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INSCRIÇÃO: | 01159 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA01 |
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TÍTULO: | Reclusa: produção ficcional com referências neo-noir |
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AUTORES: | Leonardo Candido Ianella (Universidade Estadual de Maringá); Renata Cristina Alexandrino (Universidade Estadual de Maringá); Maria Julia Franzoni Veronese (Universidade Estadual de Maringá); Beatriz Mello de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá); Camila Mocki Colombo (Universidade Estadual de Maringá); Tiago Lenartovicz (Universidade Estadual de Maringá) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
O curta-metragem "Reclusa", produzido para a disciplina de Técnicas e Tecnologias de Criação Audiovisual do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá, segue a estética dos filmes de estilo neo-noir. A história retrata o relacionamento amoroso abusivo dos jovens Otávio e Rosa, tema que, na atualidade da vida real, infelizmente, estampa noticiários com finais trágicos. A produção do curta-metragem foi realizada com o propósito de suprir a exigência da disciplina de Técnicas e Tecnologias Audiovisual do curso de Comunicação e Multimeios, no qual ele seria o objeto de avaliação final. Um dos principais objetivos do trabalho , além de suprir a necessidade da disciplina, foi a construção de um curta com características e conceitos estéticos que norteiam os filmes estilo noir e neo-noir, sendo este o objeto de estudo do trabalho. O processo, por ser amador, foi um grande desafio para a equipe, mas ao mesmo tempo estimulou o melhor de cada um. A capacidade de desenvolver uma história que fosse realmente relevante, provocasse sentimentos e reflexões acerca do tema nos espectadores foi um objetivo atingido. Desde a criação do roteiro à pós-produção, os integrantes se esforçaram ao máximo para a ideia sair do papel e se concretizar como um produto de boa qualidade, que alcançasse as expectativas e cumprisse as exigências passadas pelo orientador. |
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INTRODUÇÃO |
Ao começarmos o processo de desenvolvimento do curta, primeiramente houve uma pesquisa sobre o tema proposto pelo orientador: Teria que ser desenvolvido um curta-metragem noir ou neo noir. Foi escolhido seguir a estética neo noir pois, além do jogo de luz e sombra, a adição de signos através das cores era uma decisão unânime entre o grupo - que talvez ficasse limitado no estilo preto e branco do noir.伀 昀椀氀洀攀 渀漀椀爀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀漀渀愀爀搀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 攀渀琀爀攀 㤀㐀 愀 㤀㔀㠀Ⰰ 挀漀洀攀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 昀椀氀洀攀 ᰀ删攀氀焀甀椀愀 䴀愀挀愀戀爀愀ᴀ†⠀㤀㐀⤀ 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 䨀漀栀渀 䠀甀猀琀漀渀 攀 琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 挀漀洀 ᰀ䄠 洀愀爀挀愀 搀愀 洀愀氀搀愀搀攀ᴀ†⠀㤀㔀㠀⤀ 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 伀爀猀漀渀 圀攀氀氀攀猀⸀ 준 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 猀攀 猀椀琀甀愀 攀渀琀爀攀 漀 昀椀渀愀氀 攀 漀 瀀猀 搀愀 匀攀最甀渀搀愀 䜀甀攀爀爀愀 䴀甀渀搀椀愀氀⸀
Conard (2007), traz como características marcantes desse período oposição de luz e sombra, câmera em ângulos oblíquos, criando uma composição inusual para a cena, com personagens em ângulos e posições diferentes dos ângulos tradicionais do cinema americano da época. Contudo, mais do que a própria estética, os temas dos filmes se prendiam em plots que invertem valores tradicionais - como o protagonista, que ao invés de ser bom, faz decisões morais duvidosas. O sentimento de alienação, paranóia, forte presença de crime e violência também são pontos importantes. 䨀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 渀攀漀 渀漀椀爀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀 猀攀甀 瀀爀攀挀甀爀猀漀爀Ⰰ 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 搀愀琀愀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 攀 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀ⴀ氀漀 愀椀渀搀愀 猀攀渀搀漀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 愀琀甀愀椀猀 挀漀洀漀 䈀氀愀搀攀 刀甀渀渀攀爀 ㈀ 㐀㤀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ 匀椀渀 䌀椀琀礀 ⠀㈀ 㔀⤀ 攀 䐀爀椀瘀攀 ⠀㈀ ⤀⸀ 䐀漀猀 愀渀漀猀 㜀 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 匀椀氀瘀攀爀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀 攀猀琀琀椀挀愀 渀攀漀 渀漀椀爀 爀攀猀猀甀爀最攀 渀漀 挀漀洀漀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 洀愀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 攀 切渀椀挀愀⸀ 䄀 挀漀爀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀砀琀爀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀⸀ 䔀 漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 渀漀 琀漀 昀攀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 挀愀爀爀攀最愀洀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 洀椀猀琀爀椀漀Ⰰ 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 挀愀爀爀攀最愀搀愀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀瀀氀攀砀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瘀椀猀琀漀猀 渀漀 昀椀氀洀攀 渀漀椀爀⸀
