ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01156</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Clementine - Gastronomia Consciente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Frederico Eugênio Paranhos (Universidade Positivo); Renan Cordeiro Kieski (Universidade Positivo); Diana Azevedo Cyrino (Universidade Positivo); Ana Paula Cristaldo Moraes (Universidade Positivo); Carolina Maito Luz (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Clementine é uma plataforma digital desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, no ano de 2018 . O projeto, que foi dividido em duas etapas (plano de negócios e plano de comunicação), fomenta discussões importantes na sociedade acerca de temas como: sustentabilidade, alimentação consciente, compartilhamento, valorização e empoderamento de produtores rurais e cozinheiros. Trata-se de uma plataforma gastronômica em formato de aplicativo para dispositivos móveis, que conecta pessoas à profissionais da cozinha e produtores rurais. A empresa é uma intermediadora de serviços culinários em suas mais variadas formas: Chefs, cozinheiros, produtores rurais e consequentemente os produtos oferecidos nas mais diversas manifestações de cada segmento. É baseada no movimento "slow food", um movimento internacional fundado em 1989 que visa o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite o meio ambiente e ou as pessoas responsáveis pela produção. Nossa ordem é democratizar o serviço de personal chef e levar insumos frescos, locais e de qualidade para os utilizadores do aplicativo. Os nossos "Cozinheiros de casa" são profissionais da gastronomia que executam os seu serviços em residências ou em qualquer outro espaço adequado, como salões de festas, churrasqueiras, salas de eventos ou outro lugar que possa ser " ocupado" pelo movimento da comida de verdade. As nossas entregas de orgânicos valorizam o cultivo regional e sazonal de ingredientes frescos que são disponibilizados em caixas na casa de nossos clientes. Foi entendendo que a boa gastronomia habita as pessoas e não os espaços, que decidimos incentivar uma cultura alimentar desvinculada de espaços comerciais. Vivenciando os dois lados da experiência, como clientes e cozinheiros, pudemos transpor as "carências" do público em uma proposta que fosse democrática para toda a cadeia. Os impactos ambientais causados pelo consumo, provocam na sociedade uma série de mudanças e questionamentos sobre a exploração de recursos naturais na cadeia alimentícia. Essas mudanças, resultam em um mercado com consumidores que caminham em direção a uma alimentação muito mais consciente e que prioriza alimentos e processos mais naturais, desde os fornecedores até o preparo das refeições. Hoje, o consumidor está mais mais atento e preocupado com o caminho que os alimentos percorrem até chegar à sua mesa, e produtos que são menos processados e valorizam o aspecto natural ganham vantagem competitiva no mercado. O objeto de comunicação então seria a realização de uma campanha digital para o lançamento da plataforma na cidade de Curitiba - Paraná e que resolvesse o desconhecimento do público sobre os serviços que serão oferecidos, além questões mais intrínsecas como alimentação consciente, sustentabilidade, slow-food, fair-trade, personal chef e o consumo de orgânicos. A campanha contemplaria o lançamento da plataforma bem como a angariação inicial de usuários fornecedores e consumidores. O objetivo de marketing é atingir um número de 15 mil downloads da plataforma no período de três meses de campanha. A plataforma tem a meta de engajar lucros crescentes, atingindo 210 pedidos no primeiro mês, 300 no segundo, e 450 pedidos no último mês. No primeiro mês haverão 30 usuários fornecedores disponíveis, no segundo a meta é crescer para 40, e no último subir para 50 usuários fornecedores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para entender o macroambiente em que a Clementine está inserida, foram feitas pesquisas envolvendo aspectos culturais, alimentares, tecnológicos, demográficos e econômicos no mundo, no Brasil e na cidade de Curitiba. Foram analisados os aspectos culturais, bem como a mudança de valores envolvendo o modo que a população passou a se alimentar nos últimos anos. A economia colaborativa, segmento que a Clementine está inserida, é um novo momento no cenário econômico. É um novo modelo de negócio, mais responsável e consciente. De acordo com as pesquisas realizadas, a economia colaborativa se tornou um importante segmento de negócios, extremamente lucrativo. No campo tecnológico, foi constatado que as pessoas irão cada vez mais usar seus smartphones para fazer compras, além de fazer pedidos por meio de aplicativos de delivery. Outra tendência analisada, é o fato das pessoas estarem cada vez mais engajadas em entender a procedência dos alimentos que consomem, prezando pela saúde e pelo meio ambiente. Baseado em nossas pesquisas, o slow-food (movimento que move a Clementine) e a alimentação saudável, são tendências para o futuro. No estudo de concorrentes, as marcas foram classificadas de acordo com os tipos de serviço que oferecem, independente da região do Brasil em que atuam, pois assim, também foi possível analisar potenciais concorrentes que possam vir atuar em Curitiba. Os concorrentes foram classificados em diretos - Meu Bistrô, Substitutos - iFood, Rappi e UberEats e potenciais - Apptite e LocalChef. A Clementine ainda não possui concorrentes indiretos, devido ao fato de nenhuma empresa ou marca oferecer um serviço semelhante que concorra indiretamente com a Clementine na cidade de Curitiba. Após compreender os aspectos que tangem a Clementine como negócio, procuramos depurar as análises de mercado e tendências a fim de estabelecer estratégias eficientes para a comunicação da marca. A empresa possui dois tipos de público-alvo: os usuários