ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00900</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Zoológico de Sapucaia: um território de descobertas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Souza Passos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Juliana Ruiz dos Santos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Geferson Odirlei Barths (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Redação I, assim como a maioria das cadeiras dispostas na grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da UniRitter, instiga na prática o dever de resolução de um problema mercadológico, esse processo leva o aluno a uma situação fictícia, mas que exigem habilidades reais. Essas práticas são introduzidas em sala de aula, possibilitando ao aluno um rápido planejamento que será destrinchado ao longo de aproximadamente uma semana. No segundo semestre de 2017, a disciplina de Redação I que trata dos escritos publicitários em mídia impressa, expôs a estrutura básica de um anúncio. Essa estrutura é perceptível ao analisar anúncios publicitários, todavia não há uma regra, mas a necessidade de organização hierárquica e visual no momento de dispor informações que precisam obter atenção do consumidor. Como exercício do assunto estudado, foi proposto pelo professor Marcelo Corrêa, a produção de anúncio a partir da compreensão do briefing fornecido. O Zoológico de Sapucaia do Sul encara desde a virada do ano de 2017 a diminuição do fluxo de visitas semanais, de terça a sexta-feira. Apesar de a Fundação Zoobotânica estar satisfeita com o número de visitas escolares, percebe que as famílias não frequentam o espaço como antigamente. Este fato deve-se ao hábito cultural presentes nas famílias que possuem filhos com idade de 03 a 12 anos que, optando pelo conforto, escolhem passeios mais curtos e práticos sem levar em consideração fatores importantes presentes no desenvolvimento ideal de uma criança, o aprender, identificar e descobrir. Apesar de o público frequentador ser formado por sua maioria por crianças, são os pais o público-alvo do anúncio, pessoas de 25 a 45 anos, pais de crianças entre 03 a 12 anos, que possuem tempo disponível para organizar e realizar atividades com os filhos durante a semana. O alvo da produção são as famílias da região metropolitana. Os apelos deveriam orbitar em torno da convivência, dos momentos de qualidade entre pais e filhos, mostrando que no Zoo a criança aprende, brinca e vive bem mais do que em passeios a ambientes fechados. Com a intenção de incentivar visitas neste período, foi criada uma campanha em outdoor que dialoga com o público-alvo de forma convidativa. A peça propõe uma reflexão acerca do lazer pré-estabelecido social e culturalmente. Foram utilizados títulos de produções cinematográficas que permeiam o universo infanto-juvenil, apesar de serem os pais o público-alvo, é compreensível que a família acompanhe as novidades e que sejam atingidos e persuadidos a questionarem e refletirem acerca dos seus hábitos. No dia-a-dia, os programas realizados entre pais e filhos e família em geral se baseiam nas facilidades presentes no âmbito urbano e mercadológico. A conveniência como tendência de um ambiente formado por potenciais consumidores acarreta na frequente presença em espaços que são de oportunidades para todos os integrantes da família. Os Shoppings Centers atendem a essa demanda, suprindo as diversas necessidades presentes em um núcleo familiar, sejam elas compras no supermercado, pagamentos de contas, compra de um presente, o almoço do fim de semana que pode ser realizado fora de casa. Visto que as famílias atualmente são formadas por pais e mães que trabalham durante a semana, estas veem nos Fast Foods uma oportunidade de descanso e lazer juntamente com seus filhos. Infelizmente, os passeios familiares são limitados e restringidos em uma repetição que abastece o mercado e não agrega utilidade para o desenvolvimento da criança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É senso comum que o convívio de crianças com animais ajuda nos aspectos emocionais e no relacionamento interpessoal. Contudo, este contato se restringe aos animais domésticos, como cães e gatos, não permitindo que as crianças saibam diferenciar espécies diferentes que possuem semelhanças. Além disso, seu conhecimento está atrelado a bichos de pelúcia e desenhos animados. Isso porque as crianças não são estimuladas à descoberta. Logo, surgiu a ideia de criar uma analogia entre a ficção e o real, que provoca reflexão acerca dos hábitos reproduzidos e leva o consumidor obter a sua própria resposta. Uma frase que provoca uma observação pode ser mais eficaz do que apenas uma informação sobre o funcionamento de determinado estabelecimento. Trata-se de um anúncio de oportunidade, visto que a campanha se utiliza de títulos de produções cinematográficas que estiveram em voga na época da criação da peça. Este tipo de abordagem permite interagir de forma mais próxima do consumidor, na medida em que se vale do contexto do público para passar a mensagem. Os pais, na sua maioria, participam das novidades que englobam o mundo infantil, porque é deles o poder de compra, mas os produtos e serviços direcionados para o público infantil são, sobretudo, destinados a persuadir os pais. O anúncio desenvolvido segue essa lógica e fornece aos pais a ideia de trocar o habitual cinema por uma atividade ao ar livre, pois na natureza é possível encontrar mais diversidade. Famílias realizam passeios acessíveis e rápidos, que satisfazem o dever paterno de se divertir com o filho, entretanto essa conduta não complementa o desenvolvimento da criança, que nas idades de 03 a 12 anos está presente a postura de