ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00833</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Estratégia Publicitária Digital: Stories para a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;RAMON BOENI (Universidade Federal do Pampa); Merli Leal Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Camila Rodrigues Pereira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Beatriz Alves Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Danyllo Rocha Gonçalves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Marjony Hendges Cosentino (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Lucas Alberto Ribeiro Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Thiago Antônio de Oliveira Palma (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA); Gustavo Emilio dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho descreve o processo de criação e produção da estratégia publicitária digital que foi realizada em formato audiovisual para o Instagram do cliente Feira do Livro de Porto Alegre. A estratégia é composta por três produtos audiovisuais verticais, denominados  Formação ,  Evolução e  Tradição para a veiculação na mídia digital da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 4º semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, nos componentes curriculares intitulados  Redação Publicitária: Audiovisual e  Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário , ministrados, respectivamente, pelas docentes Merli Leal Silva e Camila Rodrigues Pereira, no 2º semestre de 2018. A proposta do trabalho foi a criação de peças audiovisuais voltadas para as mídias digitais, em formato de websérie, com três episódios de quinze segundos cada, para os Stories do Instagram da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. O cliente foi escolhido pelas professoras, para que os alunos pudessem pensar em estratégias para um cliente de grande importância no estado do RS, porém o trabalho foi realizado somente para circular no âmbito acadêmico, não sendo utilizado ou divulgado pela Feira do Livro. A Feira do Livro de Porto Alegre é uma feira literária que acontece anualmente na cidade de Porto Alegre e foi criada em 1955. O evento é considerado tradição e possui prestígio nacional pela sua visão democrática e consciente, com um trabalho de formação de leitores e mediadores de leitura, e conta também com escritores, ilustradores e outros profissionais. Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República. O evento ainda realiza projetos e eventos que vão além da feira, como eventos culturais, que são públicos e gratuitos em pontos históricos da cidade. As peças audiovisuais têm como objetivo principal a divulgação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, utilizando formato audiovisual de visualização vertical. As peças audiovisuais verticais buscam trazer a linguagem que a Feira do Livro já utiliza em seus VT s para a televisão e em outras peças de publicidade da mesma, mantendo o seu tom mais poético, reflexivo e crítico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao recebermos a proposta do trabalho nas disciplinas, buscamos compreender um pouco da realidade brasileira em relação ao uso de tecnologias e mídias digitais. De acordo com a agência de notícias do IBGE (2019), em 2018 o celular estava presente em 92,6% dos 69,3 milhões de domicílios brasileiros. Em 97,2% dos domicílios em que havia acesso à internet, o celular foi utilizado para esse fim, e em 38,6% das residências o celular foi o único equipamento usado para acessar a internet. Considerando esses dados e visto a abrangência do uso de internet em aparelhos celulares escolhemos o aplicativo Instagram como mídia para a divulgação da estratégia publicitária digital. Outro fato importante é que segundo Silva, Polyana Inácio Rezende.  Dinâmicas comunicacionais na vida cotidiana  Instagram: um modo de narrar sobre si, fotografar ou de olhar pra se ver (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,2012) o  Instagram está na moda expondo consigo o ponto de vista da intimidade, das relações de consumo, das experiências do sujeito possibilitando assim uma melhor compreensão das mensagens nele codificadas. O aplicativo e rede social possui uma ferramenta chamada  Stories , na qual os usuários publicam fotos e vídeos verticais, que ficam disponíveis 24 horas. Essa mesma função da rede social também é utilizada pelas empresas, geralmente em forma de anúncios. Para Oliveira, Danielle da Silva. Marketing Digital: o uso do Instagram como ferramenta de marketing e prospecção de novos clientes. (Universidade Estadual da Paraíba, 2018) o Instagram se tornou um recurso tecnológico muito usual e a sua  gratuidade e a popularização do aplicativo fez com que ele se tornasse uma ferramenta acessível a todos. Ademais, o