INSCRIÇÃO: 01160
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: COMTV
 
AUTORES: Daniel Victor de Tozzi Mendes (Universidade Federal do Paraná); Raisa Toledo Baptista (Universidade Federal do Paraná); Mariana Wiedmer Fachini (Universidade Federal do Paraná); Janyne Leonardi de Carvalho (Universidade Federal do Paraná); João Somma Neto (Universidade Federal do Paraná); Jessica Brasil Skroch (Universidade Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O ComTV é um telejornal feito pelos alunos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Paraná. Durante o ano de 2018, foram exibidas no programa reportagens desenvolvidas pelos graduandos que cursavam a disciplina de “Laboratório de Telejornalismo”, sendo estes majoritariamente dos 5.º e 6.º períodos. Após apresentação destas reportagens ao professor, as produções foram reunidas pelos alunos de 7.º e 8.º períodos (“chefias”), encarregados da montagem, apresentação e edição do telejornal. Com uma proposta que buscava dar bastante autonomia aos estudantes na produção dos “VTs”, desde a elaboração e execução das pautas até o processo de edição, o ComTV servia e serve como ambiente para que os graduandos do curso interessados na linguagem televisiva exercitem e pratiquem atividades relacionadas a esta área do conhecimento. ਀䔀洀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 昀甀渀挀椀漀渀漀甀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀愀渀攀椀爀愀㨀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 攀爀愀洀 猀攀琀攀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 㔀⸀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 渀愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 ᰀ爠攀瀀爀琀攀爀ᴀⰠ ᰀ爠攀瀀爀琀攀爀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀ᴀ†攀 ᰀ攠搀椀琀漀爀 搀攀 瘀搀攀漀猀ᴀ†焀甀攀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 琀爀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 搀攀瘀攀爀椀愀洀 攀渀琀爀攀最愀爀Ⰰ 焀甀椀渀稀攀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀漀洀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀椀洀愀搀漀 攀渀琀爀攀 搀漀椀猀 攀 猀攀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䄀 挀愀爀最漀 搀愀 ᰀ挠栀攀昀椀愀ᴀ†⠀甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 琀爀猀 愀氀甀渀愀猀 搀漀 㜀⸀먀 瀀攀爀漀搀漀⤀ 昀椀挀愀瘀愀洀 愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 爀攀甀渀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 猀挀爀椀瀀琀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 伀 攀猀瀀愀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀爀愀 挀攀搀椀搀漀 瀀攀氀愀 ᰀ唠䘀倀刀 吀嘀ᴀⰠ 漀渀搀攀 漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 愀甀砀椀氀椀愀瘀愀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 ᰀ挠栀攀昀椀愀ᴀ†渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 渀漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀漀 琀攀氀攀瀀爀漀洀瀀琀攀爀 ⠀吀倀⤀ 攀 猀眀椀琀挀栀攀爀 ⠀昀甀渀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⤀⸀ 一攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀挀氀甀搀愀猀 搀甀愀猀 攀搀椀攀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 猀椀洀椀氀愀爀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀㨀 昀漀爀愀洀 ㄀㌀ 愀氀甀渀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 琀爀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 搀漀椀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀⸀ As pautas eram pensadas pelos próprios estudantes encarregados de executá-las. Havia um primeiro momento, em sala de aula, em que as ideias eram discutidas pelo grupo e então apresentadas ao professor, que auxiliava na pré-produção ao realizar ajustes ou mesmo apenas sanando dúvidas quanto à execução da reportagem. Feito isso, havia um período de 13 dias para o efetivo desenvolvimento da pauta. Ao final do semestre, cada graduando de 5º ou 6º período produziu oito reportagens. ਀䐀愀搀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 猀甀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀 挀漀渀琀渀甀愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 椀渀漀瘀愀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 猀漀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀焀甀攀氀攀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 猀漀戀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 