INSCRIÇÃO: 00977
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Agex - Agência Experimental de Comunicação Integrada da Ulbra
 
AUTORES: Eduardo Presente Pereira (Universidade Luterana do Brasil); Eduarda Toledo Benkenstein (Universidade Luterana do Brasil); Rafaela Gobatto Hermes (Universidade Luterana do Brasil); Jean da Silva Monteiro (Universidade Luterana do Brasil); Thaís Souza Dias (Universidade Luterana do Brasil); Mariana Amaral da Rosa (Universidade Luterana do Brasil); Carolina Pontin Moraes (Universidade Luterana do Brasil); Fátima Giuliano (Universidade Luterana do Brasil)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A Agência Experimental de Comunicação Integrada (Agex), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), é um local de desenvolvimento e aprendizagem que realiza atividades técnicas e práticas na área da Publicidade. Seu objetivo é orientar e formar profissionais críticos, éticos, criativos e capazes de transmitir inovação e conhecimento através das mais diversas linguagens publicitárias. Este trabalho visa apresentar as peças, projetos, pesquisas e campanhas desenvolvidas entre 2018 e 2019 na Agex. A Agex apresenta-se como um espaço que integra objetivos práticos e teóricos, contribuindo para que a construção de conhecimento do discente seja mais efetiva. As atividades desenvolvidas na agência buscam auxiliar não só a formação profissional, mas também o crescimento pessoal do aluno. Em atuação desde 2010, a Agex proporciona aos discentes do curso de Publicidade e Propaganda uma experiência nas mais diversas áreas da atuação publicitária. São desenvolvidas campanhas e peças para diferentes clientes, dentre os mais de 82 cursos de graduação da Ulbra, departamentos da Universidade e entidades que transmitem os mesmos valores éticos, morais e sociais da agência. Todos os materiais são organizados de modo que o estagiário conheça e identifique o processo e o fluxo de trabalho de uma agência de publicidade, possibilitando a descoberta de novas áreas de interesse. A estrutura dessa agência experimental busca seguir os modelos mercadológicos, incentivando os alunos a desenvolverem estratégias criativas com olhar crítico para as demandas do mercado. Para atender seus clientes, todo o fluxo de trabalho é realizado no período vespertino, com a orientação da coordenadora da agência e de dois professores. O propósito central desse texto é divulgar os principais trabalhos publicitários e ações de maior relevância desenvolvidas pela Agex ao longo de 2018 e nos três primeiros meses de 2019. O objetivo geral da atuação da agência é proporcionar ao alunos a vivência prática do cotidiano da profissão escolhida, permitindo que estes reconheçam as áreas em que se identificam e que gostariam de desenvolver suas habilidades. Este objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) executar ações que contribuam para o desenvolvimento social e profissional do discente; ii) proporcionar ao aluno o cotidiano de uma agência de comunicação; iii) estimular a responsabilidade ética; iv) incentivar a criação de trabalhos e o desenvolvimento das capacidades individuais de cada discente.
 
INTRODUÇÃO
A vivência prática é fundamental para o crescimento profissional do acadêmico, pois ele desenvolve suas habilidades enquanto aprende novos métodos e possibilidades em relação à profissão escolhida. Dessa forma, a Agex se transforma em um laboratório educacional que permite aos discentes do curso de Publicidade e Propaganda conhecer a realidade prática da profissão. A agência se preocupa em formar seus estagiários de modo que eles saiam para o mercado de trabalho conhecendo as dificuldades e as carências da área, para que possam ter uma postura diferenciada. Na agência, todos os estagiários trabalham em conjunto para que unam suas habilidades e talentos a fim de cumprir plenamente o desenvolvimento das ações solicitadas. É dado aos alunos certa liberdade para que sozinhos sejam capazes de desenvolver soluções para os problemas de comunicação do anunciante. Dessa forma, eles são instigados a pensarem em soluções sem que, futuramente, se sintam dependentes de uma gerência para isso. Para tirá-los da zona de conforto da universidade, a agência também desenvolve algumas campanhas para projetos externos. Dessa forma, a Agex busca contribuir de diferentes modos para a formação do acadêmico, apresentando conceitos básicos da profissão, contribuindo para o início de um portfólio, proporcionando o trabalho em equipe, além de oferecer e apresentar a sociedade os talentos que são encontrados dentro da agência. A Agex existe desde 2010 e funciona diariamente das 13h às 19h como laboratório educacional para o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Luterana do Brasil. A escolha do período vespertino se dá pelo fato de todos os discentes serem estagiários, podendo cumprir somente 6h de trabalho diário, e também em razão das aulas do curso serem no período noturno. A coordenação da Agência Experimental está a cargo da professora Fátima Giuliano, que também supervisiona as funções de atendimento, planejamento e redação. Outros dois gestores de projetos realizam a supervisão dos trabalhos: Saimon Bernardes, responsável pela direção de arte e Fernando Pires, responsável pela área de produção fotográfica. A seleção de novos alunos ocorre quando um dos discentes conclui seu período de estágio e, então, um novo processo seletivo é divulgado nas redes sociais do curso e da própria agência. Os alunos que se candidatam à vaga são convidados a comparecer na Agex e realizar a produção de um material, a partir de um briefing criado pelos profissionais da agência. Os alunos que mais se destacam na elaboração desse material, são selecionados para compor o time Agex. O local atende a demanda dos cursos de graduação, dos setores administrativos da Universidade e de possíveis projetos externos. Os trabalhos são realizados pelos alunos e variam entre projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, feiras, eventos e encontros, entre outros. Para solicitar o trabalho da Agex, é necessário entrar em contato com a coordenadora da agência e encaminhar as informações sobre o tipo de material a ser realizado. Em seguida, um briefing é montado e repassado para os estagiários. Quando se trata de jobs que exigem um planejamento específico por serem campanhas ou grandes eventos, contam com o auxílio de professores e alunos de fotografia também. Para a realização dos materiais, possuem a seu dispor estúdios de áudio, vídeo e fotografia. Os discentes são responsáveis pelas campanhas que estão desenvolvendo, exigindo deles responsabilidade, ética, criatividade e dinamismo. Ao fim de cada job, os estagiários encaminham os trabalhos para a coordenadora da agência, que revisa e os envia para os solicitantes. Mensalmente é realizado um relatório com os materiais produzidos ao longo daquele período que, no fim do ano, auxiliam na criação do relatório de atividades anuais da Agex, que é apresentado para a coordenação do curso, reitoria da Universidade, direção do campus e para a assessoria de comunicação da Ulbra.
 
