INSCRIÇÃO: 01106
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP11
 
TÍTULO: #SEENCONTRENOVILA: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA EM PORTO ALEGRE
 
AUTORES: DÉBORA GOMES MENDES (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo de Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Situada no bairro Floresta, o Vila Flores é um complexo arquitetônico formado por três edificações que estão listadas no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, classificadas como imóveis de Estruturação e situadas em Área de Interesse Cultural de Porto Alegre. Norteada por 4 eixos como arte e cultura, educação, empreendedorismo, e arquitetura e urbanismo, Associação Cultural Vila Flores é uma associação sem fins lucrativos, existente desde 2013 e formalizada em 2014, que busca promover a integração com a comunidade do entorno, é responsável programação cultural do espaço e pela articulação junto ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em prol dos interesses da comunidade artística e criativa do Vila Flores. ਀䄀 䄀䌀嘀䘀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 渀漀 猀攀甀 渀攀最挀椀漀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ  甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 最攀猀琀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀漀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 猀椀猀琀洀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 猀甀戀猀椀猀琀攀洀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 猀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀洀Ⰰ 渀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 最攀猀琀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 渀攀洀 攀洀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 最攀猀琀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 渀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 最攀猀琀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀稀愀搀漀猀⸀  Atualmente, o espaço abriga diversas funções: local para a realização de atividades socioculturais (coordenadas pela Associação Cultural Vila Flores), espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores criativos (os residentes) e ambiente de aprendizado. O projeto arquitetônico, elaborado pela Goma Oficina, ainda prevê, futuramente, apartamentos para moradia temporária, loja, cafeteria e memorial. ਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⌀匀攀䔀渀挀漀渀琀爀攀渀漀嘀椀氀愀㨀 唀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀挀漀渀漀洀椀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 嘀䤀 瘀椀猀漀甀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 嘀椀氀愀 䘀氀漀爀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀椀琀甀愀漀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 最攀猀琀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀猀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瘀椀稀椀渀栀愀渀愀Ⰰ 渀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 焀甀攀洀 攀氀攀猀 猀漀 攀 漀 焀甀攀 昀愀稀攀洀⸀ A partir disso, foi definido como projeto a realização de uma análise de ambientes e auditoria de imagem da organização para compreender quais são as percepções que os públicos têm do local, e, posteriormente, o planejamento de ações com foco no objetivo norteador do projeto que era identificar possibilidades de divulgação e atratividade de públicos, a fim de promover o espaço. além disso, compreender a percepção de públicos estratégicos (Gestão da ACVF, Residentes, visitantes, vizinhança local, comerciantes vizinhos, escolas) do Vila Flores, verificar se as percepções destes públicos divergem ou convergem e avaliar se as atuais estratégias de divulgação e atividades realizadas estão contribuindo para um melhor entendimento do que é o Vila Flores.
 
