INSCRIÇÃO: 01019
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Inquieta à Espera
 
AUTORES: Leonardo Ferreira da Cruz (Centro Universitário Curitiba); Ana Caroline Lopes dos Santos (Centro Universitário Curitiba ); Ana Beatriz Ferreira (Centro Universitário Curitiba ); Janiclei Aparecida Mendonça (Centro Universitário Curitiba)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O trabalho descrito neste artigo, foi realizado na disciplina de Produção Audiovisual do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba, no curso de Publicidade e Propaganda. A matéria visa o estudo e a prática de produções audiovisuais voltadas para essa área. A disciplina utiliza de métodos teóricos e práticos para que os alunos consigam aumentar o seu conhecimento e adquiram assim uma bagagem mais rica em relação a essa área. ਀ No primeiro bimestre da disciplina, foi proposto a criação de uma narrativa audiovisual como trabalho bimestral, onde era necessário optar por um entre quatro produtos, sendo eles: vídeo clipe, vídeo institucional, curta-metragem e web documentário. O formato escolhido foi o de webdocumentário e, a partir disso, passamos a procura por um cliente que tivesse representatividade social em Curitiba, uma vez que o viés da narrativa tinha como principal desafio abordar temáticas culturais e/ou sociais. ਀䔀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀 䌀漀爀愀氀 䜀愀礀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀爀漀 䰀䜀䈀吀儀⬀ 搀漀 瀀愀猀 攀 甀洀 搀漀猀 切渀椀挀漀猀 愀琀椀瘀漀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 挀漀爀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䘀戀椀漀 䌀攀稀愀爀 攀洀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀儀⬀ 瀀漀爀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀 洀切猀椀挀愀⸀   Segundo Fábio, no mundo das artes é comum ter pessoas LGBTQ+ e, no intuito de acolher esses artistas, o professor ressaltou em entrevista a importância de uma iniciativa como esta. Para tanto, ele citou que alguns desses alunos disseram sentir-se confortáveis fazendo parte do projeto, diferente de alguns outros projetos voltados para a música, nos quais, segundo eles, até mesmo os professores zombavam do seu jeito de ser. Nesse sentido, o CGC surge com a premissa de que a única coisa que importa é a música, ou seja, o coral é um local no qual todos da comunidade podem participar independente de cor, sexualidade ou classe social.਀ A partir disso, orientados pela professora Janiclei Mendonça, a equipe foi incentivada a elaborar um roteiro para o web documentário. Traçou-se então alguns objetivos específicos para a produção deste projeto, sendo eles: a estruturação do roteiro, a produção em si do webdocumentário, a aplicação de técnicas estudadas em aula, que são usadas em um processo de construção de roteiro e de obras audiovisuais, e a seleção de histórias pertinentes que agregassem conteúdo ao roteiro, com o objetivo de mostrar a realidade de um coral que abriga coralistas da comunidade LGBTQ+ através dos relatos de alguns integrantes do projeto. ਀ Enquanto ao que se refere ao tema escolhido, o objetivo do roteiro da obra era mostrar o CGC em plano de fundo, como uma verdadeira rede de apoio para os coralistas participantes. E de modo subjetivo, a sua importância na vida de cada um deles. Dessa forma quem assiste ao documentário, compreende a relevância do Coral Gay de Curitiba. A peça e roteiro criados contém tudo o que a equipe planejou para a obra: música, relatos e performances artísticas. Tudo para não apresentar a história de maneira convencional, mas sim de uma forma poética.਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀搀椀愀 愀戀爀椀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀  琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 一漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀漀 猀攀爀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀洀漀猀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀 甀洀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀 䌀漀爀愀氀 䜀愀礀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀  甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀儀⬀ 攀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 渀漀 猀攀渀琀椀愀洀ⴀ猀攀 愀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀
 
INTRODUÇÃO
