INSCRIÇÃO: 00817
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT14
 
TÍTULO: Pense Seu Voto: um newsgame sobre o segundo turno das eleições de 2018
 
AUTORES: Fernanda Unruh Xavier (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Anelise Wickert (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Bernardo Nadaleti Gonzalez (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Camille Ferreira Casarini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Beatriz Pereira Tedesco (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Marcelo Chain Makhoul (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Carlos Nascimento Marciano (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR); Miguel Angelo Manasses (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Os newsgames estão cada vez mais em alta no mundo acadêmico e, na área de comunicação, mais especificamente no jornalismo, eles estão presentes com o intuito de entreter ao mesmo tempo em que informam sobre alguma temática. Na atual realidade da sociedade pós-moderna, os jogos podem ser aplicados como uma forma de convergência, assim servindo como interação e hibridismo entre as mídias tradicionais e alternativas que surgem. Com isso, eles trazem para o jornalismo uma forma de linguagem transmídia, conceituada pelo teórico e professor Henry Jenkins em seu livro “Cultura da convergência” (2006) como uma história que é publicada em múltiplas plataformas de mídia, de acordo com o que o meio faz o que faz de melhor e suas especificidades, podendo a história ser usada individualmente ou agregada a outras se necessário. A partir desse conceito podemos ver que os newsgames são uma forma de informar e enquadrar o jornalismo nessa nova era convergente.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ倠攀渀猀攀 猀攀甀 瘀漀琀漀ᴀ†昀漀椀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 渀攀眀猀最愀洀攀Ⰰ 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 㐀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 琀甀爀渀漀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀 瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀甀樀愀 瘀漀琀愀漀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 搀椀猀瀀甀琀愀瘀愀洀 漀 瀀氀攀椀琀漀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 䨀愀椀爀 䴀攀猀猀椀愀猀 䈀漀氀猀漀渀愀爀漀 ⠀倀匀䰀⤀ 攀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䠀愀搀搀愀搀 ⠀倀吀⤀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 ᰀ倠攀渀猀攀 猀攀甀 瘀漀琀漀ᴀ†昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀  洀攀氀栀漀爀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀猀 攀渀琀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀瘀攀椀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 漀 愀猀猀甀渀琀漀 ᰀ攠氀攀椀攀猀ᴀ†瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 愀琀爀愀椀渀搀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 洀攀渀漀猀 愀瀀爀攀挀椀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ Para que conseguíssemos atingir o objetivo de levar informação e entretenimento de forma completa e fácil para o leitor, o newsgame foi desenvolvido juntamente a uma reportagem com as principais propostas dos presidenciáveis, essas disponibilizadas pelos partidos nos planos de governo oficiais. Assim, a pessoa interessada poderia ler a reportagem para saber um pouco mais sobre as ideias e, após a leitura, analisar por meio do jogo se conhecia ou não as propostas do seu candidato. Vale destacar que as duas mídias trabalhavam de forma independente, ou seja, não era necessário ler para jogar ou vice-versa, mas a experiência informativa torna-se mais completa se feitas de forma conjunta.