INTRODUÇÃO
Para atingir os objetivos do projeto foram realizados diversas técnicas como a análise de ambientes, mapeamento de públicos, análises de matérias veiculadas sobre a organização, entrevista com a gestão, pesquisas quantitativas e qualitativas com os públicos estratégicos da organização e por fim o planejamento das ações. Todo este processo será detalhado a seguir.਀䄀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀渀搀愀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 洀愀渀琀洀 爀攀氀愀攀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 渀甀洀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀爀愀洀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 一漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀Ⰰ 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 昀猀椀挀漀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀⼀氀攀最愀氀Ⰰ 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀⸀ Ainda realizou-se a análise de uma Matriz SWOT, entendendo que através dela é possível realizar uma análise clara e objetiva sobre as forças e fraquezas no ambiente interno, e as oportunidades e ameaças no ambiente externo, proporcionando à organização a elaboração de estratégias para obter vantagens e melhor o desempenho organizacional. Luecke, no livro Estratégia (Editora Record, 2009) reforça que “considerar os fatores externos e internos é essencial porque eles esclarecem o mundo em que opera a empresa ou unidade, permitindo planejar melhor o futuro desejado”.਀伀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀  甀洀 昀愀琀漀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀攀洀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 昀椀挀愀洀 猀攀洀 搀椀爀攀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀琀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 氀最椀挀愀 搀攀 䘀爀愀渀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀 倀切戀氀椀挀漀猀㨀  挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀ⴀ氀漀猀 攀洀 渀漀瘀愀 瘀椀猀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀㨀 戀甀猀椀渀攀猀猀 爀攀氀愀琀椀漀渀猀栀椀 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 夀攀渀搀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀ 瀀愀爀愀 琀椀瀀椀昀椀挀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀  Por fim, através de técnicas foram realizadas análises e pesquisas para compreender as objeções atreladas à organização, antes não mensuradas. Com isso a necessidade da realização da auditoria de imagem, a partir do desejo da gestão de se aproximar dos seus vizinhos, principalmente dos vizinhos do entorno da organização, pois partiam da suposição de que eles não compreendiam o que era a organização e o que eles faziam. Segundo Bueno, no livro Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação de Jorge Duarte e Antônio Barros (Editora Atlas, 2006) “A auditoria de imagem é um instrumento ou metodologias para avaliar a presença e a imagem de uma organização junto a determinados públicos ou à opinião pública, de maneira geral. [...] um conjunto diversificado de técnicas (e/ou metodologias) para aferir a percepção que os públicos têm das organizações.” ਀䘀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 挀椀渀挀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 猀甀戀搀椀瘀椀搀椀渀搀漀ⴀ猀攀 攀洀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀㨀 倀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 昀攀挀栀愀搀愀猀 ⠀䜀攀猀琀漀Ⰰ 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀渀琀漀爀渀漀 攀 刀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 搀漀 嘀椀氀愀⤀ 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 昀攀挀栀愀搀愀猀 ⠀瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀愀 倀爀椀洀愀瘀攀爀愀 攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 挀漀洀 瘀椀稀椀渀栀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀漀 嘀椀氀愀 䘀氀漀爀攀猀⤀⸀ 䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 戀愀猀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀攀猀 瀀搀攀ⴀ猀攀 洀攀渀猀甀爀愀爀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 嘀椀氀愀 䘀氀漀爀攀猀 瘀椀猀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 猀攀樀愀洀 洀愀椀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀愀搀漀猀⸀ 䈀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀愀猀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 渀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀椀砀漀猀㨀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀⸀ A partir disso, foram planejadas três ações dentro dos eixos estratégicos mencionados anteriormente. As ações propostas terão metas a serem cumpridas, conforme elucidação acima, que deverão atualizadas após o primeiro relatório do planejamento. São estabelecidas para o período de seis meses e revisadas a cada três meses, com apresentação de relatório discriminando o estágio de execução. Cada proposta será apresentada através de questões objetivas, a seguir:਀䄀漀  ㄀㨀  䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 挀漀洀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 ⴀ 伀 嘀椀氀愀 最攀爀愀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 猀甀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 最攀爀愀爀⸀  Como? Será necessária a organização de um evento, no estilo bate papo, onde serão convidados gestores de empresas com modelos tradicionais para conhecerem os modelos de negócios de empreendimentos residentes do Vila. No caso, os vileiros serão convidados a apresentar os seus negócios, com foco nos lucros e impacto gerado. ਀倀漀爀 焀甀㼀 倀漀爀焀甀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀洀 漀 猀攀甀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 攀猀琀攀 昀漀椀 甀洀 瀀漀渀琀漀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ 䠀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀氀椀挀愀爀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 渀攀最挀椀漀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 椀爀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 氀愀漀猀 攀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀愀爀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 攀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Ação 02: Projeto de Visitas - #SeEncontreNoVila ਀䌀漀洀漀㼀 一攀猀琀愀 愀漀 猀攀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 瀀愀爀愀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 搀漀 焀甀攀  愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 搀漀 焀甀攀 攀氀愀 昀愀稀⸀ 一漀 氀漀挀愀氀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 栀愀瘀攀爀 渀愀 瀀愀爀攀搀攀 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀氀甀猀椀瘀愀Ⰰ 漀渀搀攀 猀攀爀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 瀀漀猀琀ⴀ椀琀猀 渀愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 攀 漀猀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 猀攀爀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀攀洀 攀洀 焀甀愀氀 愀猀瀀攀挀琀漀 攀氀攀猀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 嘀椀氀愀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 挀愀搀愀 甀洀 挀漀氀漀挀愀爀 愀猀 猀攀甀猀 瀀漀猀琀ⴀ椀琀猀 渀愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 攀 愀漀 昀椀渀愀氀 栀愀瘀攀爀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀椀猀猀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀 椀爀漀 挀漀洀瀀漀爀 甀洀 洀甀爀愀氀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀 搀攀 昀挀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 ᰀ传 瘀椀氀愀  搀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀ᴀ⸠  䄀瀀猀 猀甀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 琀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀  Por quê? Conforme situação passada pelos gestores e constatado nas pesquisas, a sociedade, principalmente a vizinhança, não compreendem quem eles são e o que fazem. Com isso se dá a importância de mostrar que as portas do vila estão abertas para a comunidade e passar para eles a missão e os valores do vila, principalmente como espaço de diversidade e inclusão. Essa ação contribuirá aproximação com públicos estratégicos e na construção da imagem da organização, fazendo com que a sociedade compreenda o que é o Vila. ਀ 䄀漀  ㌀㨀 伀 嘀椀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⴀ ⌀䔀甀匀漀甀漀嘀椀氀愀  Como? Na análise realizada no ambiente tecnológicos foi possível perceber que o Vila utiliza as redes sociais com o viés mais informativo. Com isso propõe-se realizar as redes para fazer com que os curtidores de fato se conectem com o vila, através de conteúdos mais atrativos e interativos, respondendo comentários, trazendo curiosidades, posts que convidem os públicos a interagirem como enquetes e coisas do tipo, também fazendo a criação de hashtags. ਀倀漀爀 焀甀㼀 䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀氀洀 搀攀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 攀氀愀猀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀猀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 愀 攀猀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 洀琀漀搀漀猀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀洀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 搀攀 愀猀猀攀爀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀猀 愀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