ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01010</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;PROJETO DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: MOOVIMENTANDO RELACIONAMENTOS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;INGRID MATTE (Universidade Federal do Pampa); Gabriel Pinheiro Bolzan (Universidade Federal do Pampa); Carol Moreira (Universidade Federal do Pampa); Elisa Lübeck (Universidade Federal do Pampa); Fernanda Sagrilo Andres (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Cada vez mais percebe-se a importância da construção e solidificação de relacionamentos das empresas com seus diversos públicos. Porém, para isto acontecer, é necessário uma comunicação estratégica, contínua, efetiva, fluída e realizada por profissionais que pensem ações específicas para cada público. Desta forma, os relações públicas têm o papel fundamental em uma organização, pois segundo Cesca (p. 14, 2012)  relações públicas é uma profissão que trabalha com comunicação, utilizando todos os seus veículos/instrumentos para administrar a relação da empresa com os seus públicos . Pensando em como construir e efetivar os relacionamentos da empresa Moov com seus públicos, compostos por colaboradores, clientes, empresários, acadêmicos e profissionais da área, foi realizada a assessoria de comunicação, organizada a partir de um planejamento de comunicação e relatada no presente trabalho. Nesta feita, o objetivo é apresentar as ações desenvolvidas por discentes do Curso de Relações Públicas da Unipampa, por meio da assessoria de comunicação, durante os componentes curriculares de Planejamento de Relações Públicas, Estratégia de Relacionamento com os Públicos e Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - Unipampa. A Agência Moov é uma agência de propaganda localizada em São Borja, na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 2013, pelo CEO Gelson Campos, com o objetivo de oferecer o serviço de criação de sites. Ao longo dos anos foi ampliando os seus serviços, conquistando seu espaço e ajudando a mudar o mercado de comunicação desta região. Segundo a própria empresa, o seu propósito é  moovimentar ideias e gerar resultados. Durante a assessoria, a empresa oferecia os serviços de consultoria de branding, comunicação 360 graus e inbound marketing. Oferecia também serviços específicos como criação de campanhas integradas, marketing digital, gestão de redes sociais, desenvolvimento web, criação de marca, design gráfico, endomarketing e audiovisual. A Moov era composta por dois publicitários, um graduado em relações públicas, e o CEO, que dividem as funções e demandas. Buscando unir a teoria estudada na graduação com a prática do mercado foi realizada a assessoria na empresa Agência Moov, na qual visou construir e fortalecer os relacionamentos com seus diferentes públicos de interesse. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para dar início ao trabalho foi realizado um briefing com os gestores da organização a fim de identificar os dados e informações sobre a Agência Moov. Nesta etapa foi identificado o histórico da empresa, o organograma, os sistemas de comunicação utilizados e os valores considerados na prática da comunicação. A partir do levantamento, foi realizada a etapa da análise Swot em que identificou-se as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Pensar em ações de relacionamento de forma estratégica com diferentes públicos e em diferentes meios de comunicação faz parte da função de relações públicas. Kunsch (2009) descreve que as relações públicas exercem uma função estratégica desenvolvendo canais de comunicação que busquem a confiança mútua e fortalecem a missão, os propósitos e princípios da empresa com os seus públicos de interesses. Assim, foram definidos os objetivos do planejamento, o mapeamento dos públicos, sugestões das estratégias de comunicação e relacionamento, assim como os meios de comunicação. Foi diagnosticada a necessidade de se relacionar com o público das mídias sociais, assim, foi criado um planejamento voltado para este ambiente. Desta maneira, foram definidos objetivos e metas a serem alcançadas, realizou-se uma análise de três concorrentes identificados pela Agência. A análise consistiu em entender como a concorrência de comunicação se desdobra no meio online. Posteriormente, foram construídas personas, na qual descreveu-se os