ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00863</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista CDM</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eluiza Spath Brunnquell (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Paulo Camargo (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Talita Souza (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Daniel Moura (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Heloisa Negrão (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Bruna Toti de Freitas (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Raphaella Piovezan (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Isadora Look (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Mariana Prince (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Victoria Faria (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Ana Clara Braga (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Bruna Kopeski (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); João Francisco Cepeda (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Gabrielly Zem (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Vinicius Freitas (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Camila Ginko (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Larissa Sena (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Rute Cavalcanti (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Marina Darié (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Marçal Dequêch de Oliveira (Pontificia Universidade Catolica do Paraná); Rafael Andrade (Pontificia Universidade Catolica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><br id="docs-internal-guid-3c2dbf49-7fff-47b0-3d71-de07b0e76c6d"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:12pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">O presente trabalho é uma revista laboratorial produzida por alunos do sexto período do curso de Comunicação Social com habilitação Social em Jornalismo, da Pontifícia Universidade católica do Paraná, para as disciplinas de Produção e Edição de Revista. A CDM (Corpo da Matéria) tem por objetivo principal o desenvolvimento e a apuração de matérias jornalísticas, produzidas a partir de exercícios práticos propostos na disciplina. &nbsp;A disciplina possibilita o aluno a vivência do que é o jornalismo de revista, bem como ele deve ser feito, a partir da escolha da pauta, da busca pelas fontes, o aprofundamento no assunto, redação, fotografia, revisão, edição e por fim, a diagramação, bem como, fazer com que o estudante desenvolva um novo estilo de texto jornalístico, pois este, foge do padrão ensinado nos primeiros anos de curso, que era focado em hardnews, noticias quentes e objetividade O uso dessas novas formas de linguagem, envolvendo o jornalismo literário, interpretativo e humanizado são ferramentas apresentadas aos estudantes, de modo a construir esse novo formato que se faz necessário para cumprir o objetivo principal da disciplina. A disciplina tem como objetivo ainda, abordar a história da revista no Brasil e no mundo, de modo que os alunos conheçam e se identifiquem com os principais gêneros recorrentes no jornalismo de revista &nbsp;As reportagens são produzidas para diferentes editorias, com assuntos variados, que em 2018 foram compilados em uma edição da revista impressa , revisada e diagramada seguindo os critérios do jornalismo de revista, produzindo assim a Revista CDM.</span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;text-indent: 36pt;"><span style="font-size:12pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A revista é um produto jornalístico laboratorial, que ja passou por diversas mudanças, desde o seu inicio. Por exemplo, mudanças de grid, colunas de texto que passaram a ser divididas em sete para se formar um bloco maior e a &nbsp;capa, visando à modernização da publicação. A CDM tem duas edições por semestre, uma impressa, com tiragem de 500 cópias, e a outra digital. Esses exemplares são distribuídos pelos alunos do curso de Jornalismo, bem como pelos professores, em diferentes pontos de Curitiba.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;" id="docs-internal-guid-351af19f-7fff-c0cf-5ea0-162c5b8c9f11"><span style="font-size:12pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A revista CDM, foi reinventada em 2014. Pautada em autores como Marilia Scalzo, Sergio Vilas Boas, Edvaldo Pereira Lima e Felipe Pena a revista tem como principal meta abordar vários temas, visando nas reportagens especiais, com maior profundidade nos assuntos, fazendo uso do jornalismo interpretativo que busca explorar temas em toda as suas complexidades. Para a busca de fontes, o tempo é maior, possibilitando encontrar fontes especialistas nos assuntos, bem como, os personagens principais das matérias, com isso, o aluno tem a possibilidade de aprofundamento das matérias visando sair do âmbito noticioso,e focar no interpretativo. Os alunos são livres para buscarem as fontes, o que contribui também para o enriquecimento pessoal e profissional com relação ao fazer jornalístico. </span></p><p dir="ltr" style="line-height:1.38;margin-top:0pt;margin-bottom:0pt;"><span style="font-size:12pt;font-family:Arial;color:#000000;background-color:transparent;font-weight:400;font-style:normal;font-variant:normal;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">A matéria contribui ainda, para os alunos exercitarem o texto, as linguagem e também a fotografia, valorizando e promovendo o crescimento profissional dos estudantes. </span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As edições da Revista CDM são produzidas dentro da disciplina de Produção e Edição de Revista. Para a realização do produto, inicialmente é feita uma reunião de pauta, na qual os alunos propõem assuntos diversificados e discutem com o professor qual seria a melhor abordagem, após a escolha de assuntos ser definida, os alunos ja começam a produção das matérias, que são reportagens inéditas acompanhadas, na versão impressa, e na digital. Utilizam -se técnicas para a produção dos conteúdos que respeitem os conceitos de jornalismo de revista e também do jornalismo literário. No decorrer do período, são ministradas aulas que conceituem técnicas de texto para revista, histórias das revistas nacionais e internacionais, técnicas de diagramação ao mesmo tempo que são produzidas as matérias. Nesse período de estudos, os alunos são divididos em grupos para realizarem análises de determinadas revistas e assim, produzirem materiais gráficos importantes na elaboração da diagramação e finalização da Revista CDM. Os alunos são divididos também, para a produção da revista, em grupos de até quatro integrantes que trabalham juntos, desde a elaboração da pauta, até a entrega da revista diagramada. Na produção da revista impressa, inicialmente é feita uma reunião de pauta, em que cada grupo leva suas sugestões que são discutidas com o professor e também com os outros grupos, nesta reunião é definida a melhor abordagem para cada sugestão. Após este processo, cada grupo é orientado pelos professores em todo o processo de produção da reportagem, que acompanha a evolução do processo, ate a sua publicação. A CDM de 2018 foi produzida pelos alunos Heloísa Negrão, Amanda Sant Anna Mann, Ana Clara Maia Braga, Bruna Carolina Kopeski, Camila Aparecida Farias Ginko, Bruna Toti de Freitas, Daniel Marin Moura, Eluiza Spath Brunnquell, Gabrielly Victoria Duarte Zem, Guilherme Coutinho da Rocha, Isadora Look Azevedo, João Francisco de Oliveira Cepeda, Larissa Bartoski de Sena, Luca Matheus da Rocha de Goes, Luiza Romarin Fogaça de Souza, Marçal Dequêch de Oliveira, Marcus Vinicius Vitolo de Campos, Mariana Prince Gomes Cardoso, Marina Darié Adorno Kotzias, Rafael Augusto de Oliveira Sábio, Raphaella Hayssa Lacerda Piovezzan, Ruan Felipe da Silva, Rute Cavalcanti MIranda, Talita dos Santos de Soouza, Victoria Faria Bittencourt, Vinicius Rodrigues Neumann de Freitas, Patricia Souza Guaselle de Jesus,Isabella Beatriz Fernandes Rocha, Gabriel Lopes Witiuk. Em sua 50º edição, a revista teve 89 páginas, e 22 matérias. Ja a reviste seguinte, foi feita para a versão impressa de 2019, está na sua 51º edição, tem 97 páginas todas em cor, realizadas pelos mesmo alunos, totalizando 19 matérias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>