rural: contornos de mercado de comunicação especializada no Brasil de 1997  Os perfis do produtor rural revelam necessidades informacionais distintas e bastante próprias . Pensando nisso, o presente projeto visa o desenvolvimento de um aplicativo mobile para smartphones que atenda o município de Guarapuava, especificamente, o público ligado ao agronegócio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O surgimento de outros meios de comunicação significou o avanço e aprimoramento do anterior, assim aconteceu com rádio, televisão, internet e, hoje, as redes sociais e o celular. Estas inovações tecnológicas - e mercadológicas - ressignificaram o fazer comunicação. Foi pensando nisso, que o presente projeto foi idealizado e posto em prática, na busca por transformar o conceito de jornalismo rural e trazer para a mundo agrário a tecnologia já tanto utilizada em outras segmentações. O usuário pode entrar no aplicativo através do Facebook, Twitter, e G-mail. Ao entrar, as categorias do aplicativo estão disposta em Menu e são divididas em Clima: onde há noticiário sobre o clima de Guarapuava e região além de atualizações diárias sobre a temperatura; Cotação: conta com a cotação tanto agrícola englobando soja, milho, trigo, açúcar, feijão e etc. Como a cotação pecuária; Agricultura: reportagens voltadas a agricultura, em suas mais variadas segmentações; Pecuária: reportagens sobre o universo pecuário e atualizações constantes; Mercado: destinado, prioritariamente, às inovações tecnológicas do mercado do agronegócio; Economia: engloba todo noticiário voltado para dados e economia, na busca de atualizar o público e deixá-lo a par das mudanças econômicas da segmentação; Especiais:Assuntos não tradicionais, mas relevantes do agronegócio; Eventos: envolve o cronograma de eventos da do Paraná do ramo agronegócio, agenda de atividades; Últimas Notícias: definido por data de postagem será a primeira tela do app, e conta com as matérias sem categorização, apenas por ordem de postagem e, por fim, Parceiros: Abrange o conteúdo produzido por parceiros do aplicativo, como Agrária, Coamo, Sindicato Rural, Prefeitura entre outros. O software, também, tem opção de compartilhamento dos textos em outras redes sociais. O aplicativo dá opção de tela interativa, localizado no lado direito superior. O usuário encontrará Quem somos?: Destinada a apresentação do aplicativo e das idealizadoras; Envie sua sugestão de pauta: onde poderá sugerir pautas, assuntos e histórias para serem produzidos pela equipe; Indique o aplicativo: poderá ser realizado por meio das redes sociais; Contato: a equipe disponibiliza o email clubagro@clubagro.com e telefone (42) 9 9900-8900 para o usuário entrar em contato direto; Suporte: destinado a relato de algum problema ou dúvida no sistema do aplicativo, e a opção Sair: para log out no aplicativo. Como não houve a possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo físico real a equipe utilizou do Invision App um mecanismo de prototipagem de aplicativos e afins. Utilizando como um protótipo navegável, a equipe montou na ferramenta do Adobe Illustrator e posteriormente fez upload para o Invision App, dessa forma, pode-se construir links entre as telas facilitando o entendimento de como poderia ser utilizado o aplicativo, ou seja, sua usabilidade e viabilidade. O site de criação é gratuito e permite gerar um link que funciona para qualquer pessoa, sem login, podendo clicar e interagir com site, ou no caso do aplicativo para celular, o link pode ser acessado via SMS. Ao construir o aplicativo, utilizou-se de um protótipo para apresentação. Dessa forma, torna visual como pode ser realidade sua viabilidade. O aplicativo de celulares ClubAgro, se caracteriza como um prestador de serviços, de uma forma geral, os famosos  apps fazem parte da vida em sociedade, sendo utilizada para diversas finalidades todos os dias. Sendo assim, o ClubAgro transpõe a barreira do indispensável para consolidar-se como necessário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>