INSCRIÇÃO: 01178
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP08
 
TÍTULO: COMUNIQUE-SE: A RÁDIO DOS ESTUDANTES
 
AUTORES: Kerolen Barbosa Cavanholi (Centro Univesitário Ritter dos Reis); Tânia Silva de Almeida (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O Programa de Rádio titulado "COMUNIQUE-SE" foi um projeto de caráter institucional do curso de Relações Públicas do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), resultado da atividade prática avaliativa prevista na disciplina de Relacionamento com a Mídia e Gestão de Crise, em 2018-2. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes de Jornalismo e Relações Públicas Caroline Pinheiro, Eduarda Oriques, Kerolen Cavanholi, Kywane Antunes e Tainara Fazenda sob orientação da professora mestra Tânia Almeida. A produção radiofônica foi a estratégia didático-pedagógica encontrada pela professora da disciplina para estimular a criatividade dos alunos ao apresentarem temas relacionados ao plano de ensino. Junte-se a isso a intenção de apresentar – por intermédio do contato entre alunos e profissionais do mercado de assessoria de comunicação - uma possibilidade de atuação profissional. Com este trabalho, buscou-se sensibilizar os acadêmicos dos cursos de Relações Públicas e de Jornalismo (integrantes da cadeira) para o universo de atuação em assessoria de imprensa e comunicação na área pública. Assim, o grupo tinha o desafio de apresentar a rotina dos profissionais de assessoria na área pública, os principais desafios, faixa salarial e outras informações importantes. O trabalho, de natureza informativa, pode ser considerado tanto uma peça educacional de uso pedagógico, quanto um produto de comunicação que possa ser veiculado na Rádio Web - espaço onde os alunos do curso de Jornalismo da UniRitter realizam estágios obrigatórios. A evolução dos meios de comunicação trouxe à tona possibilidades muito maiores de crises de imagem, tanto para pessoas físicas como jurídicas. E com tamanha evolução, tornou-se cada vez mais necessário um pronunciamento em tempo real e hábil dos envolvidos aos seus públicos. Essa necessidade abriu caminho para a atuação de profissionais devidamente preparados para lidar com momentos turbulentos, representando figuras importantes e organizações públicas e privadas: o comunicador, cujo dever é levar informações ao público de maneira transparente e profissional. Na área pública, é função da assessoria divulgar notícias essenciais de quem/o que se assessora, casos em que há interferência direta e possa afetar um indivíduo ou problema na cidade, ou seja, prestar contas à sociedade. Além de prevenir a mesma através de estratégias devidamente elaboradas na comunicação interna e externa de cada organização, principalmente no setor público, estabelecendo um elo entre uma entidade (indivíduo ou instituição) e seu público. Atualmente, o mercado tem absorvido muitos profissionais de jornalismo em assessorias de comunicação, em virtude do volume considerável de demissões nas redações de grandes veículos como Globo e editora Abril, por exemplo. Em 2017 foram demitidos mais de 20 jornalistas de três diferentes veículos de comunicação do Grupo Globo, e desde o ano de 2018 foram mais de 50 profissionais dispensados dos veículos de comunicação mantidos pelo Grupo. Já para os profissionais de Relações Públicas o trabalho em assessoria é intrínseco à profissão, embora alguns alunos receiem trabalhar na área pública por considerarem uma atividade monótona e burocrática.
 
INTRODUÇÃO
O processo de concepção e levantamento de dados para a produção do Programa de Rádio "COMUNIQUE-SE" ocorreu em outubro de 2018, sendo iniciado após a apresentação do briefing pela orientadora da disciplina de Relacionamento com a Mídia e Gestão de Crise o qual deveria contemplar entrevistas, dados relativos a pesquisas feitas por entidades da área, dicas leituras, filmes relativos ao tema caso disponível. O nome "COMUNIQUE-SE" foi escolhido em comum acordo pelo grupo para a suprir a necessidade de criar uma identidade para o material. Com relação ao processo de construção do programa, foi realizada uma pesquisa a livros da área de Relações Públicas e de Relacionamento com a Mídia com a intenção de conhecer mais sobre o tema. Foram então estudadas e consultadas as teorias de diversos autores da área da comunicação, como Chaparro (2003), que falou sobre o surgimento da Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação; Torquato (2002) que menciona a dificuldade da comunicação na área pública e Martinez (2002) que enfatiza o papel das Assessorias de Imprensa como facilitadoras no processo de relacionamento entre as instituições e seus públicos de interesse, pois elas "jamais trabalham com a atividade da natureza final da empresa". Passada esta etapa, o grupo iniciou pesquisa sobre filmes que retratassem o universo da assessoria na área pública ou política (campanhas eleitorais por exemplo). Assim, identificaram filmes como "No", de 2012 e dirigido por Pablo Larraín e "Todos os homens do presidente", de 1976 e dirigido por Alan J. Pakula, ambos abordam a comunicação do setor público na política e a forma com que o profissional pode ter influência sobre a opinião pública. Com estas pesquisas foi possível ao grupo se apropriar mais do tema, antes de mapear quais seriam os tópicos a serem trabalhados no roteiro do programa de rádio. Como as alunas não tinham familiaridade com o tema, essa iniciativa contribuiu para que conhecessem algumas das particularidades do assessoramento na área pública. Por fim, outra parte do grupo mapeou instituições públicas nas quais trabalhassem tanto profissionais de Relações Públicas como de Jornalismo, a fim de poder contemplar as visões de ambas as áreas. Após estes levantamentos, passou-se à etapa seguinte de planejamento da pauta e identificação de possíveis fontes.
 
