ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01023</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;PLANO DE COMUNICAÇÃO: GUIA DE BOAS PRÁTICAS DO GRUPO ESCOTEIRO TUPÃ-CI</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Agatha Cristina de Freitas Silva Pereira (Centro Universitário Ritter dos Reis); Kayane Góes Nowacki (Centro Universitário Ritter dos Reis); Luciano Nunes Suminski (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente objeto de estudo foi elaborado em sala de aula, pelas alunas Agatha Cristina e Kayane Nowacki, em 2018-2, na disciplina de Planejamento Estratégico em Relações Públicas VI, no curso de Relações Públicas, no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, ministrada pelo professor Luciano Suminski. A proposta foi a criação de um plano de comunicação para uma empresa da escolha dos alunos. E&#769; o conjunto de estudos, ana&#769;lises e estabelecimentos de objetivos que devem ser atingidos atrave&#769;s das ac&#807;o&#771;es de comunicac&#807;a&#771;o, definic&#807;a&#771;o das formas existentes neste campo para atingir esses objetivos [...] (COSTA, Talarico; 1996, p.213) A escolha da dupla foi o Grupo Escoteiro Tupã-Ci, localizado na Praça Dom Sebastião, 2- Independência na cidade de Porto Alegre-RS, ele é classificado como uma organização sem fins lucrativos. O Tupã-Ci possui 77 anos, tendo iniciado suas atividades no Colégio Marista Rosário em 4 de Novembro de 1941. Com isso, foi optado pela criação do guia, um material impresso, que visa auxiliar no relacionamento do Grupo Escoteiro Tupã-Ci. E, com isso, contribuir para a sua imagem e reputação perante os diferentes meios de comunicação. Os objetivos do plano de comunicação do Grupo Escoteiro Tupã-Ci são: Ampliar o relacionamento com os jovens e os pais que já fazem parte da família Tupã-Ci; Apresentar elementos que auxiliem no diálogo entre o grupo a imprensa e seu público alvo tornando-o mais simples, firme e eficaz; Promover a comunicação entre o Grupo e seus públicos de interesse; Ser reconhecido na mídia e, consequentemente, captar jovens de todas as idades e gêneros para integrarem o Grupo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que fossem reconhecidas as reais necessidades do Grupo Escoteiro Tupã-Ci foi realizada uma reunião com a Diretora Técnica do grupo e posteriormente um estudo baseado em uma pesquisa quantitativa, cujo os objetivos eram analisar as diferentes opiniões dos pais referente aos fatores influenciadores na escolha do Grupo Tupã-Ci e encontrar uma solução para como aumentar o engajamento na comunicação externa. A pesquisa, realizada através de formulário online com pais de escoteiros do Grupo Tupã-Ci do bairro Independência de Porto Alegre- RS, teve uma duração de quatro dias e foi dividida em três seções, onde a primeira foi composta por perguntas referentes a família, a segunda teve perguntas sobre o grupo escoteiro e a terceira ofereceu um espaço para sugestões, críticas e comentários. A primeira e a segunda seção da pesquisa contavam com perguntas como: Quantos filhos você tem? Quantos anos eles têm? Quantos filhos participam do grupo? Como você conheceu o Grupo Escoteiro Tupã-Ci? Selecione até 3 opções. Quais motivos o levaram a escolher o Grupo Escoteiro Tupã-Ci? Você indicaria o Grupo Escoteiro Tupã-Ci a outros pais? Em cada uma dessas perguntas foi obtido um total de dez respostas, sendo elas positivas em sua maioria. Já a terceira seção, que foi deixado o espaço para escrever, foi obtida um total de quatro respostas, onde, obteve-se tanto sugestões de melhorias quando elogios por parte dos pais que responderam a pesquisa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após conversar com integrantes do Grupo Escoteiro Tupã-Ci e realizar a análise dos resultados da pesquisa, foi observado os objetivos do Tupã-Ci e deu-se início a um planejamento estratégico, que de acordo com Kusch (2003, p.214) é  [...] responsável pelas grandes decisões estratégicas que envolvem as organizações como um todo." Com o planejamento estratégico feito, notou-se a necessidade da elaboração de um Plano de Comunicação: Guia de Boas Práticas para auxiliar na comunicação do Grupo junto a mídia e as redes sociais. Trata-se de um material que busca contribuir positivamente para o setor de Comunicação do grupo, o qual é responsável por todas as interações online e offline. Ele foi pensado para orientar a comunicação do Grupo Tupã-Ci e seus voluntários de acordo com um padrão referente a imprensa. Relacionar-se com a imprensa significa ampliar os canais de comunicação entre o grupo e a comunidade na qual está inserido. A imprensa não é apenas um meio de divulgação, é também formadora de opinião e, portanto, a informação divulgada influencia diretamente na formação de uma imagem e na credibilidade dentro da sociedade. O Plano de Comunicação: Guia de Boas Práticas do Grupo Escoteiro Tupã-Ci possui uma identidade visual, criada pela aluna Agatha Cristina no Adobe Illustrator, que foi baseada na história e no segmento do Tupã-Ci, possuindo treze folhas couchê em tamanho A4 o material impresso está dividido em cinco tópicos, onde, alguns deles possuem subtópicos. Os tópicos são sumário, diagnóstico, justificativa, guia de boas práticas e referências bibliográficas. Dentro do diagnóstico tem-se a identificação dos norteadores estratégicos, a definição do negócio, onde, foi colocado o logo do grupo, um pouco da sua história e seu posicionamento, continuando o diagnóstico tem-se o ambiente político legal, o ambiente tecnológico competitivo, o ambiente sócio cultural e o ambiente econômico. Depois do diagnóstico foi colocada a justificativa da criação do guia. A seguir vem o guia de boas práticas, que abrange os seguintes tópicos, política de relacionamento com a imprensa, política de divulgação de informações, responsáveis pelo núcleo de comunicação, os meios de comunicação, os principais veículos de comunicação de Porto Alegre, o que fazer diante os diferentes meios de comunicação, formas de divulgação e glossário. Para finalizar o material impresso, foi incluído as referências e os contatos do Grupo Escoteiro Tupã-Ci. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>