ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01089</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Comunidade em Pauta</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kaue Natan Vezentainer (Faculdade Ielusc); Kaue Natan Vezentainer (Faculdade Ielusc); Kérley Winques (Faculdade Ielusc)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O newsgame de letramento  Comunidade em Pauta (disponível em: https://bit.ly/2DQdbys) foi produzido no primeiro semestre de 2018 como requisito parcial para obtenção da graduação em Jornalismo na Faculdade Ielusc, localizada em Joinville, Santa Catarina. O jogo tem como proposta dar ao público a oportunidade de gerenciar um jornal comunitário, tomando decisões desde a produção até o financiamento do veículo. A escolha pelo formato interativo se deu por conta da possibilidade do público experimentar a narrativa de maneira mais imersiva e aprender de forma lúdica sobre jornalismo comunitário. O formato de game caracteriza o teor experimental deste projeto, visto que o autor aprendeu a programar durante todo o processo de produção - já que não possuía os conhecimentos básicos para desenvolver um jogo. Além disso, os newsgames tiveram um boom em 2004, mas suas produções acabaram diminuindo com o passar dos anos. Por gostar de jogos, o autor do projeto decidiu unir esse gosto ao jornalismo, visto que os newsgames têm um potencial de trazer inovação ao jornalismo, levando a informação de um jeito diferente ao deixar as notícias mais lúdicas. Já a escolha pelo tema se deu a partir da observação e elaboração de um relatório de diagnóstico sobre o jornalismo comunitário em Joinville (disponível em: https://bit.ly/2WrOm35). Além de contar a história dos veículos comunitários da cidade (Jornal do Paraíso e A Voz do Morro do Meio), a investigação mostrou que ambos mudaram a realidade dos bairros onde funcionavam. Outra questão identificada, é que por conta da falta de apoio financeiro os dois veículos deixaram de existir. Esse cenário contribui para a formação dos chamados  desertos de notícias . Termo adotado pelo  Atlas da Notícia , que a partir da coleta de dados no Brasil todo, mostrou que os desertos de notícias são lugares onde não há cobertura local dos fatos, ou seja, cidades em que jornais, rádios e TVs não fazem a cobertura sobre a realidade local. O que preocupa, nessa conjuntura, é que a informação é um direito. A população precisa ter conhecimento sobre sua cidade e bairro, pois esses elementos fornecem melhores leituras de mundo e vivência em comunidade. Dito isso, a partir do contexto relatado, o newsgame de letramento  Comunidade em Pauta surge com o objetivo de ensinar a como criar, desenvolver e produzir um jornal comunitário. Também é uma forma de o público experimentar como é gerir um veículo deste modelo. Além de se divertir no ambiente desenvolvido, o jogador irá aprender com os erros e acertos durante o processo de interação com o game. Portanto, o  Comunidade em Pauta não está apenas alinhado à formação de jornalistas, mas também à qualquer comunidade que pretende aderir ao formato e desenvolvimento de um jornal hiperlocal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Do ponto de vista metodológico, o primeiro passo foi desenvolver as abordagens teóricas que serviriam de pilares para a concepção do produto, pois acredita-se que a prática jornalística é indissociável da teoria. Portanto, foram adotados os conceitos de: Comunidade, Comunitário e Newsgame. Também foi realizada uma pesquisa exploratória, de modo a identificar pesquisas do cenário local e nacional. Nesse levantamento optou-se pelos dados do Atlas da Notícia (nacional) e do GPSJor (local). A primeira parte do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, trazendo dados sobre os 6.625 municípios do país. Nela, foram mapeados cerca de 3.367 jornais impressos e 1.985 jornais digitais, em 1.125 cidades dos 26 estados, mais o Distrito Federal. Correspondendo a aproximadamente 130 milhões de brasileiros. Cerca de 60% da população têm acesso aos jornais impressos e digitais. Porém, 4.500 municípios não têm registros de jornais e sites noticiosos, esse número representa mais de 70 milhões de habitantes. Em julho de 2018, a pesquisa sobre TVs e rádios foi publicada. Nela, foram analisadas 3.749 emissoras de rádio, 2.728 emissoras de TV. Os dados mostraram que 2.520 cidades possuem rádio e TV, representando cerca de 150 milhões de brasileiros (75% da população). Mas, 3.050 cidades não possuem esses veículos, representando cerca de 50 milhões de habitantes. Ambos mostram um déficit no território nacional em relação a cobertura local, algo primordial para as pessoas. O GPSJor é uma parceria dos programas de pós-graduação em Jornalismo e em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, foi criado com o objetivo de pesquisar e propor soluções para as crises do jornalismo contemporâneo. A primeira parte desta pesquisa foi a aplicação de três instrumentos de pesquisa: 21 entrevistas exploratórias, uma enquete por amostragem representativa da população de Joinville e uma enquete online não representativa. A pesquisa mostrou que Joinville, mesmo com diversidade de veículos de comunicação, RIC e NSC servem 85% da população com seus veículos. Foi questionado também se essas empresas correspondiam a demanda de notícias que o público deseja, três quartos dos respondentes apontaram temas que a mídia tradicional deveria dar mais atenção. Um deles é a presença, a participação e o espaço para os