ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01108</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Zo'é Comunicação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rita Hilachuk (Universidade Estadual do Centro-oeste); Fábio Augusto Forni Carvalho (Universidade Estadual do Centro-oeste); Victor Andrey do Prado (Universidade Estadual do Centro-oeste); Laura Rodrigues (Universidade Estadual do Centro-oeste); Matheus de Oliveira Buongermino (Universidade Estadual do Centro-oeste); Ubirajara Pesch Garbin (Universidade Estadual do Centro-oeste); Geziel Thomas (Universidade Estadual do Centro-oeste); Pamela Souza de Oliveira (Universidade Estadual do Centro-oeste); Paula Cabrera Claro (Universidade Estadual do Centro-oeste); André Cordeiro Frutuoso (Universidade Estadual do Centro-oeste); Renatha M Giordani (Universidade Estadual do Centro-oeste); Pablo Henrique Aqsenen (Universidade Estadual do Centro-oeste); Izabela Scorsin (Universidade Estadual do Centro-oeste); Priscila Pollon Galina (Universidade Estadual do Centro-oeste); Renata Caleffi (Universidade Estadual do Centro-oeste); Ana Paula Cimitam Lourenço da Silva (Universidade Estadual do Centro-oeste); Ana Carolina Giannini Zimmermann (Universidade Estadual do Centro-oeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante as aulas de Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, durante o ano de 2018, foi promovida a ideia de realizar atividades com instituições sem fins lucrativos, a fim de retribuir à sociedade todo o investimento para funcionamento da Universidade. Além disso, aprender na prática as realidades do mercado de trabalho ajudam a construir um profissional capacitado e pronto para encarar os desafios da profissão. É fundamental compreender como a comunicação é realizada e todos os problemas que serão enfrentados. O 3º ano de Jornalismo da Unicentro (2018) iniciou o trabalho de construção de um planejamento em assessoria de comunicação para diferentes situações para relacionar teoria com prática da profissão, através da criação da Zo'é Comunicação. O propósito foi realizar Assessoria de Comunicação de instituições socialmente vulneráveis de Guarapuava e região. Nosso propósito é promover diálogo e visibilidade no planejamento e execução de nossas ações, sendo uma agência de comunicação integrada experimental e determinada, que utiliza estratégias inovadoras e criativas realizando projetos na realização de projetos de importância e relevância social. Foram duas ações específicas que contribuíram a isso: No primeiro semestre a organização e realização da III Semana Acadêmica de Comunicação Social; No segundo semestre o planejamento de comunicação da Apae do município do Turvo, que fica a 42 km de Guarapuava. Apae significa Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. As Apaes são entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, que atendem pessoas com deficiência, tendo em vista a inclusão, habilitação e reabilitação do público-alvo. A missão é melhoria da qualidade de vida, promovendo e articulando ações de defesa de direitos, prevenção às deficiências e prestação de serviços e apoio à família. A associação localizada no município de Turvo  PR, é a única unidade de referência do município que trabalha na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e seu núcleo familiar, ofertando serviço de proteção social especial e serviços gratuitos de fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, etc. São 49 alunos e 24 funcionários. Em conversa com os profissionais e diretoria da Apae foi constatado que nunca foi pensada a comunicação da associação de uma maneira profissionalizada. Ou seja, a Apae nunca teve uma construção de identidade, muito menos o destaque para informações relevantes. Foi devido a essa conversa iniciamos a construção do planejamento estratégico para assessoria de comunicação da Associação durante o segundo semestre de 2018. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro contato com a entidade foi através de conversas pessoalmente, que resultaram na construção do plano de comunicação. Esse plano foi apresentado para professoras e coordenadoras. Como resultado desses encontros, o objetivo delimitado foi: Implantar uma rede de comunicação que permita o compartilhamento rápido e acessível de comunicação tanto para pais e alunos quanto para professores e funcionários. Essa estratégia possibilita a melhora da comunicação realizada e evitará a perda de informações fundamentais para a Instituição. Junto com ele, também foi desenvolvido, apresentado e aprovado o Manual de Identidade Visual da APAE, o qual focou na novo logo criado junto ao manual; com a intenção de mostrar as diversas aplicações da nova logo, e como usá-la em diversas situações. Depois foi realizada uma pesquisa com os funcionários e professores da Instituição, via Google Formulários. Nela, constatamos que a rede social Facebook era a mais utilizada para obter informação e, posteriormente, o WhatsApp para conversas internas. Portanto, as duas redes foram priorizadas para a primeira etapa de estruturação de Assessoria de Comunicação. Todo o plano de comunicação foi pensado para melhor atender as necessidades apresentadas pela instituição. Por esse motivo, ações com a imprensa foram retiradas do planejamento, ficando apenas a consolidação e estruturação da comunicação institucional como pontapé inicial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Plano de Comunicação contou com diferentes ações, que foram realizadas inteiramente pelos acadêmicos. O primeiro é o manual de Identidade Visual, que foi pensado para utilização das pessoas que trabalham todos os dias na Apae, que não tem contato com a comunicação e que poderão seguir utilizando o material ao fim do projeto. Para usabilidade, o trabalho ficou disponível em versões para edição e também possibilidades de estamparias e serigrafias (evitando que as funcionárias precisassem modificar o material toda vez que enviassem para a gráfica). Depois foi realizado o planejamento e execução de atividades para a rede social Facebook (que em pesquisa constatamos ser a mais utilizada pelos pais, professores e funcionários da instituição, e além disso, o município do Turvo só tem uma rádio em funcionamento, a qual não possui conteúdo jornalístico, recebendo informações apenas de Guarapuava). Neste plano de ações foram desenvolvidas: - Nova capa de Facebook; padronização das postagens; Criação da página (e desativar perfil); Apresentar na página do Facebook informações completas sobre a instituição, como endereço, horário de funcionamento, os serviços prestados e também mostrar a visão e os valores que a APAE do Turvo defende; criação de uma agenda de postagens na página, para que elas ocorram em períodos regulares. Todas as atividades foram desenvolvidas. A segunda etapa foi produzir conteúdo para as primeiras postagens da Apae. Como apresentado pela direção, havia necessidade de falar sobre higiene pessoal, e por isso o vídeo-piloto trata sobre isso. Em rádio foram desenvolvidos quatro programas, um por semana, durante o mês de agosto. Cada programa tratou um assunto diferente e com olhar educativo voltado para o público da Apae. Spots informativos para a família e os estudantes com o objetivo de auxiliar em atividades diárias. Apesar da produção ter sido efetivada, nem todos os áudios serviram para a construção da assessoria, porque a ideia era mandar pela rede WhatsApp, entretanto, a listagem com professores, funcionários e pais nunca foi repassada para a Zo'é. Como atividades relacionadas a assessoria e mídia, foram duas ações realizadas. A primeira foi a visita dos alunos ao Museu de Ciências Naturais da Unicentro e Parque das Araucárias (divulgada para o mailing regional) e a segunda era a realização de um jantar beneficente para a Associação (também enviada via mailing) e que como resultado teve a venda de todos os ingressos. Como última atividade, desenvolvemos um Jornal Mural, a fim de valorizar os professores e funcionários, bem como mostrar aos alunos seus retratos. Como resultado dessas ações desenvolvidas no ano de 2018, o ponto mais positivo foi que ao final da parceria, a Instituição ainda tinha interesse nos serviços da Zo'é. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>