INSCRIÇÃO: 01155
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Uninter Informa: um programa nacional de radiojornalismo
 
AUTORES: Luis Gustavo de Oliveira (Centro Unintersitário Internacional); Kevin Daniel Capobianco (Centro Universitário Internacional Uninter); Aliana Machado (Centro Universitário Internacional Uninter); Patrícia Marinelli Zeni (Centro Universitário Internacional Uninter); Douglas Miranda (Centro Universitário Internacional Uninter); Ivone de Assis Souza (Centro Universitário Internacional Uninter); Gabriel Mafra de Oliveira (Centro Universitário Internacional Uninter); Guilherme Gonçalves de Carvalho (Centro Universitário Internacional Uninter); Otacílio Evaristo Monteiro Vaz (Centro Universitário Internacional Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O radiojornal Uninter Informa é um programa radiojornalístico produzido no âmbito de disciplinas vinculadas à Unidade Temática de Aprendizagem Mídia Sonora, que inclui as disciplinas de Radiojornalismo, Redação para rádio, Edição de rádio, Expressão oral. O Uninter Informa, portanto, é o projeto laboratorial correspondente a estas disciplinas.਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀  瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀渀琀攀爀 攀 攀猀琀 猀甀戀搀椀瘀椀搀漀 攀洀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 猀愀切搀攀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 攀猀瀀漀爀琀攀猀Ⰰ 愀最攀渀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 琀爀渀猀椀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀  攀砀椀戀椀搀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 攀 猀甀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 漀挀漀爀爀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀愀搀椀漀眀攀戀 唀渀椀渀琀攀爀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀渀琀攀爀⸀挀漀洀⼀爀愀搀椀漀眀攀戀⤀ 攀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀甀渀椀渀琀攀爀⤀⸀ 䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䴀攀搀椀愀漀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀攀搀椀愀挀愀漀甀渀椀渀琀攀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀ 攀 渀漀 挀愀渀愀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀椀挀愀洀 漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀挀栀愀渀渀攀氀⼀唀䌀昀䐀儀㈀攀吀唀䌀刀琀瀀㈀䘀㐀堀䜀圀洀 礀砀最⼀瘀椀搀攀漀猀⤀⸀  伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀椀猀琀愀猀 攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䴀攀搀椀愀漀⸀  O programa foi inaugurado em 2017, sendo exibido em formato gravado inicialmente. No ano de 2018 as produções passaram a ser exibidas ao vivo, às sextas-feiras, às 18 horas, com 40 minutos de duração. Neste período foram produzidos 22 programas, com uma média de 3 reportagens por edição. No total, foram veiculadas 51 reportagens de estudantes de jornalismo da Uninter, dos cursos presencial e também a distância (a Uninter tem mais de mil polos espalhados por todos os estados brasileiros), o que faz do Uninter Informa um programa de abrangência nacional. ਀伀 唀渀椀渀琀攀爀 䤀渀昀漀爀洀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀渀搀漀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀爀椀攀渀琀愀 䐀椀爀挀攀甀 䰀漀瀀攀猀 ⠀ᰀ䨠漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀⰠ ㄀㤀㠀㤀⤀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 琀愀洀戀洀 搀攀瘀攀 戀甀猀挀愀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀猀琀愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 攀氀愀戀漀爀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀搀漀琀愀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ Pensando nisso, o Uninter Informa também procura dar espaço para que os alunos proponham novas ideias, partindo da seleção de temas até a publicação dos conteúdos, mas também considerando a linha editorial do veículo. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 琀愀洀戀洀 猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 焀甀攀 琀爀愀最愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  攀渀挀愀爀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀  Por fim, um outro objetivo é também o de preparar os futuros profissionais para encararem o mercado de trabalho, compreendendo aspectos fundamentais para a produção em mídias sonoras, considerando aspectos de qualidade e responsabilidade ética. Nesse sentido, trata-se de um projeto laboratorial associado a conteúdos relacionados à produção sonora jornalística que incluem possibilidades de compreensão e todo o processo produtivo de um programa radiojornalístico.