ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00820</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pauta fria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Luiza Salles (Universidade Federal do Paraná); Janyne Leonardi de Carvalho (Universidade Federal do Paraná); Myrian Del Vecchio de Lima (Universidade Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog online "Pauta Fria" (www.pautafria2018.wordpress.com) foi um produto fruto da disciplina de Redação Jornalística II do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná. O objetivo dessa produção foi inserir os estudantes do segundo semestre do curso no contexto tecnológico do jornalismo da contemporaneidade. Entre as muitas transformações advindas do webjornalismo, Paul Bradshaw salienta que,  na medida em que estas mudanças ocorrem, a instantaneidade do chamado web publishing (publicação na Web) traz consigo novas oportunidades para os publishers (emissoras e editoras) em contextos completamente novos. Trata-se de uma instantaneidade em publicar, mas também em consumir, e, sobretudo, em distribuir (BRADSHAW, 2001). A proposta visava criar oportunidades de protagonismo dos estudantes no processo de reportagem, além de encorajar a criação de iniciativas novas em relação à produção jornalística e a experimentação. O 'Pauta Fria' também era o primeiro contato dos estudantes com o exercício da reportagem em meio online e por esse meio buscava-se aprimorar suas experiências com produção de pautas frias (não-factuais), utilização de recursos multimídia e adaptação a deadlines restritos e pré-determinados. De acordo com João Canavilhas,  entre as muitas conclusões do estudo realizado pelo Media Effects Research Laboratory, salienta-se igualmente o fato dos leitores considerarem que o recurso à interatividade e a elementos adicionais (vídeo, som, fóruns, etc) alteram para melhor a percepção do utilizador acerca do conteúdo (CANAVILHAS, 2001).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que o blog fosse criado, foram realizadas reuniões com a turma para definição de público-alvo, editorias e o viés editorial do blog como um todo, pois um dos objetivos dessa produção era gerar reflexão sobre as diferentes possibilidades presentes na criação de um produto jornalístico. Os estudantes tiveram total autonomia na escolha dos assuntos que gostariam de cobrir, mas as editorias e as pautas precisavam preencher três requisitos: O primeiro deles era em relação à factualidade dos assuntos cobertos. Como o propósito da disciplina e sua organização não previam a cobertura de assuntos factuais, ou as chamadas hard-news, ficou delimitado aos estudantes escolherem editorias e pautas frias. Além disso, que as editorias e as pautas (ou o próprio tema de cobertura do blog) não fossem excludentes, de forma que dificultasse a produção de cerca de 90 reportagens ou conseguir uma boa variedade de entrevistados ao longo do semestre sobre o assunto. A última recomendação foi em relação à escolha de temas, editorias e pautas que permitissem um amplo uso de recursos transmidiáticos tais como áudio, vídeo e infografia, para que houvesse o máximo aproveitamento das oportunidades tecnológicas do produto desenvolvido. Dito isso, os estudantes realizaram uma série de votações internas para determinar os detalhes do blog. A decisão foi: com o nome "Pauta Fria", a identidade visual com tons de rosa e as editorias: Diversidade, Esportes, Ciência/Tecnologia e Meio Ambiente, Estilo de Vida, Cultura e Rolês, Política e Economia e Saúde e Bem-Estar. O objetivo era quebrar os padrões da mídia online tradicional e trazer questões que não são abordadas com frequência, principalmente aquelas que concernem a grupos minoritários. O público-alvo seria de homens e mulheres cis e trans dos 18 aos 35 anos, moradores de Curitiba, interessados em cultura, desenvolvimento pessoal, cidadania e participantes de grupos minoritários. Um exemplo disso é a reportagem produzida para a editoria de 'Esportes' que aborda como um esporte criado em Curitiba está ajudando na sustentabilidade e renda de mulheres desempregadas, ou uma reportagem na editoria de 'Meio Ambiente' que relata as novas estratégias de marcas de cosméticos para alcançarem a sustentabilidade em sua produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do blog foi desenvolvida para que cada estudante produzisse no mínimo três reportagens durante o semestre em editorias diferentes. Para isso, foram criados sete grupos de alunos, referentes a sete dias da semana. Cada grupo possuía em média quatro estudantes. Na planilha criada para controle da produção, as editorias eram fixas e os grupos trocavam de posição a cada semana para que não houvesse repetição dos membros. Os membros de cada grupo decidiam entre si quem seria o repórter em cada semana, e era de responsabilidade deles a aprovação da pauta duas semanas antes da data de entrega da reportagem. A pauta mencionava as fontes planejadas para a entrevista, os recursos transmídia que seriam inseridos na reportagem e principalmente o enfoque que pretendiam dar na matéria. Depois disso, os repórteres tinham até 48 horas antes da data de publicação da reportagem para entregar a matéria escrita a uma das monitoras da disciplina. A monitora tinha, então, um dia para editar a reportagem. Depois de editada, a matéria era enviada para a professora orientadora, e após a aprovação estava pronta para publicação no site. O controle das reportagens do blog era realizado por meio de uma conta dedicada para a disciplina no site Google Drive, onde ficava armazenado todo o conteúdo produzido pelos estudantes, além das planilhas de cronograma e avaliação. A avaliação era realizada durante todo o processo de produção das reportagens. Na planilha, era contabilizado o atraso na entrega, a monitora responsável pela edição e a data da postagem no blog, com o objetivo de tornar mais simples o processo final de avaliação da disciplina. Durante a produção das reportagens, foi possível notar a dificuldade dos estudantes em relação a criação de títulos e leads. A professora, ciente disso, convidou uma das monitoras para realizar uma oficina que cobrisse o assunto mais a fundo. Para complementar, realizou-se uma oficina de edição de vídeo, para que os repórteres obtivessem mais uma alternativa de utilização de recurso transmídia nas reportagens. No total, foram 63 reportagens publicadas durante o semestre, e o blog conta com 4.961 acessos até a data de submissão deste trabalho (08/05/2019). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>