ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00831</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Movimento Slow: Moda Brechó</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thiago Antônio de Oliveira Palma (Universidade Federal do Pampa); Beatriz Alves Santos (Universidade Federal do Pampa); Danyllo Rocha Gonçalves (Universidade Federal do Pampa ); Lucas Alberto Ribeiro Oliveira (Universidade Federal do Pampa ); Marjony Hendges Cosentino (Universidade Federal do Pampa ); Ramon Boeni (Universidade Federal do Pampa); Gustavo Emilio dos Santos (Universidade Federal do Pampa); Camila Rodrigues Pereira (Universidade Federal do Pampa); Merli Leal Silva (Universidade Federal do Pampa); Denise Aristimunha de Lima (Universidade Federal do Pampa )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário  O Movimento Slow: Moda Brechó para o cliente Brechó do Passo foi desenvolvido de forma interdisciplinar no segundo semestre de 2018, nos componentes curriculares  Redação Publicitária: Audiovisual ,  Direção de Arte II e  Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, ministradas pelas professoras Merli Leal Silva, Denise Aristimunha de Lima e Camila Pereira Rodrigues, respetivamente. O presente trabalho apresenta o processo criativo e a produção do filme publicitário com o objetivo de transmitir os valores da moda slow e promover um brechó. A Proposta de trabalho visava a escolha de um brechó da cidade de São Borja - RS, sendo o escolhido pelo grupo o  Brechó do Passo localizado no bairro do Passo. O estabelecimento comercializa roupas de segunda mão, o qual está ligado as vertentes do movimento slow fashion, trazendo o consumo de moda consciente. O conceito de slow fashion surge como um movimento que promove a cultura e os movimentos lentos. Inspirado no movimento slow food, iniciado em 1986 na Itália, que vincula o prazer da comida à consciência e à natureza responsáveis na sua produção. O slow fashion é mais do que a redução da velocidade de produção, mas representa uma nova forma de ver o mundo, onde há uma ruptura com as práticas atuais do setor com os valores do fast fashion. (FLETCHER, Kate; GROOSE, Lynda.  Moda e sustentabilidade: design para mudanc&#807;a . Editora SENAC, 2011). Com a coleta de dados do cliente e as pesquisas do movimento slow fashion definimos como objetivo do filme publicitário relacionar o movimento slow aos movimentos do corpo humano através da dança, buscando representar a troca de roupas entre os consumidores do movimento. Identificamos que o público-alvo do brechó é adepto ao movimento slow, movimento esse que, de acordo com PEREIRA, Dilara Rubia; NOGUEIRA, Márcia Ferreira. "Moda sob medida uma perspectiva do Slow Fashion" (9º Colóquio de Moda, 2013)  ganha cada vez mais adeptos no exterior por conta da crise econômica e ambiental, pois os gastos financeiros e perdas ambientais passaram a ter grande importância para o consumidor que passou a pensar mais na hora de comprar . Assim, o consumo de moda slow representa uma forma economicamente e ambiental responsável, indo contra os processos de produção em larga escala que causam impacto ao meio ambiente, e prolongando a vida útil das roupas, retratando no público alvo uma preocupação constante com o meio onde vive. Identificamos seis valores que vão ao encontro do conceito de fashion slow e do público alvo do Brechó,  liberdade ,  sustentabilidade ,  atemporalidade ,  identidade ,  atitude e  consciência , e através dos aprendizados em sala de aula traduzimos esses valores na escolha dos modelos e na direção de arte, tanto no figurino como nos cenários.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a realização do briefing, através de um brainstorm definimos como conceito principal do vídeo a passagem de valores que traduzem o movimento fashion slow e seu contexto da comercialização em brechós. O grupo conseguiu traduzir para os valores de  atemporalidade e  identidade pois para MORAIS, Carla; CARVALHO, Cristina; BROEGA, Cristina. ("O Corporative Wear como proposta de valorização dos resíduos têxteis enquanto agente de 9º Colóquio de Moda, 2013)  o slow fashion permeia a qualidade e a durabilidade das peças oferecendo ao consumidor produtos atemporais e de acabamentos impecáveis, despertando-o para uma ótica de exclusividade . A partir das preocupações do movimento slow  o mercado da moda também incorporou o discurso sustentável e apresenta peças que unem criatividade, estilo e consciência ecológica CASOTTI, L., & TORRES, V.( "MODA SUSTENTÁVEL E CONSUMIDORES OSKLEN, 2011) definindo então  consciência e  sustentabilidade como conceitos que se unem a moda slow. Segundo FERRONATO, Priscilla Boff; FRANZATO,Carlo; "Open Design e Slow Fashion para a Sustentabilidade do Sistema Moda" ( Moda Palavra E - periódico, 2015)  na cultura slow, para além do valor monetário, troca-se especialmente conhecimento,habilidades e o tempo necessário para praticá-lo traduzindo o consumidor como quem possui  atitude , visto a responsabilidade social e econômica.  