OBJETIVO
A agência experimental realiza o desenvolvimento de identidades visuais, peças de divulgação como cartazes, banners, folders, email marketing, peças digitais, outdoor, flyer, faixa de goleira e demais materiais solicitados pelo cliente. Para a divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da Agex, a agência conta com um portfólio localizado no endereço਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀挀猀愀最攀砀⸀眀椀砀猀椀琀攀⸀挀漀洀⼀愀最攀砀漀渀氀椀渀攀⼀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 伀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀爀攀猀 攀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最猀 愀琀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 猀漀氀椀挀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀渀搀攀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 椀渀椀挀椀愀氀 攀 猀漀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䄀瀀猀Ⰰ  挀爀椀愀搀漀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀⸀ 䄀 䄀最攀砀 渀漀 爀攀愀氀椀稀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 攀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 昀椀渀愀氀 搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀 渀愀 搀攀挀椀猀漀 搀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 猀甀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀⸀ 䴀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 琀愀洀戀洀 猀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 渀愀 䄀最攀砀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀爀椀愀搀漀猀 攀 攀搀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 ㈀ ㄀㠀 攀 漀猀 搀漀椀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 ㈀ ㄀㤀 愀 愀最渀挀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀渀搀漀 渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀  IDENTIDADE VISUAL: as identidades visuais elaboradas pela Agex partem de uma pesquisa de cores, formas e fontes para criar um conjunto gráfico que traduza o conceito por trás da marca, curso ou projeto que está sendo desenvolvido. A partir do briefing construído com o cliente, nossa equipe desenvolve estratégias e lapida as ideias que foram apresentadas. ਀䔀䴀䄀䤀䰀 䴀䄀刀䬀䔀吀䤀一䜀㨀 愀 䄀最攀砀 愀琀攀渀搀攀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 搀愀 唀氀戀爀愀 攀 搀攀 愀氀最甀渀猀 猀攀琀漀爀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最  甀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 洀愀椀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀愀搀漀猀 渀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 一漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀氀最甀洀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀ⴀ氀漀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀渀愀氀椀猀愀 愀猀 漀瀀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 愀搀愀瀀琀攀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀攀洀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀  CARTAZES: a elaboração de cartazes exige criatividade e soluções fora do padrão convencional, porque são produtos que estarão expostos para o público geral e precisam chamar a atenção de pessoas que nem sempre estão interessadas naquilo que está sendo anunciado. Eles são desenvolvidos de forma que consigam se destacar entre os demais. ਀嘀촀䐀䔀伀匀 倀唀䈀䰀䤀䌀䤀吀섀刀䤀伀匀㨀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀爀椀愀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀洀 琀攀砀琀漀 攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀 攀琀愀瀀愀 昀椀渀愀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⤀ 攀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ  攀渀瘀椀愀搀漀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀ⴀ愀瀀爀漀瘀愀漀Ⰰ 挀愀猀漀 猀攀樀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 猀漀 昀攀椀琀漀猀 愀氀最甀渀猀 愀樀甀猀琀攀猀⸀  SPOTIFY: Em 2019, a Agex decidiu investir em outro produto para o streaming: playlists colaborativas. Toda a segunda-feira é lançado, nas redes sociais da agência, o link de uma playlist criado pelos estagiários. A cada semana, é um tema musical diferente e os alunos são desafiados a adicionarem músicas que se encaixem nele. ਀䌀䄀䴀倀䄀一䠀䄀匀㨀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀渀琀爀愀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 愀最渀挀椀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀 焀甀愀氀 琀椀瀀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 琀爀愀琀愀 ⠀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 漀甀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀⤀⸀ 䔀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 猀漀氀椀挀椀琀愀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀渀猀琀爀椀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀愀爀愀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 焀甀愀氀 猀攀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 挀漀洀攀愀洀 愀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 氀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 猀攀 愀搀攀焀甀攀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀⸀ 䄀 䄀最攀砀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 攀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 䔀砀瀀漀唀氀戀爀愀Ⰰ 䴀愀爀挀愀猀 攀 䰀搀攀爀攀猀 攀 䘀愀猀栀椀漀渀 䈀氀愀挀欀⸀  䄀 愀最渀挀椀愀 愀琀攀渀搀攀Ⰰ 挀漀洀 砀椀琀漀Ⰰ 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 渀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀漀 愀氀甀渀漀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 猀攀 攀洀瀀攀渀栀愀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 渀愀 攀砀琀攀渀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