ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01177</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: PASSOS PARA TORNÁ-LA UMA REALIDADE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maria Eduarda Wormm Sampaio (Centro Universitário Ritter dos Reis); Marcelo Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Diversidade nas Organizações: passos para torná-la uma realidade apresenta um plano de ações desenvolvido para uma organização do terceiro setor, localizada em Porto Alegre, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul e tem como objetivo, desenvolver a diversidade dentro das organizações associadas à mesma. A Câmara Brasil-Alemanha no RS, foi criada em 1949, inicialmente como sucursal da paulista, tornando-se independente em 1955. A instituição, sem fins lucrativos, ajudar a tornar o Sul do país mais conhecido na Alemanha e Europa, abrindo portas para a produção e os serviços de seus associados naquele importante mercado. Com serviços certificados pela ISO 9000, a Câmara é uma plataforma de negócios voltada aos interesses de seus associados, representantes dos mais variados segmentos da indústria, comércio e serviços, somando em torno de 200 associados em 2019. Entre as atividades da Câmara Brasil-Alemanha destacam-se: desenvolver estudos, ações e projetos que atendam a interesses comuns de empresas e sociedades; atuar como fórum de discussão e troca de experiências; evidenciar conteúdos e promover o debate em torno deles e promover networking e estimular o relacionamento entre empresas, estimulando o desenvolvimento de novos negócios. A equipe da Câmara é composto por 1 (um) diretor, 4 (quatro) funcionários efetivos e 5 (cinco) estagiários, destes, apenas, 3 (três) são homens, das 7 (sete) mulheres, 3 (três) estão em cargos de liderança e outras 4 (quatro) são estagiárias. No atual ambiente empresarial, a diversidade não é só uma realidade, é uma necessidade de negócio. Para competir em um mercado mundial, as empresas precisam atrair e ter diferentes talentos e pensamentos. Sendo assim, o gerenciamento de diversidade se torna uma estratégia, cujo impacto vai além das políticas de recrutamento e contratação. Mesmo assim, para diversidades empresas, a logística da diversidade é vista apenas como o cumprimento de algumas leis. Porém, esta abordagem carrega um grande peso: o simples alcance da diversidade atual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia para a construção deste projeto foi baseada na aplicação de metodologias científicas, como análise de ambiente, mapeamento de públicos, análise do cenário, entre outros. Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre o Ambiente Geral que circunda a Câmara Brasil-Alemanha e que a afeta diretamente, como o Ambiente político e legal, ambiente econômico, ambiente demográfico e o ambiente tecnológico. Para entender mais sobre a organização, especificamente, foi realizada uma Análise SWOT, que, como indicado pelo pesquisador Carpinetti (2012), é uma ferramenta utilizada para identificar as forças e fraquezas de uma instituição, que são os fatores internos, e as oportunidades e ameaças, que são fatores externos ligados a ela. Além da análise SWOT, para entender ainda mais sobre a organização internamente, foi aplicada a Metodologia RepTrak, que como lecionada pela Dra. Ana Luísa Almeida (2007), consiste em uma metodologia desenvolvida para mensurar e analisar a reputação organizacional, tendo como base as expectativas das pessoas em relação ao comportamento da empresas, por meio de sete dimensões: produtos e serviços, desempenho financeiro, liderança, ambiente de trabalho, cidadania, governança e inovação. Após mapeamento do público, elaborou-se, também, uma persona que ilustrasse as características e comportamento dos principais públicos da Organização: os diretores de empresas associadas. Franca e Ferrari (2011) já apontavam que o mapeamento de público é importante em uma organização, pois somente após esse processo é possível elaborar ações eficazes, que contribuam para a construção de relações de qualidade entre as organizações e seus públicos estratégicos. Após estudos sobre a organização, foi realizada pesquisa dados secundários disponibilizados por institutos de pesquisas que abordam a causa da Diversidade no Brasil e no mundo. As pesquisas apontaram que o desenvolvimento das mídias digitais deu voz e espaços para todos os tipos de pessoas e esse espaço conquistado colocou a diversidade como pauta global e política e fez com que as buscas pelo assunto crescessem cerca de 30% no último ano e que até 2016, quando se falava em diversidade, racismo era o assunto mais discutido no país, mas com disseminação do termo, pesquisas conectadas ao feminismo passaram a ganhar mais espaço. Hoje em dia, termos relacionados à feminismo, racismo e LGBT são os mais pesquisados. Porém, mesmo o avanço do assunto o Brasil ainda é o país que mais mata LGBT s no mundo, é o 5° país mais violento para as mulheres e 70,8% do total de pessoas vivendo em extrema pobreza, são afro-descentes. Nas organizações, um estudo realizado pelo Instituto Ethos com 