INSCRIÇÃO: 00912
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: O Sequestro de Lana
 
AUTORES: Valeska Loureiro da Silva Brandão (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Valeska Loureiro da Silva Brandão (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Lenise Aubrift Klenk (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Stefany Adriana de Mello (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina de Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Thais Porsch (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Luana Vanda Cabral Fogaça (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Bruno Felipe Previdi Sant'Ana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Beatriz Pereira Tedesco (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Franz Fleischfresser de Amorim (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Gabriel Airto Domingos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Anelise Wickert (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Thamany Gabriele dos Santos de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O audiodrama “O sequestro de Lana” foi produzido em 2018 para a disciplina de Jornalismo Sonoro do 3° período do curso de graduação em Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O audiodrama é um projeto experimental solitário que conta com três episódios, idealizado para ser lançado um episódio por semana, neste caso, toda segunda feira. ਀ऀ䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 猀漀渀漀爀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀 愀琀甀愀攀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀焀甀椀瀀攀 漀甀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 渀愀 焀甀愀氀 猀漀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀漀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀甀琀漀爀愀氀 搀攀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 漀 焀甀愀氀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀搀愀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀猀猀攀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀甀搀椀漀搀爀愀洀愀⸀  Com o gênero de suspense e mistério, a história está situada na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos e gira em torno de um serial killer que como assinatura do crime, costuma deixar uma fita vermelha presa nos cabelos das vítimas. Katherine Evans, uma jornalista muito bem sucedida e conhecida no ramo investigativo resolve publicar a assinatura do assassino para que todas as pessoas, principalmente mulheres, estejam atentas para se protegerem. A equipe de análise comportamental da FBI que costuma trabalhar diretamente com casos desse estilo, tem como líder da equipe Leonard Salvatore e o chefe o Davis Richard que, posteriormente, com a Katherine incorporada a equipe, se juntam para desvendar o mistério junto com um grande caso de um sequestro de uma criança, chamada Lana.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀         一愀猀 爀搀椀漀猀Ⰰ 漀 搀爀愀洀愀 攀猀琀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 猀攀甀猀 瀀爀椀洀爀搀椀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 漀 搀爀愀洀愀  甀洀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 焀甀攀 栀 愀 洀愀椀漀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀漀 甀搀椀漀⸀ 준 ᰀ丠漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 洀愀最椀愀 焀甀攀 爀攀瘀攀猀琀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 爀甀搀漀猀 攀 猀椀氀渀挀椀漀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㘀⤀⸀  䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ 愀 戀愀猀攀愀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 䬀愀瀀氀甀渀 攀 搀椀瘀椀搀攀 漀 搀爀愀洀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀洀 琀爀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 猀漀 漀猀 ᰀ瀠爀漀最爀愀洀愀 甀渀椀琀爀椀漀猀ᴀ†漀甀 ᰀ瀠攀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀ᴀ†焀甀攀 猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀漀爀 猀椀 猀Ⰰ 甀渀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 猀漀 漀猀 ᰀ瀠爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀爀椀愀搀漀猀ᴀⰠ 攀洀 焀甀攀 猀漀 猀攀爀椀愀搀漀猀 洀愀猀 猀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 攀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 搀攀瘀攀 琀攀爀 挀漀洀攀漀Ⰰ 洀攀椀漀 攀 昀椀洀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 爀攀瀀攀琀椀爀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 洀愀猀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀漀渀猀椀最愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 甀洀 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 漀甀瘀椀爀 漀 漀甀琀爀漀⸀ 䔀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 愀 ᰀ爠愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀ᴀⰠ 攀洀 焀甀攀 搀椀瘀椀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 攀 猀攀渀搀漀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 