਀一漀 瀀漀爀 愀挀愀猀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀氀漀挀愀爀攀洀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀氀攀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 挀栀攀挀愀最攀洀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 甀搀椀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 搀椀爀攀漀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀椀漀 猀攀洀愀渀愀氀⸀ Além de auxiliar no desenvolvimento, compreensão e domínio dos processos de produção em rádio, os estudantes também são provocados a desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade da sociedade. Isto se deve às condições de produção que exigem a elaboração de pautas originais e por meio do esforço coletivo, no qual os temas são apresentados em reuniões de pauta semanais que envolvem todos os participantes do projeto. ਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀ⴀ猀攀 渀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀猀猀漀挀椀愀爀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 倀漀爀 攀猀琀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀砀椀猀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 愀 琀攀漀爀椀愀 攀猀琀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀  瀀爀琀椀挀愀 攀 瘀椀挀攀ⴀ瘀攀爀猀愀⸀ A maneira como o programa é produzido considera aspectos profissionais para a execução de um programa de rádio cujo principal produto é o jornalismo. A equipe é formada por repórteres (alunos de jornalismo das modalidades presencial e a distância) e mais uma equipe responsável pelo fechamento da edição. Este segundo grupo prepara o programa seguindo um processo de produção que considera a qualidade técnica e o conteúdo exibido.਀䄀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀  洀漀渀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀 甀洀愀 氀最椀挀愀 最攀渀攀爀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 琀攀洀 戀漀愀 愀挀攀椀琀愀漀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䰀甀椀猀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀ᰀ删搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀ᴀⰠ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀爀攀瘀 愀 搀椀瘀椀猀漀 瀀漀爀 戀氀漀挀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀 挀漀洀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 樀 瀀爀ⴀ搀攀昀椀渀椀渀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀  O formato inclui também um apresentador/âncora que dá direcionamento ao programa, utilizando conhecimentos relacionados à locução. Nesse sentido, considera-se que o rádio não deve ser percebido como um meio de locução do texto, apenas. Partindo de uma percepção crítica sobre o radiojornalismo e o papel das universidades nesse processo, devemos considerar o seguinte:਀ “A estratégia pedagógica vigente na maior parte dos cursos de rádio em escolas de jornalismo, que procura enfatizar esta aparência de oralidade como diferença da linguagem do veículo em relação à escrita, embora justificada por uma hegemonia dos conceitos do jornalismo impresso observável nestes cursos, acaba por contribuir para esta dificuldade de distinção. (Eduardo Meditsch, “A nova era do rádio: o discurso do radiojornalismo enquanto produto intelectual eletrônico”,” 1997, p.2)਀ Em busca da superação deste tipo de limitações para o trabalho acadêmico voltado para o rádio, os estudantes da Uninter passam a dedicar tempo exclusivo para produções sonoras, utilizando-se dos conhecimentos aprendidos em sala de aula e nas atividades práticas realizadas em laboratórios. ਀唀洀 搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䠀攀爀搀漀琀漀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 倀愀甀氀漀 䰀椀洀愀 ⠀ᰀ䴠愀渀甀愀氀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 琀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀ᴀⰠ ㈀  ㌀⤀ Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 愀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀  最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀樀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀愀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀漀 愀琀甀愀椀猀 攀 渀漀瘀漀猀⸀ Por este motivo, os alunos são orientados a produzirem reportagens factuais inéditas ou com pontos de vista diferentes sobre assuntos que já foram noticiados. Porém um desafio será sempre o de produzir conteúdos com uma certa atemporalidade para que, ao serem exibidos, algum tempo após a finalização dos processos de avaliação, não estejam obsoletos. Também a preparação para a entrada ao vivo do programa é algo que contribui para trazer o programa ao tempo presente, uma vez que também permite que os conteúdos sejam atualizados por meio de notas-pé, eventualmente, quando necessário.