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INSCRIÇÃO: | 00884 |
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CATEGORIA: | PP |
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MODALIDADE: | PP09 |
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TÍTULO: | Quanto vale? A exploração da imagem feminina na publicidade de casas noturnas. |
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AUTORES: | Willian Karpen Corrêa (Universidade da Região de Joinville); Bruna Regina de Borba (Universidade da Região de Joinville); Israel Mendes Lemos (Universidade da Região de Joinville); Regielle Rabello (Universidade da Região de Joinville); Mirian Regina Pereira Ribeiro (Universidade da Região de Joinville) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O projeto aqui proposto foi orientado pela professora mestre Mirian Regina Pereira Ribeiro, sendo desenvolvido na disciplina de Ética e Legislação do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. A exploração da imagem feminina por parte de bares e casas noturnas, foi o tema escolhido livremente para o desenvolvimento deste projeto, tendo como única ponderação a análise dos efeitos éticos de uma campanha, do mesmo segmento, já em circulação, com intuito de extrair os pontos negativos e transformá-los em um novo anúncio publicitário, apresentando a contraposição de ideias. O anúncio analisado foi realizado por uma casa noturna de Joinville/SC, que propunha uma festa open bar exclusiva para mulheres na primeira hora de evento, sendo barrada a entrada do público masculino até que o mesmo encerre-se. Este anúncio, apresentava a imagem da mulher com conotação sexual e explicitava o benefício exclusivo ao público feminino, partindo disso, iniciou-se o questionamento dos limites éticos e dos efeitos do anúncio em uma sociedade machista e patriarcal. A criação deste anúncio tem como objetivo principal gerar consciência e impacto social, em especial ao público feminino, a fim de apresentar a real intenção e efeitos das promoções exclusivas para elas, apresentadas por este segmento. O anúncio contraposto enfatiza que a economia financeira proposta pelas festas, é uma forma de reforço da desigualdade de gênero e da objetificação da mulher como símbolo sexual e chamariz. Este anúncio, voltado para publicação em revistas é parte de um conjunto de peças replicadas para demais meios de veiculação e têm como papel importante no desenvolvimento da campanha. |
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INTRODUÇÃO |
Além da utilização do anúncio analisado para contraposição de ideias, realizou-se uma pequisa de dados secundários, a fim de obter informações base para o desenvolvimento das ações da campanha, incluindo a produção deste anúncio impresso. A construção de valores machistas e conservadores presentes em nossa sociedade, a desigualdade de gênero e salarial é um problema que afeta grande parte da população feminina no Brasil, que aliás é maioria segundo o último censo do IBGE (2010). O intuito de oferecer benefícios exclusivos ao público feminino, baseado na análise da peça principal, trouxe-nos diversos questionamentos, seria essa uma forma de apoiar a causa social, onde mulheres comprovadamente recebem menos que os homens e economicamente falando estão sendo beneficiadas? Ou as casas noturnas buscam apenas atingir o público feminino em massa, consequentemente trazendo o masculino ao evento e aumentando o lucro e prestígio? Definiu-se portanto que essa tentativa de equiparação apenas reforça a desigualdade de gênero no Brasil. Segundo Galvão (2016, web) a desigualdade salarial afeta as mulheres por diversos motivos, entre eles, a construção do conservadorismo, segregação de gênero nas universidades e especialmente a maternidade. |
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OBJETIVO |
Desta forma, o anúncio impresso apresentado é de cunho reflexivo e tem como objetivo principal a conscientização e o impacto social, referente aos benefícios que são dados às mulheres em casas noturnas, visando lucro e prestígio. Além do reforço a desigualdade de gênero, esses benefícios são considerados uma inversão de valores. Na busca de gerar uma comunicação eficaz, designou-se que as peças carregariam a frase: “O preço que as mulheres pagam em festas continua sendo o mais alto”, explicitando o conceito “Quanto vale?”, fazendo uma breve pergunta ao público-alvo, proposto pela peça. Para ir de encontro com os objetivos definidos neste projeto, escolheu-se como mídia complementar o material impresso. Este meio de comunicação vai de encontro com o público pretendido de forma assertiva e complementar a campanha com outros materiais em circulação. Por fim, o público-alvo é direcionado para um site, onde terá a sua disposição estatísticas e notícias sobre a tática comercial utilizada pelas casas noturnas na aplicação de descontos exclusivos, utilizando a imagem da mulher como atrativo para os homens. Informações e índices relacionados a desigualdade salarial e de gênero também foram utilizadas a fim de expor a ineficiência dos descontos na solução deste problema societário. Destacou-se portanto, a presença feminina no anúncio de forma sutil, em meio ao conceito da campanha, usando cores mais neutras e monocromáticas. O estilo de fonte utilizada possui traços e contornos básicos, de modo com que facilite a leitura, visto ser um anúncio informativo e de conscientização, sem a necessidade de apelos promocionais ou visuais. A abordagem realizada carrega o tema da campanha junto ao conceito, reforçando a comunicação da peça. Por ser uma campanha de conscientização e impacto social e não estar ligada diretamente a uma empresa, não teve verba pré-determinada. Ao término do projeto, identificou-se a alta relevância de falar sobre o assunto e em como a Publicidade pode trazer soluções para problemas sociais através de campanhas bem elaboradas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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