栀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 琀攀渀栀愀 琀漀琀愀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀  Para Balsebre (2005), a música e os efeitos sonoros são importantíssimos e compõe o ambiente ficcional. A música cria um clima e ambienta, os efeitos sonoros têm a função de ser expressivo e narrativo e até mesmo o silêncio que serve para delimitar a narração. De acordo com Spritzer (2005), a ação sonora, sendo utilizada pela fala do narrador ou pela sonoplastia é uma grande característica do drama radiofônico, em que, também citado pela pesquisadora, a sonorização de um cenário funciona bastante para o ouvinte, que vai se situar naquele local através da imaginação. ਀ऀ䄀 愀甀琀漀爀愀 䜀甀愀爀椀渀漀猀 ⠀㈀  㤀⤀ 昀愀氀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 栀愀瘀攀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 攀氀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 甀洀 琀爀椀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 焀甀攀  漀渀搀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀渀搀攀 攀猀琀 猀椀琀甀愀搀漀 攀 焀甀攀洀 猀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䔀洀 猀攀最甀渀搀漀  漀 渀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 琀爀愀洀愀 攀 瀀漀爀 昀椀洀 漀 搀攀猀昀攀挀栀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 漀 琀攀爀洀漀 愀甀搀椀漀搀爀愀洀愀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀琀漀猀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 攀洀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀⸀  
 
OBJETIVO
A produção do audiodrama surgiu a partir da vontade de grande parte da equipe em experimentar novos formatos. Como já havia uma integrante do grupo que gosta bastante de escrever e já tinha uma boa história pronta e foi ofertado que podíamos experimentar na matéria de Jornalismo Sonoro, uniu-se o útil ao agradável. Primeiramente foi criado um roteiro, com a história um pouco mais curta e adaptada, com as falas dos personagens definidas, os sentimentos que devia expressar em casa momentos e quais efeitos sonoros iriam ser usados para compor o momento. Depois, foi realizada uma seleção para a escolha dos atores que mais se encaixam com o papel. A maioria dos personagens foi a própria equipe que encenou precisando apenas duas pessoas de fora para completar o elenco. ਀ऀ䘀漀椀 甀猀愀搀漀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 倀唀䌀Ⰰ 渀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀攀 爀搀椀漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀甀琀漀 挀愀瀀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀搀椀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 昀漀椀 漀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀攀 挀愀渀愀椀猀 搀漀 礀漀甀琀甀戀攀 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 漀猀 猀漀渀猀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 爀攀甀渀椀爀 漀 攀氀攀渀挀漀 攀洀 甀洀 搀椀愀 猀⸀ 䘀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 焀甀攀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 最爀愀瘀愀猀猀攀洀 漀 愀甀搀椀漀搀爀愀洀愀 攀洀 漀甀琀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀甀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀⸀ 伀 爀攀猀琀漀 搀漀 攀氀攀渀挀漀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 猀攀 爀攀甀渀椀爀 攀洀 甀洀愀 搀愀琀愀Ⰰ 洀愀猀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 搀椀愀 椀渀琀攀椀爀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 爀攀瀀攀琀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 琀爀愀渀猀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀甀琀爀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 焀甀攀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 椀愀 猀攀爀 甀洀 愀琀漀爀 焀甀攀 椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀愀猀 搀攀 切氀琀椀洀愀 栀漀爀愀 瀀爀攀挀椀猀漀甀 挀愀渀挀攀氀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀Ⰰ 洀愀猀 氀漀最漀 愀挀栀漀甀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 洀攀氀栀漀爀⸀ 䴀愀猀 猀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀甀瀀攀爀愀爀 琀漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 甀渀椀搀愀 焀甀攀 猀攀 愀樀甀搀漀甀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀愀洀⸀ Por fim, foi necessário fazer a edição, sendo realizada por um dos membros da equipe, utilizando todos os recursos sonoros disponíveis, ambientando a história em Nova Iorque e efeitos sonoros como passos, som do despertador, toque de celular, para complementar o ambiente e dar vida a história. Após editado, a equipe se reuniu novamente para ouvir o trabalho e observar se todos concordavam com a edição ou se não havia nada a acrescentar. Todos concordaram e adoraram o resultado, principalmente com o desempenho de cada um da equipe, que deram o melhor de si, e até se surpreenderam com a capacidade de dar vida ao um personagem e incorpora-lo. E, por fim, foi apresentado para a turma e a professora.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