ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01034</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto de Assessoria de Imprensa Coperjunho</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tatiane Luana Becker (Centro Universitário Assis Gurgacz); Julliane Brita dos Santos (Centro Universitário Assis Gurgacz); Antonio Aguinaldo Mendes Mendonça (Centro Universitário Assis Gurgacz)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em muitos meios de comunicação o jornalismo rural é deixado de lado pelos meios tradicionais de comunicação, e quando abordado sobre o assunto, o tema referido é sempre sobre atividades agroindustriais. A Cooperativa 8 de Junho, Coperjunho, é uma instituição que objetiva a comercialização e o beneficiamento de alimentos saudáveis oriundos da produção rural da agricultura familiar. Considerando o espaço que a produção orgânica vem conquistando gradativamente no conceito do consumidor que cada vez mais tem se preocupado com a sua saúde e qualidade de vida, a Coperjunho objetiva trabalhar com mais intensidade para atingir esse público, mantendo a bandeira da agricultura familiar e agroecológica empunhada pela ideologia dos assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra, o MST. Para que tal público seja adepto dos produtos da cooperativa e consequentemente para que a organização alcance uma melhor posição no mercado, deve-se manter a qualidade dos produtos aliados de uma boa divulgação e uma relação positiva com a imprensa para que a ideia da cooperativa esteja sempre em evidência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a produção do plano, a equipe esteve no dia 22 de março do presente ano na cidade de Laranjeiras do Sul, município que sedia a cooperativa. Após analisarmos o estado da comunicação interna, aplicamos um questionário a população de Laranjeiras a fim de analisar a situação da cooperativa frente à recepção da população. Na fase de pré-produção, a equipe de assessores aplicou 70 questionários. Em muitos desses não ocorreram respostas para alguns dos questionamentos e isso proporcionou uma variação de um gráfico para outro. A primeira pergunta feita aos moradores de Laranjeiras do Sul foi relacionada ao nível de conhecimento que as pessoas têm da cooperativa. A partir desse questionamento, identificamos a necessidade de intensificarmos a divulgação do cliente na sociedade laranjaense. Dentre aqueles que afirmaram conhecer a cooperativa, foi identificado que o rádio é a ferramenta que mais levou pessoas ao conhecimento das ações da mesma. Em seguida, aparece a internet, indicação de amigos e consumidores de produtos que ainda se apresentam de forma muito tímida. Apesar de os dados representados no gráfico anterior mostrarem que a maioria dos conhecedores da cooperativa vieram via rádio, a internet mostra um campo potencial para ações de divulgação, 86% das pessoas gostariam de receber mais informações via web. Daqueles que preferem o uso da web para a informação, o Facebook é a ferramenta com maior destaque, depois aparece o Instagram e sites da região. Ainda no meio daqueles que conhecem os serviços e produtos da marca, a qualidade do produto foi o principal destaque ao lado da já propagada ideia da produção orgânica sem o uso de agrotóxicos, essa particularidade leva a outro número interessante e relacionado que é o fato deste ser da agricultura familiar, que carrega a marca de produzir alimentos saudáveis.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Coperjunho ainda é uma cooperativa pequena, um número de agricultores integrados relativamente baixo com consequentemente uma produção que ainda não permite o abastecimento de área de comércio mais ampla. Desta forma, propomos que, após a cooperativa atingir satisfatoriamente o público da área demarcada, estará preparada atender novas demandas e uma nova meta divulgação estará estabelecida. A comunicação interna da Coperjunho está baseada atualmente na transmissão de avisos ao fim de uma celebração religiosa aos domingos. Todo fim de mês uma reunião ordinária é convocada pelo presidente, para que os colaboradores se encontrem e tratem de assuntos de interesse de todo o grupo, ocorrem debates, sugestões de ideias e outras deliberações. Após verificar o comportamento da empresa, notou-se que a alimentação de informações e notícias nas mídias sociais está muito ineficiente e pouco explorada, por não ter pessoas habilitadas para fazê-lo. Vendo esse problema, propomos as seguintes ações em relação à mídia social: a página do Facebook e o site passaram, além da comunicação externa, passarão a produzir conteúdo para os cooperados, com temas e assuntos de interesse dos colaboradores, usando vídeos, texto e fotos. Explorar a mídia social, pois a maioria dos agricultores tem acesso à internet, isso vai deixar a comunicação mais ágil e eficaz. Outra ação que deve ser implantada é a criação de um mural de recados que deve ficar em um lugar de fácil visualização na empresa e também na igreja, onde fluxo de empregados seja maior. Dentre as ações de comunicação externa, estão a produção de releases que serão enviados à imprensa local de Laranjeiras do Sul, assim como à mídia regional. A ideia é que com a produção e o envio dos releases aos portais, a cooperativa acaba transformando a informação em virtual e economizando em hospitalidade, fornecendo ao leitor uma chance que, além da leitura, poderá também interagir e dar a sua opinião nos comentários. Para que isso possa ser efetivado, antes criaremos e manteremos sempre em atualização uma lista, comumente também chamada de Mailing List, com contatos do maior número possível de veículos de comunicação, pessoas e instituições influentes da região que nos propomos abranger. Ainda dentro da perspectiva da web vamos propor que semanalmente seja publicada no site e replicado na rede social uma receita com viés de divulgar os produtos da marca Coperjunho. Como a cooperativa prima por uma produção saudável, propusemos a implantação de uma matéria semanal com enfoque para ações de não agressão e educação ambiental, sempre, é claro, lembrando-se dá a marca Coperjunho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>