਀伀 渀攀眀猀最愀洀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瘀漀琀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀 攀 攀洀 洀攀椀漀 愀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀愀欀攀 渀攀眀猀 瀀爀漀瀀愀最愀搀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀  瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀瘀攀氀 渀漀 焀甀愀氀 琀椀渀栀愀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瘀漀琀愀爀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 琀愀洀戀洀 漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 漀瀀漀猀椀琀漀爀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 搀攀 椀搀攀愀椀猀⸀ O diferencial do projeto é que as propostas, colocadas como alternativas dos problemas apresentados, não estavam nomeadas com o candidato que a propôs. Isso foi feito para que os participantes pudessem fazer a escolha sem influência dos candidatos ou corrente ideológica dos mesmos. O jogador escolhe a proposta sem saber a quem ela pertence e apenas no final descobre qual candidato é mais compatível com seus pensamentos. Isso foi feito para evitar a parcialidade e promover a isenção, visto que as eleições presidenciais de 2018 foram muito conturbadas e grande parte da população estava escolhendo o seu candidato baseado na linha de pensamento do que nas propostas apresentadas, sem avaliar e ter o pensamento crítico para buscar entender a consistência, viabilidade e qualidade do que cada candidato pretendia fazer se fosse eleito.਀ JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
 
INTRODUÇÃO
Como motivação para a realização do projeto, usou-se como fundamento algumas pesquisas de intenção de votos. A pesquisa do Datafolha divulgada em 04 de outubro de 2018 (dois dias antes do primeiro turno), mostrou que 35% dos brasileiros pretendiam votar no candidato Jair Bolsonaro (PSL) e 22% da população daria seu voto à Fernando Haddad (PT). O mesmo levantamento ainda cogitou a possibilidade de segundo turno entre esses presidenciáveis, no qual 44% dos entrevistados votariam no candidado do PSL e 43% votaria no candidato do PT. O Datafolha também fez pesquisas no segundo turno. O levantamento divulgado em 10 de outubro de 2018 apontava que 58% dos pesquisados iriam votar em Bolsonaro contra 42% que declararam preferir o Haddad. ਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 椀搀攀椀愀 氀攀瘀愀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 猀愀戀攀爀 攀洀 焀甀攀洀 椀爀椀愀洀 瘀漀琀愀爀Ⰰ 攀 焀甀愀椀猀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 渀攀眀猀最愀洀攀⸀ As pesquisas do projeto foram realizadas exclusivamente no plano de governo de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad para que o newsgame fosse fundamentado apenas nas promessas oficiais de cada candidato. Tal medida foi tomada para que o projeto tivesse mais credibilidade e consistência. Foi designado uma pessoa para ler e esmiuçar as propostas do Haddad e outra para fazer o mesmo com as propostas do Bolsonaro. Cada um leu o plano mais de duas vezes e escolheu para colocar no newsgame as propostas que considerou de maior relevância e que geraria maior impacto na sociedade dentro de cada área previamente selecionada.਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀瘀椀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 愀猀 爀攀愀猀 焀甀攀 愀洀戀漀猀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 瀀漀猀猀甀愀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 倀漀爀 猀攀爀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 戀攀洀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 爀攀愀猀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 琀攀爀 挀漀氀漀挀愀搀漀 渀漀 渀攀眀猀最愀洀攀 瀀漀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 瀀甀搀攀爀愀洀 猀攀爀 椀渀挀氀甀搀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀氀最甀洀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 猀攀琀漀爀 漀甀 攀爀愀 愀氀最漀 洀甀椀琀漀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀洀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀⸀ 唀洀 攀砀攀洀瀀氀漀  漀 挀愀洀瀀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀瘀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 愀 猀椀琀甀愀漀 愀琀甀愀氀 攀洀 