INSCRIÇÃO: 00853
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Checa aí, piá
 
AUTORES: Thiago Augusto Rasera (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Lamartine de Macedo de Lima (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Criselli Montipó (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O número de projetos ativos de checagem de fatos em todo o mundo continua crescendo e, em 2018, chegou a 156 iniciativas, conforme levantamento do Duke Reporteres 'Lab, instituto de pesquisa situado em Durham, Carolina do Norte, que contabiliza projetos de fact-checking em 55 países.਀䄀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 攀瘀漀氀甀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 琀攀洀 猀椀搀漀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 攀 渀漀瘀愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 搀攀 洀搀椀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀洀 攀洀 洀愀渀琀攀爀 昀椀最甀爀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 ☀⌀㠀㈀ ㌀㬀☀⌀㠀㈀ ㌀㬀瀀攀氀漀 焀甀攀 搀椀稀攀洀 ⠀匀吀䔀一䌀䔀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⤀⸀ Colaboração, agregação e redes são características dessas iniciativas, que atuam no combate ao cenário contemporâneo de desinformação, processo pelo qual dados distorcidos, fatos fora de contexto ou informações falsas são sistematicamente difundidos, gerando a percepção de que são informações confiáveis.਀吀愀氀 瀀愀渀漀爀愀洀愀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 栀椀瀀攀爀椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 瀀攀氀愀 愀氀椀攀渀愀漀 ⠀䴀伀刀䔀吀娀匀伀䠀一Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ  琀攀爀爀椀琀爀椀漀 昀爀琀椀氀 瀀愀爀愀 瘀攀氀栀漀猀 栀戀椀琀漀猀 搀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀⸀ 䬀愀欀甀琀愀渀椀 愀氀攀爀琀愀 ⠀㈀ ㄀㠀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀⤀㨀 ᰀ丠漀 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 猀攀 漀猀 愀最攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 洀攀渀琀攀洀 瀀愀爀愀 渀猀⸀ 䴀愀猀 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 猀攀 攀氀攀猀 搀攀瘀攀洀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 瀀漀爀 攀猀猀愀猀 洀攀渀琀椀爀愀猀ᴀ⸠  As iniciativas especializadas em fact-checking verificam o nível de veracidade das informações. Estão encarregadas da já consolidada prática jornalística de verificação. Especificamente, a checagem de fatos verifica declarações oficiais de pessoas públicas; consulta bancos de dados e especialistas; e publica uma conclusão com uma classificação de veracidade (MANTZARLIS, 2018).਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 搀攀瘀椀搀漀  爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 猀攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 攀 搀攀 䐀愀搀漀猀 搀愀 倀唀䌀倀刀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䌀栀攀挀愀 愀Ⰰ 瀀椀℀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀漀猀 搀攀稀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 倀愀爀愀渀⸀  A proposta, desenvolvida de setembro a outubro de 2018, dedicou-se à checagem do discurso político e buscou trazer contribuições ao combate à desinformação e à manutenção de preceitos democráticos. ਀伀 渀漀洀攀 䌀栀攀挀愀 愀Ⰰ 瀀椀℀Ⰰ 昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀 ⠀瀀椀 㴀 最愀爀漀琀漀Ⰰ 樀漀瘀攀洀⤀ 攀 瘀攀洀 挀漀洀 甀洀 愀氀攀爀琀愀㨀 愀 ᰀ瀠椀愀稀愀搀愀ᴀ†渀漀 瀀漀搀攀 猀愀椀爀 爀攀瀀攀琀椀渀搀漀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 猀攀洀 愀渀琀攀猀 挀栀攀挀愀爀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 攀焀甀瘀漀挀漀猀 猀漀 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 渀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 ጀ†搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀猀挀甀椀搀愀搀愀 漀甀 愀琀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 椀爀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀ A intenção do projeto foi levar as informações aos eleitores e eleitoras, de forma simples a fim de questionar as afirmações dos candidatos a partir de suas propostas de governo.