bairros e as comunidades. A escolha pelo formato de newsgame está relacionada ao que Santos e Seabra (2014) defendem no texto  NewsGames: Teoria Geral Aplicada dos games baseados em notícias . Os autores avaliam que os newsgames são um gênero de jogos que visam tratar de assuntos atuais. Ainda de acordo com os autores, mesmo que os newsgames utilizem de técnicas dos jogos tradicionais para serem produzidos, eles não podem ser entendidos apenas como um meio de entretenimento. Para além desta visão, foi adotada outra concepção a do letramento. Segundo Bogost, Ferrari e Schweizer (2010), no livro  Newsgames: Journalism at Play , os newsgames de letramento usam a retórica processual, afinal a narrativa do jogo pede uma apuração jornalística para mostrar os processos de produção do jornalismo. Partindo da ideia de aproximar o público a elementos particulares da profissão de um jornalista, games nesse estilo podem ser utilizados com leigos, estudantes e profissionais que atuam na área. Ainda, segundo os autores, os newsgames de letramento podem ter focos diferentes em suas produções, visto que, em alguns casos os jogos abordam a prática jornalística, enquanto outros ensinam a lógica e os valores existentes na profissão. Por fim, a partir dos dados observados nas pesquisas mencionadas, o jogo  Comunidade em Pauta utiliza do formato de quiz e apresenta uma narrativa que se desloca e envolve os processo de: produção, financiamento e questões éticas envolvidas num veículo comunitário. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A programação do jogo foi a parte mais experimental do projeto, afinal, o autor não possuía o conhecimento para essa tarefa. Para aprender todo o processo de funcionamento do Construct 2, ferramenta utilizada para o desenvolvimento, e como deve-se programar um jogo, utilizou-se de tutoriais no YouTube para entender o funcionamento básico da plataforma. Além disso, o roteiro e as artes/imagens do newsgame também foram desenvolvidas pelo autor e editadas no aplicativo CartoonCam, com a estética voltada para as histórias em quadrinho. O  Comunidade em Pauta é um complemento do Relatório de Diagnóstico sobre o Jornalismo Comunitário Joinvilense, que tem o mesmo nome do jogo. Este relatório ajudou no desenvolvimento do roteiro e na criação de cada uma das fases do jogo. Durante o processo de apuração, as conversas e as entrevistas realizadas com os envolvidos nos jornais A Voz do Morro do Meio e o Jornal do Paraíso, ajudaram o autor a compreender melhor a função, os processos e o funcionamento dos veículos comunitários. O newsgame  Comunidade em Pauta conta com nove fases, que representam os processos de produção de um veículo comunitário: pautas, produção, ética e financiamento. Para vencer o newsgame, o jogador precisa acertar a resposta em todas as fases. Ao iniciar o jogo, são transmitidas as instruções do newsgame. A primeira tela dá as boas-vindas ao  Comunidade em Pauta e explica ao jogador/leitor que ele é o responsável por um jornal comunitário, já na segunda, aparece um resumo do que é um veículo comunitário e as suas características. Após isso, o jogador/leitor é direcionado a outra tela, onde é apresentada a equipe que irá auxiliar durante o processo. Na primeira fase a imagem de fundo mostra uma redação, com alguns repórteres sentados e mexendo nos computadores. Ela possui, assim como todas as outras fases, o filtro de quadrinhos e o enunciado da pergunta e as respostas estão presentes em retângulos brancos, usando a fonte  Bangers . Essa fase questiona o jogador/leitor sobre o principal diferencial de um veículo comunitário. A segunda fase aborda que, além de ser um meio de informação, ele também pode fortalecer outros dois aspectos que podem ser importantes para uma comunidade. O tema abordado na terceira fase diz respeito aos formatos que um veículo comunitário pode apresentar. Na quarta fase o questionamento feito é quais são as dicas que irão ajudar o repórter a produzir uma matéria. Na quinta fase o assunto abordado é como fazer uma boa entrevista, quais dicas podem ser seguidas para conseguir ter um resultado positivo. A sexta fase representa o processo de seleção das pautas, questionado quais matérias devem ser escolhidas dentre as opções dadas no jogo. A sétima fase aborda questões éticas na produção das matérias. A pergunta versa sobre quais das matérias apresentadas podem ser publicadas no jornal. Na penúltima fase do  Comunidade em pauta , a pergunta feita é como pode ser adquirido o dinheiro para o veículo. Então, na última fase o jogo questiona como o capital arrecadado será utilizado. Para fazer a seleção das respostas e interagir com os menus, o jogador/leitor faz uso do mouse como controle principal na plataforma PC. Já na versão mobile, por conta do touchscreen, a interação se dá por meio do toque na tela. A trilha sonora do newsgame utiliza uma música instrumental com ukulele, a cada resposta correta que o jogador/leitor aciona o efeito sonoro de aplausos. Quando a opção errada é escolhida, o som emitido é o de resposta incorreta. Nas telas finais do jogo, esses sons também se repetem conforme a pontuação final do jogador/leitor. No final do jogo, cada mensagem traz o número de pontos que o jogador somou durante sua experiência e porque seu jornal deu certo, ou, deu errado. O  Comunidade em Pauta está publicado no itch.io, um servidor online e gratuito, onde estão presentes jogos de diversas formas, ideias e tipos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>