焀甀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 搀攀 氀甀琀愀 瀀漀爀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 渀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 最漀瘀攀爀渀漀 搀攀 䨀愀椀爀 䈀漀氀猀漀渀愀爀漀 渀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 渀攀渀栀甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 猀攀琀漀爀⸀ 伀 洀攀猀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 挀漀洀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䠀愀搀搀愀搀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 爀攀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀洀瀀愀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 攀 洀愀椀漀爀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀漀 攀氀愀猀㨀 攀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 猀愀切搀攀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 攀渀攀爀最椀愀 攀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀⸀ ਀倀䔀匀儀唀䤀匀䄀 䐀䄀吀䄀䘀伀䰀䠀䄀 倀䄀刀䄀 倀刀䔀匀䤀䐀䔀一吀䔀㨀 䈀伀䰀匀伀一䄀刀伀Ⰰ ㌀㔀─㬀 䠀䄀䐀䐀䄀䐀Ⰰ ㈀㈀─㬀 䌀䤀刀伀Ⰰ㄀㄀─㬀 䄀䰀䌀䬀䴀䤀一Ⰰ㠀─㬀䴀䄀刀䤀一䄀Ⰰ㐀─⸀ 倀漀爀琀愀氀 䜀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀瀀漀氀椀琀椀挀愀⼀攀氀攀椀挀漀攀猀⼀㈀ ㄀㠀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㠀⼀㄀ ⼀ 㐀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ搀愀琀愀昀漀氀栀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀ⴀ戀漀氀猀漀渀愀爀漀ⴀ㌀㔀ⴀ栀愀搀搀愀搀ⴀ㈀㈀ⴀ挀椀爀漀ⴀ㄀㄀ⴀ愀氀挀欀洀椀渀ⴀ㠀ⴀ洀愀爀椀渀愀ⴀ㐀⸀最栀琀洀氀⸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 䴀愀椀漀⸀ ㈀ ㄀㤀⸀ ਀䐀䄀吀䄀䘀伀䰀䠀䄀 倀䄀刀䄀 倀刀䔀匀䤀䐀䔀一吀䔀Ⰰ 嘀伀吀伀匀 嘀섀䰀䤀䐀伀匀㨀 戀伀䰀匀伀一䄀刀伀Ⰰ 㐀㠀─㬀栀䄀䐀䐀䄀䐀Ⰰ㐀㈀─⸀ 倀漀爀琀愀氀 䜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀瀀漀氀椀琀椀挀愀⼀攀氀攀椀挀漀攀猀⼀㈀ ㄀㠀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㠀⼀㄀ ⼀㄀ ⼀搀愀琀愀昀漀氀栀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀ⴀ瘀漀琀漀猀ⴀ瘀愀氀椀搀漀猀ⴀ戀漀氀猀漀渀愀爀漀ⴀ㔀㠀ⴀ栀愀搀搀愀搀ⴀ㐀㈀⸀最栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 䴀愀椀漀⸀ ㈀ ㄀㤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀洀攀愀爀愀洀 攀洀 愀最漀猀琀漀Ⰰ 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀 愀渀琀攀猀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀 攀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 最愀洀攀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 琀甀爀渀漀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀 瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀愀椀猀⸀  O primeiro passo, foi a realização de pesquisas específicas sobre os candidatos Jair Messias Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT). O objeto de estudo inicial foram os planos de governo, que serviram de base para um compilado das principais propostas relacionadas à liberdade e direitos sociais, imprensa e informação, economia, corrupção, estrutura e gestão, segurança, cultura e lazer, educação, saúde, Inovação, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Energia, Saneamento Básico, Turismo e Desenvolvimento, Agricultura, Petróleo e Gás, Portos e Transporte e Relações Internacionais. Essa pesquisa além, de servir como fonte de aprendizado sobre o assunto trabalhado, serviu de base para o conteúdo mais tarde utilizado no newsgame. ਀䄀 愀爀琀攀 搀漀 渀攀眀猀最愀洀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䄀搀漀戀攀 䘀椀爀攀眀漀爀欀猀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀攀渀栀漀猀 瘀攀琀漀爀椀愀椀猀⸀ 伀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀洀 愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 猀漀 愀甀琀漀爀愀椀猀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䐀攀琀愀氀栀攀猀 挀漀洀漀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 最爀昀椀挀愀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀  伀猀 挀漀渀攀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀漀 渀攀眀猀最愀洀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀猀 琀攀洀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀愀Ⰰ 漀 瀀爀瀀爀椀漀 戀漀渀攀挀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 漀 愀瘀愀琀愀爀 搀漀 樀漀最漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 猀攀洀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 