INSCRIÇÃO: 01184
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Nuntiare: jornalismo de revista e publicização da produção científica
 
AUTORES: Marina Michelis de Lima Fernandes (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Ivan Bomfim (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
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A ideia da edição comemorativa dos 20 anos da Revista Nuntiare era inovar em determinados aspectos e manter elementos tradicionais do produto. Para isso, foi disponibilizado uma nova plataforma para as publicações multimídias, mas mantendo a versão impressa, que já possui história dentro do curso de Jornalismo da UEPG.

Para pensar o material, toda turma responsável realiza um projeto gráfico próprio, o que implica modelar a identidade visual a cada ano, sempre renovando a publicação. É importante reforçar que a Nuntiare compõem o 'Núcleo de Redação Integrada', que corresponde à ideia de processos de convergência jornalística que guia o projeto pedagógico do curso. Pode-se dizer que esse processo de convergência é orientado por perspectivas teóricas de autores como Jenkins (2009), Bell e Owen (2017) e Salaverría (2009).

Quanto a produção, ao funcionar como uma redação integrada, projeto pedagógico-jornalístico implementado em 2015 pelos docentes do Departamento de Jornalismo da UEPG, os estudantes dialogam com todas as turmas, alinhando as pautas e aproveitando as produções de todos os anos do curso. Dessa forma, o material é pensado para diferentes plataformas, sendo reaproveitado com diferentes enfoques em acordo com cada produto.

Pode-se concluir, portanto, que a revista dá conta de seu objetivo principal, que é tornar o conhecimento desenvolvido em ambientes universitários mais acessível para as comunidades de Ponta Grossa e Campos Gerais. Além de atender os conceitos de jornalismo revistativo, de Tavares (2013), estilo magazine, de Vilas-Boas (1996) e divulgação científica pelo jornalismo (BUENO, 2009).

 
OBJETIVO
Durante o ano de 2018, os estudantes abordaram temas como inteligência artificial, o fenômeno das fake news, as mudanças tecnológicas; questões relacionadas à água e educação ambiental, saúde pública e os diversos tipos de fluxos, como a mobilidade urbana e os movimentos que compuseram historicamente a identidade da região dos Campos Gerais.Além disso, as edições comemorativas destinaram páginas em memória de matérias feitas por turmas anteriores do Curso de Jornalismo da UEPG, reforçando como alguns temas tendem a se manter atuais, como os cortes de financiamento de pesquisas científicas, por exemplo.਀ऀ匀漀戀爀攀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 渀漀瘀愀 最攀猀琀漀 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 氀椀猀琀愀搀漀 瀀攀氀愀  䌀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀攀 䄀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀攀猀猀漀愀氀 搀攀 一瘀攀氀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 ⠀䌀䄀倀䔀匀⤀Ⰰ 攀洀戀愀猀愀渀搀漀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瘀渀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀甀琀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀  愀氀椀渀栀愀爀 愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 挀漀洀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 挀椀渀挀椀愀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ Além da editorias, a revista Nuntiare desenvolveu dossiês, agregando reportagens, entrevistas e perfis a respeito de diferentes temas. Toda edição recebia uma temática escolhida pela turma em conformidade com discussões feitas dentro da redação, destacando assuntos que integravam a discussão pública ao longo do ano. Essa situação rendeu reportagens tanto de cunho local, quanto de assuntos mais amplos.਀ऀ伀猀 搀漀猀猀椀猀 攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 戀甀猀挀愀爀愀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 焀甀攀  昀甀渀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀氀椀愀爀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 挀漀洀 愀 猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 愀 一甀渀琀椀愀爀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀猀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 唀䔀倀䜀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀渀搀漀 猀攀甀猀 瘀爀椀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䌀漀渀琀攀砀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 挀漀洀漀 愀氀最漀 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 甀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 洀搀椀愀 愀挀愀戀愀 琀攀渀搀漀 攀渀漀爀洀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀 挀椀渀挀椀愀 焀甀愀渀琀漀 搀攀 搀攀昀攀猀愀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀  Na revista se fez presente o tripé ensino-pesquisa-extensão, constituinte fundamental para o traquejo do acadêmico. Esse movimento possibilitou vincular o produto laboratorial com as demais disciplinas ofertadas ao longo da graduação. Outro ponto foi a rotina da revista, que apesar de dividir os estudantes em funções, como repórteres e editores e chefes, por exemplo, possibilitou espaço para diálogo e, principalmente, para que cada aluno pudesse desenvolver suas habilidades. Aprendemos a pensar o produto em suas mais diversas etapas, desde a elaboração das pautas, até a diagramação e a arte gráfica, nos tornando aptos a trabalhar em conjunto e em diálogo com outros conhecimentos teóricos. Essa vivência foi essencial para a formação profissional da turma, dando abertura para que novas experiências sejam aplicadas em outros espaços, de outras redações. Com o avanço tecnológico, o produto revista se transformou fortemente nos últimos anos, e a experiência de produção da Nuntiare reflete essa metamorfose do universo revistativo. ਀ऀ倀愀爀愀 攀猀琀愀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 猀攀爀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 愀猀 搀甀愀猀 切氀琀椀洀愀猀 攀搀椀攀猀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ ⠀㌀뀀 攀 㐀뀀⤀ 渀漀洀攀愀搀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 ᠀倠爀攀瘀攀渀漀ᤀ†攀 ᠀䘠氀甀砀漀猀ᤀ⸠ 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 愀戀漀爀搀漀甀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀 愀渀琀椀戀椀琀椀挀漀猀 猀漀戀 瀀爀攀猀挀爀椀漀 洀搀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 愀 瘀愀挀椀渀愀漀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 愀猀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 搀漀 愀氀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 洀愀琀攀爀渀漀Ⰰ 栀戀椀琀漀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 愀 瀀愀爀愀爀 搀攀 昀甀洀愀爀 攀 漀 昀愀琀漀 搀攀 倀漀渀琀愀 䜀爀漀猀猀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 愀 洀愀椀漀爀 挀愀瘀攀爀渀愀 搀攀 愀爀攀渀椀琀漀 搀漀 猀甀氀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  䨀 愀 焀甀愀爀琀愀 攀搀椀漀 搀椀猀挀甀琀椀甀 愀猀 ∀攀砀椀猀琀渀挀椀愀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀∀ 渀愀 挀椀搀愀搀攀ⴀ攀渀挀爀甀稀椀氀栀愀搀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀漀渀琀愀 䜀爀漀猀猀愀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀爀漀甀砀攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 攀猀瀀愀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 搀攀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀爀爀攀搀漀爀攀猀 攀挀漀氀最椀挀漀猀 搀漀猀 䌀愀洀瀀漀猀 䜀攀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