ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01001</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Casulo UNOESC. A metamorfose da propaganda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mirelle Bellani Laurentino (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angélica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como forma de inserir o acadêmico na realidade do mercado publicitário, o curso de Comunicação Social  Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unoesc oportuniza a prática na Agência Experimental para seus acadêmicos em consonância com o projeto político pedagógico do curso. Além de clientes internos da própria instituição são atendidos clientes externos, especificadamente organizações sem fins lucrativos. A proposta é trabalhar empiricamente com o desenvolvimento de campanhas de comunicação em geral, com o objetivo de estimular (através das técnicas publicitárias e da criação e implementação de meios alternativos) o aquecimento da economia da região de Joaçaba. Acredita-se que a todo semestre os objetivos são atingidos, em especial os trabalhos realizados em 2018 que foram aprovados pelos clientes e estão em fase veiculação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diversos fatores compreendem a totalidade de uma agência de comunicação e são inúmeros os procedimentos até chegar à parte final e aprovação da campanha. Não são tão simples os passos para criar uma boa campanha de propaganda. Não basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática, é necessário conhecer o desejo do cliente, e o que ele pretende com a campanha. O cliente tem que ser ouvido, estudado, caso contrário poderá não aprovar a campanha. Segundo Sant'anna (1998, p.99): Para conseguirmos mobilizar, persuadir e orientar um público determinado é preciso estabelecer em primeiro lugar a forma de como iremos orientar a operação. É necessário ter consciência de como iremos trabalhar, de que meios iremos utilizar e quais as reações das pessoas que irão receber as mensagens. Para Martins (2013), "se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena". E é o que a Agência Experimental procura despertar nos acadêmicos: a vontade de seguir essa profissão, seguir o caminho que escolheu. A agência conta com uma estrutura que simula à de uma agência publicitária. Tais estruturas seguem divididas em: Atendimento, Planejamento, Mídia. Criação (direção de arte e redação) e Produção. Para iniciar uma campanha publicitária a agência precisa conhecer o seu cliente e o que ele pretende com a campanha, por isso o Atendimento é o primeiro setor que entra em ação. Os acadêmicos responsáveis marcam contato com o cliente para a elaboração do briefing. Do conceito de Corrêa (2008, p.123) "Briefing é o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas". O atendimento tem a função de coletar o maior número de informações possíveis para o bom andamento das outras etapas. Com o briefing pronto o próximo passo é o planejamento de comunicação, que tem muitas características do briefing. Grande parte das informações que estão no briefing são utilizadas pelo setor de Planejamento. A realização do planejamento requer muita atenção e estudo do perfil do cliente, principalmente sobre a imagem que o cliente pretende passar ao seu público-alvo. A análise, síntese e interpretação de dados reunidos pela pesquisa são componentes essenciais das responsabilidades do planejador. O briefing e planejamento, construídos, completos, com base na pesquisa têm mais chances de atingir os resultados esperados, pois oportunizem que as metas sejam estabelecidas com mais clareza. Concluído o planejamento, inicia-se a criação das peças, Esse setor trabalha em parceria com os responsáveis pelo setor de Mídia. A mídia analisa criteriosamente como a campanha vai veicular. Planeja e decide sobre quais meios são mais eficientes, quais devem ser usados, analisa os custos e o tempo necessário à veiculação. A Criação juntamente com a Produção e a Mídia finalizam a campanha. A Criação analisa o que o cliente deseja, o conceito e todo o material de que o cliente já dispõe. As campanhas desenvolvidas são o resultado da articulação de todos esses setores. No processo de criação, cada acadêmico assumiu responsabilidades individuais e com o grupo, aprovação, objetivando a aprovação e satisfação dos clientes com as peças criadas. Na produção publicitária é momento da execução do projeto, é a prática efetiva. Tudo que foi analisado e planejado concretiza-se em peças nas telas dos computadores, das TVs, nos rádios, no papel. Peças prontas, o setor de Planejamento organiza uma apresentação para mostrar ao cliente a campanha desenvolvida pela agência. Nesse momento o cliente pode aprovar ou sugerir mudanças. Após a campanha ser aprovada, as peças gráficas são enviadas à impressão e as eletrônicas e de web finalizadas. Tudo deve seguir o cronograma de mídia, portanto os prazos estipulados sempre são cumpridos para eficácia da campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inspirados nos conceitos e propósitos de cada cliente, após demanda do mesmo, os acadêmicos em seus grupos elaboraram o briefing e o mesmo foi repassado do atendimento para as demais áreas, iniciando pelo Planejamento. Assim, toda concepção de mercado, objetivos, orçamentos e identidade visual dos projetos foram desenvolvidos pelos grupos da Agência Experimental. Desde criação/reelaboração de logotipo, a campanha com vídeos, várias peças de divulgação e em diversos meios, tudo foi elaborado pelos acadêmicos, seguindo a linha proposta pelo cliente. A Vale Samba teve sua campanha objetivada em reposicionar a escola de samba perante seu público, trazendo de volta a emoção e o orgulho de ser membro da Escola de Samba. A campanha teve também o intuito de comemorar os 40 anos da escola sendo criado para este um selo que iria em todas as peças, juntamente com os anúncios de que a Vale estaria voltando para a avenida e convidando o público para participar do desfile. A campanha da APAE de Capinzal foi desenvolvida para a comunidade no geral e seu objetivo é divulgar o trabalho da associação e suas necessidades para toda comunidade próxima a fim de arrecadar doações que ajudem a melhorar o atendimento aos especiais e também promover o entendimento entre a comunidade de todos os serviços prestados pela entidade. A campanha para a ONG Herdeiros do Futuro teve como público-alvo empresários da região de Curitibanos  SC entre 25 e 50 anos, com o intuito de apresentar os projetos criados pela organização e conseguir apadrinhar os alunos da ONG para que recebessem apoio financeiro ou fossem empregados nas empresas. A proposta da campanha da Associação Amigos Protetores dos Animais de Piratuba (APAP) foi apresentar a associação para Piratuba e região e incentivar a adoção dos animais resgatados mostrando como o amor pode transformar a vida dos pets. A ONG FAUNAMIGA por sua vez pretendia abordar a importância das pessoas ajudarem a ONG, são 10 anos que ela atua nas localidades ajudando a  reescrever as histórias dos animais encontrados na rua ou que são maltratados, o público-alvo são moradores de Capinzal, Ouro, Zortéa e Lacerdópolis com faixa etária entre 18 e 70 anos de todas as classes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>