OBJETIVO
Foram formados grupos mistos com alunos de jornalismo e de relações públicas para integrar os conhecimentos. Em seguida, realizado o sorteio do ponto de cada grupo, todos relacionados ao tema geral da cadeira. O grupo que apresenta este paper ficou responsável pelo ponto: “Características e desafios da assessoria de comunicação/imprensa: a experiência na área pública”, podendo usar como exemplos práticos – segundo orientações - a experiência do Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria Estadual de Educação ou da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, EPTC, entre outros. ਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀洀 昀漀渀琀攀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀猀 ⠀氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀⤀ 昀漀椀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 挀漀洀甀洀 愀 琀漀搀愀猀⸀ 䔀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 昀椀挀漀甀 愀漀 攀渀挀愀爀最漀 搀愀猀 愀氀甀渀愀猀 搀攀 刀倀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 爀攀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀⸀ 伀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 攀 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 琀瀀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀爀愀洀 琀愀爀攀昀愀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 搀攀戀愀琀攀爀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 搀切瘀椀搀愀猀 攀洀 愀甀氀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 愀漀猀 最爀甀瀀漀猀⸀ 䐀攀昀椀渀椀搀漀猀 漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀猀 愀氀甀渀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 猀攀氀攀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 䨀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 昀椀挀愀爀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀琀甀愀漀⸀ Iniciou-se o segundo processo: a busca de dados para o embasamento teórico que foi realizada através de pesquisas em sites disponíveis online e livros da Biblioteca Virtual Universitária e Biblioteca física da UniRitter. Para elaboração do conteúdo, com o objetivo de obter mais aprofundamento no assunto, foram realizadas duas entrevistas com profissionais atuantes na área de assessoria, utilizando como base um roteiro de perguntas previamente elaborados pelo grupo e revisadas juntamente à orientadora. Foram elas:਀ⴀ伀 焀甀攀 瘀漀挀 愀挀爀攀搀椀琀愀 猀攀爀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀㼀  -O que considera ser a principal contribuição da assessoria de imprensa à prática da comunicação pública? ਀ⴀ伀 焀甀攀 瘀漀挀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀椀愀 猀攀爀 愀 洀愀椀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀渀琀爀攀 愀 爀攀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 愀 瀀爀椀瘀愀搀愀㼀  -Já trabalhou com assessoria de imprensa do setor público antes de ingressar em seu trabalho atual?਀ⴀ刀攀猀甀洀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀椀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀甀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀㼀  -Qual a diferente entre assessorar um órgão público e uma empresa privada?਀ⴀ儀甀愀氀 愀 洀愀椀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 渀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀㼀 -O quão é importante que a AGERGS, ou qualquer outro órgão público, esteja assessorada por uma equipe de assessoria de imprensa?਀ⴀ伀 焀甀攀 瘀漀挀 搀椀爀椀愀 瀀愀爀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 焀甀攀 琀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⼀挀漀洀甀渀椀挀愀漀㼀   Para a conclusão do terceiro processo de desenvolvimento do trabalho foi iniciada a busca por profissionais da área que exercessem a profissão de Assessores de Comunicação de uma instituição pública para compartilharem suas experiências nos cargos. O programa contou com a participação de dois entrevistados atuantes na área: Adriana Arendi (Coordenadora da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) e Renato Sagrera (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul - AGERGS), os entrevistados realizaram gravações prévias à gravação final do programa que se sucedeu no Estúdio de Áudio da UniRitter, juntamente com as estudantes de Jornalismo.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀甀渀栀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 琀攀瘀攀 搀甀爀愀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 㠀洀椀渀 攀  㘀猀攀最⸀ 匀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 洀漀渀琀愀最攀洀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 섀甀搀椀漀 䨀漀椀渀攀爀 攀 䘀椀氀攀猀洀攀爀最攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 猀攀洀 挀甀猀琀漀 搀漀 戀愀渀挀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䈀䈀䌀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