|
INSCRIÇÃO: | 00929 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO06 |
|
TÍTULO: | Cobertura das Eleições Brasileiras 2018: o TJ UFSC e a construção da Rede Nacional de Telejornais Universitários |
|
AUTORES: | Pâmela Aci Schreiner (Universidade Federal de Santa Catarina); Cárlida Emerim (Universidade Federal de Santa Catarina); Antonio Claudio Brasil Gonçalves (Universidade Federal de Santa Catarina); Reginaldo de Castro (Universidade Federal de Santa Catarina) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
|
RESUMO |
Produzir um telejornal diário e ao vivo dentro de uma universidade pública, com poucos recursos e equipe formada apenas por estudantes, muitos voluntários, pode parecer impossível. Mas os sete anos e as mais de 1000 edições de TJ UFSC provam que a prática intensiva do ensino de telejornalismo funciona na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia propõe que os estudantes vivenciem a rotina diária de um telejornal e passem por todas as etapas de produção. Desde 2012, o TJ UFSC é o espaço que proporciona essa prática, como um projeto do Jornalismo da UFSC, sob a orientação dos professores Antonio Brasil e Cárlida Emerim, no Laboratório de Telejornalismo da UFSC, ligado a três disciplinas de Telejornalismo da graduação. O TJ UFSC é transmitido ao vivo, de segunda sexta-feira, via Facebook e YouTube e, desde o final de 2017, também na TV UFSC, canal aberto na Grande Florianópolis, filiada a TV Brasil. Na rotina diária dos estudantes está a produção de reportagens com pautas de interesse da universidade e da comunidade em geral, como esporte, saúde, economia, política, eventos culturais, entrevistas com personalidades e coberturas especiais, como a da prisão e morte do reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que obteve repercussão nacional. Dentre essas coberturas, o TJ UFSC experimentou uma nova proposta nas Eleições gerais de 2018 no Brasil. A eleição mobilizou 117.364.560 (79,67%) eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, cobrir esse evento tão importante e abrangente foi mais um desafio para o TJ UFSC. A proposta partiu de uma experiência realizada anteriormente, de forma pioneira, pelo próprio telejornal, o Jornal Nacional Universitário, uma edição produzida em rede com universidades de cinco estados brasileiros. Para a cobertura das Eleições 2018, foi retomada essa ideia e se expandiu a parceria com estudantes de Jornalismo de todo o país, nos principais centros eleitorais e, mais ainda, inseriu-se alunos intercambistas no exterior, estabelecendo uma rede de cobertura internacional. Em diversas localidades, os voluntários tiveram dificuldades para juntar estudantes de Jornalismo por falta de informação da população universitária do local. A solução foi recorrer às redes sociais, procurando publicações com links para as universidades e cursos pelo Brasil. Fora do país também havia votantes e, desta forma, procurou-se alunos que pudessem auxiliar na produção de conteúdo no exterior. A estrutura contou com uma redação central em Florianópolis que organizou 46 voluntários de 33 universidades espalhados pelo Brasil e por diferentes países. Os repórteres participaram de forma voluntária, gravando, nos dois turnos, cerca de 37 boletins com o próprio celular ou outros suportes, movidos pela vontade de informar e aprender telejornalismo na prática, com restrições de equipamentos, deslocamentos e produção. Essa rede permitiu que o TJ UFSC estivesse presente em diversas cidades, informando ao público diretamente do lugar em que a eleição estava ocorrendo. O êxito desta Cobertura em Rede Internacional, cujo resultado principal é provar que é possível implantar uma Rede de Telejornais Universitários, só foi possível graças ao contato diário com a rotina do TJ UFSC, experiência imprescindível para o planejamento e a execução da cobertura. Afinal, no TJ UFSC os estudantes passam por todas as etapas de produção de um telejornal, através da rotatividade das funções: na redação, reunião de pauta, definição das reportagens a serem produzidas, divisão de equipes, apuração, captação de imagens, entrevistas, estruturação e gravação de off, edição, script e transmissão ao vivo (via Facebook e YouTube), sob a coordenação dos editores-chefes, dois alunos escolhidos anualmente para comandar o telejornal. Um treinamento diário que refletiu na cobertura eleitoral em rede internacional, demonstrando que o aprendizado ao vivo qualifica e prepara o aluno para a atuação profissional. |
|
INTRODUÇÃO |
