ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01117</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Practice Publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vittoria Carolina Donadelli Vendrame (Universade Positivo); Lívia de Oliveira Fraxino (Universidade Positivo); Natasha Atab (Universidade Positivo); Natalia Manholer Muzy (Universidade Positivo); Pamela Muzzo de Azevedo (Universidade Positivo); Fellipe Aguiar Dantas (Universidade Positivo); Michel Arnildo Hahn (Universidade Positivo); Matheus Lopes dos Santos (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo); Mateus Schiontek (Universidade Positivo); Jonathan Willian Pelaquini (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Practice é a agência experimental do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, que é responsável pelos trabalhos que envolvem a Escola de Comunicação e Design da instituição, objetivando a integração entre os cursos. Além disso, a agência atende clientes externos, na maioria das vezes, instituições sem fins lucrativos.A estrutura reproduz a realidade de uma agência de mercado, trabalhando com problemas reais de comunicação e divulgando iniciativas, projetos, ações, trabalhos e demais temas relacionados aos alunos e professores. O ambiente proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula (atendimento, planejamento, mídia, criação e produção) por meio de um projeto de extensão. Para tanto, a agência mantém redes sociais para esclarecer dúvidas e informar novidades sobre os cursos, como também realiza ações offline para aproximar mais alunos e professores dentro da comunidade acadêmica. Todos os conteúdos criados nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) estão disponíveis, bem como os materiais publicitários para ambientes físicos. Também, os alunos que fazem parte do projeto realizam a criação de campanhas, sugerem pautas, supervisionam o trabalho de apuração de eventos, apresentam conteúdo noticioso, movimentam e estimulam outros alunos a participarem de iniciativas e eventos do curso. Como principal objetivo, a Practice permite aos estudantes que desenvolvam suas habilidades, sob orientação dos professores, para conhecer e conviver com a realidade. Ampliando, assim, sua consciência social com base nos propósitos aplicados pelo curso: os eixos do saber. Essa integração ocorre pela base - saber pensar, saber agir, saber fazer - pois, segundo Gondim & Cols (2003) "o saber ser está relacionado com características pessoais que contribuem para a qualidade das interações humanas no trabalho e a formação de atitudes de autodesenvolvimento. O saber fazer se refere às habilidades motoras e ao conhecimento necessário para o trabalho. O saber agir se aproxima da noção de competência, ou seja, capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho." Os três eixos, que norteiam o Projeto Pedagógico do Curso permitem aos acadêmicos o direcionamento na busca de referências, aprimoramento de repertório e o desenvolvimento de uma postura profissional mais adequada para o ingresso no mercado de trabalho. Com o intuito de realizar uma comunicação integrada entre alunos e o curso, a agência é constituída por professores e alunos que realizam todos os dias rotinas de trabalho encontradas no mercado, auxiliando na formação de futuros profissionais. A Practice divide-se nos seguintes projetos: Practice Publicidade, que realiza ações, campanhas e peças publicitárias, sendo composta por uma equipe de dois atendimentos e planejamento, dois redatores e dois diretores de arte; Practice Digital com um social media; Practice Promo, que atua na organização e promoção de eventos, formada por um promoter e alunos voluntários e a Practice Produções, que executa trabalhos audiovisuais, contando com a participação de um produtor audiovisual. Todas as atividades são orientadas por professores do curso e pelo coordenador da agência, ex-aluno de PPUP, que organiza e administra as tarefas. MÍDIA, COMPLEXIDADE E PODER. Os 3 saberes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Falar de agência não é coisa simples. Uma empresa que atua no segmento publicitário e exerce suas funções. Para Pinho (1998), existem quatro elementos que dividem uma agência. São "divisão de serviços, hierarquia, competência e controle", que geram uma continuidade, subdividindo categorias em suas habilidades, que geram equilíbrio no funcionamento da agência conforme a qualificação e a função dos colaboradores. Competência que extrai o melhor de cada um e é finalizada com o controle, pensando no psicológico e no trabalho de cada um". Martins (2013) disse: "se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena". A partir disto, a agência Practice trabalha em seus estagiários os três saberes: saber pensar, saber agir e saber fazer, objetivando resiliência e desenvolvimento. Operando no período da tarde, divide seus clientes em internos e externos. Os clientes internos são os trabalhos desenvolvidos para o próprio curso de Publicidade e demais cursos da Universidade Positivo. Já os clientes externos são aqueles que estão além da Universidade. A agência faz parte da Escola de Comunicação e Design. O processo publicitário na Practice segue padrões de mercado e opera da seguinte forma: inicia-se com o setor de atendimento e planejamento composto por dois estagiários. Segundo Pinho (1998), o atendimento é "responsável principalmente por manter o contato entre a agência e o cliente". Eles são os responsáveis por conduzir o processo de briefing com o cliente, além de trabalhar na prospecção de clientes, utilizando o portfólio da agência. É responsável por aprofundar o briefing por meio de pesquisas e do planejamento, levando ao brainstorm com o restante da equipe, base para gerar conceitos criativos e estratégias para cada campanha. Essas reuniões envolvem todos os departamentos da agência para, só depois, cada trabalho ser direcionado à equipe de criação, formada por uma dupla de redação e uma dupla de direção de arte. No meio desse processo, surgem alguns