INSCRIÇÃO: 00913
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP09
 
TÍTULO: Incentivo a leitura
 
AUTORES: Mayara Chepanski Schwab (Pontifícia Universidade Católica); Thais de Matos Padilha (Pontificia Universidade Católica); Laura Bonkoski Fernandes (Pontifícia Universidade Católica); Bruna Sanson Abourihan (Pontificia Universidade Católica); Letícia Escanferla Borges (Pontificia Universidade Católica); Rodrigo Engelbert (Pontificia Universidade Católica)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Neste trabalho, partimos do estudo sobre a situação da leitura no Brasil. Com base em pesquisas descobrimos que em 2015 o número de leitores brasileiros correspondia a 56% da população. O índice de leitura do brasileiro é de menos de cinco livros por ano. 74% da população não leu nos últimos 3 meses anteriores à data da pesquisa e 30% nunca comprou um livro. ਀䴀甀氀栀攀爀攀猀 氀攀攀洀 洀愀椀猀 焀甀攀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 㔀㤀─ 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 䠀漀甀瘀攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 ㈀㐀 愀渀漀猀 ⴀ 㔀㌀─ 攀洀 ㈀ ㄀㄀ 攀 㘀㜀─ 攀洀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䄀 氀攀椀琀甀爀愀 漀挀甀瀀愀 漀 ㄀  氀甀最愀爀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 最漀猀琀愀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 渀漀 琀攀洀瀀漀 氀椀瘀爀攀⸀ Há um crescimento na compra de livros eletrônicos, 34% da população leitora já leu algum título digital e 41% ouviu falar sobre o formato. 56% leram em smartphones. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 栀戀椀琀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 挀漀洀漀 愀氀最漀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀 攀 瀀爀愀稀攀爀漀猀漀⸀  Escolhemos como cliente a livraria Saraiva que é uma empresa focada em educação, cultura e entretenimento e está presente em todas as fases da vida dos seus clientes. A empresa opera por meio do conceito omnichannel.਀䄀 匀愀爀愀椀瘀愀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 氀愀稀攀爀 猀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀愀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 攀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 攀猀琀愀爀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 愀 琀漀搀漀猀⸀  A Saraiva se posiciona de modo a atender as necessidades de seus clientes, que estão em constante mudança. A Companhia aposta na expansão seletiva das lojas físicas, partindo da ideia de que os brasileiros são sociais por natureza e tornam o país um lugar perfeito para que a empresa expanda a presença nacional. A Companhia possui lojas em mercados inexplorados e sob novos formatos, como em aeroportos.਀䄀 攀洀瀀爀攀猀愀 戀甀猀挀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 切渀椀挀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 攀洀 猀甀愀猀 氀漀樀愀猀⸀
 