਀䄀 挀栀攀挀愀最攀洀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 琀椀挀漀猀 攀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 攀氀攀椀琀漀爀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀洀愀爀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 攀洀戀愀猀愀搀愀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 瘀漀琀愀爀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀漀甀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 攀氀攀椀琀漀爀愀猀 昀椀稀攀猀猀攀洀 渀漀瘀愀猀 挀栀攀挀愀最攀渀猀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀漀猀 漀甀琀爀漀猀 挀愀爀最漀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 攀 昀攀搀攀爀愀椀猀⸀ Para Kovach e Rosenstiel (2004) números falsos ou preconceitos no discurso público prejudicam o debate social. Cidadãos precisam de narrativas confiáveis sobre fatos. É papel do jornalismo construir a veracidade a partir de relatos contínuos. ਀ REFERÊNCIAS਀䬀䄀䬀唀吀䄀一䤀Ⰰ 䴀椀挀栀椀欀漀⸀ 䄀 洀漀爀琀攀 搀愀 瘀攀爀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䤀渀琀爀渀猀攀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀  KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. São Paulo: Geração, 2004.਀䴀䄀一吀娀䄀刀䰀䤀匀㬀 䄀氀攀砀椀漀猀⸀ 䘀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀椀渀最⸀ 䤀渀㨀 䤀刀䔀吀伀一Ⰰ 䌀栀攀爀椀氀礀渀㬀 倀伀匀䔀吀吀䤀Ⰰ 䨀甀氀椀攀⸀ 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀Ⰰ ᠀䘠愀欀攀 一攀眀猀ᤀ†☀ 䐀椀猀椀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 ⴀ 䠀愀渀搀戀漀漀欀 昀漀爀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 䔀搀甀挀愀琀椀漀渀 愀渀搀 吀爀愀椀渀椀渀最⸀ 䘀爀愀渀挀攀㨀 唀渀攀猀挀漀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ MORETZSOHN, Sylvia. Uma legião de imbecis: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 294-306, 2017.਀匀吀䔀一䌀䔀䰀Ⰰ 䴀愀爀欀⸀ 吀栀攀 渀甀洀戀攀爀 漀昀 昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀攀爀猀 愀爀漀甀渀搀 琀栀攀 眀漀爀氀搀㨀 ㄀㔀㘀☀†愀渀搀 最爀漀眀椀渀最⸀ 刀攀瀀漀爀琀攀爀猀 䰀愀戀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瀀漀爀琀攀爀猀氀愀戀⸀漀爀最⼀琀栀攀ⴀ渀甀洀戀攀爀ⴀ漀昀ⴀ昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀攀爀猀ⴀ愀爀漀甀渀搀ⴀ琀栀攀ⴀ眀漀爀氀搀ⴀ㄀㔀㘀ⴀ愀渀搀ⴀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀愀瀀攀氀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀洀 挀攀渀猀甀爀愀 攀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 ᰀ朠甀愀爀搀椀漀 搀漀猀 挀椀搀愀搀漀猀ᴀ†⠀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀⸀ 伀 䄀爀琀椀最漀 㘀먀 搀漀 䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 ⠀䘀䔀一䄀䨀Ⰰ ㈀  㜀⤀ 爀攀猀猀愀氀琀愀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀爀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀昀攀渀搀攀爀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀 挀椀搀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀愀猀 最愀爀愀渀琀椀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀⸀ O jornalismo de dados está imbuído desta responsabilidade, já que visa traduzir a complexidade de dados dispersos transformados em informações contextualizadas e relevantes ao público, conforme Bounegru, Chambers e Gray (2012).਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 䌀栀攀挀愀 愀Ⰰ 瀀椀℀ 戀甀猀挀漀甀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 愀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 氀攀椀猀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 愀最渀挀椀愀猀 攀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀猀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 瀀最椀渀愀猀 攀 爀攀氀愀琀爀椀漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 洀甀椀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀漀 愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀戀攀爀琀愀猀⸀ ᰀ传 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀戀攀爀琀愀猀  焀甀攀 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 瀀爀漀洀攀琀攀洀 漀 愀挀攀猀猀漀 愀 猀攀最爀攀搀漀猀Ⰰ 搀攀搀甀稀椀洀漀猀 搀攀 昀愀琀漀猀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀 漀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 漀 猀攀最爀攀搀漀ᴀ†⠀䠀唀一吀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㄀⤀⸀ A metodologia do projeto seguiu um protocolo de checagem, com base em um cronograma em planilhas com cada candidato, organizados em ordem alfabética. Essas planilhas continham frase a ser checada, link de onde a frase foi retirada, texto com uma síntese sobre a checagem, fonte de consulta e selo aplicado. Houve, também a rechecagem da planilha por outros colegas da turma. No final do processo, a houve uma filtragem das checagens de maior relevância e averiguação das informações que seriam publicadas.