consumidores e os usuários fornecedores. Foram realizadas no mês de abril de 2018 três pesquisas no ambiente online e entrevista presencial a fim de investigar dados demográficos e psicográficos desses públicos. Os gráficos das pesquisas podem ser acessados no apêndice do documento "Planejamento e Peças" disponibilizado na versão em PDF. Para usuários consumidores, uma pesquisa quantitativa foi realizada para o público geral com o objetivo de verificar a aceitação da plataforma e conhecer o perfil dessas pessoas. Para traçar esses perfis, o questionário contou com questões demográficas como idade, sexo, renda familiar segundo IBGE, profissão e estado civil; Comportamentais como a relação com a gastronomia; Hábitos relacionados a compra de comida delivery e dados sobre o consumo de mídia e cultura. Os usuários fornecedores da Clementine consistem nos cozinheiros e chefs da cidade de Curitiba e região metropolitana, bem como produtores rurais e estabelecimentos que vendem insumos e que irão aderir à plataforma e vender seus produtos por intermédio do app. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para os usuários fornecedores de serviços, com o intuito de conhecer o perfil dessas e pessoas e entender quais são os motivos pelos quais elas se vinculariam ao aplicativo. A pesquisa contou com perguntas voltadas as especialidades culinárias de cada usuário, tipo de formação acadêmica, tempo de atuação no mercado de trabalho, interesse em vender produtos em um aplicativo e formas de entrega dos produtos. Os produtores rurais são usuários fornecedores de serviço, constituídos por produtores rurais da região de Curitiba e adjacências que já forneçam frutas, legumes, verduras e temperos, e pequenas cooperativas familiares ou não com mix de produtos variados. Para esse público foram realizadas visitas a 3 propriedades rurais/cooperativas e entrevistas com os proprietários a fim de se entender sobre a atividade de orgânicos, processos logísticos e viabilidade de proposta. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a campanha de lançamento da Clementine, dividimos nossas ações em três etapas: preparo, ativação, e lançamento. Algumas ações ocorrem paralelamente no ambiente offline, mas apenas como forma de preparação e ou formatação de embalagens, para o lançamento da terceira e mais importante etapa, que acontece no ambiente digital. A primeira fase de campanha, foi reservada para prospecção de chefs e produtores, para que o aplicativo possa funcionar em seu lançamento. Visitas presenciais a fazendas, entrega de panfletos, e-mail marketing e um evento de encontro com chefs e produtores fazem parte desta fase da campanha, justamente para que o processo comece com a conexão que propomos. Apesar de não acontecer completamente no ambiente digital, por dificuldade de comunicação com este público no ambiente online, essa etapa é crucial para o início das operações. Embalagens foram desenvolvidas para que se realize a entrega de insumos das propriedades fornecedoras. Aplicando o viés da sustentabilidade, a logo da Clementine é sublimada em caixas de pallets que serão entregue juntamente com a "tag" do produtor, que funciona como uma etiqueta. Para segunda fase da campanha, contamos com o evento de lançamento do aplicativo, em que os consumidores finais, imprensa e fornecedores participarão de uma refeição coletiva ao estilo "eat in", uma forma de compartilhar o alimento em uma refeição de "protesto" contra o ultra processamento de alimentos, fast-food e desigualdades do segmento. Os convites serão disponibilizados por e-mail. Por fim na terceira fase, a campanha se assegura com peças para o meio digital, justamente por ser nosso público alvo, pessoas da geração Y, as quais convivem mais com o meio digital, tem ideias mais construídas sobre uma alimentação melhor e de qualidade, são engajadas com causas, e por outros traços que as se tornaram o público primário da marca. Por meio de pesquisas realizadas pela Clementine, foi constatado que grande parte do nosso público-alvo consumidor está presente nos meios digitais, como Instagram e Facebook. Serão feitos posts para Instagram e Facebook, assim como investimento em campanhas de Google Adwords. Deste modo, é possível segmentar o direcionamento da campanha de lançamento da Clementine para o público desejado. Com o Google Display, é possível colocar anúncios que farão a Clementine se destacar na tela de nossos consumidores, gerando um reconhecimento para a marca e consequentemente uma maior autoridade. Deste modo, é importante usar essa ferramenta na campanha, pois ela permite uma segmentação assertiva. Além disso, os links patrocinados permitirão que a Clementine ganhe destaque em seu nicho, ganhando empatia do público para com ela, além de gerar mais interesse de consumo. Ainda no ambiente digital, o blog da Clementine é a estratégia que direciona os rumos da comunicação da marca. O blog trata de questões essenciais para marca e para difundir conceitos que estão vinculados ao serviço. O marketing de conteúdo gera leads, aumenta o alcance da marca, diminui custos por informar os clientes sem precisar que os mesmos entrem em contato com a central de atendimento e principalmente, geram autoridade. Mostrar que a empresa é e como ela se posiciona, demonstra conhecimento sobre o assunto e a área, o que impõe um novo padrão de consumo não apenas baseado em preço. Influenciadores digitais receberão press kits, garantindo a divulgação digital para seus seguidores e aumentando o radar de leads para Clementine. Para a marca, com esses influenciadores será possível divulgar benefícios que oferecemos através de pessoas que possuem um grande número de seguidores ativos que se interessam pelo nosso conteúdo, pois muitos influenciadores possuem nicho específico de público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>