ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01053</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia Publicitária de Alimentos: Hambúrguer</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Henrique Ferreira da Silva (Universidade Luterana do Brasil); Maria Luiza Matos Lopes (Universidade Luterana do Brasil); Thaís Souza Dias (Universidade Luterana do Brasil); Giovana de Oliveira Smialowski (Universidade Luterana do Brasil); Paulo Fernando Pires da Silveira (Universidade Luterana do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresentado foi desenvolvido na disciplina de Fotografia Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra. Com o intuito de aliar a teoria e a prática, coube aos envolvidos neste trabalho compor um registro fotográfico, de cunho publicitário, que brincasse com questões de luz e sombra no momento do click de um hamburguer com fritas. Foi solicitado que os alunos desenvolvessem um produto fotográfico no qual o enfoque seria retratar um alimento, utilizando técnicas de iluminação aprendidas em aula. Aqui exploraríamos dois campos comuns da fotografia: a composição e a iluminação. O objetivo inicial era que colocássemos em prática o conteúdo das aulas, conversássemos e construíssemos, em grupo, uma fotografia de cunho publicitário. A prática foi pensada totalmente do zero, uma ideia embrionária que ganhou vida pelas mãos e pela lente deste grupo. Desde a composição do que seria a foto, que tipo de iluminação incidiria e como os elementos estariam dispostos, inclusive suas aparências no registro, tudo isso foi levado em conta e discutido previamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A atividade de luz, sombra e composição é o passo inicial para que todo fotógrafo ou estudante possa colocar em prática as primeiras noções no âmbito da fotografia, seja ela publicitária ou não. Quando o desafio é fotografar um hambúrguer e este registro tem cunho publicitário, o importante é fotografar o que nele existe. Foram diversas reuniões nas quais inicialmente discutimos como usar uma câmera, como manuseá-la e, por fim, como capturar o registro fotográfico. Para este trabalho foi utilizada uma câmera Nikon 5100. Após isso, vimos iluminação. Os critérios da escolha, as motivações e os impactos na composição fotográfica. O desafio então, passou a visualizar o produto (hambúrguer), de maneira comercial. Como seria feita a composição do registro? O debate voltou-se a sua construção imagética. Foram momentos de pesquisa e conversação para chegar no consenso de que, primeiramente, os ingredientes teriam de ser vistosos e saborosos aos olhos. A carne passou por um processo de selagem, para que seu exterior ficasse com um aspecto de cozido. E a batata, que acompanha o hambúrguer, foi feita em uma máquina sem óleo, para que visualmente ficasse com aspecto mais  fresco . O método luminoso escolhido foi a exploração do contra luz, para que o registro imagético pudesse brincar com as sombras em sua composição. Para este efeito foram utilizados rebatedores e refletores. Na pós-produção foi utilizado o programa Adobe Photoshop para correções no registro imagético. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia publicitária de alimentos é algo altamente difundido. Hoje, tudo o que vemos em rótulos, outdoors ou em praças de alimentação foi pensado e clicado por alguém com o intuito de gerar o desejo de consumo e levar a mensagem de necessidade. Neste caso não foi diferente. O hamburguer que foi alvo do registro imagético do grupo teve sua composição voltada para satisfazer os olhos do espectador e gerar vontade de consumi-lo, pois, como diz o ditado, comemos primeiro com os olhos. Este trabalho foi de grande valia para a construção do nosso conhecimento. Conseguiu aliar, de forma a teoria e a prática em uma atividade lúdica e envolvente onde todos os componentes do grupo conseguiram expor ideias e contrapontos, a fim de que, ao apertar o botão da máquina, o clique saísse o mais próximo possível do que foi originalmente pensado, imaginado, debatido e imageticamente construído. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>