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䌀栀攀挀愀 愀Ⰰ 瀀椀℀ 猀攀最甀椀甀 漀 䌀搀椀最漀 搀攀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀愀琀椀漀渀愀氀 䘀愀挀琀ⴀ䌀栀攀挀欀椀渀最 一攀琀眀漀爀欀 ⠀䤀䘀一䌀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⤀ 焀甀攀 猀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀 愀 琀爀愀稀攀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀猀 攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 渀愀猀 愀瀀甀爀愀攀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 渀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀 渀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀爀爀攀攀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 栀漀渀攀猀琀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ No processo metodológico de concepção do Checa aí, piá!, a equipe se dedicou a entender conceitos fundamentais para sua criação, como é o caso da desinformação, que desafia a reputação do jornalismo. Afinal, há muito tempo a narrativa jornalística é considerada parte essencial em sociedades democráticas (FUNKE; BENKELMAN, 2019). ਀ A equipe também entrou em contato com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei da Transparência. Neste aspecto, observou-se também a importância da disponibilidade dos dados públicos, que trazem à tona a quantidade massiva de informação pública disponível na internet, que não está facilmente acessível. ਀ Além website, foi criada uma página no Facebook para interação com o público. De acordo com o Datafolha, em 2018, 68% dos eleitores possuíam alguma conta em rede social, o que otimiza a circulação dos dados checados pelo projeto nas redes, onde tem ocorrido a desinformação.਀ REFERÊNCIAS਀䈀伀唀一䔀䜀刀唀Ⰰ 䰀椀氀椀愀渀愀㬀 䌀䠀䄀䴀䈀䔀刀匀Ⰰ 䰀甀挀礀㬀 攀 䜀刀䄀夀 䨀漀渀愀琀栀愀渀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 䐀愀搀漀猀 ㄀⸀ ⸀ 䄀戀爀愀樀椀㨀 ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀愀琀愀樀漀甀爀渀愀氀椀猀洀栀愀渀搀戀漀漀欀⸀漀爀最⼀瀀琀⼀椀渀搀攀砀⸀栀琀洀氀⸀  FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Disponível em: . ਀䘀唀一䬀䔀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀㬀 䈀䔀一䬀䔀䰀䴀䄀一Ⰰ 匀甀猀愀渀⸀ ㄀㤀 昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀攀爀猀 愀爀攀 琀攀愀洀椀渀最 甀瀀 琀漀 昀椀最栀琀 洀椀猀椀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 愀戀漀甀琀 琀栀攀 䔀唀 攀氀攀挀琀椀漀渀Ⰰ ㈀ ㄀㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀礀渀琀攀爀⸀漀爀最⼀昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀椀渀最⼀㈀ ㄀㤀⼀㄀㤀ⴀ昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀攀爀猀ⴀ愀爀攀ⴀ琀攀愀洀椀渀最ⴀ甀瀀ⴀ琀漀ⴀ昀椀最栀琀ⴀ洀椀猀椀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀ⴀ愀戀漀甀琀ⴀ琀栀攀ⴀ攀甀ⴀ攀氀攀挀琀椀漀渀猀⼀ HUNTER, Mark Lee. A investigação a partir de histórias. Unesco. 2012. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002264/226456por.pdf. ਀䤀䘀䌀一 ⴀ 䤀渀琀攀爀渀愀琀椀漀渀愀氀 䘀愀挀琀ⴀ䌀栀攀挀欀椀渀最 一攀琀眀漀爀欀⸀ 䌀漀搀攀 漀昀 瀀爀椀渀挀椀瀀氀攀猀⸀ 倀漀礀渀琀攀爀ᤀ猠 䤀渀琀攀爀渀愀琀椀漀渀愀氀 䘀愀挀琀ⴀ䌀栀攀挀欀椀渀最 一攀琀眀漀爀欀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀礀渀琀攀爀⸀漀爀最⼀昀愀挀琀ⴀ挀栀攀挀欀攀爀猀ⴀ挀漀搀攀ⴀ漀昀ⴀ瀀爀椀渀挀椀瀀氀攀猀⼀ ⸀ TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, Volume I, 2012.਀
 
OBJETIVO
As checagens realizadas pela turma de estudantes tiveram início com a leitura atenta do plano de governo do candidato. Verificamos os materiais sonoros, audiovisuais ou textos, ou seja, declarações públicas dos candidatos em suas páginas oficiais e nos discursos durante a sabatina realizada na PUCPR, apuramos se suas declarações traziam dados verossímeis ou não, de acordo com as fontes de dados abertos.਀倀愀爀愀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 猀攀爀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 搀愀搀漀 漀甀 昀愀琀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 挀栀攀挀愀搀漀⸀ 一漀 挀栀攀挀愀洀漀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 漀甀 昀爀愀猀攀猀 猀漀戀爀攀 樀甀稀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀⸀ 吀愀洀戀洀 渀漀 琀爀愀琀愀洀漀猀 搀攀 瀀爀攀瘀椀猀攀猀⸀ O Checa aí, piá! contou com quatro selos para sinalizar as informações checadas. Usamos como ilustração uma urna eletrônica com quatro botões para facilitar a interpretação do leitor.