Dos filmes utilizados na pesquisa, temos Drive (2011) do diretor Nicolas Refn. As cores do filme são bem evidenciadas e contam junto com a história os aspectos e o humor dos personagens. Ao selecionarmos as cores para o curta, por exemplo, demos um aspecto mais quente para o quarto, enquanto o banheiro, que era um certo refúgio da personagem, possuía cores frias. Há ainda Sin City (2005) dos diretores Frank Miller, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. Esse filme foi uma das principais referências para o curta Reclusa, pois a utilização de luz e sombra é bastante ressaltada e o uso das cores é pensada de modo que vemos em momentos específicos do trama e colorindo particularidades de cada cena. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㠀愀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀氀最甀洀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀⸀ 匀攀洀瀀爀攀 猀攀最甀椀渀搀漀 甀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 搀漀 渀漀椀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 洀椀猀琀爀椀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀 愀 昀椀最甀爀愀 搀愀 昀攀洀洀攀 昀愀琀愀氀攀 ⴀ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀 搀漀 攀猀琀椀氀漀 渀漀椀爀⸀ 䘀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀猀猀攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 攀 昀漀爀愀 瀀漀爀洀Ⰰ 焀甀攀 昀漀猀猀攀 椀洀瀀攀搀椀搀愀 搀攀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 攀氀愀 洀攀猀洀愀 愀漀 猀攀爀 瀀爀攀猀愀 攀洀 挀愀琀椀瘀攀椀爀漀 瀀攀氀漀 猀攀甀 攀砀ⴀ渀愀洀漀爀愀搀漀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 昀漀爀愀洀 愀猀 氀漀挀愀攀猀 攀 漀猀 愀琀漀爀攀猀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀 瘀攀爀戀愀 氀椀洀椀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 漀瀀琀愀搀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀猀猀攀 攀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 攀砀椀最椀猀猀攀 瀀漀甀挀愀猀 氀漀挀愀攀猀 攀 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 洀愀椀猀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 刀漀猀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 挀漀洀 攀氀愀 洀攀猀洀愀 攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀
A elaboração do roteiro foi revisada pelo grupo e o storyboard que daria também base para as filmagens foi elaborado no jogo de videogame The Sims 4. Ele foi essencial para que o grupo pudesse ter um primeiro contato de como a história iria se concretizar. 䄀猀 氀漀挀愀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 甀洀愀 挀栀挀愀爀愀Ⰰ 挀甀樀漀猀 搀漀渀漀猀 攀爀愀洀 愀洀椀最漀猀 搀攀 䌀愀洀椀氀愀 䌀漀氀漀洀戀漀 ⠀椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀⤀ 攀 搀漀 吀爀椀戀漀怀猀 䈀愀爀Ⰰ 挀攀搀椀搀愀 瀀攀氀漀 搀漀渀漀 搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 昀椀氀洀愀最攀洀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 氀漀挀愀漀 攀砀椀最椀甀 甀洀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 愀琀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀椀愀渀漀爀琀攀ⴀ倀刀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀猀猀漀甀 甀洀 搀椀愀 椀渀琀攀渀猀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀⸀ 䄀猀 漀甀琀爀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 攀洀 搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀搀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 䌀愀渀漀渀 刀攀戀攀氀 吀㔀椀 攀 䘀甀樀椀昀椀氀洀 堀ⴀ吀㈀ 㬀 渀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ ㈀ 氀洀瀀愀搀愀猀 瀀愀爀㌀ 栀愀氀最攀渀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 甀洀愀 氀洀瀀愀搀愀 氀攀搀 挀漀洀 氀甀稀 昀爀椀愀 ⠀攀洀瀀爀攀猀琀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀氀攀最愀 搀攀 琀甀爀洀愀⤀Ⰰ 氀甀稀 渀愀琀甀爀愀氀 搀愀 樀愀渀攀氀愀 搀漀 戀愀渀栀攀椀爀漀 攀 氀甀稀 搀愀 吀嘀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 漀猀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 娀漀漀洀 䠀㐀渀 攀 娀漀漀洀 䠀渀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀洀瀀爀攀猀琀愀搀漀 瀀漀爀 愀洀椀最漀猀⸀ 伀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀攀 氀甀稀 攀 猀漀洀戀爀愀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 戀甀猀挀愀搀漀 渀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 氀甀稀 栀愀氀最攀渀愀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 漀挀漀爀爀攀猀猀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀氀愀 琀愀洀戀洀 爀攀猀猀愀氀琀漀甀 愀 挀漀爀 氀愀爀愀渀樀愀ⴀ愀瘀攀爀洀攀氀栀愀搀愀 焀甀攀 搀攀甀 挀漀爀 瀀愀爀愀 漀 瘀搀攀漀⸀ 一愀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 漀瀀琀愀搀漀 瀀漀爀 搀攀椀砀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀ⴀ攀ⴀ戀爀愀渀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀洀攀琀攀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 渀漀椀爀Ⰰ 瀀漀猀猀甀愀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 渀漀猀琀氀最椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 挀漀爀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 挀漀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 渀漀 昀椀氀洀攀 樀 挀椀琀愀搀漀Ⰰ 匀椀渀 䌀椀琀礀⸀
A edição do material foi feita nos programas Adobe Premiere CC 2018 e Adobe Audition CC 2018. Foi utilizado um banco de sons para compor a trilha sonora do filme e poder complementar o audiovisual, ajudando no aspecto de suspense que a equipe buscava. Poucas alterações foram exigidas pelo orientador para que assim pudéssemos considerar o produto finalizado. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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