seu desempenho como ferramenta de marketing pode aumentar dependendo da forma como empresas o acessam e exploram (OLIVEIRA, 2018,). O site Prodweb, escrito por Leonardo Pereira, diz que os vídeos verticais são vistos até o final e a taxa de  desistência é inferior ao vídeo horizontal. Isso se dá também porque o conforto que o vídeo vertical traz é maior para quem vê. A linguagem visual escolhida para a produção foi pensada de acordo com a redação, queríamos que texto e imagem estivessem unidos. Para a criação da redação, o foco foi na poesia e no pensamento crítico, mas a ideia é que também remetesse a história da Feira do Livro de Porto Alegre. Junto a isso, a escolha das imagens e dos tons azulados e frios se uniram e se completaram com o lettering branco, para dar um destaque maior nas frases e palavras ditas, mas não deixando as imagens se perderem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a proposta de realizar três vídeos em formato seriado voltados para as mídias digitais, foi escolhido o formato de vídeo vertical, pois esse formato está em ascensão no mundo da tecnologia. Segundo o site VidMonsters (2019) esse tipo de vídeo é íntimo, imersivo e imediato. De acordo com a matéria é íntimo porque é possível ver as pessoas e os lugares bem de perto, imersivo porque preenche toda a tela e imediato. Escolhido o formato e a mídia digital Instagram, criamos o roteiro e a redação dos produtos para audiovisual. A redação foi escolhida como o principal foco do produto criado, considerando a análise que o grupo fez das outras estratégias publicitárias da Feira do Livro de Porto Alegre em anos anteriores. Além disso, para a criação da redação das peças, foram observados fatos da história do cliente e da história do Brasil, como a ditadura brasileira, e foi feita uma reflexão sobre o leitor e o expectador dos tempos atuais, sobre o surgimento das fake news e sobre os debates de liberdade. Junto a redação, criamos um roteiro de imagens que sintetiza o que a redação descreve. Nos audiovisuais, junto a redação e as imagens, ainda utilizamos uma locução. A voz feminina, jovem, calma, firme e de fácil compreensão, foi escolhida devido ao evento ter um público abrangente, tendo assim, a necessidade de ser uma voz com boa dicção. Na parte de pós produção do produto audiovisual foram feitas a correção de cores para tons azulados e frios, trazendo maior contraste com o lettering branco, utilizado para prender a atenção do espectador. Sobre o uso do lettering, Morais, G.  A Tipografia e Sua aplicabilidade no Outdoor Publicitário . (Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2011) sustenta que a tipografia é um dos principais elementos de comunicação e que deve ser pensada e trabalhada como uma ferramenta de persuasão e transmissão de mensagens. Considerando a proposta das professoras, o briefing coletado pelo grupo e as análises das campanhas anteriores do cliente, definimos como estratégia de marketing e comunicação: 1) a utilização da rede social Instagram como mídia principal; 2) a linguagem visual simples; 3) a redação focada na poesia, no pensamento crítico e que remetesse a história da Feira do Livro de Porto Alegre. A estratégia de mídia envolve um novo formato de audiovisual, que são os vídeos verticais, introduzidos pela plataforma Instagram. O produto audiovisual criado foi pensado para ser veiculado na forma de anúncio no Instagram, de maneira sequencial, assim como já se vê outros anúncios atualmente, com o intuito de que a Feira possa expandir seus anúncios para além da televisão, onde já veicula publicidade há anos. Com essa estratégia de veiculação no Instagram se pretende atingir um provável novo público, de jovens, e também relembrar sobre a existência da Feira aos públicos que já frequentavam o evento nos anos anteriores. A plataforma do Instagram permite apenas Stories de 15 segundos, por isso criamos três vídeos verticais, de 15 segundos cada, a serem veiculados sequencialmente. Desta forma, criamos três episódios, chamados  Formação ,  Evolução e  Tradição , e em cada um deles trouxemos imagens verticais que tivessem ligação com a redação criada pensando a história da Feira, desde sua formação, passando por uma evolução, até os dias atuais, onde a Feira já é tradição na capital gaúcha. Os episódios são narrados por uma locução jovem e feminina, traduzindo o espírito da feira, que apesar de anos de tradição sempre se mantém inovadora. Além disso, o lettering criado serve de apoio para o espectador acompanhar a redação junto às imagens produzidas e o conduz a prestar atenção em todos os episódios sequenciais, de maneira contínua. Ao final do terceiro e último episódio a assinatura da Feira do Livro de Porto Alegre se faz presente junto à locução.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>