possíveis consumidores de conteúdos da Moov. Por fim, foram sugeridas estratégias de relacionamento voltados para o online, ou seja, para as mídias sociais da Agência, todavia sem perder a atenção do offline para com o seu público. Foram algumas sugestões: criação de séries online, produção de conteúdo para o blog e gestão de redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a assessoria de comunicação realizada em um semestre na Agência Moov, foram desenvolvidas diversas atividades e utilizadas diferentes ferramentas de comunicação previstas no planejamento. As atividades executadas foram: a) Assessoria de Imprensa: Realização de assessoria em palestras, workshops e treinamentos da agência. Produção de releases para site, imprensa e blogs. Ao todo foram criados mais de onze releases, sendo 6 postados em blogs próprios dos clientes, 1 enviado por e-mail marketing, 1 publicado no blog de um formador de opinião e 3 postados no blog da Moov; b) Organização e gerenciamento de datas importantes: Na primeira semana, foram coletadas todas as datas relevantes dos clientes. Datas comemorativas não eram utilizadas, de forma efetiva, pela Moov, porém esta atividade foi utilizada como estratégia de relacionamento com seus clientes; c) Atualização Mailing da Moov: A empresa estava com seu mailing desatualizado, a ferramenta foi atualizada com inserção de alguns contatos de fornecedores, empresas parceiras, clientes e possíveis prospecs; d) Cobertura de eventos: Um cliente da Moov organizou um coquetel para o lançamento da coleção de calçados de inverno. Durante a ação foi realizada a cobertura fotográfica para que, posteriormente, fossem expostos os registos no site, blog e páginas na rede social Facebook; e) Criação da Série Insta Moov: Cotidiano: série veiculada nos stories da rede social Instagram com o objetivo de compartilhar conteúdos pertinentes para os clientes e para os públicos de interesse da Moov. Foram criados os roteiros semanais, de acordo com o tema abordado. Ao todo, foram gravados dez episódios da série, que traziam temas sobre a expectativa do comerciante para o dia das mães, a criação de uma identidade visual da marca, novidades e atualidades propícias aos públicos; f) Ação relacionamento com os clientes na Páscoa: Pensando em manter o relacionamento dos clientes com a Moov foi planejada uma ação, onde foi produzida uma caixa de bombons personalizada da Moov e entregue pessoalmente para cada um dos clientes ativos da Agência. g) Clipping: Criação de modelo de clipping, digital e impresso para os clientes da agência, onde foram realizados monitoramentos de notícias dos clientes veiculadas em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, que possibilitaram entender e mensurar o que a mídia estava publicando sobre os clientes da Moov; h) Gestão de redes sociais: Durante o período de assessoria foi realizado o apoio na gestão das redes sociais da Moov e de seus clientes. Nesta atividade foram criadas peças gráficas digitais, redações para redes sociais, programação das postagens e mensuração dos resultados por meio de relatórios. Neste período, a assessoria conseguiu criar e apoiar mais de setenta publicações em redes sociais da agência e de seus clientes. Sendo mensuradas apenas pela assessoria 31 criações de layouts para mídias sociais de clientes da Moov, 19 redações de postagens e programadas 19 postagens; i) Produção de conteúdo para a Moov: Para intensificar a produção de conteúdo, foram sugeridas pautas que pudessem ser utilizadas tanto no blog da Moov como para produções audiovisuais. Foi criado, pela assessoria, e publicado um conteúdo sobre saúde para um cliente da Moov e quatro para o blog da agência. j) Papo de Mercado: A estratégia foi baseada no programa de rádio que o CEO participava com o quadro Papo de Mercado, porém adaptada para a mídia online. Os públicos de interesse foram os empresários e profissionais que tinham dúvidas sobre marketing, marketing digital e sobre comunicação em geral. Foi ao ar um episódio, veiculado no canal do YouTube da Moov. k) Campanha #EquipeMoov: Criação e apoio na execução da campanha institucional que visava mostrar os colaboradores da Agência. Nesta feita, foram criados publicações nas redes sociais com referências e reflexões para os colaboradores. Ao todo foram realizadas 7 publicações durante o período da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>