ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00919</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; Cri(A)ção : Intervenção cultural de experimentações de linguagens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Carneiro Virgolino (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anuschka Reichmann Lemos (UTFPR)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As etapas de planejamento e de produção do evento intitulado  Cri(A)ção, aconteceram ao longo do segundo semestre de 2018. Os discentes matriculados na disciplina de de Tópicos Especiais em Linguagens, sob a orientação da Profª Drª Anuschka Lemos, foram divididos em equipes de trabalho de acordo com suas áreas de interesse. Durante o planejamento do evento algumas aulas foram dedicadas a processos de Brainstorm. Como suporte teórico da disciplina foram utilizados essencialmente os autores: CUPANI; PIGNATARI; SHIRKY e MCLUHAN. A importância do desenvolvimento de uma intervenção cultural pautada por esse referencial, como atividade avaliativa da mesma, reside em na necessidade de se produzir ambientes de experimentação para o desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da comunicação e das linguagens. Para além disso, justifica-se sua importância no sentido de sistematizar processos da comunicação, bem como estimular a promoção de uma comunicação mais interativa no ambiente universitário. Nessa perspectiva, MANO (2009) defende que a emergência da interatividade na comunicação provoca significativas mudanças no modelo de comunicação tradicional. Durante a execução do trabalho as equipes foram divididas em: produção e logística, criação, divulgação e cobertura. Cada equipe ficou responsável por levar para as aulas propostas para a sua área de atuação durante a intervenção. Essas propostas eram discutidas em conjunto durante as aulas, de forma que apenas aquelas que estavam em concordância com a concepção original do evento eram executadas. Dentre as etapas, o desenvolvimento da estrutura física do evento foi a mais trabalhosa. Isso porque era necessário que o local fosse chamativo e num lugar de grande visibilidade, porém fosse comportado pela estrutura física da universidade. O local escolhido foi determinado principalmente pela localização estratégica, já que está localizado entre a os dois blocos principais do prédio e o restaurante universitário. A primeira etapa realizada para o desenvolvimento do projeto foi uma pesquisa de opinião com os públicos em potencial. Para SHIRKY em: A cultura da participação (Zahar, 2006), a compreensão do mundo e dos seus aspectos, transforma-se cada vez mais na busca de  dados , de informação para resolver problemas. Nesse sentido objetivou-se com essa pesquisa traçar o perfil do participante do evento, bem como levantar possíveis questões que seriam apresentadas durante o evento para delinear estratégias de ação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um formulário online, e mais de 200 respostas foram coletadas. A análise desses dados foi crucial para a execução do evento, já que por meio dela foi possível perceber que as situações problemas mais comum seriam voltadas a questões mais técnicas do que conceituais do campo da comunicação. Como parte do processo avaliativo da disciplina, durante o planejamento do evento também foi desenvolvido um relatório onde as etapas e ações do projeto deveriam ser relacionadas com as linguagens e suas materialidades e mídias, além da justificativa da pertinência da atividade para o evento. Nas aulas posteriores a realização do evento os cases desenvolvidos na intervenção foram discutidos em sala com o intuito de identificar se o que foi realizado estava de acordo com a proposta inicial do evento. Os feedbacks dos participantes, tanto os prós quanto os contras, foram debatidos posteriormente com a finalidade de refletir sobre as etapas desenvolvidas e pensar em possibilidade para possíveis próximas edições do evento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As etapas de planejamento e de produção do evento intitulado "Cri(A)ção, aconteceram ao longo do segundo semestre de 2018. Os discentes matriculados na disciplina de de Tópicos Especiais em Linguagens, sob a orientação da Profª Drª Anuschka Lemos, foram divididos em equipes de trabalho de acordo com suas áreas de interesse. Durante o planejamento do evento algumas aulas foram dedicadas a processos de Brainstorm. Como suporte teórico da disciplina foram utilizados essencialmente os autores: CUPANI; PIGNATARI; SHIRKY e MCLUHAN. A importância do desenvolvimento de uma intervenção cultural pautada por esse referencial, como atividade avaliativa da mesma, reside em na necessidade de se produzir ambientes de experimentação para o desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da comunicação e das linguagens. Para além disso, justifica-se sua importância no sentido de sistematizar processos da comunicação, bem como estimular a promoção de uma comunicação mais interativa no ambiente universitário. Nessa perspectiva, MANO (2009) defende que a emergência da interatividade na comunicação provoca significativas mudanças no modelo de comunicação tradicional. Durante a execução do trabalho as equipes foram divididas em: produção e logística, criação, divulgação e cobertura. Cada equipe ficou responsável por levar para as aulas propostas para a sua área de atuação durante a intervenção. Essas propostas eram discutidas em conjunto durante as aulas, de forma que apenas aquelas que estavam em concordância com a concepção original do evento eram executadas. Dentre as etapas, o desenvolvimento da estrutura física do evento foi a mais trabalhosa. Isso porque era necessário que o local fosse chamativo e num lugar de grande