INSCRIÇÃO: 01084
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: Vans Street
 
AUTORES: Nicolle Christine Sartor (Universidade Federal de Santa Maria); Matheus Wohlemberg (Universidade Federal de Santa Maria); Rodrigo Stefani Correa (Universidade Federal de Santa Maria)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
RESUMO ਀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ∀嘀愀渀猀 匀琀爀攀攀琀∀ 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀椀挀琀挀椀愀 搀愀 洀愀爀挀愀 嘀愀渀猀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀⸀ 刀漀搀爀椀最漀 匀琀攀昀愀渀椀 䌀漀爀爀攀愀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 爀攀猀最愀琀愀爀 漀 甀猀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 嘀愀渀猀  洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀爀愀稀攀渀搀漀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 攀砀攀瀀爀椀攀渀挀椀愀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 瀀攀愀⸀ 䄀 瀀攀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀瘀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 攀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀甀愀 氀椀渀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 最爀愀昀椀琀琀椀 攀 氀愀洀戀攀ⴀ氀愀洀戀攀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 琀爀猀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 ∀氀愀洀戀攀ⴀ氀愀洀戀攀∀Ⰰ 挀漀洀 瘀愀爀椀愀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀        INTRODUÇÃO ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 氀椀最愀搀愀 愀漀 甀猀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 ∀瀀爀漀琀攀猀琀漀∀ 搀椀愀渀琀攀 搀愀 挀漀渀樀甀渀琀甀爀愀 搀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 甀爀戀愀渀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀 昀漀爀渀攀挀椀搀愀 愀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 挀爀椀愀爀 愀 瀀攀愀㨀 嘀愀渀猀⸀  䌀爀椀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㘀㘀Ⰰ 渀愀 䌀愀氀椀昀漀爀渀椀愀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 嘀愀渀猀 昀愀戀爀椀挀愀 挀愀氀愀搀漀猀 攀 瘀攀猀琀甀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀欀愀琀攀Ⰰ 猀甀爀昀Ⰰ 猀渀漀眀戀漀愀爀搀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 爀愀搀椀挀愀椀猀⸀ 一漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 昀愀戀爀椀挀愀瘀愀洀 琀渀椀猀 瀀愀爀愀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀洀 瘀攀渀搀椀搀漀猀 瀀漀爀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 㐀 搀氀愀爀攀猀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 猀欀愀琀椀猀琀愀猀 攀洀 琀漀搀漀 猀甀氀 搀愀 䌀愀氀椀昀爀渀椀愀 愀瀀愀爀攀挀椀愀洀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 搀攀 猀攀甀猀 琀渀椀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 猀欀愀琀攀⸀ 䄀 洀愀爀挀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 猀洀戀漀氀漀 搀愀 最攀爀愀漀 瀀甀渀欀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 攀洀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀攀渀搀漀 甀猀愀搀愀 瀀漀爀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 爀漀挀欀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀甀攀洀 氀漀樀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀洀 洀愀椀猀 搀攀 㐀  瀀愀猀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 昀愀戀爀椀挀愀洀 爀漀甀瀀愀猀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀愀氀愀搀漀猀⸀         OBJETIVO ਀伀 甀猀漀 搀攀 氀愀洀戀攀ⴀ氀愀洀戀攀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀  挀漀洀甀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 爀攀渀琀瘀攀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 挀甀猀琀漀 攀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀搀愀 愀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 漀甀琀搀漀漀爀⸀ 吀愀氀 洀攀椀漀 琀愀洀戀洀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 琀愀洀愀渀栀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 倀漀爀 猀攀甀 瘀椀猀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀漀爀 戀漀挀愀 愀 戀漀挀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 氀愀洀戀攀ⴀ氀愀洀戀攀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀⸀   伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀琀爀愀椀爀 漀 漀氀栀愀爀 攀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀漀渀琀椀搀愀 渀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 昀爀愀猀攀猀 攀 猀甀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀 猀攀 搀攀甀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀戀爀愀渀最攀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 渀漀 愀 挀漀渀猀漀洀攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 攀猀琀洀甀氀漀 瘀椀猀甀愀氀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 挀攀渀爀椀漀 甀爀戀愀渀漀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀        O marketing de guerrilha surgiu na década de 70, conceituado por Jay Conrad Levinson como uma alternativa às mídias tradicionais, como forma de concorrer e, consequentemente, combater grandes empresas. Apesar disso, grandes empresas também se utilizam da guerrilha, por seu impacto ao não se encaixar em mídias tradicionais e pela relação de custo-alcance. Jay Conrad Levinson descreveu o marketing de guerrilha como uma estratégia capaz de "atingir as metas convencionais, tais como lucros e alegria, com métodos não convencionais, como investir energia em vez de dinheiro". Por caracterizar-se como uma forma de intervenção urbana, utilizamo-nos do marketing de guerrilha, aplicado por meio de lambe-lambe. O "lambe", como é comumente denominado, surgiu em 1454, na época do Renascimento, criado por Saint Fleur, posteriormente sendo utilizado por outros artistas. O lambe-lambe consiste em um anúncio, trabalho artístico ou material ideológico que é afixado em espaços públicos, fazendo uso da "cola de farinha", uma mistura de vinagre, água e farinha. A marca Vans, por produzir vestuário e calçados para praticantes de esportes radicais, consequentemente se alia a práticas de intervenção urbana, como grafitti, stencil e lambe, dando suporte também a artistas independentes em parcerias para publicidade e design de estampas para seus produtos. Ao realizar uma pesquisa e análise, nos debruçando sobre anúncios e ações publicitárias anteriores da empresa, pudemos extrair o aspecto irreverente e criativo, presente na grande maioria das peças veiculadas. Tais noções de estética e tom comunicacional da marca Vans contribuíram para a produção das três peças que compõem o presente trabalho.
 
OBJETIVO
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO਀ Ao pensar em como contemplar a proposta do trabalho, percebemos a arte de rua como uma vertente bastante ligada ao público, marca e propósito da campanha, tendo o grafitti como inspiração estética e lambe-lambe para material e aplicação, como já descrito anteriormente. O traço e cores utilizadas na peça remontam o estilo da arte de rua, aliado à ilustração digital, que ganha cada vez mais espaço no meio publicitário e artístico. ਀一愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀ⴀ渀漀猀 搀愀 昀漀爀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀漀 爀愀猀最漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 猀愀攀洀 漀猀 戀爀愀漀猀 焀甀攀 猀攀最甀爀愀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 甀爀戀愀渀愀 焀甀愀渀搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 爀愀猀最漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 ᰀ焠甀攀戀爀愀ᴀ†渀漀 攀猀瀀愀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀琀甀爀戀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 洀漀猀 ጀ椠氀甀猀琀爀愀搀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀漀渀猀 搀攀 瀀攀氀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀渀漀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ⴀ 攀 挀漀爀攀猀 挀爀椀愀渀搀漀 漀 椀渀瀀甀琀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 愀氀椀愀搀愀猀 愀漀 琀攀砀琀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 愀挀椀洀愀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 䄀猀 昀爀愀猀攀猀 ᰀ传 洀甀渀搀漀  猀攀甀⸀ 倀椀渀琀攀 挀漀洀漀 焀甀椀猀攀爀ᴀⰠ ᰀ传 洀甀渀搀漀  猀攀甀⸀ 䐀攀猀戀爀愀瘀攀 搀漀 猀攀甀 樀攀椀琀漀⸀ᴀ†攀 ᰀ传 洀甀渀搀漀  猀攀甀⸀ 䔀渀昀爀攀渀琀攀 愀猀 漀渀搀愀猀⸀ᴀ†爀攀洀攀琀攀洀 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 ⴀ 攀 瀀愀爀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ传 洀甀渀搀漀  猀攀甀ᴀ†ጀ†攀洀 挀漀洀甀洀Ⰰ 搀攀渀漀琀愀渀搀漀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 ᰀ瀠切戀氀椀挀漀ᴀ†搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀愀⸀ 伀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 昀爀愀猀攀Ⰰ 焀甀攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀 愀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀甀爀昀椀猀琀愀猀 攀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀漀 昀漀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀挀琀挀椀漀Ⰰ 猀攀洀 氀椀最愀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 嘀愀渀猀⸀ ਀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀 ਀䰀䔀嘀䤀一匀伀一Ⰰ 䨀愀礀 䌀漀渀爀愀搀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 䜀甀攀爀爀椀氀栀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀瘀愀氀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