​਀䄀瀀猀 愀 挀栀攀挀愀最攀洀 搀攀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀氀愀猀 昀漀爀愀洀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 挀漀洀 漀猀 猀攀氀漀猀㨀 䌀漀渀昀椀爀洀愀 ጀ†䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀瀀甀爀愀搀愀猀Ⰰ 挀栀攀挀愀搀愀猀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 挀漀洀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀㬀 䌀漀爀爀椀最攀 ጀ†䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀椀猀挀甀琀瘀攀椀猀Ⰰ 猀甀戀攀猀琀椀洀愀搀愀猀 漀甀 攀砀愀最攀爀愀搀愀猀㬀 䔀洀 戀爀愀渀挀漀 ጀ†䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 漀甀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀㬀 攀 䄀渀甀氀愀 ጀ†䤀渀昀漀爀洀愀漀 挀栀攀挀愀搀愀 攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 昀愀氀猀愀⸀ O Checa aí, piá! teve como principal critério verificar assuntos de interesse público e frases com temas mais complexos ditas pelos candidatos. Em especial, faz-se a verificação quando um tema polêmico foi trazido ao debate público. Assim, os usuários das redes sociais podem refletir antes de compartilhar um conteúdo de informações equivocadas ou falsas, e até mesmo confirmar a veracidade das afirmações, minimizando a ação das bolhas de informação (BRAGA, 2018). ਀吀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 甀洀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀爀爀攀攀猀 猀攀最甀渀搀漀 漀 䤀䘀䌀一 ⠀㈀ ㄀㠀⤀㨀 漀 氀攀椀琀漀爀 漀甀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 挀栀攀挀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀洀 攀渀瘀椀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀Ⰰ 琀椀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀瀀漀渀琀愀爀 攀爀爀漀猀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀漀渀琀愀渀搀漀 昀漀渀琀攀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 愀昀椀爀洀愀漀⸀ O Checa aí, piá! apostou na inovação na experimentação das narrativas. O projeto foi disponibilizado em uma página de domínio gratuito. A identidade visual do site privilegiou as características tradicionais de uma urna eletrônica, apresentando em cada checagem, um selo correspondente aos botões da urna, como as teclas confirma, corrige, branco e anula. O site também conta com um layout de fácil acesso para o internauta, que consegue encontrar o candidato de sua preferência em uma aba específica localizada logo acima da página, assim como os demais itens: início; o projeto; metodologia e checagem; e contato.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 猀甀瀀漀爀琀攀猀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 挀栀攀挀愀最攀渀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 攀洀 甀搀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀 愀 爀攀氀愀漀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀渀琀爀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀愀洀戀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䌀栀攀挀愀 愀Ⰰ 瀀椀℀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 愀 瀀最椀渀愀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 攀渀瘀椀愀爀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 挀栀攀挀愀搀愀猀⸀ Das 40 frases checadas, 21 receberam selos Corrige, Em branco ou Anula, o que sinaliza o descuido e a irresponsabilidade dos agentes com o discurso de impacto público. ਀倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀漀甀 ⴀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 ⴀ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 挀爀琀椀挀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 洀愀椀漀爀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀  甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀漀 瀀爀攀瘀攀渀琀椀瘀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀愀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀漀 ⠀䰀䄀刀䄀㬀 䌀伀一䌀䰀䤀㬀 䜀䔀刀䴀䄀一䤀Ⰰ ㈀ ㄀㤀⤀⸀ REFERÊNCIAS਀䰀䄀刀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䨀漀猀㬀 䌀伀一䌀䰀䤀Ⰰ 刀愀瀀栀愀攀氀㬀 䜀䔀刀䴀䄀一䤀Ⰰ 䰀攀漀渀愀爀搀漀 攀琀 愀氀⸀ 䐀攀猀椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀氀攀椀攀猀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀椀最漀 ㄀㤀Ⰰ ㈀ ㄀㤀⸀ BRAGA, Maria Clara. Conheça o “Checa aí, piá!”, projeto de fact-checking da PUCPR. Portal Comunicare, 2018. Disponível em: http://www.portalcomunicare.com.br/conheca-o-projeto-checa-ai-pia/.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