INSCRIÇÃO: 01135
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT07
 
TÍTULO: Depois de Lorenzo: Vivendo e aprendendo com a Adrenoleucodistrofia
 
AUTORES: Plínio Luís Pereira Lopes (Universidade Federal do Paraná); Myrian Regina Del Vecchio de Lima (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
“Depois de Lorenzo” é um website e webdocumentário feito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho une conceitos de desenvolvimento de site, documentário, jornalismo de saúde, identidade visual e recursos multimídia.਀ O website tem como tema a doença Adrenoleucodistrofia (ALD). Apesar do nome complexo, a doença está presente no imaginário popular. Ela ficou conhecida com o filme O Oléo de Lorenzo, da década de 90, que trata da manifestação dos sintomas e da busca pela cura dessa doença. ਀ Atualmente, em Curitiba (PR), a ativista Linda Franco — mãe de um portador da doença — conseguiu, em conjunto com outros ativistas, possibilitar o transplante de medula óssea — um dos tratamentos — pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ALD é uma doença rara, com sintomas se desenvolvem com o passar do tempo e aumentam gradativamente e que pode se manifestar em diferentes fases da vida. Além disso, o diagnóstico não é simples e exige um olhar atento do médico - que muitas vezes só ouviu falar a doença uma vez na vida.਀ Ou seja, o diagnóstico não é feito de maneira rápida na maioria das vezes. No caso de Linda, mãe do Gabriel Pollaco, os primeiros sintomas não foram notados. O menino passou por vários médicos e só conseguiu o diagnóstico quando já apresentava lesões cerebrais graves, o que impossibilita o transplante de medula óssea. O tratamento só impede o avanço da doença, mas não reverte os danos feitos. Por isso o diagnóstico precoce é essencial.਀倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 洀甀椀琀漀 搀攀氀椀挀愀搀愀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 琀攀渀琀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 攀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 椀渀瘀漀挀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 攀洀漀漀⸀  ਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䐠攀瀀漀椀猀 搀攀 䰀漀爀攀渀稀漀ᴀ† 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 漀 愀猀猀椀猀琀愀洀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 猀攀 猀攀渀琀椀爀攀洀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 焀甀攀 愀猀猀椀洀 攀渀琀攀渀搀愀洀 攀 猀攀 猀漀氀椀搀愀爀椀稀攀洀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀猀猀攀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 渀漀 猀椀最愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 洀攀爀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀攀 甀洀 搀爀愀洀愀⸀ ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ†⠀倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⤀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀猀瀀攀爀琀愀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 愀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 琀攀爀 洀愀椀猀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 戀甀猀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 䈀攀愀琀爀椀稀 刀椀戀愀猀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䌠漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 圀攀戀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ†⠀䜀爀甀瀀漀 䨀漀氀Ⰰ ㈀  ㌀⤀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀 愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀漀 洀砀椀洀漀⸀ ᰀ吠攀砀琀漀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀椀挀爀漀渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 氀椀渀欀猀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 昀愀稀攀爀 攀猀挀漀氀栀愀猀Ⰰ 漀瀀琀愀爀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀ᴀⰠ 瀀漀渀琀甀愀 䈀攀愀琀爀椀稀 刀椀戀愀猀⸀ Uma das suas principais características é a capacidade de o público fazer as próprias escolhas, ou seja, a interatividade. E graças a isso, como foi pontuado por Marcelo Bauer, no texto “Os webdocumentários e as novas possibilidades da narrativa documental” (Cinema Avanca, 2011), o público deixa de ser espectador e passa a adentrar na narrativa.਀ Portanto, o objetivo geral é produzir um webdocumentário interativo que consiga tratar da temática da doença em questão, mas que, ao mesmo tempo, possa ter um tom humanístico ao desenvolver os relatos de diversas famílias que enfrentaram a doença de diferentes maneiras. Com esse objetivo, o trabalho busca responder ao principal problema levantado: como tratar um assunto sério e complexo, tanto nos aspectos emocionais quanto médicos, pela ótica do jornalismo? E, mais especificamente, utilizando o webdocumentário como suporte e ferramenta para conseguir multiplicar essas possíveis visões?