O público-alvo do TJ UFSC é formado em sua maioria por universitários, ou seja, um público mais jovem, numa faixa etária entre 16 e 30 anos. Nessa direção, o telejornal se propõe a estar atualizado com novas tecnologias disponíveis, buscando técnicas e formatos inovadores, construindo experiências mais eficazes. Experimentações que são resultado das pesquisas dos integrantes do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo, o GIPTele/UFSC/CNPq, que discute e estrutura modelos de produção e os testa no TJ UFSC. O telejornal é uma plataforma de testes dos experimentos de pesquisa, que resultam em conteúdo para o ensino e a produção de conhecimento científico. 䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 吀䨀 唀䘀匀䌀 昀漀爀愀洀 爀攀甀渀椀搀漀猀 攀洀 ㈀ 㠀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀 挀漀洀攀洀漀爀漀甀 漀猀 挀椀渀挀漀 愀渀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 氀愀渀愀搀漀 渀漀 䈀椀戀氀椀漀挀漀洀⼀䤀渀琀攀爀挀漀洀 ㈀ 㠀Ⰰ ᰀ吠䨀 唀䘀匀䌀㨀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀⰠ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 䌀爀氀椀搀愀 䔀洀攀爀椀洀⸀ 伀甀琀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀漀 吀䨀 唀䘀匀䌀 愀 搀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 吀栀椀愀最漀 䴀愀氀欀漀眀猀欀椀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 攀洀 ㈀ 㠀 渀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀匀䌀Ⰰ ᰀ倠爀琀椀挀愀 椀渀琀攀渀猀椀瘀愀 搀攀 愀漀 瘀椀瘀漀㨀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀漀瘀愀漀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀ⸠ 䄀氀最甀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀漀 吀䨀 唀䘀匀䌀 洀漀猀琀爀愀洀 焀甀攀猀琀攀猀 搀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀洀 愀爀琀椀最漀猀 攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䌀爀氀椀搀愀 䔀洀攀爀椀洀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 吀栀椀愀最漀 䴀愀氀欀漀眀猀欀椀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ吠䨀唀䘀匀䌀 攀 漀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 椀渀琀攀渀猀椀瘀愀 搀攀 愀漀 瘀椀瘀漀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀ†⠀㐀 먀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ ㈀ 㜀⤀ 攀 ᰀ吠攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 猀攀洀椀琀椀挀愀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀ᴀⰠ 搀攀 䔀洀攀爀椀洀 ⠀䤀渀㨀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ ㈀ 㐀⤀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀椀漀 搀攀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 最攀猀琀漀 攀 搀攀 瀀爀漀琀漀挀漀氀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀
O TJ UFSC absorve as inovações depois de testadas, desde que elas tenham viabilidade com a proposta estrutural do projeto. Em 2013, utilizou imagens aquáticas capturadas com GoPro, para mostrar uma aula de natação voltada para a recuperação de crianças com problemas motores; em 2015, empregou o celular em reportagens, aplicando o termo cunhado pela professora Cárlida Emerim, ao definir como “selfie reporter” este tipo de produção tendo essas narrativas elementos estéticos próprios; em 2017, a cobertura do Intercom Nacional, em Curitiba, foi produzida com imagens imersivas e em 360º, entre outras, todas registradas em artigos ou livros. Além disso, todo o processo de estabelecimento de uma rede internacional de correspondentes universitários, resultado principal desta cobertura em específico, é um estudo de planejamento, sistematização e produção de grandes coberturas em rede internacional, a serem publicados ao longo de 2019. 䄀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀漀瘀愀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 攀洀 爀攀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 挀漀渀挀攀渀琀爀漀甀 攀猀昀漀爀漀猀 渀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀甀爀愀漀 挀爀椀琀攀爀椀漀猀愀Ⰰ 漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀愀稀漀猀 攀 愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀ⴀ挀栀攀昀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀愀 攀瘀漀氀甀漀 渀愀琀甀爀愀氀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 渀漀 愀爀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀 攀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀甀爀愀渀琀攀 猀攀琀攀 愀渀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 攀 搀愀 䔀砀瀀漀挀漀洀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀砀椀琀漀猀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 椀洀瀀氀愀渀琀愀爀 甀洀愀 刀攀搀攀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 愀琀甀愀漀 搀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ 伀 吀䨀 唀䘀匀䌀 洀漀猀琀爀漀甀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀漀爀洀愀爀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 攀渀琀爀攀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀攀 䌀漀戀攀爀琀甀爀愀 攀洀 刀攀搀攀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀攀漀甀 渀愀猀 䔀氀攀椀攀猀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 洀愀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 攀猀琀攀渀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀椀爀椀愀 攀 焀甀攀 漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 猀攀樀愀洀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀愀 洀搀椀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 吀䨀 唀䘀匀䌀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀 椀渀漀瘀愀漀⸀ 䤀渀琀攀最爀愀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀 愀琀 搀漀 攀砀琀攀爀椀漀爀 攀洀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀洀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀氀攀椀攀猀 昀爀甀琀漀 