visibilidade, porém fosse comportado pela estrutura física da universidade. O local escolhido foi determinado principalmente pela localização estratégica, já que está localizado entre a os dois blocos principais do prédio e o restaurante universitário. A primeira etapa realizada para o desenvolvimento do projeto foi uma pesquisa de opinião com os públicos em potencial. Para SHIRKY em: A cultura da participação (Zahar, 2006), a compreensão do mundo e dos seus aspectos, transforma-se cada vez mais na busca de "dados", de informação para resolver problemas. Nesse sentido objetivou-se com essa pesquisa traçar o perfil do participante do evento, bem como levantar possíveis questões que seriam apresentadas durante o evento para delinear estratégias de ação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um formulário online, e mais de 200 respostas foram coletadas. A análise desses dados foi crucial para a execução do evento, já que por meio dela foi possível perceber que as situações problemas mais comum seriam voltadas a questões mais técnicas do que conceituais do campo da comunicação. Como parte do processo avaliativo da disciplina, durante o planejamento do evento também foi desenvolvido um relatório onde as etapas e ações do projeto deveriam ser relacionadas com as linguagens e suas materialidades e mídias, além da justificativa da pertinência da atividade para o evento. Nas aulas posteriores a realização do evento os cases desenvolvidos na intervenção foram discutidos em sala com o intuito de identificar se o que foi realizado estava de acordo com a proposta inicial do evento. Os feedbacks dos participantes, tanto os prós quanto os contras, foram debatidos posteriormente com a finalidade de refletir sobre as etapas desenvolvidas e pensar em possibilidade para possíveis próximas edições do evento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho teve como pano de fundo o desenvolvimento de uma experimentação de novas linguagens e processos comunicativos, partindo de situações problema, apresentadas pelos participantes da ação. A concepção desse evento foi pensada à luz das teorias de CUPANI (2016), que compreende a cultura como aquilo que determina quanto do valor que extraímos do excedente cognitivo é apenas coletivo e o quanto é cívico. A intervenção cultural Cri(A)ção foi desenvolvida no dia 9 de novembro de 2018, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O evento foi realizado no  Aquário , uma sala de vidro no pátio da universidade. A intervenção foi divulgada préviamente para os alunos e servidores da instituição, onde comunidade acadêmica foi convidada a participar fisicamente da Ação no dia e remotamente, via formulário relatando problemas de comunicação que o participante enfrentava em seu cotidiano. A proposta foi realizar uma ação em que os participantes pudessem buscar resolver criativamente suas questões do cotidiano dentro da área da comunicação, ou seja, oferecer soluções rápidas para as mais diversas necessidades no campo da comunicação. Para que isso fosse possível os alunos participantes da disciplina foram divididos em grupos de trabalho durante a ação, sendo que um dos grupos ficou responsável pela recepção e abordagem dos alunos pela universidade, outro ficou responsável pela cobertura do evento, e a outra equipe foi responsável efetivamente pela resolução dos problemas trazidos. Essa equipe também foi divida por áreas, onde alguns dos integrantes eram responsáveis por questões técnicas (como redação e direção de arte). Os demais eram responsáveis pela consultoria e atendimento do participante, realizando um diagnóstico da sua situação problema e selecionando as informações mais importantes da questão, para que juntamente com a equipe de criação fosse planejada no período máximo de 10 minutos. Posteriormente essa equipe também era responsável por apresentar e convencer esse cliente da ideia proposta. No dia do evento diversas situações problema foram recebidas, como: melhorar a criatividade de uma apresentação acadêmica; problemas na formatação de um material gráfico; na comunicação informal com os amigos; dificuldades em entrevistas de emprego; questões interpessoais no ambiente de trabalho; problemas com a divulgação de eventos, produtos, serviços e estratégias de comunicação em geral; e etc. Prova disso foram as próprias questões trazidas pelos participantes, que muitas vezes poderiam ser consideradas óbvias ou triviais para alunos e profissionais de comunicação, mas que eram complexas para aqueles que não tinham afinidade com a área. O que só reforça a necessidade de introdução a reflexão das questões referentes às linguagens em diversos âmbitos, que não só o dos estudos da comunicação. Sobre isso CAPRINO, no livro: Comunicação e inovação (Paulus,2008), aborda inovação como sendo a introdução da novidade, a alteração do que já está estabelecido. A disposição dos elementos e a interface do local foi pensada de acordo com as especificidades conceituais do evento. Sua estrutura física foi concebida de modo a facilitar a visibilidade do lugar, além de chamar a atenção dos alunos e visitantes da universidade. Para isso o evento foi desenvolvido num local de assemelha a uma caixa de vidro transparente, que pode ser decorada com adereços coloridos e estampada com as ideias propostas. Essa dinâmica foi utilizada durante todo o evento, onde as situações problemas e as resoluções eram expostas nos vidros do  aquário . O evento gerou repercussões positivas não só dentro do curso mas em toda a universidade, portanto, acredita-se que outras edições possam ser desenvolvidas, trazendo novos conceitos, novas reflexões e utilizando outras materialidades de linguagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>