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 氀攀瘀愀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀氀最甀洀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀  愀 猀攀氀攀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀愀 猀攀洀愀渀愀⸀ 䔀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 漀挀漀爀爀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀⸀ 一愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀ⴀ猀攀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀愀 琀愀爀搀攀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 焀甀愀氀Ⰰ 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 攀猀瀀攀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀 猀攀爀 攀砀椀戀椀搀漀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 琀愀爀搀攀⸀  O professor orientador acompanha as reuniões de pauta e avalia o resultado final, podendo sugerir se necessário, ajustes a serem realizados pela equipe. Deste modo, entende-se que se exercita nos alunos a coparticipação na responsabilidade das produções, preparando-os adequadamente para encarar o mercado de trabalho, tendo em vista que as atividades são desenvolvidas em equipe.਀一漀 椀渀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀洀ⴀ猀攀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 渀漀琀愀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 攀 瀀攀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀  A pessoa escolhida para tal função é decidida em comum acordo com os demais membros da equipe e, no dia do projeto distribui as funções para todos os alunos participantes. Todos os estudantes têm a oportunidade de experimentar diferentes funções como o de editor-chefe, apresentador, editor-executivo, produtor, repórter, entre outros. ਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀砀椀戀攀Ⰰ 洀攀 洀搀椀愀Ⰰ ㌀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 焀甀愀搀爀漀猀 挀漀洀漀 愀 挀漀氀甀渀愀 ᰀ传瀀椀渀椀漀ᴀ†攀 猀攀爀瘀椀漀猀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 愀最攀渀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 琀爀渀猀椀琀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀瀀攀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀  O radiojornal é transmitido às sexta-feira às 18 horas. A transmissão ocorre via na Rádio Web Uninter, uma plataforma online e de fácil acesso para qualquer ouvinte. Outro diferencial é que o programa é transmitido pelas plataformas Facebook ou Youtube via live streaming, podendo o usuário saber e conhecer quem está na apresentação, participantes e eventuais entrevistados ao vivo do radiojornal.਀䄀猀猀漀挀椀愀搀漀 猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀猀猀愀 愀 最愀渀栀愀爀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀甀搀椀渀挀椀愀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀瘀椀愀爀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瘀椀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 伀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 氀椀搀漀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 瀀攀氀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀   O tempo médio do programa é de cerca de 30 minutos. Após a exibição da vinheta de abertura, a pessoa escolhida para a apresentação narra a escalada apresentando os destaques da edição. Na sequência são chamadas reportagens, de acordo com sua importância. ਀䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 搀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 洀攀氀栀漀爀愀搀愀猀⸀ Alguns problemas na transmissão on line nas redes sociais que haviam sido detectadas, foram corrigidas para uma melhor visualização do conteúdo ora apresentado. ਀倀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 琀爀猀 攀搀椀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀㠀⸀ 一攀猀琀攀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀甀瘀椀爀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀㨀 ᰀ匠爀椀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 爀攀氀椀最椀攀猀ᴀ㬠 ᰀ䄠 琀瀀椀挀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 昀愀渀搀愀渀最漀 渀漀 倀愀爀愀渀ᴀ㬠 ᰀ传挀甀瀀愀漀 搀漀 瀀爀搀椀漀 搀愀 唀䘀倀刀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀ᴀ㬠 ᰀ删攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀愀 猀愀戀愀琀椀渀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 唀渀椀渀琀攀爀 挀漀洀 漀猀 攀渀琀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 渀愀猀 攀氀攀椀攀猀 搀漀 愀渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀ᴀ㬠 ᰀ䄠 昀椀戀爀漀洀椀愀氀最椀愀 攀 挀漀洀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 猀攀甀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀ᴀ㬠 ᰀ䴠甀渀搀椀愀氀 搀攀 戀攀琀猀ᴀ㬠 ᰀ倠爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀琀椀爀愀爀 漀猀 挀漀戀爀愀搀漀爀攀猀 渀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀ᴀ㬠 ᰀ删攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀漀爀琀攀猀 搀攀 䰀䜀䈀吀ᤀ猠 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 漀猀 搀愀搀漀猀 攀洀 渀瘀攀氀 氀漀挀愀氀ᴀ㬠 ᰀ䌠愀洀瀀攀漀渀愀琀漀 搀攀 焀甀攀椀洀愀搀愀ᴀ㬠 ᰀ倠爀漀樀攀琀漀 猀漀挀椀愀氀 挀甀樀愀 椀搀攀椀愀  愀甀砀椀氀椀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 攀洀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀ᴀ⸠ As reportagens realizadas nos 3 programas são de variadas editorias, como saúde, segurança, cultura, esportes, comportamento, religião. Todas as reportagens tiveram uma organização com pelo menos duas personagens e três fontes.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