INSCRIÇÃO: 00837
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Uno Ciência: Uma produção audiovisual no meio digital
 
AUTORES: Briann Ziarescki Moreira (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Alana de Bairros Matte (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ana Carolina do Carmo Vertuoso (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ana Paula Bourscheid Jornalismo (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Deise Vanessa Agnoletto (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Eliane Taffarel (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Fernando Bortoluzzi Oroski (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Ilka Margot Goldschmidt Vitorino (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Laura Fiori (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Lucas Eduardo Liston (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Mirella Schuch (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Paloma Rodrigues da Silva (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Tayvon Luiz Krutschner Bet (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Valeria Romanzini Cenci (Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A ascensão da internet transformou a forma como nos comunicamos. Apesar de sua ligação inevitável com o impresso, o meio digital se difere ao combinar diferentes modos de linguagem e formatos em um único produto midiático, levando o conteúdo de maneira multissensorial ao público. ਀刀愀洀渀 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 挀愀瀀琀甀氀漀 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⴀ 㜀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀 洀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 愀 ᰀ挠漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀ᴀ†⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ ㌀ ⤀⸀ 匀愀氀愀瘀攀爀爀愀 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀昀椀挀愀稀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 焀甀攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀爀愀洀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀⸀ Com o intuito de desenvolver um produto audiovisual criativo, interessante, de curta duração e com periodicidade semanal, a Agência de Comunicação Integrada (Acin) Jornalismo criou o Uno Ciência - Ciência em um minuto. O objetivo do programa é resgatar e compartilhar pesquisas acadêmicas de conclusão de curso, que abrangem as diversas áreas, produzidas pelos estudantes da Unochapecó. Assim, há a oportunidade de os estagiários da Acin Jornalismo terem o contato com outras áreas do conhecimento. ਀伀 洀愀椀漀爀 搀攀猀愀昀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 ⠀洀漀渀漀最爀愀昀椀愀⤀ 攀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀  琀漀搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 甀渀椀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀 ⠀椀洀愀最攀洀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 琀攀砀琀漀⤀ 愀 昀椀洀 搀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀栀攀最愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ O Uno Ciência é publicado no Facebook através da página da Unochapecó (https://www.facebook.com/unochapeco/) e compartilhado na página do curso de Jornalismo no Facebook (https://www.facebook.com/JornalismoUno/). A ideia é socializar a produção de novos conhecimentos acerca dos diferentes cursos que a instituição oferece. Além disso, o programa tem o propósito de instigar a curiosidade da comunidade em geral pelas pesquisas produzidas e por novas áreas do conhecimento, através do meio digital. ਀䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 唀渀漀 䌀椀渀挀椀愀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀洀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 挀漀洀漀 漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 一攀猀琀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀洀 愀 昀漀爀洀愀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 ⠀瀀愀甀琀愀⤀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 ⠀最爀愀瘀愀漀⤀ 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 ⠀攀搀椀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⤀⸀  A partir da divulgação destas pesquisas e fazendo isso em um formato pensado e concebido pela agência, pode-se dizer que o produto contribui com novas formas de se fazer jornalismo audiovisual, pensando nos novos espaços de veiculação, neste caso as redes sociais. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 焀甀攀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 氀攀瘀愀 搀攀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀 愀 甀洀 愀渀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 椀渀琀攀渀猀椀瘀漀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀 最甀愀爀搀愀搀漀 渀漀猀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀猀 搀愀猀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀漀 昀椀洀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 攀猀猀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀愀猀 猀愀氀愀猀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 爀攀愀猀 搀愀 唀渀漀挀栀愀瀀攀挀⸀  Durante a pré-produção do Uno Ciência, a Acin Jornalismo definiu o formato do programa em audiovisual para a internet, com referências em produções existentes como o “G1 em 1 minuto” e “Minuto Futura”. A duração de tempo do produto foi decidida com base em sua formatação e ficou em média de um minuto para cada programa, visando transmitir a mensagem de maneira rápida e direta ao espectador virtual com uma periodicidade semanal.਀䄀 愀最渀挀椀愀 搀攀挀椀搀椀甀 焀甀攀 栀愀瘀攀爀椀愀 甀洀 爀漀搀稀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 攀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀  琀漀搀漀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 瀀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀ As produções audiovisuais não se limitam mais à exibição em emissoras de TV Aberta, no formato tradicional de televisão. No artigo denominado "Jornalismo Audiovisual - Da tela da TV para outras telas", Mayra Fernanda Ferreira e Francisco Machado Filho (2012), discutem as transformações das produções audiovisuais em relação ao seu suporte de disponibilização. Segundo os autores, a Internet vem transformando a indústria da comunicação em todo o mundo, possibilitando "que o conteúdo audiovisual, anteriormente condicionado à tela do aparelho de televisão, agora chegue a outras telas, desde aparelhos celulares, tablets, computadores pessoais e notebooks" (FILHO; FERREIRA, 2012, p. 2). ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀搀攀焀甀愀爀ⴀ猀攀 愀 挀愀搀愀 洀攀椀漀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 䘀椀氀栀漀 攀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 挀漀洀 愀 愀昀椀爀洀愀漀 搀攀 䄀渀琀漀渀椀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 䌀爀氀椀搀愀 䔀洀攀爀椀洀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀⸀ 䔀洀 猀攀甀 愀爀琀椀最漀 䌀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 攀洀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 渀漀瘀愀 最攀爀愀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 搀愀 爀攀搀攀  洀愀椀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀 攀 洀甀氀琀椀琀愀爀攀昀愀 愀漀 愀猀猀椀猀琀椀爀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀⤀⸀ ∀一愀 琀爀愀渀猀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 搀攀 琀攀瘀 猀攀 挀漀渀昀甀渀搀攀 挀漀洀 漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 挀爀椀愀 甀洀 栀戀爀椀搀漀Ⰰ 漀 琀攀氀攀瀀甀琀攀爀 攀 甀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀∀ ⠀䈀刀䄀匀䤀䰀㬀 䔀䴀䔀刀䤀䴀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀⤀⸀  De acordo com ideia de Kairo Vinicios Queiroz de Souza e Wesley Pereira Grijó (2014), apresentada no artigo "Jornalismo Audiovisual em Tempos de Convergência Midiática: A Produção de Webvídeos no Brasil", a conjuntura midiática vigente naquele ano se fez a partir da busca dos principais canais de televisão do país por "um novo espaço para divulgar seus conteúdos e chamar a atenção para a grade de programação tradicional, uma vez que acredita-se numa pulverização da audiência por vários outros meios” (GRIJÓ; SOUZA, 2014, p. 39). ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 唀渀漀 䌀椀渀挀椀愀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀爀愀洀 攀猀挀爀椀琀漀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 甀猀漀 搀愀猀 椀渀琀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 爀攀猀甀洀漀猀 攀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 猀攀甀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 嘀攀椀挀甀氀愀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀愀琀椀瘀愀洀漀猀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀猀 猀攀 搀 攀洀 洀愀椀漀爀 攀猀挀愀氀愀⸀ 
 
OBJETIVO
Os temas para as produções foram selecionados tendo em vista a maior abrangência possível de áreas de estudo dentro da universidade, indo desde trabalhos de egressos de Sistemas da Informação acerca de jogos educacionais voltados ao ensino da matemática, até pesquisas da Engenharia Civil sobre compactação asfáltica. ਀䄀瀀猀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀  昀攀椀琀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 挀漀爀琀攀猀 攀 攀渀挀愀椀砀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀漀 甀搀椀漀 搀漀猀 漀昀昀猀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀ 吀漀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀戀攀愀 ⠀昀愀氀愀 椀渀椀挀椀愀氀 攀 焀甀攀 椀渀猀琀椀最愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 漀甀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 搀愀 䄀挀椀渀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 漀渀 ⴀ 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 猀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 瀀漀渀琀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀洀愀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 猀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀昀昀 ⠀攀猀挀爀椀琀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀⤀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 攀渀琀爀愀 愀 渀漀琀愀 瀀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 挀愀戀攀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀  As pesquisas foram sintetizadas e transformadas para serem veiculadas em formato multimídia, bem como compartilhadas com a comunidade através da página da Unochapecó no Facebook.਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀攀洀愀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䜀攀爀渀挀椀愀 搀攀 爀攀搀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 䔀猀琀甀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 攀渀琀爀攀 挀攀渀爀椀漀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀攀琀攀挀漀 搀攀 椀渀琀爀甀猀漀猀⸀ 䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀 甀洀愀 搀愀猀 攀猀琀愀最椀爀椀愀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀琀愀搀漀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀愀 唀渀漀挀栀愀瀀攀挀 ⠀䘀愀挀攀戀漀漀欀⤀ 渀漀 搀椀愀 ㄀㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 ㄀㘀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䘀漀椀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 㠀 㠀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 㔀㐀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 ㄀㔀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 匀攀甀 愀氀挀愀渀挀攀 昀漀椀 搀攀 ㈀⸀㠀㄀㄀ 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ Os programas subsequentes trouxeram temas como: Análise da viabilidade de uso do aditivo Evotherm no pavimento asfáltico, postado no dia 20 de novembro de 2018, com um minuto e dois segundos, 379 visualizações, 28 curtidas e cinco compartilhamentos, alcançando ao todo 1.739 pessoas; Protótipo de um sistema para pet shop utilizando Ruby on Rails e Swift, postado no dia 27 de novembro de 2018, com um minuto e 20 segundos, que obteve 692 visualizações, 28 curtidas e seis compartilhamentos, totalizando um alcance de 2.249 usuários; ਀䄀氀洀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀㨀 䨀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 洀愀琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㐀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 ㈀㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 㐀㜀  瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ ㈀㌀ 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 猀攀椀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀⸀㐀㘀㘀 瀀攀猀猀漀愀猀㬀 攀 倀爀漀琀琀椀瀀漀 搀攀 匀漀昀琀眀愀爀攀 䴀漀戀椀氀攀 搀攀 昀漀爀洀甀氀愀漀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀挀攀椀琀愀猀 搀攀 挀攀爀瘀攀樀愀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 ㄀㐀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䔀猀琀攀 昀漀椀 漀 切氀琀椀洀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀漀猀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 漀戀琀攀瘀攀 㐀㐀㘀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ ㈀  挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 搀漀椀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀⸀㐀㤀㄀ 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀⸀ A produção do programa tem continuidade nas atividades regulares da agência para o ano de 2019, ampliando a parceria com a Unochapecó para a plataforma do aplicativo IGTV da rede social Instagram. Além do novo formato vertical para o App, o Uno Ciência entrará na grade de programação da TV UNO, emissora de televisão com sede na Unochapecó. Portanto, a Acin Jornalismo não somente mantém os desafios previamente estabelecidos, como os amplia para novas áreas, aumentando o alcance e reafirmando seu propósito inicial de disseminação dos conteúdos de pesquisas universitárias em formato audiovisual, de curta duração e de fácil compreensão para o público em geral. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