No ponto de vista da moda, o slow fashion representa para a sociedade a liberdade de escolha, uma vez que o hoje, o consumidor é praticamente obrigado a comprar o mesmo produto que está em todas as lojas, seguindo uma tendência imposta e não de acordo com a sua vontade e estilo MORI, Natalia Tinoco; "Slow Fashion: conscientização do consumo de moda no Brasil" ( Universidade de São Paulo, 2016) levando ao conceito de  liberdade como o último dos valores que caracterizamos como essenciais para traduzir a moda slow para os espectadores. Como se trata de um movimento de moda, tratamos a direção de arte com muita importância, com a montagem dos figurinos e cenografia, PAIVA, Milena Leite. "A direção de arte no audiovisual brasileiro: uma abordagem sobre Suburbia" (Universidade Estadual de Campinas, 2015) afirma que  nos domínios das narrativas audiovisuais, a direção de arte é uma das instâncias criativas do projeto estético que define a visualidade de uma obra cinematográfica ou televisiva . Assim, o trabalho de composição de figurino trouxe uma estética mais versátil e colorida, com roupas de várias épocas, mas que estivessem dentro do contexto da moda, diretamente ligados no movimento slow fashion. Foi feita a escolha de uma trilha sonora, que causa um impacto conjunto, visual e auditivo, como diz GERBASE, Carlos. "Cinema: primeiro filme: descobrindo, fazendo, pensando" (Artes e Ofícios, 2012)  a letra, a melodia, o ritmo e a harmonia de uma canção podem ser parte da narrativa. As músicas são ouvidas pelos personagens, ou executados por personagens . Como o filme publicitário traz uma dança empolgante e foca no movimento, a trilha sonora escolhida foi  Buzina (Pabllo Vittar) uma música pop, que traz um ritmo alegre e dançante, que compõe a identidade do Brechó</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto audiovisual tem como meio de veiculação a televisão, com duração de 30 conforme proposto pelas professoras. Para definirmos os elementos de figurino, fotografia, cenário, iluminação elaboramos um moodboard físico, com elementos que inspirariam as escolhas nesses aspectos apresentados. Após essa etapa, realizamos a decupagem do roteiro, separando-os por cenas, enquadramento, descrição do plano e ângulo. O único plano utilizado na produção foi o geral, em vista o foco no movimento e nas peças de roupas que segundo RIBEIRO, Ana M. da Costa; "A narrativa audiovisual : o cinema e o filme publicitário"; (Universidade do Minho, Portugal, 2008.)  o uso de cada tipo de plano é pensado na relação psicológica que o leitor-espectador tem com a acção que presencia, isto é, a opção por um Plano Geral ou um Plano de Conjunto pode ser feita ou no sentido de situar a acção global da obra, ou de se visualizar mais amplamente o espaço onde decorre a acção, ou, ainda, quando se pretende destacar uma personagem do ambiente que o envolve . Partindo disso, a escolha do plano geral se deu pelo aproveitamento da imagem do corpo inteiro dos modelos, possibilitando os movimentos de dança e visualização dos figurinos. Depois de definir todas essas informações, desenvolvemos um sotoryboard para visualizarmos cada cena e escolhendo quais seriam os figurinos e peça chave usadas em cada cena, utilizando seis locações externas que trazem diferentes texturas urbanas: fachada do Brechó do Passo e as outras cincos fachadas de paredes pela cidade de São Borja, trazendo , como a própria casa de um deles e das mais variadas formas como grafites, cerca viva, uma parede mais urbana e uma parede mais lisa, para dar enfoque ao figurino. As filmagens ocorreram no período de dois dias com uma câmera digital Canon 80D e um tripé para apoio. A etapa final desse processo de produção do filme envolve a edição, que traz sentido da peça e sua narrativa. O programa utilizado foi o Adobre Premier que possibilitou a montagem das cenas, colocando também o efeito de slow motion (câmera lenta) em algumas das cenas,para remeter a ideia de movimento (tanto do corpo humano, quanto da moda slow). A edição de fotografia aconteceu através da correção de cores, para trazer um ar mais quente. O lettering foi usado para enfatizar as características do brechó. O efeito de edição Glitch foi utilizado na intenção de representar a transformação presente no filme publicitário. Além disso, o efeito RGB Slit, foi utilizado na intenção de representar o movimento e para causar engajamento visual. E o efeito de edição Blur foi utilizada na intenção de neutralizar a imagem de fundo ao mesmo tempo que dá destaque ao logo do Brechó. Tendo como base o briefing, a ideia do filme publicitário foi pensada para transmitir o movimento que uma roupa faz, quando é vendida por um Brechó, dando protagonismo a essa coletividade, passando de pessoa para pessoa, de geração para geração. O vídeo se inicia com uma das modelos saindo do Brechó do Passo, com um pacote o qual ela abre e coloca os óculos, sorri e começa a dançar, logo passa para um outro modelo, que também está dançando e está com a mesma pochete da primeira modelo. Ao longo do filme uma peça de roupa é passada de modelo para modelo, enquanto eles dão continuidade à dança. E com um apoio do lettering, são apresentadas palavras que relacionam com o movimento slow fashion:  Liberdade ,  sustentabilidade ,  atemporalidade ,  identidade ,  atitude e  consciência . Durante todo o vídeo são usados seis modelos, de diferentes gêneros, etnias e estaturas, trazendo a diversidade ao produto, mostrando a versatilidade das peças e o funcionamento da moda slow. Ao final, aparece o logo do Brechó do Passo e suas informações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>