渀攀渀栀甀洀愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 漀甀 瀀愀爀琀椀搀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 椀猀攀渀漀 瀀愀爀琀椀搀爀椀愀⸀ 伀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 琀瀀椀挀漀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 猀漀戀爀攀 挀愀搀愀 挀攀渀爀椀漀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀漀 攀渀琀爀愀爀 渀漀 猀攀琀漀爀 搀攀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 愀最爀椀挀甀氀琀漀爀Ⰰ 昀漀椀 攀猀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 最攀渀爀椀挀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 爀攀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀挀漀氀栀愀⸀  A programação do jogo foi desenvolvida no software Construct 2, sendo a codificação totalmente criada pelos alunos com auxílio de um dos professores orientadores. Cada parte do newgame tem como objetivo fazer o jogador perceber o quanto ele sabe sobre os planos de governo dos candidatos concorrendo ao segundo turno das eleições. Na prática o personagem viaja pelo mapa, que possui oito locais acessíveis quando o personagem colide com as portas específicas, sendo o último local bloqueado até que o jogador tenha passado por todos os outros sete locais anteriores. Para facilitar o entendimento, existe uma espécie de placar no alto do mapa que mostra quantos locais já foram e quantos ainda deverão ser visitados. O newsgame foi desenvolvido na mecânica de plataforma, onde, através das setas, o avatar é movimentado. ਀䌀愀搀愀 氀漀挀愀氀 攀焀甀椀瘀愀氀攀 愀 甀洀 搀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 琀攀洀漀猀 甀洀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 愀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 甀洀 栀漀猀瀀椀琀愀氀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 愀 猀愀切搀攀 攀 愀猀猀椀洀 瀀漀爀 搀椀愀渀琀攀⸀ 䔀洀 挀愀搀愀 氀甀最愀爀 焀甀攀 漀 愀瘀愀琀愀爀 瘀愀椀Ⰰ 攀氀攀 爀攀挀攀戀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 甀洀 漀甀琀爀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 ⠀昀椀砀漀 攀洀 挀愀搀愀 氀漀挀愀氀⤀ 攀 甀洀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀  攀砀瀀漀猀琀愀 攀洀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 漀渀搀攀 攀砀椀猀琀攀洀 焀甀愀琀爀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 焀甀攀 爀攀猀漀氀瘀攀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀㨀 搀甀愀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀  瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 漀 樀漀最愀搀漀爀 攀猀挀漀氀栀攀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 攀氀攀 洀愀椀猀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀Ⰰ 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 猀漀 猀漀洀愀搀漀猀 攀 渀攀渀栀甀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 樀漀最漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀最渀漀爀愀搀愀Ⰰ 搀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 漀 樀漀最漀 渀漀 昀漀爀渀攀挀攀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀漀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀攀渀搀漀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀愀猀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀栀攀最愀 愀漀 搀攀猀琀椀渀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 昀爀甀洀⸀ 䔀猀猀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀氀攀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀  攀砀椀戀椀搀漀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀漀 樀漀最愀搀漀爀 焀甀愀氀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 攀洀 挀漀洀甀洀 搀攀 猀甀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀⸀ 一愀 琀攀氀愀 昀椀渀愀氀 攀砀椀猀琀攀洀 漀瀀攀猀 焀甀攀 氀攀瘀愀洀 漀 樀漀最愀搀漀爀 愀琀 愀 洀愀琀爀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀漀 渀攀眀猀最愀洀攀Ⰰ 愀 漀瀀漀 搀攀 氀攀爀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 漀甀 瘀漀氀琀愀爀 愀漀 洀攀渀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 琀爀猀 漀瀀攀猀Ⰰ 猀漀 攀氀愀猀㨀 樀漀最愀爀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀 漀 樀漀最愀搀漀爀 愀漀 洀愀瀀愀㬀 猀漀戀爀攀Ⰰ 漀渀搀攀  攀砀瀀氀椀挀愀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 樀漀最漀 攀 愀 漀瀀漀 搀攀 挀爀搀椀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