INSCRIÇÃO: 01029
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Instante Decisivo: Observar
 
AUTORES: Ezequiel Vieira Monteiro Junior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anuschka Reichmann Lemos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A colagem “Observar” apresenta duas imagens capturadas para o ensaio fotográfico intitulado “Instante Decisivo”, produzido como trabalho final para a disciplina de Fotografia do terceiro período do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.਀ Durante todo o primeiro semestre letivo de 2018, no decorrer do desenvolvimento da disciplina, além de aprender diferentes técnicas fotográficas; conhecer câmeras, objetivas, exposição e iluminação; e executar produções fotográficas de forma prática, os alunos também entraram em contato com o trabalho de grandes fotógrafos. Assim, após a realização de várias aulas teóricas e práticas, a matéria propunha a realização de um ensaio fotográfico com o tema escolhido individualmente pelos discentes, de forma a explorar a fotografia como expressão de diversos temas e modos de ver o mundo.਀ Para o autor deste projeto, seguir a técnica de Cartier-Bresson foi a principal fonte de inspiração. Desta maneira, o sociólogo Howard Sawl Becker, em seu artigo “Photography and sociology” (Studies in Visual Communication, 1974) ajuda a esclarecer o que o fotógrafo definia como momento decisivo. Em tradução livre, Becker explica que “Cartier-Bresson criou a expressão ‘o instante decisivo’ para se referir ao momento em que as coisas se encaixam no visor de maneira a contar a história na medida certa” (p. 9) e é a busca por este encaixe perfeito que levou à captura das imagens.਀ Welington Rodrigo Zanon e Deise Maria Antonio Sabbag no artigo “O instante decisivo de Henri Cartier-Bresson e a indexação: um estudo exploratório de métodos de indexação de fotografias” (Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2017) comentam a obra de Cartier-Bresson e a relação entre o olhar do fotógrafo, o objeto fotografado e o trabalho revelado: “isso se dá quando a espera do fotógrafo é traduzida e pode ser decodificada pelo expectador quando se traduz o equilíbrio entre todos esses elementos” (p.699).਀ De fato, o ensaio do qual estas fotografias se originam reflete um exercício de espera que consistia em chegar em um local, escolher um ângulo, posicionar a câmera e aguardar, às vezes por horas, o momento em que pessoas e objetos estariam no local ideal para o olhar do retratista e da captura das imagens. Neste contexto, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na grande Curitiba, foi escolhido para a realização do ensaio, pois oferece um quadro de diferentes acontecimentos que se relacionam com a proposta de Cartier-Bresson, como momentos de chegada e partida.
 
INTRODUÇÃO
O estudo que levou à realização deste trabalho ocorreu durante todo o semestre letivo, pois no decorrer das aulas de fotografia foi possível conhecer diversos elementos formais do campo. A matéria apresentou a história da fotografia e linguagens empregadas em diferentes épocas e áreas de atuação, bem como o trabalho de grandes fotógrafos em várias culturas diferentes.਀ Além disso, por meio da disciplina, foi possível entrar em contato com diversos tipos de equipamento - câmeras, objetivas, sensores - e conhecer a poética fotográfica, compreendendo o papel da composição, enquadramento, perspectivas, profundidade de campo. As funções de uma câmera também foram apresentadas, como tempo de exposição, iso, balanço do branco, distância focal e abertura.਀ Foi em uma das aulas que ocorreu o primeiro contato com a obra de Henri Cartier-Bresson e o conceito de “instante decisivo”. A partir disso, o estudo da obra do fotógrafo se tornou inspiração para o desenvolvimento deste trabalho que contou com a escolha de lentes que permitissem um distanciamento das pessoas fotografadas, para que elas não perdessem a espontaneidade e a naturalidade perante o registro.਀ A ideia de esperar o momento ideal e fotografar as pessoas em sua naturalidade foi, ainda, praticada na própria universidade, o que permitiu definir o melhor equipamento e a melhor forma de agir na execução da proposta. No momento da realização do ensaio foi utilizada uma câmera fotográfica do departamento acadêmico do curso, assim como a utilização das técnicas e métodos fotográficos aprendidos em aula. A escolha do local contemplou o ambiente com grande circulação de pessoas e momentos marcantes. Assim, decidiu-se pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena.
 
OBJETIVO
A montagem das peças fotográficas que compõem o ensaio tem início com a busca de um bom ângulo para a fotografia, com a escolha do ambiente e do posicionamento da câmera dentro do Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na grande Curitiba. Após isso, se inicia uma espera pelo instante decisivo. Assim, foram dois dias inteiros passados dentro do local à espera destes momentos.਀ Com o apoio de um tripé, foi utilizada uma câmera Canon EOS REBEL T5i. Para a peça denominada “Observar”, presente no ensaio intitulado “Instante Decisivo”, utilizou-se prioridade de velocidade, sensibilidade de ISO 1600 e tempo de exposição de 1/30s em ambas as imagens. Para a fotografia vespertina a distância focal foi de 42mm com abertura de F/13 enquanto que para a captura noturna a distância focal foi de 47mm com abertura do diafragma F/5.਀ As imagens foram tratadas no Adobe Photoshop CS5 para a utilização de uma escala de cinza como opção estética do autor. Segundo Vilém Flusser, no livro “Filosofia da Caixa Preta” (Annablume Editora, 2011), “muitos fotógrafos preferem fotografar em preto e branco, porque tais fotografias mostram o verdadeiro significado dos símbolos fotográficos: o universo dos conceitos” (p. 60). Com essa intenção, a não utilização de cores nesta peça, propõe que a atenção voltada à fotografia importa mais que o valor do colorido.਀ Além disso, optou-se pelo uso de um recorte quadrado que, embora utilizado desde o século XIX na fotografia, teve um resgate expressivo na rede social Instagram, principalmente entre 2010 e 2015, como apontam Barbara Martins Fontes Monfrinato e Wagner Souza e Silva no texto “Dinâmicas de desenquadramento fotográfico no Instagram” (Intercom, 2016). Este tipo de recorte permite melhor enquadramento do objeto e foi utilizado como referência à fotografia na era tecnológica.਀ Por entender que as duas imagens se complementam, optou-se pela edição em díptico com as fotografias colocadas lado a lado representando o transpassar do tempo. O resultado final apresenta o decorrer do dia frente uma janela com pessoas diferentes a observar o panorama. Este momento contemplativo das pessoas que aparecem nas imagens vai ao encontro do olhar do fotógrafo que também passou por um longo período de observação, esperando a formação da imagem decisiva para registrar.਀ O desenvolvimento deste trabalho possibilitou, além do conhecimento técnico e prático adquirido, experienciar um método fotográfico e de vida diferente da prática comum atual. Visto que a fotografia e o cotidiano tem um caráter cada vez mais imediatista, devido ao grande fluxo de informações que circulam e perdem sua relevância rapidamente, ficar por horas observando o mesmo enquadramento foi um exercício de autoconhecimento que permitiu valorizar a contemplação, tanto pelo resultado alcançado, quanto pela prazerosa experiência que esta proporciona.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