ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00945</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Persona</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa da Rosa (Universidade Franciscana); Maria Cristina Tonetto (Universidade Franciscana); Fernanda Hollerbach Giacomini (Universidade Franciscana); Maria Luísa Viana Paim Rosar (Universidade Franciscana); João Pedro Ferreira Foletto (Universidade Franciscana)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme Persona é um curta metragem produzido por alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na disciplina de Cinema II da Universidade Franciscana (UFN), sob orientação da professora Maria Cristina Tonetto. O curta conta a história de Rita, uma jovem com transtorno dissociativo de identidade que possui interferência das suas personalidades nas mais simples de suas tarefas cotidianas. O objetivo do desenvolvimento deste produto foi desmistificar os estereotipo de frieza e/ou melancolia que é dado a filmes que tratam de questões psicológicas. Além disso, buscou-se integrar um discurso narrativo coerente e complementar entre visualidades, som e história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As pesquisas realizadas durante a construção do filme iniciaram antes mesmo da escrita do roteiro. Para estruturar a narrativa de maneira coerente, edificar os personagens e traços das personalidades de Rita, foi necessário muita leitura acerca de transtorno dissociativo de identidade, busca de casos de pessoas que possuem o transtorno, bem como leituras acerca de psicologia em geral. Para a direção de arte e fotografia do filme também foram empregadas muitas pesquisas, desde psicologia das cores, trazendo o excêntrismo das cores quentes indicado por Kandinsky na fotografia e cenário, até a composição da estética dos personagens. Além disso, houve muita pesquisa de referência como análise diacrônica. Para o som foi necessário pesquisas acerca de música e o engajamento com sensações, assim cada música da trilha foi composta com base em uma personalidade de Rita, ressaltando suas características por meio do motivo musical de cada trilha. Por fim, também foram necessárias pesquisas para uma melhor edição e finalização, onde buscou-se referencias e uma estruturação visual por meio de princípios que desenvolvessem uma melhor percepção da experiência cinematográfica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do produto se deu em três principais etapas, sendo elas: pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção houve a concepção do produto, desde criação de argumento, roteiro artístico, roteiro técnico, pesquisas em geral, reuniões da equipe, orientações com a professora, escolha de paleta de cores, escolha de locações, concepção artística, casting de atores, concepção de cenografia e figurino, criação de redes sociais relativas ao filme, etc. Na produção, além das filmagens e tudo que é contemplado por ela, foram realizadas a procura de patrocínios e apoios, a preparação de atores, a produção e busca de cenografia e figurino e a composição de trilha sonora. A pós-produção contempla a edição de vídeo e áudio, a finalização e lançamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>