ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01032</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista F: um blog com produções de todos os cantos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Clarissa Foerster Casagrande (Centro Universitário Internacional); Marcia Boroski (Centro Universitário Internacional (Uninter)); Maria Eduarda Biscotto (Centro Universitário Internacional (Uninter)); Sionelly Leite da Silva Lucena (Centro Universitário Internacional (Uninter))</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzida no curso de Jornalismo da Uninter, a Revista F é um projeto laboratorial que envolve os alunos da UTA Quadrimestral Jornalismo e Sociedade (modalidades presencial e a distância), e também as turmas das disciplinas de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, além de produções fotográficas laboratoriais (produzidas no Núcleo de Imagem Ponto Zero, que é um projeto de extensão do mesmo curso, e pelos alunos estagiários do Portal Mediação, agência experimental de Jornalismo). O intuito da Revista F é apresentar matérias jornalísticas, ensaios fotográficos, resenhas críticas, charges, releituras, campanhas publicitárias entre outros materiais jornalísticos, artísticos e reflexivos. Assim, o blog da Revista F, com postagens quase diárias em detrimento à revista, que tem publicação semestral. No blog da Revista F são destinadas produções específicas, atendendo, majoritariamente, a editoria Brasil de Todos os Cantos  uma das editorias da Revista F - que conta com as produções de Jornalismo no Ensino à Distância (EaD), o que reflete grande volume e diversidade de conteúdo, por trazer produções de grande parte do território nacional. Há um grande tema para nortear as matérias dessa editoria: Retratos das Cidades. Com isso, as matérias abordam locais importantes da cidade, enquanto espaço social. Pode ser um lugar histórico, uma rua importante, uma viela, um bairro, um parque, pode ser também sobre a história de algum vendedor ambulante, ou alguém que trabalhe nas ruas, alguma mudança na arquitetura nas cidades. Enfim, a ideia é que se mostre a relação desta pessoa, o personagem da matéria, com o espaço da cidade. Aí se estabelece uma relação direta com o Jornalismo e a Sociedade. Os principais objetivos do Blog da Revista F são: valorizar os conteúdos produzidos pelos alunos, em uma integração de teoria e prática, ao trazer o material jornalístico de forma criativa, moderna, e acessível (digital);preparar o aluno para o mercado de trabalho e a construir o olhar jornalístico para identificar os fatos do cotidiano, acontecimentos e assuntos que estão ao seu alcance;explorar a diversidade de temas culturais e sociais que estão próximos aos alunos, em fotografias e texto, além de exercitar a bem feitura de textos jornalísticos, como práticas laboratoriais;viabilizar o material produzido em aula, que possui grande riqueza cultural, por ser produzido em nível nacional  já que se trata majoritariamente da modalidade EaD. Para motivar e envolver os alunos na produção da Revista F e do Blog da Revista F, são identificadas algumas competências em que o aluno: propõe pautas jornalísticas prezando pelos fatos jornalísticos e pela exequibilidade, no sentido de recorte, tempo, acesso às fontes, pertinência à publicação; constrói o olhar jornalístico para identificar os fatos jornalísticos no cotidiano social que interessem ao público alvo; preza pela apuração jornalística plural, entrevistando e observando múltiplas fontes, com comprometimento de reportar de forma ética; ao mesmo tempo que, na prática,e se prepara para o mercado de trabalho. Assim, nesse processo de ensino-aprendizagem, o aluno perceberá com mais facilidade a importância da reflexão em seus conteúdos, olhando para sua cidade com olhar jornalístico, colhendo pautas próximas a ele. Afinal, como aponta Tavares (2012, p.102), não se trata "apenas do uso de recursos textuais ou imagéticos, mas, também, da incorporação de uma singularidade jornalística ali formada e em desenvolvimento". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Laboratorial (PL), como são chamadas as disciplinas exclusivamente práticas do curso de Jornalismo da Uninter, é um método baseado nas competências que os alunos vão desenvolver em cada uma das Unidades Temáticas de aprendizagem (ou UTA, que são módulos temáticos de disciplinas selecionadas por afinidade, agrupadas por quadrimestre). Com este método, os alunos têm o desafio de planejar, executar e editar um PL, de acordo com as competências que devem desenvolver nas disciplinas de cada UTA. Todas as disciplinas são apresentadas de modo complementar, integrado e interligado, o que facilita o processo de aquisição de conhecimento, que se complementa com a prática, dentro do PL. De forma objetiva, o PL propõe situações pelas quais estudantes vão passar no cotidiano do mercado de trabalho. As disciplinas Imagem e Construção Social, Texto e Construção Social, Estudos da Sociedade e Jornalismo na Sociedade, juntamente ao PL Revista F, compõem a UTA Jornalismo e Sociedade e auxiliam diretamente na pauta, execução e edição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As atualizações do blog acontecem em dias alternados (dia sim, dia não), sendo uma semana com duas atualizações (às terças e quintas-feiras) e, na semana subsequente, três postagens (normalmente às segundas, quartas e sextas-feiras).Para o começo da semana são trazidas matérias sobre retratos da cidade ou perfis, correspondendo às seguintes editorias da Revista F: Brasil de todos os cantos, Falando em imagens ou Perfil. Já para o final da semana (quintas ou sextas) são publicados as demais editorias como Portfólio, Ponto de Vista, Enquadro e Ensaio, todas editorias da Revista F. Como a publicação da Revista F é semestral, o blog atende demandas factuais, ou com caráter de notícia; além de replicar parte do conteúdo da Revista F, e matérias que não entraram na revista, como também conteúdo inédito, produzido no projeto de extensão Ponto Zero. O blog da revista F tem mais de 6.516 visitas desde a sua criação em 2017. A rede social que originou mais tráfego para o blog é o Facebook, com 849 visitas.O mês com mais visitas que o site recebeu foi em maio de 2018, com um total de 3.045 visitantes.O post que obteve mais visualizações foi  Guaraná da Amazônia: um estimulante negócio para Advar em Uruará, no Pará ,postado no dia 19/09/2017, o qual foi compartilhado por 2 pessoas, visualizado por 486. O tempo médio de permanência no blog é 5`05s, com pico maior no mês de janeiro com tempo de 8`49s. No total o blog obteve quase 117 posts compartilhados. Uma curiosidade é que a palavra-chave que obteve mais buscas foi  fotojornalismo , com 3 cliques.O dispositivo mais utilizado para ver a revista é o desktop, com 3.561 visitas (55%), seguido do mobile com 2.861 (44%). Dos posts, 60% dos publicados são compartilhados pela rede social Twitter. Por fim, no total no blog foram publicadas 86 posts. O blog da Revista F é um espaço que oferece experiências visuais, poéticas e jornalísticas, a fim de valorizar e divulgar a produção acadêmica dos alunos, incentivando cada vez mais as práticas tanto fotográfica, textual, visual, jornalística, como também as expressões artísticas. O leitor do blog é, inicialmente, universitário, embora pretenda expandir para a comunidade externa, nos cenários artísticos e jornalísticos. Os conteúdos são produzidos pelos próprios alunos em experiência criativa, de forma a prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Dessa forma a revista ganha mais visibilidade com seu público-alvo, por estar ligada diretamente aos alunos, dando espaço para suas pesquisas e pensamentos críticos, sabendo que terão espaço para experiências e produções. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>