搀攀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀⸀ 䄀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 䔀氀攀椀攀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 ㈀ 㠀 昀漀椀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀 挀漀洀 洀甀椀琀愀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀氀椀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀愀 唀䘀匀䌀 ⠀挀漀洀漀 愀 攀氀攀椀漀 瀀愀爀愀 愀 刀攀椀琀漀爀椀愀⤀Ⰰ 爀攀挀漀戀攀爀琀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 挀漀洀 漀猀 搀漀椀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 洀愀椀猀 瘀漀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀甀爀渀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 吀䨀 唀䘀匀䌀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 瀀攀氀愀 吀嘀 唀䘀匀䌀 攀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 琀攀猀琀攀 瀀愀爀愀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀 甀猀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 洀愀瀀攀漀甀ⴀ猀攀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀挀琀漀甀ⴀ猀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 漀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 吀䨀 唀䘀匀䌀Ⰰ 攀洀 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 戀漀氀攀琀椀渀猀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 氀漀挀愀椀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 洀愀渀琀攀瘀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀砀愀 渀漀 渀漀 吀爀椀戀甀渀愀氀 刀攀最椀漀渀愀氀 䔀氀攀椀琀漀爀愀氀 ⠀吀刀䔀⤀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 搀椀愀 搀攀 瘀漀琀愀漀⸀
O processo de produção começou semanas antes do primeiro turno, com a pré-produção. A equipe do TJ UFSC, foi dividida pelos editores-chefes para sistematizar quem e como iria produzir conteúdo a ser exibido pré-gravado ou ao vivo. Para organizar todos os voluntários participantes, a equipe do TJ UFSC repassou instruções através de um vídeo-modelo, contendo informações e sugestões do que fazer durante a gravação dos boletins, sendo que a maioria delas foi feita com o celular dos próprios participantes. Em contato prévio com todos foi definido o deadline de cada envio, a fim de organizar e atualizar o máximo possível. Entre estes parceiros estavam a UFRJ, USP, UFRRJ, FAG, Uniplac, FURB, IELUSC, ESPM, UFES, UFJF, UFSM, entre outras, e os países foram Estados Unidos, Portugal, Japão, Irlanda e Índia. Essas gravações chegavam de forma bruta durante todo o dia, enviadas através de um e-mail criado exclusivamente para esse propósito e, também via WhatsApp, em razão de que em muitas localidades a qualidade da internet prejudicava os envios dos arquivos. Recebido o material, era editado e publicado por uma equipe de oito (08) estudantes, com o uso do software de edição Adobe Premiere. Como haviam poucos computadores disponíveis, os alunos levaram seus próprios notebooks para dar agilidade ao processo. Depois da edição, cada boletim era agrupado por região do país/estado procedente, e na sequência disponibilizado na página do Facebook e no canal do Youtube do TJ UFSC. No primeiro turno, ao longo do dia foram postados cinco giros regionais, um estadual e um internacional, além dos boletins gravados pela equipe de Florianópolis, que incluíam informações essenciais para os eleitores, ocorrências, atualizações e a situação dos serviços da universidade. 一漀 猀攀最甀渀搀漀 琀甀爀渀漀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 瀀爀漀瀀猀 甀洀 漀甀琀爀漀 搀攀猀愀昀椀漀㨀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀漀猀 瘀漀琀漀猀Ⰰ 愀漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 䰀愀戀吀攀氀攀 搀愀 唀䘀匀䌀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀愀猀 漀甀琀爀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 愀猀 攀渀琀爀愀搀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀爀愀洀 攀砀椀戀椀搀愀猀 攀洀 戀漀氀攀琀椀渀猀 攀猀瀀漀爀搀椀挀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 洀漀渀琀愀搀漀猀 搀漀椀猀 挀攀渀爀椀漀猀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 甀洀 瀀愀爀愀 漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀 甀洀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 焀甀攀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 伀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀愀洀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 瀀攀爀昀椀猀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 攀 攀渀昀愀琀椀稀漀甀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 攀 攀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀愀氀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 攀砀椀戀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 吀刀䔀⸀ 一漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 攀渀最愀樀愀爀愀洀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 搀攀 㘀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀琀甀愀爀愀洀 挀漀洀 愀 挀愀瀀琀愀漀 攀 漀 攀渀瘀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀挀愀洀戀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀猀 搀漀 䰀愀戀吀攀氀攀 攀 䰀愀戀 刀搀椀漀Ⰰ 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀匀䌀 攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 ㌀㌀ 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|