INSCRIÇÃO: 00996
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Projeto videográfico Expresso TV
 
AUTORES: Geziel Thomas de Jesus (Universidade Estadual do Centro Oeste); Ariane Pereira (Unicentro); Ana Giannini (Unicentro); Priscila Pollon (Unicentro); Laura Rodrigues (Unicentro)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Condensar em poucos segundos a essência de um produto audiovisual e, assim, captar a atenção do espectador. Essa é a função das vinhetas, aqui entendidas como unidades videográficas que marcam o início de um determinado programa – seja ele jornalístico ou de entretenimento – ou quadro de um programa, além de avisar ao telespectador o começo e o fim do fade voltado ao conteúdo ou à publicidade. Este aspecto introdutório e de encerramento assemelha-se, por analogia, ao abrir e fechar de cortinas no teatro. Ou seja, é uma marca, um símbolo, um rito incorporado pelos e aos produtos televisivos e também aos modos de se assistir televisão, enunciando implicitamente que, a partir daquele momento, todos os sentidos devem se voltar para o produto audiovisual. Para isso, as vinhetas – como todo produto televisivo – trabalha com narrativas simultâneas e sobrepostas compostas por informações visuais e sonoras.਀一漀 挀愀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 琀洀 氀甀最愀爀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 渀攀渀栀甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀  挀漀氀漀挀愀搀漀 渀漀 愀爀 猀攀洀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 椀渀搀椀猀猀漀挀椀瘀攀氀 猀攀甀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀  甀洀 最渀攀爀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 甀渀椀搀愀搀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 攀氀攀  甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 ⠀瀀漀爀琀愀渀琀漀 愀氀最漀 切渀椀挀漀⤀ 洀愀猀 焀甀攀 猀 攀砀椀猀琀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 猀漀洀愀琀爀椀漀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀漀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 甀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 ጀ†漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀ⴀ氀漀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 ጀ†琀愀洀戀洀  瀀愀爀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 猀攀甀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀愀瀀愀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 攀 焀甀愀搀爀漀猀 昀椀砀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀洀 猀甀愀 攀砀椀戀椀漀 琀愀洀戀洀 洀愀爀挀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ  甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 挀攀渀愀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ O projeto videográfico de um telejornal, desse modo, é concebido como um só que, também por analogia, pode ser comparado a um quebra-cabeça montado, em que não se percebe a divisão entre as peças. Porém, para que esse todo único pudesse ser percebido como tal – um todo único – é preciso conectar várias peças, sendo que essas sozinhas não se constituem como enunciado e, portanto, são carentes de significado e significação. É a união das peças, então, que possibilitará a emissão de uma determinada mensagem. No projeto videográfico de um telejornal o raciocínio é o mesmo. Ele só existe quando são somadas suas partes, ou peças: vinheta de abertura, de passagem e início de bloco, mapa tempo, vinhetas de abertura de quadro, entre outras.਀
 
INTRODUÇÃO
Dessa forma, os alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da Unicentro, na disciplina de Telejornal-Laboratório, ministrada pela professora Ariane Pereira, antes de iniciarem as produções das edições dos telejornais-laboratório, necessariamente, devem elaborar os projetos editorial e videográfico do produto que colocarão no ar. No ano letivo de 2018, a turma definiu que o telejornal-laboratório daquele ano, seguindo um padrão adotado pelos alunos em outras produções laboratoriais, seria chamado “Expresso” com o acréscimo do termo “TV” para diferenciá-lo dos demais produtos, como jornal e radiojornal.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀吀嘀ᴀⰠ 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀漀挀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀爀椀愀 猀攀椀猀 攀搀椀攀猀㨀 甀洀愀 搀攀 椀渀挀椀漀 搀攀 渀漀椀琀攀Ⰰ 甀洀愀 搀攀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀氀洀漀漀Ⰰ 甀洀愀 洀愀琀甀琀椀渀愀Ⰰ 甀洀愀 搀攀 昀椀洀 搀攀 渀漀椀琀攀Ⰰ 甀洀愀 爀甀爀愀氀 攀 甀洀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 ጀ†樀 焀甀攀 愀猀 昀愀椀砀愀猀 搀攀 攀砀椀戀椀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀愀猀㬀 戀攀洀 挀漀洀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀漀琀椀渀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 攀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 昀愀稀攀爀⸀ 䌀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀愀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 切渀椀挀漀 ጀ†漀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀吀嘀ᴀ†ⴀ 渀漀 猀攀甀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 猀攀椀猀 攀搀椀攀猀⸀ 唀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀愀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀搀攀漀最爀昀椀挀漀 挀漀攀猀漀⸀
 
OBJETIVO
O projeto videográfico do “ExpressoTV”, desde sua concepção, passando pelo desenvolvimento até a finalização, ficou a cargo de quatro dos 14 estudantes matriculados na disciplina de Telejornal-Laboratório no ano letivo de 2018: Ana Giannini, Geziel Thomas, Laura Rodrigues e Priscila Pollon. Juntos, desenvolveram as elementos videográficos que possibilitam, então, essa unidade do telejornal.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 切渀椀挀漀㨀 瘀椀渀栀攀琀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀吀嘀ᴀ†洀愀琀甀琀椀渀漀 攀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀氀洀漀漀 ⬀ 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀吀嘀ᴀ†椀渀挀椀漀 攀 昀椀洀 搀攀 渀漀椀琀攀 ⠀琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 攀砀椀戀椀漀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 瀀爀椀漀爀椀琀爀椀愀猀 瀀攀搀攀洀 甀洀愀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 猀漀渀漀爀椀搀愀搀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀㬀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀ᴀ㬠 攀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀 䔀猀瀀漀爀琀攀ᴀ⸠ 䄀氀洀 搀愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 搀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 ᰀ丠愀 瀀漀渀琀愀 搀漀 氀瀀椀猀ᴀ†⠀栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀氀洀漀漀⤀㬀 ᰀ䄠瀀攀爀琀愀 漀 瀀氀愀礀ᴀ†⠀栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀氀洀漀漀⤀㬀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀吀攀挀栀ᴀ†⠀昀椀洀 搀攀 渀漀椀琀攀⤀㬀 ᰀ䔠砀瀀爀攀猀猀漀ᴀ†⠀昀椀洀 搀攀 渀漀椀琀攀⤀㬀 ᰀ䌠栀攀爀漀 䈀漀ᴀ†⠀爀甀爀愀氀⤀㬀 ᰀ倠愀瀀漀 戀漀洀ᴀ†⠀爀甀爀愀氀⤀㬀 攀 ᰀ선氀戀甀洀 搀攀 昀椀最甀爀椀渀栀愀猀ᴀ†⠀攀猀瀀漀爀琀攀⤀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