INSCRIÇÃO: 00986
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Marcas da Memória
 
AUTORES: Bruna Spaki (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anuschka Reichmann Lemos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Viver com cicatrizes e marcas na pele é uma situação que pode ser vista, muitas vezes, como incômoda. Mesmo sendo algo que dá a característica da pessoa e é único no mundo, pode ser visto como algo estranho e que não é aceito. O projeto surgiu com o objetivo de mostrar a beleza e confrontar os padrões estéticos, pensando no processo de aceitação.਀䌀漀洀 椀猀猀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ  瘀漀氀琀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀氀最漀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀漀猀琀甀洀愀 猀攀爀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 挀漀洀 愀琀攀渀漀㨀 愀 瀀攀氀攀⸀ 䔀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀爀 瘀愀氀漀爀 愀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀攀 挀愀搀愀 挀椀挀愀琀爀椀稀Ⰰ 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀爀 琀爀猀 攀 渀愀 洀攀洀爀椀愀 最爀愀瘀愀搀愀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 刀攀最椀猀琀爀愀爀 攀猀猀愀猀 挀椀挀愀琀爀椀稀攀猀Ⰰ 洀愀爀挀愀猀 攀 洀愀渀挀栀愀猀  挀漀洀漀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 甀洀 瀀攀搀愀挀椀渀栀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 猀漀 搀攀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 戀漀愀猀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 渀攀洀 琀愀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀⸀ O projeto foi desenvolvido em um ensaio fotográfico que visa explorar as características, marcas e histórias relacionadas à pele. As fotos foram produzidas com muita proximidade da pele, para realmente trazer esses detalhes para perto dos olhos de quem está vendo. Mostrar a beleza e trazer uma reflexão sobre o motivo de cada marca, de cada foto e de cada detalhe.
 
INTRODUÇÃO
Já existem movimentos ativos nas redes sociais que trazem a pele como um elemento de discussão política. Por exemplo o #getyourskinout criado há 4 anos com o objetivo de incentivar pessoas com psoríase a mostrarem e não terem vergonha de sua pele. Atualmente, a hashtag é mais ativa no Instagram e é utilizada para que pessoas compartilhem suas fotos mostrando os mais diversos tipos de marcas e manchas de pele. ਀䌀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 琀愀洀戀洀 琀椀瘀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 倀䨀 䐀攀嘀椀琀漀 焀甀攀 昀攀稀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 挀漀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀漀 爀漀猀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 猀愀爀搀愀猀Ⰰ 瘀椀琀椀氀椀最漀 攀 洀愀渀挀栀愀猀 搀攀 渀愀猀挀攀渀愀 攀 氀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 甀洀愀 昀爀愀猀攀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀椀琀愀 瀀攀氀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 漀甀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 瀀攀氀攀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀爀愀 搀漀 瀀愀搀爀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 漀 猀欀椀渀 瀀漀猀椀琀椀瘀椀琀礀Ⰰ 漀甀琀爀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀⸀  Além disso, a jornalista Sofia Calabria também produziu um material fotográfico com foco nas cicatrizes em seu projeto “Cicatriz – Memória Marcada na Pele” com o objetivo de registrar e contar as histórias das cicatrizes de cada pessoa fotografada. Nesse caso, as fotografias foram feitas de diversas partes do corpo e foram publicadas no site do projeto em conjunto com textos de relatos sobre a história de cada cicatriz ou de memórias relacionadas a ela.਀伀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 琀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀 渀漀 昀漀挀愀洀 渀漀猀 洀攀猀洀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀洀戀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 瀀攀氀愀 愀挀攀椀琀愀漀 攀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀猀 洀愀爀挀愀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 
 
OBJETIVO
O produto se trata de um ensaio fotográfico produzido para a disciplina de Fotografia do terceiro período do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A proposta inicial era produzir um ensaio fotográfico composto por doze fotografias finais com um único tema. Em um primeiro momento a ideia era fazer sobre peles e contrastes, mas durante os primeiros testes de imagem houve uma mudança de planos, pois os detalhes de cada pele se tornaram muito especiais em cada foto. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀攀爀 昀攀椀琀漀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀猀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 爀攀琀漀洀愀搀漀猀 攀 挀漀洀攀漀甀 愀 昀愀猀攀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 愀氀最甀洀愀 洀愀爀挀愀 漀甀 挀椀挀愀琀爀椀稀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最愀爀愀洀 漀猀 瀀攀搀椀搀漀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 愀琀 猀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀愀洀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀猀⸀ 䌀漀洀漀  愀氀最漀 洀甀椀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瘀愀爀椀愀 洀甀椀琀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀洀 爀攀氀愀漀  洀愀爀挀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀⸀ O ensaio é composto por 12 fotos de cicatrizes, marcas ou manchas na pele de 10 pessoas,juntamente a uma breve descrição da imagem com a idade da pessoa fotografada e a origem das marcas. As fotos foram feitas primeiramente com luz natural, fiz alguns testes com luz artificial, mas a primeira me agradou mais pela suavidade e pela delicadeza que deu às fotos. Todas foram tiradas com muita proximidade da pele, mas sem a intenção de chocar e sim buscando acentuar a beleza em cada uma delas. ਀䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㌀椀 挀漀洀 氀攀渀琀攀 ㄀㠀ⴀ㄀㌀㔀洀洀Ⰰ 愀洀戀愀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 唀吀䘀倀刀⸀ 倀愀爀愀 攀搀椀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀椀砀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀 猀攀洀 洀甀椀琀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 攀猀挀愀氀愀 搀攀 挀椀渀稀愀⸀ 倀攀氀漀 昀愀琀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 猀攀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀爀愀稀 甀洀 琀漀洀 洀愀椀猀 渀漀猀琀氀最椀挀漀 攀 愀 瀀攀氀攀 愀瀀愀爀攀渀琀愀 琀攀爀 洀愀椀猀 猀甀愀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 猀 洀愀爀挀愀猀⸀  Para a apresentação do trabalho da disciplina foram impressas as fotos em papel fotográfico 20X30cm. Com as fotos impressas ficaram ainda mais perceptíveis as texturas de cada pele em cada imagem, destacando bem as diferenças e os detalhes, com um tom delicado e de beleza. A diversidade é muito grande e abre um amplo espaço para ainda ser trabalhado. Há uma enorme quantidade de peles para serem fotografadas com uma beleza única, com uma marca e história pessoal a serem compartilhadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