 
INTRODUÇÃO
Como técnica de pesquisa foi utilizada, principalmente, a pesquisa exploratória e a revisão bibliográfica com a leitura e fichamento de livros e artigos. Autores como Bill Nichols, Luiz Carlos Lucena, Fernão Pessoa Ramos e Silvio Da-Rin ajudaram a entender a história e a evolução do documentário, assim como a sua definição como área - e, posteriormente, levaram a escolha de quais caminhos seguir e que tipo de documentário seria interessante para a proposta apresentada.਀ Da união do documentário com a internet, surgiu o webdocumentário. Nessa parte, aproveitei muito a obra de Marcelo Bauer, de Beatriz Ribas e da autora internacional Sandra Gaudenzi. Um dos webdocumentários que foram inspiração é o “Highrise and Out Of My Window”. Ele traz um apanhado de fotografias clicáveis de janelas de apartamentos. Ao clicar, você é levado para dentro daquele apartamento e pode conhecer a história de quem mora naquele lugar. Outras inspirações para o trabalho foram os webdocumentários produzidos por Marcelo Bauer, na Cross Content – a série “Rio de Janeiro – Autorretrato” e o “Filhos do Tremor”.਀ Para a entrevistas, decidi utilizar o modelo de entrevistas jornalísticas semiestruturadas, que consistem na elaboração de um roteiro com perguntas principais, mas que não é fixo e pode ser complementado com questões inerentes ao momento da entrevista em si. O pesquisador José Eduardo Manzini, no texto “Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada” (Eduel, 2003), acredita que “esse tipo de entrevista pode fazer emergir informações de forma mais livre e as respostas não estão condicionadas a uma padronização de alternativas”. Na entrevista semiestruturada, o roteiro deixa de ser usado apenas para buscar informações básicas e passa a ser um instrumento que ajuda o entrevistador a organizar o processo de interação com o entrevistado. De acordo com José Eduardo Manzini, no mesmo texto, o pesquisador deve ter cuidados em relação à linguagem, à forma das perguntas e a sequência dos roteiros.਀ Também é importante frisar que esse tipo de entrevista tem um caráter qualitativo, quando a utilizamos para compreender, entender e interpretar o nosso objeto. Sendo assim, realizar uma entrevista semiestruturada deve seguir uma lógica estabelecida com cuidado e com atenção para diversos detalhes.਀伀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 瀀爀瘀椀愀 挀漀洀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀漀 洀砀椀洀漀⸀  ਀一漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 猀攀椀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀 挀椀渀挀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀 爀攀愀 搀愀 猀愀切搀攀⸀ 䄀猀 昀愀洀氀椀愀猀 猀攀 搀椀瘀椀搀攀洀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀漀洀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀 挀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 渀漀 琀洀 洀愀椀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 樀 昀愀氀攀挀攀爀愀洀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 搀漀攀渀愀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀 搀漀攀渀愀 渀愀 昀愀猀攀 愀搀甀氀琀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀漀戀爀椀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 攀 瀀爀漀最渀猀琀椀挀漀 洀搀椀挀漀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 ጀ†愀 挀甀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 洀搀椀挀愀 搀愀 搀漀攀渀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 洀搀椀挀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀椀 䴀愀爀愀 䰀甀挀椀愀 匀挀栀洀椀琀稀 䘀攀爀爀攀椀爀愀Ⰰ 渀攀甀爀漀瀀攀搀椀愀琀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 䄀䰀䐀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀洀 愀琀攀渀搀攀甀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 漀 洀搀椀挀漀 最攀渀攀琀椀挀椀猀琀愀Ⰰ 匀愀氀洀漀 刀愀猀欀椀渀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 最攀渀琀椀挀愀 ጀ†琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀猀琀攀 搀漀 瀀攀稀椀渀栀漀⸀ 䌀漀洀漀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀 搀愀 搀漀攀渀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀氀椀愀琀椀瘀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀攀椀 愀椀渀搀愀 愀 攀渀昀攀爀洀攀椀爀愀 䐀攀瘀愀渀椀爀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 攀 搀漀椀猀 昀椀猀椀漀琀攀爀愀瀀攀甀琀愀猀Ⰰ 䄀渀愀 䌀氀愀甀搀椀愀 倀攀爀攀椀爀愀 攀 䜀愀戀爀椀攀氀 䌀愀猀猀椀氀栀愀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 愀琀攀渀搀攀爀愀洀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀 䄀䰀䐀⸀
 
OBJETIVO
