ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01006</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A volta ao mundo em 80 dias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Francisca Gomes (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Juliano Henrique Bodao (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Bruna do Nascimento Indalêncio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Visando promover no mercado brasileiro e, sobretudo, garantir a aplicabilidade dos direitos autorais para quem detém o domínio intelectual de obras publicadas, foi criada em 19 de Fevereiro de 1998 um conjunto de normativas que deram origem a Lei de Direitos Autorais. A mesma garante aos autores o direito de publicação de suas obras durante toda sua vida, entendendo-se, após sua morte, o direito por mais 70 anos para seus herdeiros. Assim que finalizado esse prazo, as obras passam a ser consideradas herança cultura e entram em domínio público, ou seja, essas podem ser reproduzidas, reeditadas, publicadas e comercializadas por qualquer pessoa. O Ministério da Cultura mantém o site http://www.dominiopublico.gov.br e disponibiliza para download um série de obras que estão em domínio público de inúmeros autores, dentre essas estão obras de artistas como Machado de Assis. O trabalho desenvolvido para a disciplina de Editoração Gráfica, do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), teve como objetivo a reedição de uma obra impressa cujo conteúdo é de domínio público e que já foi publicada anteriormente, aliando a reedição com ações de lançamento do novo material gráfico. Essa obra deveria ser produzida para ser "publicada" pela editora criada um trabalho anterior da disciplina. A editora Apollo, desenvolvida pelos integrantes anteriormente, foi criada buscando trabalhar com livros de ficção e aventura, trazendo os clássicos dos gêneros sob uma identidade visual moderna, mesclando o tradicional e icônico de forma original e atual, valorizando-os e trabalhando-os de forma que desperte no público mais jovem o interesse por tais leituras e que os mesmo consigam vivenciar as mais diferentes experiências no mundo literário. Apollo se posiciona como uma editora diferente e revolucionária no ramo em que atua. Não é apenas trazer uma nova roupagem para as edições, mas trazer uma experiência completa para cada temática de livro proposto. A partir disso, a obra escolhida para ser reeditada foi "A Volta ao Mundo em 80 Dias", um romance de aventura, lançada em 1873, escrita por Júlio Verne. O livro retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de dar a volta no mundo em 80 dias. O romance é considerado uma das maiores obras do escritor e possibilitou diferentes adaptações tanto no cinema quanto no teatro. O produto promovido é um livro comercial, com 23 cm de altura por 16 cm de largura, parte de uma coleção de obras do Júlio Verne.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Ainda hoje as editoras trabalham com os meios convencionais de divulgação de seus livros e os layouts propostos estão, na maioria das vezes, na mesma "zona" de conforto" de estética visual. A partir disso, entendendo o posicionamento da editora Apollo, buscamos compreender como "A volta ao Mundo em 80 dias" poderia trazer através do seu redesign uma proposta inovadora de experiência de consumo. A editoração no ramo literário varia muito ao redor do mundo, um exemplo disso é o momento adequado para a escolha de cada material das capas dos livros. Nos Estados Unidos, os livros considerados "mais importantes" e de maiores relevâncias são encadernados, na maioria das vezes, em capa dura em suas primeiras edições. É somente a partir do sexto ao décimo segundo mês de lançamento que edições no formato brochura chegam ao mercado e, em suma, o design das capas são mais sutis e conceituais. Em contrapartida, no Brasil as capas são em grande maioria fabricadas em brochura, com design mais objetivo e de fácil interpretação para os leitores. Entretanto, ainda que deixe o livro com o valor mais acessível, esse modelo de capa de papelão/cartolina pode acabar trazendo alguns transtornos para o leitor, caso o mesmo amasse, rasgue ou até mesmo molhe, por exemplo. Outro fator que precisou ser compreendido para a execução do novo modelo do livro, foi entender a importância da paginação adequada. Aspectos como fonte ideal para o livro, tamanho, distanciamento das entrelinhas, são cruciais para que o leitor tenha uma boa experiência de leitura e consiga vivenciar o melhor que a história pode lhe proporcionar. São características que irão contribuir para que a imagem formada do livro seja profissional, consistente e visualmente satisfatória. Ainda, foi necessário entender como o público da Apollo, de 18 a 35 anos, se comportava. Isso porque, embora essa onda de tecnologia venha ficando cada vez mais forte e novas plataformas e recursos de leitura online surjam diariamente, como opções de e-books, clubes e aplicativos de leituras, por exemplo, ainda é grande o número de pessoas que preferem o livro físico. E esse público vem se transformando constantemente, adotando