INSCRIÇÃO: 01059
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Revista Universus - edições Horizontes e Legado
 
AUTORES: Matheus Pereira Closs (Centro Universitário Ritter dos Reis); Robson Hermes Colombo (Centro Universitário Ritter dos Reis); Larissa Pessi (Centro Universitário Ritter dos Reis); Ana Carolina Oliveira Pinheiro (Centro Universitário Ritter dos Reis); Mariana Corsetti Oselame (Centro Universitário Ritter dos Reis); Jennyfer Cardoso Siqueira (Centro Universitário Ritter dos Reis); Shalynski Zechlinski Rego (Centro Universitário Ritter dos Reis); Andressa Oliveira Schütz (Centro Universitário Ritter dos Reis); Rafael Acosta Martins (Centro Universitário Ritter dos Reis); Rafael Acosta Martins (Centro Universitário Ritter dos Reis); Hiashine da Rosa Florentino (Centro Universitário Ritter dos Reis); Brunna Lima de Oliveira (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marjorie Paula da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Aline Luísa Bisol (Centro Universitário Ritter dos Reis); Nicoly de Souza Reis (Centro Universitário Ritter dos Reis); Diego dos Santos Lemos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Maíra dos Santos Bernardo (Centro Universitário Ritter dos Reis); Giullia Silveira Santos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Jean Barbosa Costa (Centro Universitário Ritter dos Reis); Lucas Eliel da Silva Gonçalves (Centro Universitário Ritter dos Reis); Luana Meireles Carvalho (Centro Universitário Ritter dos Reis); Willian Franco Alves Leppa (Centro Universitário Ritter dos Reis); Pedro Vinhaes Munhoz (Centro Universitário Ritter dos Reis); João Pedro Cammardelli Martins (Centro Universitário Ritter dos Reis); Daiana Camillo da Silva Vieira (Centro Universitário Ritter dos Reis); Kizzy Morais de Abreu (Centro Universitário Ritter dos Reis); Nathalia Homem Kerkhoven (Centro Universitário Ritter dos Reis); William da Silva Corrêa (Centro Universitário Ritter dos Reis); Paula Tavares Fernandes (Centro Universitário Ritter dos Reis); Bruno de Moura Raupp da Silva (Centro Universitário Ritter dos Reis); Camila Barão de Souza (Centro Universitário Ritter dos Reis); Manoela Behar Ferreira (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A revista Universus é um projeto elaborado pelos alunos de Produção de Revista do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (FACS) da UniRitter. A revista-laboratório teve início em 2014 e a partir de 2017 adota a publicação de edições temáticas. Em sua 5ª edição, intitulada Horizontes, explora os desafios e as questões 'invisíveis' de Porto Alegre. Na 6ª edição, Legado, explora a perspectiva da educação na formação humana e social. Este trabalho se propõe a apresentar o processo de construção da revista, que tem importante função ao replicar um modelo de produção de revistas profissionais no ambiente acadêmico, além de incorporar técnicas transmidiáticas, com informações adicionais e novos conteúdos na versão digital da revista.਀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀 琀攀瘀攀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 搀攀猀搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀瘀攀 猀甀愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 愀渀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 甀洀愀 攀搀椀漀 攀洀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 㐀ꨀ 攀搀椀漀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀 渀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 琀攀渀栀愀 瀀攀爀洀愀渀攀挀椀搀漀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 昀漀椀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 攀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀洀漀搀攀氀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀愀搀爀漀 ጀ†猀攀最甀椀搀漀 渀愀猀 攀搀椀攀猀 渀먀 㔀 攀 㘀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 渀愀 昀漀爀洀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 甀洀 椀渀昀氀甀攀渀琀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀 漀 猀攀甀 氀攀椀琀漀爀 ⠀䐀䄀䴀䄀匀䌀䔀一伀 ㈀ ㄀㌀⤀⸀ 䴀愀渀琀攀渀搀漀 愀 搀攀挀椀猀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀愀 攀搀椀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 愀 㔀ꨀ 攀 愀 㘀ꨀ 攀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀 搀攀昀椀渀攀Ⰰ 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀漀甀 漀 爀甀洀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀ⴀ爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 䄀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀 搀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀琀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀洀瀀攀渀栀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 攀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 瀀愀甀琀愀猀 猀漀戀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 氀漀挀愀氀⸀ A revista-laboratório impressa Universus procurou propor uma reflexão sobre os temas tratados, oferecendo um maior aprofundamento (SCALZO, 2009). Na edição Horizontes, a Universus buscou sanar inquietações dos alunos – e dos porto-alegrenses - em relação à cidade em que moram, o modo como enxergam os problemas, a percepção do que parece ser invisível aos olhos do poder público. Enfim, os seus horizontes. A publicação tratou de assuntos mais estruturais da sociedade, como, por exemplo, a falta de manutenção de prédios históricos e abandono de praças públicas, trazendo o leitor à reflexão desses temas. Para edição nº 6, as pautas também trouxeram realidades sobre a educação, como as escolas indígenas e a inclusão para jovens superdotados. Além disso, a produção de uma revista-laboratório também possui seu aspecto de simular um ambiente de redação, com hierarquias e processos pré-estabelecidos pelo editor-chefe (professor).