Para captação das imagens foram utilizadas três câmeras com lentes 35mm e 18-55mm, além de dois tripés. Para a iluminação, foi utilizada apenas a luz natural. A captação do som foi feita com um microfone YogaHT 320A e com um gravador ZoomH6, além de microfones de lapela e um celular. A edição foi realizada no Adobe Premiere CC e After Effects.਀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 琀漀搀愀猀 最爀愀瘀愀搀愀猀 挀漀洀 琀爀椀瀀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 挀攀渀愀猀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 昀漀爀愀洀 洀攀猀挀氀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 琀爀椀瀀 攀 挀洀攀爀愀 渀愀 洀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀ⴀ猀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 瘀搀攀漀猀 挀攀搀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀ ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀搀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 瘀搀攀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀 猀椀琀攀 焀甀攀 昀漀爀洀漀甀 漀 眀攀戀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀攀洀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 椀渀琀甀椀琀椀瘀愀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 愀 氀漀最漀 搀漀 猀椀琀攀 挀漀洀 琀爀猀 洀攀渀甀猀 挀氀椀挀瘀攀椀猀 焀甀攀 漀 氀攀瘀愀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 ጀ†ᰀ䤠渀挀椀漀ᴀⰠ ᰀ传 焀甀攀  愀搀爀攀渀漀氀攀甀挀漀搀椀猀琀爀漀昀椀愀㼀ᴀ†攀 ᰀ匠漀戀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ⸠ 䄀戀愀椀砀漀 攀氀攀 瀀漀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 猀攀椀猀 昀漀琀漀猀 挀漀洀 甀洀 琀漀洀 猀瀀椀愀⸀ 䌀愀搀愀 昀漀琀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 昀愀洀氀椀愀 焀甀攀 昀漀椀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀⸀ 䄀漀 瀀愀猀猀愀爀 漀 洀漀甀猀攀 瀀漀爀 挀椀洀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 琀漀洀 猀瀀椀愀 愀搀焀甀椀爀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀 甀洀 洀攀渀甀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瘀愀椀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 昀漀琀漀⸀ 䄀漀 爀攀琀椀爀愀爀 漀 洀漀甀猀攀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 椀渀椀挀椀愀氀⸀ ਀䌀愀猀漀 搀攀猀攀樀攀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀搀攀 挀氀椀挀愀爀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀瀀猀 漀 挀氀椀焀甀攀Ⰰ 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀最椀渀愀 猀攀爀 愀戀攀爀琀愀 挀漀渀琀攀渀搀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瘀漀 挀漀渀琀愀爀 愀焀甀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 瘀愀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 昀漀琀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀 甀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ ਀伀 甀猀甀爀椀漀 愀椀渀搀愀 瀀漀搀攀 挀氀椀挀愀爀 渀愀 愀戀愀 ᰀ传 焀甀攀  愀搀爀攀渀漀氀攀甀挀漀搀椀猀琀爀漀昀椀愀㼀ᴀⰠ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀 搀愀 琀攀氀愀Ⰰ 攀 愀挀攀猀猀愀爀 愀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 洀搀椀挀愀⸀ 䄀漀 挀氀椀挀愀爀 渀攀氀愀Ⰰ 攀氀攀  氀攀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 昀爀愀猀攀猀 攀 氀椀渀欀猀 ጀ†琀漀搀愀猀 爀攀洀攀琀攀渀搀漀  瀀愀爀琀攀 洀搀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ儠甀愀椀猀 猀漀 漀猀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 䄀䰀䐀㼀ᴀ†攀 ᰀ儠甀愀椀猀 漀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀 瀀愀爀愀 愀 䄀䰀䐀㼀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀猀 昀漀琀漀猀 猀漀 挀氀椀挀瘀攀椀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 氀攀瘀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瀀最椀渀愀⸀ Todos os vídeos estão programados com um mecanismo de “play” automático, ou seja, eles rodam sozinhos. Os vídeos são a parte essencial e chave do trabalho, sendo ele um webdocumentário, e que são potencializados com outros recursos como texto e áudio, e sempre interativos dentro do website.਀ Esse último recurso citado, o áudio, possui um diferencial dentro do site. Em diversos trechos de texto, o usuário pode escolher e clicar no botão “play” ao lado das palavras para escutar aquele trecho simultaneamente – a fala em si do personagem capturada na gravação – ao que ele está lendo. Os hiperlinks interativos também estão distribuídos ao longo da narrativa para conectar duas partes do webdocumentário. ਀ A escolha das cores do site é relevante para construção da narrativa. De acordo com Modesto Farina, no texto “Psicodinâmica das cores em comunicação” (editora Edgar Blucher, 1990), a cor “constitui-se em um importante elemento comunicativo”. Portanto, a escolha das cores utilizadas na construção do site também precisa ajudar a comunicar e a transmitir a mensagem. A escolha do tom sépia se deu pela busca de uma cor neutra, como mostra Modesto Farina no mesmo texto. ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  渀漀 昀愀稀攀爀 甀洀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀漀猀琀爀愀搀愀  琀爀椀猀琀攀 漀甀 昀攀氀椀稀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 樀漀最愀爀 攀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀愀爀愀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 焀甀攀 瘀漀 搀攀挀椀搀椀爀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 猀椀琀攀⸀ 䐀愀渀椀攀氀氀愀 刀漀洀愀渀愀琀漀Ⰰ 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䄠 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 爀漀甀瀀愀 攀 搀愀 洀漀搀愀 攀猀琀甀搀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀猀ᴀ†⠀唀渀椀挀愀洀瀀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 洀愀爀爀漀洀 ጀ†甀洀愀 搀愀猀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 猀瀀椀愀 ጀ† 甀洀愀 挀漀爀 ᰀ爠攀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瘀甀氀最愀爀椀稀愀 攀 渀攀洀 戀爀甀琀愀氀椀稀愀ᴀ⸠ ਀䄀氀洀 搀漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀  爀攀昀漀爀愀搀愀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 甀搀椀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 漀甀 琀攀砀琀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 琀攀渀搀漀 愀漀 猀攀甀 愀氀挀愀渀挀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 爀攀氀愀琀漀猀⸀  Por fim, o webdocumentário pode ser acessado pelo site www.depoisdelorenzo.com.br.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