ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01143</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle publicitário: saberes e sabores da cozinha missioneira</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camila Martins de Moura (Universidade Federal do Pampa); Michel Meireles Ribeiro (Universidade Federal do Pampa); Carla Beatriz de David Ernesto (Universidade Federal do Pampa); Leonardo Henrique Fernandes (Universidade Federal do Pampa); Ariele Machado dos Santos (Universidade Federal do Pampa); Merli Leal Silva (Universidade Federal do Pampa); Sara Alves Feitosa (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na publicidade, algumas áreas ainda estão em desenvolvimento, com as novas tecnologias elas precisam se adaptar e buscar transmitir as mensagens propostas para seus públicos da maneira mais efetiva possível. Uma dessas áreas, que vem de um longo processo evolutivo é a do áudio publicitário, mais especificamente a composições sonoras como ferramentas de comunicação. Segundo a revista digital Meio e Mensagem: O uso de música na publicidade começou a se desenvolver entre as décadas de 1920 e 1930, utilizado por grandes marcas como P&G, que utilizavam temas dramáticos para aumentar a atenção do consumidor e a resposta emocional, ao induzir o espectador a um certo tipo de humor (MEIO E MENSAGEM, 2017). Ainda segundo a revista:  No pós-guerra, o custo de licenciamento de músicas para propaganda fez com que marcas passassem a adotar jingles em larga escala, até que, na década de 80, o preço caiu e marcas passaram a adotar música contemporânea em suas peças (MEIO&MENSAGEM, ano 2017). Deste período para os dias de hoje, muitas ferramentas e técnicas sonoras mudaram e se aperfeiçoaram, este campo de atuação publicitária cresceu e se popularizou através de parcerias com artistas, gravadoras e novas tecnologias. Portanto, entende-se que, atualmente, opções de peças sonoras são de grande importância para uma campanha publicitária, como, por exemplo, spots e jingles. Assim sendo, o trajeto de criação e produção que será abordado neste trabalho diz respeito a ao jingle que foi produzido para o cliente 3º Festival Internacional de Cozinha Missioneira. O Festival foi idealizado inicialmente no Palácio do Piratini, sede do governo do estado, por Jussara Dutra, à época chef de cozinha do Palácio. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) foi contatado e aceitou o convite de sediar o evento. Jussara então desenvolveu um projeto dentro do Palácio e viajou por todo o Rio Grande do Sul em busca de novas informações sobre comidas e receitas. É válido lembrar que a peça publicitária em questão, foi realizada para a 3ª edição do Festival, no ano de 2018, a qual visava a ampliação da integração cultural entre a cidade de São Borja e cidades vizinhas da Argentina e Uruguai. O objetivo do paper é apresentar o processo de produção do jingle. Já o Jingle  Saberes e sabores da cozinha missioneira tiveram como objetivo despertar o interesse da população de São Borja em relação ao Festival Internacional da Cozinha Missioneira. Com base no objetivo de comunicação da campanha, ou seja, aumentar o índice de conhecimento do Festival pela comunidade geral, a peça publicitária facilitaria o alcance do propósito, por ser veiculada em um carro de som que percorre os pontos estratégicos da cidade, como o Centro e os bairros de maior população. Devido a isto, o jingle é um tipo de peça que cria vínculo sensorial com o público através desses atributos. Como o jingle publicitário pode ser visto com uma perspectiva de subjetividade artística, na qual Hansel (2009, p. 6) compreende que também deve  carregar consigo a finalidade mercadológica, totalmente destinada à venda de um produto, divulgação de um serviço, lembrança de marca e outros afins . Diante disso, a campanha para o Festival Internacional da Cozinha Missioneira do IFFar, Campus São Borja, trazia a problemática de como torná-lo mais conhecido pela comunidade são-borjense, e constatou-se a necessidade de produção de um jingle devido a alguns aspectos. Considerando os sentidos e emoções que são despertados através da música, experiências sonoras que exploram a lembrança de ocasiões especiais e datas comemorativas, há uma proporção considerável de recordações quando acompanhadas por uma música específica, no caso, o evento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Elaborar uma campanha de propaganda é imergir-se na subjetividade de cada cliente para que seja possível identificar suas particularidades, dessa forma, para captar essas informações subjetivas, o passo inicial é a elaboração do briefing, na qual, deve ser minuciosa e completa para uma boa execução. Assim sendo, de acordo com Corrêa (2008, p.123) briefing é  [...] o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de venda ou relações públicas . Portanto, após a análise das informações coletadas e pesquisas relacionadas ao mercado na qual o anunciante está inserido, é possível aproximar-se do diagnóstico relacionado ao problema de comunicação do mesmo. Para Públio (2008, p.19),  o diagnóstico proposto para um planejamento de comunicação pretende identificar um problema que esteja impedindo, ou no mínimo prejudicando, uma organização a atingir seu objetivo . Nesse sentido, foi diagnosticado que o Festival Internacional da Cozinha Missioneira não era conhecido pela comunidade são-borjense, levando em consideração principalmente que, as duas edições anteriores não