਀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瘀椀猀愀渀搀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 愀琀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䔀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 挀漀渀琀甀爀戀愀搀漀 漀渀搀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 猀漀昀爀攀 甀洀 愀戀愀渀搀漀渀漀 攀 椀渀切洀攀爀漀猀 搀攀猀挀愀猀漀猀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 渀漀猀 氀攀瘀愀 愀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 椀渀樀甀猀琀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀漀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 渀攀最愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 琀攀洀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀猀猀椀洀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀愀渀琀攀爀攀洀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀猀 瀀漀爀 圀漀氀昀 ⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀  㔀⤀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 㔀ꨀ 攀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀渀琀攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀琀椀挀漀 ጀ†猀攀最甀椀渀搀漀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀愀 攀搀椀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀爀愀 愀 椀洀椀最爀愀漀 渀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ 䌀漀洀 漀 愀挀攀椀琀攀 搀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 ጀ†攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀 愀最氀漀洀攀爀愀搀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 甀洀愀 戀愀渀挀愀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 搀漀椀猀 攀最爀攀猀猀漀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䌀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 愀 匀甀瀀攀爀 䤀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 倀椀愀甀 攀 䜀愀氀椀氀攀甀⸀ 䔀氀攀猀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀 愀 洀攀氀栀漀爀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瘀攀渀挀攀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀猀 猀攀甀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 愀猀 猀甀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 ᠀椠渀瘀椀猀瘀攀椀猀ᤀ⸠ 䐀攀昀椀渀椀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 吀愀氀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 渀漀 琀爀愀琀愀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 挀漀洀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 愀最椀爀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 ᠀挠漀 搀攀 最甀愀爀搀愀ᤀ†搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 ⠀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ 一愀 㘀ꨀ 攀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 愀搀漀琀漀甀 愀 洀攀猀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀漀洀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀 漀 琀攀洀愀 攀搀甀挀愀漀⸀ Desse modo, enquanto a Horizontes se propôs a denunciar e expor os problemas enfrentados pela população da capital gaúcha, a Legado atacou problemas da educação para além dos muros das escolas, como a situação de órfãos e também dos refugiados. Divididos em grupos, os alunos da disciplina ficaram encarregados pela função de repórter, revisores de texto, selecionados pelo professor orientador, que ocupava o cargo de editor-chefe. Alunos ficaram responsáveis pelo projeto gráfico e diagramação. Ficou estabelecido, também, um cronograma a ser seguido. ਀一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 氀攀瘀愀爀愀洀  爀攀搀愀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀甀琀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 愀甀氀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀椀渀栀愀洀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 猀甀愀猀 栀椀瀀琀攀猀攀猀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 攀搀椀琀漀爀ⴀ挀栀攀昀攀 猀漀戀爀攀 漀 愀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀ⴀ挀栀攀昀攀 瀀爀椀洀愀瘀愀 瀀漀爀 挀爀椀琀爀椀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀愀猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀攀 愀 瀀愀甀琀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀瘀愀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 琀椀渀栀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 猀攀 栀愀瘀椀愀 戀漀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 猀攀 渀愀爀爀愀爀 漀 昀愀琀漀 ⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀  㔀⤀⸀ 䌀漀洀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 愀氀甀渀漀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 猀甀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 洀漀猀琀爀漀甀ⴀ猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 椀搀愀猀 愀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 挀栀攀挀愀最攀洀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀  Após o processo de redação das reportagens, os revisores analisavam os textos para corrigir e apontar falhas. Com o trabalho de revisão executado, foi necessário a realização de cortes nos textos pelo editor, a fim de respeitar o limite de páginas disponíveis para a publicação: 32. Devido a esse limite, combinado com o excedente de páginas, algumas reportagens acabaram sobrando da edição impressa, sendo aproveitadas na versão online da revista. As fotos que compuseram as matérias também foram feitas pelos alunos. Com texto e fotos prontas, o material foi enviado para o diagramador que, tratou de concluir o material. ਀䌀漀洀 漀 攀渀瘀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀  最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀猀猀漀甀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀洀 猀甀愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䌀漀渀琀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 昀椀挀愀爀愀洀 搀攀 昀漀爀愀 搀愀 瘀攀爀猀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀 眀攀戀猀椀琀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀 琀爀漀甀砀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 最爀昀椀挀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 椀渀瘀椀瘀攀椀猀 攀洀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 瘀攀爀猀攀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 儀刀 䌀漀搀攀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀 氀椀渀欀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䌀漀洀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 爀攀挀甀爀猀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀 愀樀甀搀愀洀 愀 渀漀 琀漀爀渀愀爀 漀戀猀漀氀攀琀愀 愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 ⠀䌀䄀倀刀䤀一伀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 唀渀椀瘀攀爀猀甀猀  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀渀甀愀氀 ጀ†瀀愀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 愀 猀攀爀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀 ⴀ  焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀攀氀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 匀甀愀 攀搀椀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 琀攀洀 ㌀㈀ 瀀最椀渀愀猀 攀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀⸀ 䔀洀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀瀀漀氀甀椀爀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀愀瀀愀Ⰰ 漀瀀琀愀渀搀漀 瀀漀爀 渀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 攀搀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀 愀 愀搀漀琀愀爀 漀 攀猀琀椀氀漀⸀ 一愀 挀愀瀀愀 攀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀 瀀漀猀猀甀椀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 昀漀琀漀 搀攀 甀洀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀 攀洀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 搀漀 瀀琀椀漀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 娀漀渀愀 匀甀氀 搀愀 唀渀椀刀椀琀琀攀爀⸀  一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀最椀渀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 挀漀氀甀渀愀 挀漀渀琀攀渀搀漀 愀 挀愀爀琀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 攀搀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀  猀漀洀愀搀愀 愀 昀漀琀漀猀 搀愀猀 琀甀爀洀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 一愀 瀀最椀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 栀 漀 猀甀洀爀椀漀 挀漀洀 愀 昀椀最甀爀愀 搀攀 甀洀 挀搀椀最漀 儀刀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀瘀愀 漀 氀攀椀琀漀爀  攀搀椀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ Seguindo, nas páginas quatro e cinco é feita pela entrevista ping-pong com o ex-prefeito de Porto Alegre mais antigo ainda vivo, na matéria “O principal responsável sempre é a prefeitura”. À mercê do tempo, nas páginas seis e sete, apresentam o problema da falta de manutenção nos casarões históricos de Porto Alegre. Vizinhos do presídio (páginas oito, nove e dez), mostram as condições de vida das pessoas que moram no entorno da Cadeia Pública de Porto Alegre. Cada página foi adotando tonalidades diferentes, com visuais mais sombrios, enquanto outros mais alegres. A páginas 11 abordam o abandono das obras da Vila Tronco, herança da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. A longa espera para ser o plano A (páginas 12 a 15) retrata a falta de medidas do governo para manutenção do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire. ਀一愀猀 瀀最椀渀愀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀 ⠀㄀㘀 攀 ㄀㜀⤀Ⰰ 甀洀愀 昀漀琀漀 搀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 倀切戀氀椀挀漀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀  愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀 琀琀甀氀漀 伀 攀氀攀昀愀渀琀攀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 攀 氀椀渀栀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 渀愀 瀀最椀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀  挀漀渀琀愀搀愀 愀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 洀愀椀猀 搀攀 挀椀渀挀漀 愀渀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀猀琀愀甀爀漀 搀漀 瀀爀搀椀漀Ⰰ 搀攀猀琀爀甀搀漀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 椀渀挀渀搀椀漀⸀ 一愀猀 瀀最椀渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 漀 搀爀愀洀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 戀愀爀爀愀挀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀甀最椀爀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀愀猀 瀀爀愀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀 氀甀琀愀 搀漀猀 焀甀椀氀漀洀戀漀氀愀猀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 猀甀愀猀 栀愀戀椀琀愀攀猀Ⰰ 愀 渀漀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 搀攀猀昀椀氀攀 昀攀猀琀椀瘀漀Ⰰ 愀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 愀爀琀椀猀琀愀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 昀椀最甀爀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 攀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 甀洀 愀甀琀椀猀琀愀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 渀愀 爀攀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 猀愀切搀攀⸀  A 6ª edição da Universus mantém o número de páginas. Seguindo o modelo de capa clean, traz o título Legado dentro da tela de um notebook, dois pés, com um calçando chinelo e o outro, sapato, e canetas e livros apontam para as diferentes nuances da sociedade e a educação como possibilidade. Como novidade na edição, cada matéria apresentava a frase de um pensador sobre o assunto de cada matéria.਀一愀 瀀最椀渀愀 搀漀椀猀Ⰰ 栀 愀 挀愀爀琀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 漀 渀搀椀挀攀 攀 漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀⸀ 䔀洀 猀甀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀椀渀最ⴀ瀀漀渀最 甀洀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 焀甀攀 氀攀挀椀漀渀漀甀 攀洀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀⸀ 䔀洀 猀甀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 漀 氀攀最愀搀漀 搀漀 愀最爀漀渀攀最挀椀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 渀漀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ  漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀洀 愀 琀爀愀搀椀漀 搀漀 瀀漀瘀漀 䜀甀愀爀愀渀椀ⴀ䴀戀礀愀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀 猀攀砀甀愀氀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 䰀最戀琀椀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 攀砀瀀攀 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀爀椀愀渀愀猀 猀甀瀀攀爀搀漀琀愀搀愀猀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 搀愀猀 搀甀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀漀 瀀愀猀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀猀 攀洀 愀戀爀椀最漀猀 搀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 氀攀椀Ⰰ 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 最爀愀琀甀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 愀氀琀愀 爀攀渀搀愀Ⰰ 漀 洀攀渀漀爀 攀猀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 挀愀爀攀渀琀攀猀 攀 甀洀 琀攀砀琀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 愀渀愀氀椀猀愀 漀 攀渀猀椀渀漀  搀椀猀琀渀挀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