ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01011</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;GRUPO FOCAL: CRIANDO OPORTUNIDADES PARA A ALDEIA DA FRATERNIDADE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Graziela de Lima (Centro Universitário Ritter dos Reis); Luciano Nunes Suminski (Centro Universiário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Aldeia da Fraternidade, localizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é uma organização sem fins lucrativos que busca educar e contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Há mais de 55 anos de existência, sua missão é criar oportunidades para que estudantes possam desenvolver suas maiores potencialidades, e assim realizar escolhas de vida mais saudáveis para si, meio ambiente e comunidade. Para a realização dos seus projetos, a Aldeia possui um custo fixo de operação. E para garantir a sustentabilidade financeira de suas atividades, a organização conta com diferentes estratégias de captação de verba. A meta da Aldeia era ampliar doações obtidas por fontes físicas, entre elas, a doação via Imposto de Renda. Ou seja, cada doador poderia destinar até 6% (seis por cento) do seu Imposto de Renda devido para os projetos da Aldeia que são aprovados no Funcriança (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e via Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). A Aldeia da Fraternidade emite propostas de projetos para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Ministério da Cultura, que quando aprovadas, liberam uma carta autorizando a captação das doações feitas através do Imposto de Renda. A partir daí, é necessário mobilizar as pessoas para que realizem esse processo. O Grupo Focal: Criando Oportunidades para a Aldeia da Fraternidade, realizado no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), no segundo semestre de 2018, tinha o objetivo de entender o comportamento dos doadores da Aldeia da Fraternidade para que estratégias de campanhas pudessem ser traçadas. A pesquisa foi objeto de atividade prática prevista na disciplina de Estatística e Pesquisa de Opinião, orientada pelo professor Luciano Nunes Suminski. Grupo focal trata-se de um método de pesquisa qualitativa, onde um grupo de indivíduos, que possuem algum ponto em comum em suas vivências e/ou pensamentos, é reunido para debater um assunto enquanto é observado por pesquisadores. No caso do Grupo Focal - Aldeia da Fraternidade, os participantes do debate eram todos doadores da mesma, e o objetivo: traçar o seu perfil para a criação de novas campanhas de captação de doações. A atividade realizada em aula também foi de extrema importância para os alunos presentes, além de ensiná-los um método de pesquisa qualitativa na prática, contribuiu com o seu aperfeiçoamento profissional. Os grupos focais, normalmente realizados por institutos de pesquisas, são muito valorizados pelas organizações que visam análises minuciosas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma pesquisa realizada em agosto de 2018, pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), mostrou que mais de 380 mil crianças e adolescentes do estado do Rio Grande do Sul estão fora das escolas. As causas que impactam essa realidade são a falta de recursos disponíveis para a educação e a destinação dos valores existentes. Além do mais, em 2016, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou uma pesquisa alertando o aumento do acesso precoce a bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas entre os jovens brasileiros. A Aldeia da Fraternidade luta para mudar esses dados, visando uma sociedade mais humana e solidária. Com seus programas voltados para a Cultura, Arte, Esporte e Sustentabilidade, a organização busca envolver crianças e adolescentes a programas que acrescentam nas suas vidas e no progresso de um mundo melhor. Com o aumento da inserção da responsabilidade social nos ideais da população, organizações como a Aldeia da Fraternidade ganham visibilidade ao realizar suas ações. Porém, para as atividades continuarem acontecendo é necessário a mobilização para que ocorram contribuições financeiras. Os professores da Uniritter, com o intuito de abordar assuntos que contribuam além da formação dos alunos, buscando conscientizá-los das situações de vulnerabilidade social que vivemos, procura trazer esses assuntos para dentro da sala de aula. Com o objetivo de colaborar com as campanhas de captação de verbas da Aldeia e contribuir com o ensino dos estudantes, o docente da disciplina trouxe o projeto Grupo Focal: Criando Oportunidades para a Aldeia da Fraternidade. A análise da pesquisa contribui para a identificação do comportamento do doador, tendo foco em descobrir se os contribuintes existentes sabem da possibilidade de ajudar a Aldeia através do Imposto de Renda. Muitas vezes as pessoas querem ajudar, mas não possuem condições financeiras. Contudo, o pagamento do Imposto de Renda é obrigatório para todos os cidadãos, logo a intenção das campanhas que seriam feitas a partir dessa análise, teriam foco em ajudar os doadores, ou futuros doadores, a escolherem para onde vai esse valor de contribuição, com a possibilidade de acompanhar de perto o impacto dos investimentos realizados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Grupo Focal: Criando Oportunidades para a Aldeia da Fraternidade, realizado por estudantes do terceiro semestre de Comunicação Social da Uniritter, teve quatro etapas para a conclusão final, sendo elas: a definição das perguntas, o convite para os entrevistados, o debate, e a análise do debate. Definição das perguntas: A primeira fase para a realização da pesquisa é a definição de quais perguntas seriam feitas para sustentar o debate. Com base nisso, a turma foi dividida em cinco grupos, onde cada um deveria construir um questionário de dez perguntas para serem feitas aos entrevistados. A partir dessa tarefa, o professor Luciano reuniu a turma para que juntos escolhessem as doze melhores perguntas. Convite para os entrevistados: Os convidados para a pesquisa eram todos doadores e/ou voluntários da Aldeia da Fraternidade, por isso o contato foi feito através da responsável pelo setor de Projetos e Mobilização de Recursos da Aldeia, Luara Cándido. O convite foi feito para cinco pessoas, quatro mulheres e um homem, e todos aceitaram. Debate: A discussão foi realizada no dia 4 de setembro de 2018, dentro das dependências da Uniritter. A universidade dispõe de uma Sala de Espelhos (sala com vidros espelhados em um dos lados, permitindo que as pessoas na sala ao lado possam observar sem serem percebidas) disponível aos alunos para realização de pesquisas como essa. A pesquisa iniciou por volta das 20h e durou aproximadamente 2h. Para a discussão, estavam presentes 4 doadores da Aldeia, sendo eles: Angelino, Maria Aparecida, Rosaura, Silvia e Solange. Conforme os alunos foram chegando para a atividade, o professor Luciano dividiu 5 grupos para avaliar cada um dos entrevistados individualmente. Para conduzir um debate, é necessário um moderador; a turma definiu o colega Josué Borges Brito, estudante de Relações Públicas, para que fosse o moderador das perguntas. O papel do moderador é conduzir o debate, envolvendo todos os convidados e mantendo-se imparcial durante toda a atividade. No decorrer da conversa, os alunos observavam toda a entrevista através da sala de observação, para que assim pudessem produzir a análise da pesquisa. Análise do debate: Durante a atividade, todos os grupos fizeram anotações sobre os convidados que estavam observando, e a partir desses registros produzir a análise do seu entrevistado. Nesse processo, o professor Luciano orientou a turma a observar desde as respostas faladas até expressões corporais, para que o documento de análise da pesquisa estivesse aprofundado. Após uma semana de apuração das informações retiradas no dia da discussão, os alunos finalizaram a análise do seu entrevistado para que fossem anexadas e entregues em conjunto para a Aldeia da Fraternidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>