obtiveram comunicação efetiva, logo, não houve adesão da população, além disso, os vários títulos que descrevem a cidade e a falta de avaliação do público conhecedor em relação aos dois eventos anteriores, contribuiu para o cenário no qual se encontrava o 3º festival. Assim sendo, para a elaboração da campanha para o 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira, percorreu-se este caminho e após o diagnóstico, já apresentado, foi possível desenvolver estratégias de comunicação que contribuísse para que essa edição do festival, ficasse na lembrança da população de São Borja. O Festival Internacional da Cozinha Missioneira contou com três edições até o momento, nos anos de 2014, 2016 e 2018. Na primeira edição, no ano de 2014, não houve participação efetiva da população, devido à pouca interação da organização com o público, isto é, as pessoas se identificavam com o todo, com a proposta do festival, mas não com as características próprias das Missões. Já na segunda edição, no ano de 2016, foi desenvolvida pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e foi observado que não havia compreensão do que significava cozinha missioneira, quais suas origens, quais seus saberes e sabores, temática da 3ª edição. A 3ª edição do festival, no ano de 2018, teve o objetivo de fazer com que a comunidade se sentisse pertencente ao evento, isto é, a partir da culinária e das tradições missioneiras para consolidação na terra são borjense. Nesse sentido, uma das estratégias idealizadas foi a produção de um jingle com a temática  Saberes e sabores da cozinha missioneira . Segundo (SECO E LIMOLI, 2008 apud HANSEL, 2009, p. 10)  o jingle publicitário pode ser definido como canções de curta duração (entre quinze segundos e um minuto e meio) e de fácil assimilação, destinadas a levar um consumidor a identificar uma marca, memorizar a mensagem do fabricante e comprar o produto anunciado . Nesse sentido, o jingle seria veiculado em um carro de som uma estratégia no media, na qual Públio (2008, p. 189) define como  [...] como próprio nome diz, não utiliza um meio pré estabelecido para a divulgação da informação; ela cria o seu próprio suporte , dessa forma, seria possível construir e fortalecer uma relação mais efetiva com o público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça foi desenvolvida pela mini-agência Musi Comunicação Publicitária, para isso, realizou-se uma busca de referências de instrumentos brasileiros, argentinos e uruguaios, que remetesse à pluralidade de nações participantes do evento e ritmo gaúcho fronteiriço que a cidade de São Borja, onde o evento ocorreu, está inserida. Já em sua letra, procurou abordar os ingredientes e as pessoas, identidades e culturas presentes no evento. Nesse sentido, o tema e conceito criativo desenvolvido para a campanha buscou evidenciar os saberes e sabores da cozinha missioneira, logo, durante o brainstorming realizado para a produção do jingle buscou-se resgatar elementos raízes da cultura missioneira, isto é, a instrumentalização e melodia escolhida para a produção, tornou-se fator fundamental para que esse resgate se efetivasse. Após a pesquisa realizada para a execução, identificou-se instrumentos como o bombo leguero e o violão, pois são referências da cultura gaúcha e instrumentos secundários, como o cajón. O bombo leguero é originário da Argentina e tem em seu nome, Leguero, o significado que pode ser ouvido até duas léguas de distância ou aproximadamente cinco quilômetros, é um instrumento de percussão, muito utilizado nos ritmos, zamba e chacarera na Argentina, o bombo leguero é composto por um cilindro compensado (bombo nativo) que é feito do tronco oco de árvores, possui um arranjo de anéis de couro nas extremidades para a fixação da pele esticada. Com a colonização cultural da Argentina com o Rio Grande do Sul, o instrumento foi adotado pela música nativa gaúcha, sendo tradicional nesse meio, onde grandes artistas, como Ernesto Fagundes, referência da música nativista e instrumentista, famoso pela desenvoltura com o bombo Leguero e suas músicas onde o instrumento é sempre peça principal. Já o violão, instrumento de corda, muito presente nas composições nativistas gaúchas, é importante para construir a melodia que vai servir de referência para a lembrança do consumidor, pois através do ritmo, chamado chamamé, vai construir a identidade não apenas nativista gaúcha, mas a presença missioneira do jingle. Para traduzir o conceito criativo no produto, a letra retrata alimentos típicos da cozinha missioneira e também, a integração dos países que é presente durante o evento, de forma nítida e objetiva, o jingle faz convite ao público, e logo, ao final, traz informações necessárias para o ouvinte poder ter maiores informações sobre o festival. A produção para a composição do jingle contou com a participação de profissionais da área, sendo eles, Ariele Machado, Rudimar Garcia, Gabriel Costa e Uilian Ramos, músicos que deram o ritmo característico do chamamé. As etapas de produção se deram pela gravação inicial de todos os instrumentos de forma individual, logo, a gravação da primeira e segunda voz, gravadas no estúdio de rádio da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja/RS, individualmente também, contribuíram para que na edição feita por Michel Meireles no software de edição de áudio Audacity, ficassem de forma harmoniosa os respectivos momentos dos instrumentos e vozes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>