braços da agência que agregam força ao processo produtivo. A Practice Promo é a responsável pela organização de eventos. Segundo Orione (2007), "as etapas de organização de um evento abrangem também a fase de execução do evento e pós-evento, onde irão se avaliar os resultados positivos e negativos do mesmo". Essa área é composta por um aluno responsável acompanhado de uma equipe de seis alunos voluntários, que se somam a toda equipe da agência. Composta por um estagiário, a Practice Produções é o braço da agência responsável pela produção audiovisual da agência. A Practice Digital conta com um estagiário dedicado às mídias sociais, responsável pela veiculação do material produzido internamente. Todas as áreas são orientadas por professores do Curso de Publicidade e Propaganda. Sérgio Menezes na criação e produção audiovisual, André Tezza em Mídias Sociais, Filipe Bordinhão em Atendimento/Planejamento. A Practice Promo é coordenada pelos professores Filipe Bordinhão e Carolina Luz. Para entrar na equipe da Practice, é necessário passar por um processo de seleção. A divulgação se inicia com cartazes nas salas de aula e publicações na página do curso, além da lista de transmissão, contato direto via Whatsapp. Os alunos interessados se inscrevem, preenchem um formulário e incluem também seu currículo com portfólio. Em seguida, o coordenador da agência chama os alunos selecionados que mais se encaixam no perfil da vaga para entrevistas. A entrevista é marcada e feita pelo coordenador junto aos professores responsáveis pelo núcleo, com o objetivo de decidir quem será o novo integrante da agência. Como estagiário, o aluno possui um contrato de até um ano na agência, com direito a remuneração e benefícios, trabalhando seis horas diárias. PINHO, J. B. Comunicação em Marketing (ed: Papirus, 1998). MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: A prática na prática (2013) ORION, A. Gestão de eventos. (UFSC 2007)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 2018, a Practice teve mais de 210 trabalhos executados, mas alguns deles ganharam destaque e marcaram o ano da agência. Nosso evento de encerramento do ano e premiação dos melhores trabalhos do ano, o SUMEET, integra todos os cursos da Escola de Comunicação e Design. Aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de dezembro.. O conceito do evento se concentrou em "um verão de papel", fazendo referência ao material usado e valorizado. O GRAND FINALE, evento que premia os melhores trabalhos integrados de cada ano, aconteceu dia 4 de dezembro. A Practice foi responsável por toda a organização e logística do evento. Trabalhar a época mais colorida do ano e mais alegre trouxe todo o conceito e ambientação ao cenário e envolvimento dos alunos. As cores rosa, verde e azul usadas na campanha remetem ao conceito do verão e o prêmio que foi entregue junto ao certificado era feito de papel. O palco e a decoração foram: lanternas de papel e um banner com a identidade do evento. A apresentadora foi uma Drag Queen que utilizava elementos de papel. Antes de começar o evento, foram distribuídos drinks de frutas tropicais e ao final, picolés. Na área externa do evento, houve interação com toy arts dos alunos que podiam criar o seu perfil. Outra campanha criada e lançada pela Practice foi a "PÉ NO MERCADO", onde fizemos a ponte entre os alunos e o mercado real. Proporcionar a oportunidade de levar o aluno ao um ambiente diferente, guiado e fazer networking é muito importante para a carreira de cada um. Comprovando mais uma vez uma das intenções da agência: promover os alunos do curso. O projeto WORK WEEK com o conceito "Em PP tem lugar para todo mundo, encontre o seu" foi criado e mantido durante todo o ano para todos os alunos de Publicidade. O objetivo era atingir o máximo de alunos para que questionassem qual o lugar deles no mundo de Publicidade e encontrassem essas respostas. A Practice estava pronta para se apresentar e ajudá-lo a responder essa dúvida. O projeto funciona da seguinte forma: o aluno se inscreve por um formulário, podendo escolher participar uma dupla ou trio e, assim, separar uma semana para ficar na agência e acompanhar seu funcionamento, conhecendo cada área, tirando todas as dúvidas. O serviço que foi prestado a um cliente externo foi o "CURITIBA VÔLEI". A Practice produziu toda a divulgação da marca e do evento tanto dentro quanto fora da Universidade. Foram criados materiais como identidade de marca, além de materiais para as quadras como: arco de entrada, backdrop, plotagem das janelas e sinalizadores. Trabalhar com um cliente externo trouxe para a Practice uma vivência mais próxima de como é lidar com o mercado de trabalho, proporcionando a todos os estagiários um desafio maior e trabalho em grupo. O projeto "A FESTA" é de âmbito social e visita instituições carentes com os alunos voluntários de Publicidade Propaganda. E, para cada campanha criada, sempre foi gerado uma ponte entre a campanha de arrecadação e o projeto "A festa". Como destaque, criamos uma campanha chamada "Parça de Páscoa", onde alunos doaram caixas de chocolates e os mesmos podiam enviar bombons com bilhetes para outros colegas e, para receber esses bilhetes, era necessário doar outra caixa. Com isso, todos os chocolates arrecadados foram organizados, embalados levados até à Associação Metropolitana Assistencial (AMA). Outro projeto social engajado pela Practice foi para a arrecadação de livros. Criamos o projeto "OS LIVROS QUE ABRIRAM HORIZONTES" que entrelaçava personagens famosos de livros e o que aconteceria se não cumprissem seus propósitos. Para cada desdobramento dessas histórias, foram utilizadas mídias diferentes, com foco na doação de livros infantis dos alunos. Os livros arrecadados foram levados para instituições carentes. Por fim, realizamos a campanha para o projeto "NO FIO DA VOZ", que consiste em um conjunto de contos infantis gravados em áudio para crianças, propondo a leitura, estimulando-as a terem um gosto maior por livros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>