INTRODUÇÃO
Com mais pesquisas descobrimos que leitor se caracteriza por aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses e não leitor é aquele que não leu nos últimos três meses, mesmo que tenha lido os últimos 12.਀䄀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀愀稀攀猀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 氀攀椀琀甀爀愀 猀漀 漀 最漀猀琀漀Ⰰ 愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀 搀椀猀琀爀愀漀 攀 洀漀琀椀瘀漀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀⸀ 儀甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀椀漀爀攀猀 猀漀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 氀椀最愀搀愀猀  愀琀甀愀氀椀稀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 最攀爀愀氀 攀 洀攀渀漀爀攀猀 猀漀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 氀椀最愀搀愀猀  洀漀琀椀瘀漀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀⸀ O tema ou assunto do livro influencia na escolha de leitura de adultos e de pessoas de escolaridade mais alta. Escolher um livro pela capa é do feitio da faixa etária de 5 a 13 anos. ਀㐀㠀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀瀀爀愀爀愀洀 氀椀瘀爀漀猀 渀漀猀 琀爀猀 洀攀猀攀猀 愀渀琀攀挀攀搀攀渀琀攀猀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 ⴀ 猀攀樀愀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 漀甀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀漀洀瀀爀愀搀漀爀攀猀 攀猀琀甀搀愀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀  挀氀愀猀猀攀 䄀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 挀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 琀攀洀漀猀 漀 瀀爀攀漀Ⰰ 愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 攀 愀 挀漀洀漀搀椀搀愀搀攀⼀瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀⸀  Buscamos, também, algumas campanhas como referência.਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀攀栀愀渀挀攀⸀渀攀琀⼀最愀氀氀攀爀礀⼀㄀㐀㔀㌀㜀㘀㔀㤀⼀䈀椀攀渀愀氀ⴀ㈀ ㄀㌀㼀琀爀愀挀欀椀渀最开猀漀甀爀挀攀㴀猀攀愀爀挀栀─㈀㔀㜀䌀氀攀椀琀甀爀愀 https://www.behance.net/gallery/14911525/Campanha-Incentivo-a-Leitura-Grupo-RAC?tracking_source=search%257Cleitura਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀攀栀愀渀挀攀⸀渀攀琀⼀最愀氀氀攀爀礀⼀㜀㜀㜀 㘀㈀㄀㔀⼀䤀渀攀猀焀甀攀挀椀瘀攀氀ⴀ瘀椀愀樀愀爀ⴀ搀漀ⴀ猀攀甀ⴀ樀攀椀琀漀ⴀ䌀䄀匀䄀䈀䰀䄀一䌀䄀㼀琀爀愀挀欀椀渀最开猀漀甀爀挀攀㴀猀攀愀爀挀栀─㈀㔀㜀䌀瘀椀愀最攀洀 https://www.behance.net/gallery/49093045/9000-viagens-e-Turismo?tracking_source=search%257Cturismo਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀琀椀甀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 栀戀椀琀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 挀漀洀漀 氀攀爀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀爀愀稀攀爀漀猀漀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 戀愀猀攀 搀愀猀 挀爀椀愀攀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀攀 氀攀爀 攀 挀漀洀 漀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀⸀ Uma boa leitura pode servir como fuga da realidade, o leitor consegue mergulhar na história dos personagens e vivenciar aqueles momentos. A pessoa quando está lendo um livro interessante consegue emergir em um novo mundo, a realidade passa a ter menos importância e a ansiedade para avançar as páginas e chegar ao próximo capítulo toma conta. Cada livro proporciona experiências novas ao leitor, expandindo sua imaginação e visão de mundo. ਀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 攀猀猀攀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 挀漀洀 漀 愀琀漀 搀攀 瘀椀愀樀愀爀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀甀最愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 唀洀愀 戀漀愀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀漀 瀀爀愀稀攀爀漀猀愀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 焀甀愀渀琀漀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀⸀ Criamos, então, o conceito “Para alguns destinos só vai quem lê”, que remete a ideia de que é possível ir a lugares completamente diferentes apenas lendo e imaginando, portanto, ler é viajar. Porém, diferente de uma viagem normal, os livros podem levar aos lugares mais inusitados e exóticos possíveis. Você pode viajar para todos os países do mundo, mas não consegue comprar um bilhete de avião para Hogwarts por exemplo, afinal “para alguns destinos só vai quem lê”. ਀倀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 琀爀猀 愀渀切渀挀椀漀猀 洀攀椀愀 瀀最椀渀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 䰀椀瘀爀愀爀椀愀 匀愀爀愀椀瘀愀⸀ 一漀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀洀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 愀最渀挀椀愀猀 搀攀 琀甀爀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 琀漀搀漀 洀猀⸀ 伀猀 愀渀切渀挀椀漀猀 挀漀渀琀洀 甀洀 瀀愀猀猀愀瀀漀爀琀攀 挀漀洀 挀愀爀椀洀戀漀猀 搀攀 渀漀洀攀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 挀愀搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瘀椀愀最攀洀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 挀漀洀 焀甀攀 瘀椀愀樀愀爀 猀攀樀愀 愀氀最漀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ  猀 椀爀 愀 甀洀愀 䰀椀瘀爀愀爀椀愀 匀愀爀愀椀瘀愀 攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀 瀀爀砀椀洀漀 ᰀ搠攀猀琀椀渀漀ᴀ⸠  Cada anúncio trata de um gênero literário específico - clássicos, romances e aventuras. Todos apresentam um título que convida o leitor a fazer uma viagem diferente todo mês. Os livros românticos levam a uma viagem de lua de mel, os de aventura, a uma viagem surpreendente e, os clássicos, a uma viagem inesquecível.਀吀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀 挀漀渀琀洀 愀 昀漀渀琀攀 刀愀氀攀眀愀礀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 洀愀椀猀 爀攀愀氀椀猀琀愀⸀ 吀愀渀琀漀 漀 瀀愀猀猀愀瀀漀爀琀攀 焀甀愀渀琀漀 漀猀 挀愀爀椀洀戀漀猀 愀瀀愀爀攀渀琀愀洀 猀攀爀 搀攀 瘀攀爀搀愀搀攀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀攀砀琀甀爀愀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 攀猀猀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀砀琀甀爀愀猀 挀漀猀琀甀洀愀洀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 愀氀最漀 洀愀椀猀 瀀愀氀瀀瘀攀氀⸀  Apesar de termos feito três anúncios abordando o mesmo conceito com a mesma identidade visual, não há necessidade de visualizar o conjunto para a compreensão da ideia apresentada. Cada anúncio funciona perfeitamente como uma peça isolada. ਀䄀 瀀攀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀  愀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 漀 琀琀甀氀漀 ᰀ儠甀攀 琀愀氀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 椀渀攀猀焀甀攀挀瘀攀氀 琀漀搀漀 洀猀㼀ᴀ⸠ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 椀渀攀猀焀甀攀挀瘀攀氀 爀攀洀攀琀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 氀椀瘀爀漀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 猀漀 琀漀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀漀猀 攀 洀攀洀漀爀瘀攀椀猀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 渀甀渀挀愀 猀攀 攀猀焀甀攀挀攀爀 搀攀氀攀猀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀椀 漀 愀渀切渀挀椀漀 焀甀攀 漀戀琀攀瘀攀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀椀猀 樀 焀甀攀 焀甀攀爀攀洀漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 栀戀椀琀漀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 渀愀搀愀 洀攀氀栀漀爀 焀甀攀 猀攀樀愀 挀漀洀 漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀⸀ 一漀 愀渀切渀挀椀漀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀琀甀氀漀猀 爀攀渀漀洀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䐀漀洀 䌀愀猀洀甀爀爀漀 攀 愀 刀攀瘀漀氀甀漀 搀漀猀 䈀椀挀栀漀猀⸀  Na identidade visual da peça há predominância de tons vermelhos, no passaporte há detalhes em dourado e presença de arabescos, todo esse conjunto remete a ideia do clássico. Alguns carimbos fazem referência tanto às cores presentes na capa dos livros como aos elementos visuais presentes no enredo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