curiosidade, aprendizado e elaboração de perguntas a respeito dos temas mais variados. A peça então trama um argumento de que não é preciso ir ao cinema para descobrir, pois o Zoológico é por si só um território de descobertas, capaz de desvendar curiosidades que nenhum filme revelaria. O mote da campanha: shopping&#8725;cinema x ar livre&#8725;zoológico deixa definido a intenção do anúncio, de a partir de um conceito mesmo que subentendido, gerar uma replicação do consumidor, e consequentemente conduzi-lo a visitação. O título do filme escolhido deveria encaixar tanto como produção cinematográfica, quanto ação presente em um zoológico, ao mesmo tempo deveria ser um nome conhecido entre o público-alvo e que gerasse a analogia. Foi escolhida a produção   Animais Fantásticos e Onde Habitam  , o próprio título revela a peculiaridade dos animais, serem fantásticos, e complementa com o advérbio que indaga o habitat. O longa é criação da escritora J.K. Rowling e se trata de uma história anterior aos eventos apresentados nos livros e filmes de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um livro fictício usado como material didático na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que tem na ficção como autor Newt Scamander, um amante das criaturas mágicas. O formato da peça publicitária foi desenvolvido levando em consideração algumas exigências presentes no briefing, como a mídia que deveria ser impressa. Apesar de a mídia digital possuir destaque na visualização e ser mais barata, a mídia impressa transmite maior credibilidade e veracidade, além de fixar mais na mente do público, por poder ser acessada fisicamente. As mídias digitais, por sua vez, compreendem um bombardeio de informações e com um cliente não tão quisto e procurado, passaria despercebido. O outdoor aplicado em zonas de grande circulação em Porto Alegre e Região Metropolitana ganharia maior atenção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça foi desenvolvida seguindo a estrutura básica do anúncio, com a organização de título, texto de apoio, imagem&#8725; ilustração e assinatura. Tendo em vista o público-alvo da campanha na qual o anúncio pertence, foi elaborado um título sussurrado, utilizados para consumidores experimentais hedonistas para expor assuntos institucionais. O título exibe um fragmento sussurrado, pois alcança a emoção do consumidor, sem ser objetivo ele faz o indivíduo refletir e interpretar,   Animais Fantásticos e Onde Habitam, você não precisar ir ao cinema para descobrir  . O texto de apoio é híbrido, pois é composto por aspectos racionais,   De terça a sexta, das 8h30min às 17h  , porque informa racionalmente uma mensagem, e ao mesmo tempo é emotivo no momento que no fragmento   o Zoo de Sapucaia aguarda sua família!  , ele convida de forma leve o público-alvo da campanha. Foi abordado o Modelo Quadrifásico Aristotélico, constituído por exórdio, narração, provas e peroração. A assinatura que corresponde à fase de peroração   Um território de Descobertas  , está relacionado ao conceito desenvolvido em torno da ideia de sanar as curiosidades, conhecer, aprender, brincar, enfim descobrir, a palavra descobrir carrega significados relevantes: (1) Achar o ignorado, o desconhecido ou o oculto, (2) Fazer um descobrimento, (3) Chegar a conhecer, (4) Notar. Fez-se apresentado como abordagem do anúncio o Humor, na medida em que brinca com o contexto do consumidor e apresenta uma opção diferente para seu lazer. A relação texto x imagem deu-se através da técnica 1+1=2, onde texto e imagem se complementam formando uma mensagem. A concepção da direção de arte deu-se através da ideia da peça ser veiculada em mídia impressa. Por se tratar de um outdoor, seria viável considerar a criação de uma peça simples e clara, visando uma maior eficiência na comunicação da mensagem. Seguindo uma linha minimalista, foi considerado o fundo branco que torna a fotografia e o texto claros no sentido visual e também atraente no quesito de leitura e persuasão. A disposição contaria com título, texto de apoio, imagem e assinatura. Fez-se uso dos softwares Adobe Photoshop para manipulação da imagem, recorte e adequação e Adobe Illustrator para a elaboração dos elementos. O outdoor com medida de 48x16cm, em 300 dpi s, é formado por fundo branco, com título posicionado no canto superior esquerdo, onde foi utilizada a fonte   KG life is messy , que possui aspecto da escrita despreocupada à mão, transmite leveza e alegria, elementos esses que compõe o comportamento infantil. O texto de apoio foi desenvolvido com a fonte  KG WhY yOu GoTtA Be So MeAn em branco, disposta logo abaixo do título em caixas retangulares na cor verde claro, que fazem alusão à natureza. Na assinatura, usou-se a fonte  Basic title font , tipografia mais limpa e que transmite seriedade e clareza. O título da peça, contendo o texto  Animais Fantásticos e Onde Habitam, Você não precisa ir ao cinema para descobrir faz analogia com a produção escrita e dirigida por J.K. Rowling, que trata de um livro ficcional que conta as aventuras de Newt Scamander, um apaixonado por criaturas mágicas. Ao ser complementado com a linha de apoio  O zoo de Sapucaia aguarda sua família! , o comunicado convida o público a se desconectar da vida na cidade grande para descobrir novas possibilidades de lazer em um ambiente cercado pela natureza. Finalizando o anúncio com o slogan:  Um território de descobertas que praticamente resume a ideia do anúncio por um todo. Ainda compondo a peça, a fotografia de um leão com sua face pela metade sustenta o conceito de descobrir, visto que ainda não é possível visualizá-lo completamente, o que pode ser concretizado na ida ao zoológico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>