características como: serem altamente conectados, informados, valorizam a opinião de consumidores terceiros (a famosa indicação), são ansiosos e buscam uma empresa que adote uma comunicação "amiga" e não que esteja apenas vendendo o produto, mas sim uma experiência satisfatória, um estilo de vida. Essa faixa etária busca produtos inovadores e extremamente visuais, por isso valorizam muito a estética, além de terem dificuldade em uma leitura mais densa e, consequentemente, deixarem de ler determinadas obras por conta disto. Sobretudo, por serem extremamente visuais, esses novos leitores querem ter em mãos algo "publicável", algo que sintam desejo e orgulho de terem, um livro que seja além de apenas um livro, mas que seja também memorável, que ajude a construir histórias, que esteja e marque momentos em sua vida. Por fim, analisando o mercado editorial atual, não foi possível identificar nenhum concorrente direto que trabalhe com clássicos da literatura brasileira aliando à edições modernas e inovadoras. Entretanto, editoras como Zahar, Companhia das Letras, LeYa e Editora Arqueiro podem ser consideradas concorrentes indiretos, pois adotam um posicionamento de publicação voltada para os clássicos literários, bem como a Apollo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Tomando como base as pesquisas realizadas, chegamos a conclusão que o nicho de redesign de luxo não é tão explorado no Brasil, por isso seria um mercado com grande potencial a ser explorado. A partir disso, propusemos a reedição de  A volta ao mundo em 80 dias em uma edição limitada e de luxo, focada no target de 18 a 35 anos com perfil colecionador. A proposta é que por meio de obras exclusivas e colecionáveis, o leitor se sinta estimulado a ler. O modelo desenvolvido possui o formato de 23 cm x 16 cm e, como um dos principais diferenciais da edição, capa dura. Isso porque, por ser um item colecionável a principal preocupação é quanto a durabilidade e resistência do mesmo ao longo dos anos, além de transmitir, é claro, a sensação de um item luxuoso e exclusivo. Por tratar-se de um livro de aventura e algumas cenas da história serem ambientadas em locais marítimos, a capa traz a ilustração de um mar com ondas turbulentas, em uma estética moderna em tons de azul pastel aliado a cor creme, com traços leves e elementos gráficos mais orgânicos, procurando harmonizar de forma coesa movimento e leveza no layout, sem deixar de retratar o princípio explorador da história. Para o miolo do livro, optamos por utilizar a coloração creme nas páginas, afim de promover uma leitura fácil, além de possibilitar que as ilustrações presentes no livro tenham destaque. Para a número dos capítulos foi utilizada a fonte Times New Roman (17pt), já nos títulos de cada capítulo optamos por Monotype Corsiva (13pt) e para o corpo de texto a fonte Minion Pro Regular (12pt). Os modelos de tipografia, principalmente para o corpo do texto, foram escolhidos para que os leitores não tenham dificuldade e possam ter fluidez e continuidade durante a leitura. Sobretudo, o tamanho utilizado contribui para seja feito um melhor aproveitamento das páginas, evitando que o livro fique muito extenso e a leitura cansativa, por consequência. Buscando fazer com que o leitor interaja com a história, na última página a obra literária conta com um mapa mundi, com todos os locais por onde o protagonista passa durante o desenrolar da história, proporcionando uma leitura mais dinâmica e estimulante. Ainda, além do diferencial para a capa, elaboramos também um box colecionável para que os leitores possam adquirir as demais obras de Júlio Verne, além da  A volta ao mundo em 80 dias, como  Vinte mil léguas submarinas , por exemplo. O box é ilustrado com a figura de Júlio Verne e, bem como as demais obras literárias, conta com o mesmo design moderno e capa dura proposta em  A volta ao mundo em 80 dias . Além disso, conta com o marcador de página, personalizado de acordo com a história, que facilitará a leitura e poderá ser um item colecionável também. Partindo para as ações de divulgação do lançamento do livro, a Apollo propõe soluções diferenciadas de comunicação. A primeira ação é espalhar pela cidade cartazes com imagens ilustrativas do livro, anunciando o lançamento da nova edição, procurando instigar a curiosidade do público e estimulá-lo a saber mais sobre o que o livro é e também a editora. Buscamos instigar a curiosidade do público jovem e possibilitar que ele tenha uma experiência única durante todo o processo de descoberta da nova edição até a finalização da compra do livro. Aliada a isso, a Apollo utilizará mecanismos do marketing de influência desenvolvendo parcerias com influenciadores digitais engajados com o mundo literário e que geram conteúdo sobre o tema. Influenciadores como Bruna Vieira terão o objetivo de divulgar os press kits de lançamento do livro, como a reedição e o box colecionável, fazendo reviews e direcionando o público para as sessões de lançamento nas livrarias de todo o país. Nesses encontros, flyers com conteúdos sobre o livro serão distribuídos também.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>