搀漀洀渀椀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 樀 挀漀渀猀愀最爀愀搀愀猀 ⠀渀漀 挀愀猀漀 搀漀 䌀漀洀吀嘀Ⰰ 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⤀ 焀甀愀渀琀漀 猀漀戀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 氀椀琀攀爀愀氀 ᰀ氠愀戀漀爀愀琀爀椀漀ᴀⰠ 漀渀搀攀 栀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 椀渀漀瘀愀漀⸀  Fazendo-se valer dos recursos (físicos, técnicos e de capital de conhecimento) de um espaço com a universidade pública, o ComTV também surge como forma de prestação de serviço à comunidade. Por meio de pautas de interesse público, a veiculação do telejornal seja em canal específico na internet ou mesmo no espaço cedido pela UFPR TV em sua grade de programação, tem sua vez no cumprimento do papel do caráter social e de prestador de serviço do jornalismo e da universidade pública. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀挀㜀㄀㠀㄀愀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀渀搀漀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 ⠀漀甀 ᰀ嘠吀猀ᴀ⤠ 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 昀漀椀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀漀 䌀漀洀吀嘀 焀甀攀 猀攀 攀砀椀最椀甀 洀愀椀猀 攀洀瀀攀渀栀漀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀⸀ 䔀洀 琀爀攀挀栀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 ᰀ䴠愀渀甀愀氀 搀漀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀⰠ 搀攀 䠀攀爀搀漀琀漀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 倀愀甀氀漀 䰀椀洀愀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 戀漀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀 愀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 搀攀猀琀攀猀 挀漀洀 愀 挀栀攀昀椀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 漀昀昀猀⸀ ᰀ传 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 渀漀 搀漀洀椀渀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀瀀漀爀琀愀Ⰰ 洀愀猀 猀愀戀攀 焀甀攀洀 瀀漀搀攀 搀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 一漀 搀攀瘀攀 瘀愀挀椀氀愀爀 愀漀 氀椀最愀爀 瀀愀爀愀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 攀 瀀攀搀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 愀樀甀搀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 戀甀猀挀愀搀漀ᴀⰠ 愀瀀漀渀琀愀洀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀 猀漀 攀渀昀琀椀挀漀猀 愀漀 搀椀猀挀漀爀爀攀爀攀洀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 ᰀ渠愀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 搀攀瘀攀 瀀攀搀椀爀 愀樀甀搀愀  挀栀攀昀椀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 愀氀最甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 挀爀琀椀挀愀 搀漀猀 挀漀氀攀最愀猀 愀樀甀搀愀 愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 愀 洀愀琀爀椀愀ᴀ⸠ Tendo isso em mente e apostando em um modelo horizontal e que flertava com uma autogestão (sendo a figura do professor muito mais como a de um orientador, acionado quando necessário e raramente podendo exigir mudanças de pauta, enfoque ou estruturação da reportagem), a produção do ComTV apostou na autonomia dos estudantes. Construído por meio de bastante diálogo entre os próprios repórteres e entre repórteres e as chefias de reportagem, tal modelo valorizava a experiência prática e o trabalho de campo como laboratórios da aprendizagem. Com as reportagens concluídas, havia um momento de exibição do material em sala de aula, para que todos os estudantes envolvidos no telejornal pudessem fazer apontamentos e sugerir mudanças na edição. O apontamento de eventuais erros também tinha vez, e não raro era feito pelas chefias e o próprio professor que, mais experientes, contribuíram com o amadurecimento dos repórteres e aperfeiçoamento de suas técnicas para o desenvolvimento das reportagens seguintes. ਀一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 挀愀戀攀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䌀漀洀吀嘀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ᰀ䤠渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 가氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀 挀漀渀搀椀攀猀 愀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 挀漀氀漀焀甀攀 攀洀 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀愀 爀攀愀 琀挀渀椀挀漀ⴀⴀ瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀渀琀攀⸀ 䤀渀琀攀最爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀愀 昀甀琀甀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 漀戀琀攀渀栀愀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 最氀漀戀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 搀椀愀가 愀 가搀椀愀 搀愀猀 爀攀搀愀攀猀ᴀ⸠ ⠀䰀伀倀䔀匀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀
 