500 empresas brasileiras, aponta que apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo exigido pela lei), que mulheres representam somente 13,6% das vagas executivas e recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens e que 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto somente 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível. Para defender a inserção da pauta da diversidade na organização, foi apresentado dados mundiais de porque investir em diversidade, um estudo da Organização McKinsey & Company mostra que empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimento acima da média no seu setor e que empresas com diversidade de gênero possuem 15% a mais de chances, também. Nos Estados Unidos, a cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica, os lucros aumentam 0,7%. Foi identificado também que empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, funcionário são 17% mais engajados e dispostos e que a existência de conflitos chega a ser diminuída pela metade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como a Câmara Brasil-Alemanha é uma organização, do Terceiro Setor, tradicional e que segue alguns padrões, foi decidido implementar ações que não destoassem dos serviços já ofertados pela mesma. A principal ação é a criação do Comitê da Diversidade e Inclusão, para iniciar o debate de que diversidade não é apenas conseguir lidar com gênero, cores, orientações sexuais ou religiões distintas, mas principalmente respeitar ideais e culturas diferentes da sua. Apresentando para as organizações que ao investir na diversidade, além da relevância do respeito e da ética para as próprias, os lucros também são influenciados e melhoram constantemente. O comitê é destinado exclusivamente para associados, para aprendizagem mútua e troca de experiências. Além de instigar debates sobre o tema e as trocas, os participantes serão responsáveis por definir pautas e temas para a discussão, como também promover e organizar em conjunto com a Câmara os seus próprios eventos. Beneficiando assim o próprio grupo e outros associados, engajando-os a participar, também. Os participantes irão encaminhar feedbacks de sua visão sobre a importância do Comitê e o seu desempenho. Além da criação do Comitê, foram apresentadas diferentes propostas de Gamificações, para que os integrantes aprendam ainda mais sobre o amplo tema da diversidade, de forma lúdica. A primeira ação de Gamificação ocorre no lançamento do Comitê, será um Quiz da diversidade e uma pesquisa quantitativa. Na primeira etapa, placas de verdadeiro ou falso serão entregues a todos os presentes. Após a introdução do tema e ao jogo, serão apresentados diferentes dados sobre a diversidade. Os participantes devem responder se acham que é verdadeiro ou falso e justificar sua resposta. O objetivo principal é a interação entre o grupo e a troca de conhecimento. Na segunda etapa, uma pesquisa quantitativa é apresentada. Ela deverá ser aplicada dentro da empresa de cada participante. O intuito é de que o integrante passe a conhecer melhor seu quadro de funcionários e veja como a diversidade está inserida no seu contexto organizacional. Ao final da primeira reunião do Comitê, será entregue, como forma de agradecimento, um jogo de dominó, seguindo a mesma pauta. Em cada peça existe uma palavra ou uma frase que deverá se encaixar em outra correspondente, e assim, sucessivamente. Essa ideia de forma didática, tem como objetivo que os representantes da empresas, e integrantes do Comitê, joguem com seus familiares ou até mesmo com funcionários, passando a importância do tema para todos. Como uma das atividades do Comitê é a organização conjunta de eventos, será lançado um desafio: os integrantes devem planejar uma Reunião-Almoço, o evento mais tradicional da Câmara. Seguindo a pauta da Diversidade, os integrantes devem pensar no formato do evento, os convidados e empresas para demonstrarem seus cases. Após o tema ser abordado de diversas formas com os integrantes, para encerrar a primeira fase, é apresentada uma última proposta de gamificação. Divididos em grupos, os participantes vão cumprindo etapas de um circuito, apresentando soluções para problemas apresentados. Em cada etapa, são lançados dados relacionados à diversidade e, após, pequenas histórias hipotéticas. Então, é apresentado duas opções de caminhos que podem ser tomados para se chegar a uma solução. De acordo com respostas, positivas ou negativas, os participantes que escolheram o caminho positivo, seguirão para uma empresa de reputação sólida, se optarem por muitos caminhos negativos, seguirão para uma empresa com uma possível crise de imagem. O projeto foi recebido com muito entusiasmo pela diretoria executiva da organização, que o incluiu no plano de ações para 2019. Pois, com este projeto, resolvemos dar o primeiro passo dentro de organizações tradicionais, fortalecendo o valor da diversidade e expandindo o olhar de gestores para este tema. Afinal, conscientizar-se da necessidade é aceitar a dificuldade de sair da zona de conforto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>