O trabalho teve início com uma pesquisa minuciosa e por se tratar de um produto audiovisual necessariamente publicitário, foi preciso recorrer à algumas referências como Bill Nichols, no livro Introdução ao Documentário (Papirus Editora, 2010), onde faz um estudo atualizado sobre as questões mais importantes da história e da crítica do documentário, identificando as características distintivas do documentário e oferecendo os fundamentos para que o espectador possa entendê-lo. ਀䄀 漀戀爀愀  搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 漀 甀猀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ 䌀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀琀 焀甀攀猀琀攀猀 琀椀挀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀愀 漀戀爀愀⸀ Segundo Bills Nichols, existem alguns tipos de documentário, entre eles estão: o modo expositivo, observativo, participativo, reflexivo, performático e poético. A equipe orientada pela professora Janiclei Mendonça, optou em construir o webdocumentário fundamentado no modo poético. O modo escolhido evidencia a subjetividade e se preocupa com a estética presente em toda a obra. Há também, a valorização dos planos utilizados e a valorização das impressões que o documentarista nutre a respeito do universo apresentado. Em relação a construção do texto é possível até mesmo utilizar textos e obras literárias na produção. ਀伀 洀漀搀漀 瀀漀琀椀挀漀 琀爀漀甀砀攀 愀 漀戀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀氀愀琀愀爀椀愀 攀洀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 搀攀 琀攀氀愀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 甀洀 洀漀搀攀氀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 挀漀爀愀氀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 愀琀漀猀 攀 猀甀戀琀琀甀氀漀猀 挀漀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀 挀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 琀漀搀漀猀 猀攀最甀椀爀愀洀 愀 洀攀猀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 䔀猀琀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 琀攀爀椀愀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀猀猀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀 攀洀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 攀 愀瀀猀 攀猀猀愀 瀀愀爀琀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀  Através dos depoimentos narrados tínhamos o objetivo de englobar não apenas a experiência dos participantes como uma pessoa LGBTQ+, mas sim os seus reais sentimentos, suas vivências, momentos que consideraram importante em sua vida e assuntos relevantes que os mesmos acham pertinente relatar.਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 洀甀渀搀漀 琀攀洀 愀戀攀爀琀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  瀀愀爀愀 椀渀挀氀甀椀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 匀攀樀愀洀 攀氀愀猀 最愀礀猀Ⰰ 氀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 戀椀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 渀攀最爀愀猀 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 昀愀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 洀椀渀漀爀椀愀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 渀漀 攀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀ 䔀猀琀攀  甀洀 洀愀爀挀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀甀渀挀愀 攀猀琀攀瘀攀 琀漀 攀洀 愀氀琀愀 挀漀洀漀 攀洀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Aplicando isso ao tema do documentário, podemos perceber a importância e a necessidade que há em apresentar e representar minorias sociais no audiovisual de forma que as pessoas possam ter conhecimento sobre. Segundo Bills Nichols, o documentário por mais que não seja a representação bruta da realidade, apresenta uma determinada visão de mundo, que talvez os espectadores nunca tenham visto antes. Quando não contamos essas histórias, essas visões de mundo, nós acabamos por fortalecer a ideia de um padrão. O webdocumentário sobre o CGC é necessário como uma forma de abranger um projeto que envolve a comunidade LGBTQ+, pois é preciso expor essa realidade e dar voz a essas pessoas que fazem parte do Coral. ਀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 渀漀ⴀ挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 愀 氀漀挀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀洀 琀攀氀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瘀 愀瀀攀渀愀猀 攀氀攀 愀爀爀甀洀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 搀攀 猀甀愀 洀切猀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀⸀   Pensando no objetivo de trazer o poético para a construção da obra, em meio as performances das músicas cantadas pelos integrantes do coral uma dança contemporânea é apresentada em inserções, com a intenção de passar todo o sentimento cantado pelo coralista através dos gestos e movimentos do dançarino.