OBJETIVO
O ComTV apresenta uma proposta de se manter como produto telejornalístico que atenta, tanto para seu caráter de disciplina laboratorial e de palco para o exercício prático de conceitos aprendidos em sala de aula, quanto para a responsabilidade social do jornalismo como prestador de serviço. A partir de uma estrutura organizacional bastante horizontal, na qual todos os participantes do programa puderam opinar e sugerir adequações editoriais ou estilísticas, os produtos jornalísticos resultantes do projeto em 2018 revelam o caráter lúdico do telejornal, que procurou sempre aliar teoria e prática e valorizou a troca de conhecimento entre discentes de diferentes períodos e o professor responsável pela disciplina de “Laboratório de Telejornalismo”. ਀伀猀 琀爀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 愀焀甀椀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀 昀漀爀愀洀 愀漀 愀爀 ⠀渀漀 攀渀搀攀爀攀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⤀ 渀漀猀 搀椀愀猀 ㄀㜀 搀攀 愀戀爀椀氀Ⰰ ㌀ 搀攀 洀愀椀漀 攀 ㄀㔀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 猀攀最甀攀 漀 洀攀猀洀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀㨀 甀洀 渀挀漀爀愀Ⰰ 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 搀攀 瀀 攀Ⰰ 愀漀 漀戀攀搀攀挀攀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀氀猀猀椀挀愀 搀攀 ᰀ攠猀挀愀氀愀搀愀ᴀ㬠 ᰀ挠愀戀攀愀ᴀ†攀 ᰀ渠漀琀愀ⴀ瀀ᴀⰠ 栀椀攀爀愀爀焀甀椀稀愀 漀猀 嘀吀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀攀挀椀猀漀 瀀爀瘀椀愀 搀攀 琀漀搀愀 愀 挀栀攀昀椀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀  A duração dos produtos variou entre 12 e 17 minutos, sendo o número de reportagens veiculadas a cada edição também variável: foram quatro no primeiro programa, seis no segundo e quatro no terceiro. Quanto à divisão clássica em editorias, pode-se dizer que os VTs presentes nos três telejornais apresentam bastante heterogeneidade, o que permitiu um maior trânsito dos repórteres pelas diversas áreas do conhecimento. Tal organização resulta em um telejornal apto a atingir diversos públicos, além, claro, de fazer com que a equipe de repórteres fique menos “engessada”, sendo instigada a descobrir e contar histórias dos mais diferentes tipos e temas. ਀ऀ伀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀攀最甀椀爀愀洀 甀洀 瀀愀搀爀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 樀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀挀椀洀愀 挀椀琀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 漀瀀漀 搀攀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀猀漀 漀甀 渀漀 搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀愀 ᰀ瀠愀猀猀愀最攀洀ᴀⰠ 愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 挀漀渀猀琀爀甀爀愀洀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 氀最椀挀愀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 ⠀猀漀渀漀爀愀猀⤀ 攀 搀漀猀 漀昀昀猀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀   Por se tratar de uma produção universitária, pautas referentes a projetos ou acontecimentos da Universidade Federal do Paraná estiveram presentes nos programas, o que reforça o caráter de prestador de serviço tanto do jornalismo quanto da universidade em si. Desta forma, os telejornais apresentaram pautas como: a comemoração dos 60 anos de fundação do grupo de música erudita da UFPR; livraria histórica de Curitiba continua atraindo clientes no centro da cidade; feira de colecionadores de objetos em Curitiba; modalidades de turismo mostram a capital paranaense sob um olhar diferente; culto a milagreiras e santas permanece vivo entre devotos de Curitiba. Além destas, demais pautas de Cultura, Comportamento, Cidade e Economia foram apresentadas ao público pelo programa de maneira lúdica e responsável, sempre se atentando para os preceitos da ética jornalística e se fazendo valer da liberdade editorial presente em produções universitárias, tão cara (e rara) no jornalismo tradicional atualmente. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