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀ 伀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䨀愀渀椀 䴀攀渀搀漀渀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 㘀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瘀爀椀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 漀戀爀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 䄀瀀猀 愀猀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀洀愀搀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 攀猀挀漀氀栀攀甀 甀洀 琀椀瀀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀琀 漀 昀椀洀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀  ਀一漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 攀渀琀漀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 愀 昀甀渀搀漀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀椀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 漀戀爀愀⸀  ਀匀攀最甀渀搀漀 䈀椀氀氀猀 一椀挀栀漀氀猀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ⠀倀愀瀀椀爀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀Ⰰ  na construção de um documentário é possível escolher o modo de estrutura que ele irá seguir.Cada um dos modos possuem características específicas, alguns contém voiceover, outros focam em aspectos mais voltados para a representação lúdica e teatral e alguns optam por mostrar a realidade sem nenhuma interferência de entrevista ou participação do diretor. ਀ O documentário poético busca focar ao máximo em sua dimensão visual e plástica, de forma que as imagens provocam mais sensações do que uma narrativa clara. ਀伀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 䌀漀爀愀氀 䜀愀礀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀漀 渀攀猀猀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䈀椀氀氀 ⠀一椀挀栀漀氀猀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀最⸀㄀㌀㠀⤀ 攀渀昀愀琀椀稀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 渀椀洀漀Ⰰ 漀 琀漀洀 攀 漀 愀昀攀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀焀甀攀氀攀 洀甀渀搀漀⼀爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 琀攀洀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀 攀猀猀攀 洀漀搀漀 愀 瘀椀猀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ ਀倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀漀洀 愀 椀搀椀愀 樀 瀀爀漀渀琀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 爀攀最攀渀琀攀 搀漀 䌀漀爀愀氀 攀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 愀挀攀椀琀漀 攀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 挀漀洀攀愀爀 愀 瀀攀渀猀愀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀  ਀䔀洀 甀洀愀 搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䤀渀焀甀椀攀琀愀  䔀猀瀀攀爀愀Ⰰ 爀攀甀渀椀洀漀猀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 焀甀攀 愀挀攀椀琀愀爀愀洀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 漀戀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 攀 最爀愀瘀愀爀 愀猀 氀漀挀甀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀猀愀搀愀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 爀攀甀渀椀洀漀猀 甀洀 最爀愀渀搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 瀀攀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀攀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 搀椀愀Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 爀攀最攀渀琀攀 搀漀 挀漀爀愀氀 洀愀渀琀洀 攀洀 挀愀猀愀⸀  Já as gravações das cenas contidas no documentário foram gravadas no Auditório Brasílio Itiberê em Curitiba, atual sede do Coral. Foi preciso apenas um dia de gravação para essa etapa de produção. ਀ Utilizamos câmera estática nas cenas que mostram os personagens do documentário se arrumando para a apresentação da música que escolheram para cantar na obra. Como se estivessem olhando para um espelho, que no caso seria a lente da câmera, para dar uma estética poética e não convencional ao documentário.਀ Nas apresentações de cada música cantada na obra, utilizamos a câmera estática colocada em frente ao personagem, enquanto atrás é possível visualizar o regente do coral conduzindo a música através do piano. Uma câmera de mão foi utilizada para filmar outro ângulos e pontos específicos, focando em partes expressivas do coralista e do regente, como em suas mãos, pés e outros.਀ A iluminação presente em toda fotografia é voltada para cores quentes, que remetem a ambientação de um teatro. O documentário é dividido em quatro partes, tida como atos, como em uma peça de teatro. E é finalizada com um epílogo. Optamos por utilizar na obra e roteiro, subtítulos para cada ato que resumisse em uma palavra o relato de cada coralista presente na peça.਀ Os equipamentos usados na produção eram numerosos, cedidos pela Unicuritiba, utilizamos 3 câmeras, tripés, equipamentos de luz e som e toda a montagem de ambos foi realizada pela equipe. ਀ No último momento, após a edição, escolhemos o nome da obra. “Inquieta à Espera”, música cantada no webdocumentário pelo coralista Fernando Nunes, escrita em conjunto com outros participantes do Coral.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